English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

eu tenho uma pergunta basica para os espiritas.

segunto a doutrina espirita, a conciencia é o espirito, em outras palavras o espirito leva sua conciencia junto no momento da desencarnação.
__pois bem, a partir do momento da desencarnação esse espirito toma conciencia da morte e da existencia espiritual, consequentemente da existencia da criação divina.
mas tendo essa conciencia, por que aqui encarnado novamente ele se torna ateu, ja que uma vez provado a ele a existencia do lado de lá da vida que é muito mais claro a existencia de deus? o que faz esse espirito tomar a decisão de ser ateu encarnado, ja que o mesmo escolhe sua penitencia antes de encarnar?

2007-08-29 01:01:33 · 14 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

Basicamente, não.
É preciso entender o meio em que se encontrar entender a nova configuração de vida que adquiriram e a isso vem o passo seguinte a compreensão do que seria Deus, é mais fácil esta compreensão na espiritualidade do que na matéria, pela prórpia essência do indivíduo.

Fique em Paz.

2007-08-29 01:46:14 · answer #1 · answered by ... 6 · 0 0

"...a partir do momento da desencarnação esse espirito toma conciencia da morte e da existencia espiritual, consequentemente da existencia da criação divina..." Engano seu!
Acaso quando tiras a roupa aqui na Terra, mudam as suas convicções?
É um êrro supor que após o decesso físico abrem-se as portas de toda a compreensão ao desencarnado...
Já experimentou mudar as convicções de um viciado, mesmo demonstrando com provas cabais o males do vício?
Acaso quem aporta em Nova Yorque vindo de um país latino, aprende de imediato tudo sobre a cultura norte americana? Ele aprende o inglês de imediato só por estar em solo americano?
Há - no mundo espiritual (e isso é muito comum!!!) - inclusive aqueles que duvidam terem já desencarnados por se verem em igual forma física...
Já, o profitente se torna ateu dado ao desencanto das infantis e ingênuas explicações teológicas em relação à continuidade da vida no plano extrafísico. Explicações que já não seduzem mais a sua racionalidade e lógica, eis que o ateu por não se deixar fanatizar em geral é pessoa de certa cultura...

2007-08-29 01:48:24 · answer #2 · answered by Anonymous · 4 0

Bem...

Antes de mais nada, temos o livre arbítrio.
Diz-se no espiritismo, que nada é por acaso.
Porém, traçamos nosso destino todos os dias.

Ao encarnarmos, ganhamos o dom do esquecimento.
Nessa nova encarnação, teremos como direito, o livre arbítrio, para tomar as decisões, e escolher no que se quer acrediar ou não.

Então, mesmo que em uma encarnação, você venha a nascer em uma família espírita, todas as evidências provocam você a ser espírita. Mas nada te obriga a ser espírita, pois você pode fazer uso do livre arbítrio.

A escolha de uma religião ou o simples fato de ignora-las, não vai indicar o seu grau de evolução.
Podemos ser muçulmanos, Espíritas, Evangélicos ou Ateus... Isso é indiferente. Pois o importante, são as tuas atitudes.
O poder de amor incondicional ao próximo e o esclarecimento para discenir o certo do errado. E é claro, usar o seu livre arbítrio em função disso.

Respondido?

2007-08-29 02:29:35 · answer #3 · answered by Anonymous · 3 0

Não é tão simples assim.

Sua consciência será a mesma. Se você for uma pessoa que deu ao mundo um boa energia e por conseguinte traz uma boa vibração terá ajuda de espíritos amigos. Senão, nada pode ser feito.

Cada caso é um caso. Não podemos generalizar, mas sua consciência se mantém e você leva um tempo para lembrar encarnações passadas e se adaptar a nova realidade.

Agora, quando você reencarna não se lembra do passado, justamente para evitar que você seja quem não é somente por medo. Senão seria como os evangélicos, não farei isso pq deus castiga... Isso não significa boa índole ou evolução espiritual. É somente medo.

Se quiser falar mais sobre pode me adicionar no MSN, só me mandar um e-mail.

Abraço

2007-08-29 01:33:14 · answer #4 · answered by Okê 4 · 3 0

pelo que eu fui informado, um ateu é um Espírito que se prende ao mundo material.
o espiritismo é uma religião muito interessante.
só falta a prova de que espíritos existem.
leia o livro deles
é intrigante...

2007-08-29 01:10:42 · answer #5 · answered by Silas - Ridendo Castigat Mores 6 · 3 0

Boa Pergunta! Des que entrei na comunidade é a primeira vez que vejo vc não fazer pergunta para os evangélicos!!!
Tá de parabéns!!!
Paz! Tiane

2007-08-29 02:08:03 · answer #6 · answered by Tiane 3 · 2 0

Ao voltar ao mundo encarnado, as cortinas se fecham. Fato contrário ocorre quando desencarna - as cortinas se abrem.
O que foi visto e ouvido no outro lado é apagado da consciência e o espírito encarna para viver uma nova vida. Se ele voltasse sabendo e falando de tudo que estava do outro lado não ia ter graça nenhuma.
Quanto as decisões que o encarnado toma aqui na terra, pode-se associar ao famoso "Livre arbítrio". Se ele vai ou não acreditar em Deus, essa decisão a pessoa tem que tomar enquanto estiver com os pés pousados no mundo do vivos encarnados.

2007-08-29 01:19:41 · answer #7 · answered by EDD 3 · 2 0

Não sou espírita, mas eu sei a resposta.

Estes espíritos vem ateus para exercitar outras faculdades espirituais, confiar em si, ser mais pró ativo, menos passivo esperando a providência divina.

Eles vem para exercitar a vontade, a força pessoal, a capacidade dele mesmo conseguir as coisas que necessita, desenvolver a inteligencia, e muito mais coisas.

Noutras existencias foram muito credulos, e não agiam pra nada, esperavam as coisas cairem do céu, aguardando a providencia divina.

Entendeu?

Um abraço.

2007-08-29 10:53:00 · answer #8 · answered by Helder Moraes 5 · 0 0

Mestre dos Magos, a individualidade, o ser, o eu real do homem sempre tem consciência de ser parte e parcela espiritual do TODO, Deus. Mas durante suas romagens terrenas, para aprendizado e purificação, ele se reveste de uma persona (pessoa), uma máscara, e atuará em vários papéis: homem, mulher, crente, descrente, ateu, atoa, santo, pecador, "ad infinitum", ficando em temporário esquecimento o eu real, o ator, enriquecido pelo aprendizado durante suas vidas sucessivas. Alguém ressuscitado no plano etéreo poderá continuar crendo na não-existência divina, principalmente se esperava ver o Criador face à face, porque Deus sempre será invisível como pessoa, mas discernido espiritualmente. Logo, como vê, o ponto é a capacidade de discernimento espiritual de cada um, o que varia muito, como as demais qualidades adquiridas, tais como inteligência, perspicácia, sagacidade e tantas outras. Penso que você entendeu. Assim espero, meu amigo. Um grande e fraterno abraço. Ossola.

2007-08-29 04:12:18 · answer #9 · answered by carlosossola 7 · 0 0

Gostei da pergunta. Bom nem todo mundo que desencarna sabe que não faz mais parte do plano físico, isso mesmo ele pode pensar que ainda está vivo. Também tem espíritos que mesmo desencarnados sabendo que a vida continua ainda não aceitam a existência de Deus.
Mas é claro que tem aqueles que vêem a verdade e começam a aceitar a existência de Deus.

2007-08-29 01:27:50 · answer #10 · answered by Wanderlei 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers