English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu gostaria de saber dos ateus qual foi o fator determinante para a assumir o ateismo ?
Li uma vez que existem ateus passivos e ateus ativos em qual deles vc se encaixam ?
>Ateu passivo é aquele não ta nem ai, só não acredita.
>Ateu Ativo é aquele que ta sempre buscando informação sobre o ateísmo e contestando os cristãos

2007-08-28 13:58:35 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

7 respostas

Não houve uma causa apenas, e nem sei qual a causa predominante. Não gosto de rótulos, e não me considero nem ateu passivo nem ativo. O primeiro fato da vida que me deixou em dúvida foi quando descobri, na infância ainda, que há muitas religiões diferentes, ensinando coisas diferentes, e cada uma tomando para si o monopólio da verdade. A partir daí entendi que não havia como saber qual delas eu deveria seguir. Depois me deparei com as injustiças do mundo, as catástrofes, as doenças, as epidemias, e concluí que um Deus que fosse bom, justo misericordioso, não permitiria tanto horror no mundo. Concluí que este nosso mundo é injusto. Um deus perfeito não faria um mundo imperfeiro. Entendi que há religiosos que são maus, cheios de defeitos. E há ateus muito melhores moralmente. Disso concluí que religião não torna as pessoas melhores. Muitos até as usam para o mal, em benefício próprio, e para explorar seus semelhantes. Os exemplos são tantos, que para mim é um escândalo. Li a bíblia, e achei ali um deus cruel, injusto, vingativo, sanguinário, traiçoeiro, vaidoso, etc. Encontrei naquele livro mentiras, inconsistências, incoerências, contradições aos montes. Concluí que aquilo é criação da mente de homesn, e nunca de um deus onisciente. Bem, creio que estes motivos já bastam por hoje.

2007-08-28 14:13:41 · answer #1 · answered by Falco 7 · 0 0

Porque minha formação científica é incompatível com a crenças em deus(es) exterior(es) ao homem. Minha religiosidade (Budista) busca o Sagrado dentro de mim mesmo. O budismo é uma religião sem deus(es).

2007-08-28 21:03:14 · answer #2 · answered by tubalcain1733 7 · 1 0

Ou temos fé ou não temos fé, já é um começo. Não dá para ter meia fé, e era assim que eu me comportava nos meus tempos religiosos, fingindo que tinha fé para mim mesmo.

Aceitar a não existência de deus não foi fácil, não pela fé em deus, mas pelo mêdo que as religiões lhe impões para manter suas instituições. É como desintoxicar , você tem que procurar informações que provem que sua falta de fé tem um sentido na biologia, física, química e até na história da humanidade.

O que determinou a minha "saída do armário" foi ter visto muitos ateus ativos não tendo nem a vergonha e nem o mêdo de se expor.
Nesse contexto me incluo entre os Ateus ativos, mas limito minhas discussões mais calorosas a sites de relacionamento.
Só entro em debate no dia a dia se algum religioso tiver muita curiosidade sobre meu ponto de vista, e nessa brincadeira não converti nenhum amigo meu ao ateísmo, mas eliminei o misticismo bíblico da cabeça deles e eles não se arrependeram de se livrar disso nem um pouco isso eu te garanto.

2007-08-29 01:20:30 · answer #3 · answered by Mister N 6 · 0 0

Passei 27 anos de minha vida pesquisando as principais religiões, li centenas de livros sobre religião, a história das religiões comparada à história geral e do Brasil. Freqüentei cultos diversos para observar "in loco" e tirar as minhas conclusões. Tudo isso somado ao meu bacharelado em biologia me levou à conclusão de que Deus não existe, assim como tudo relacionado à crenças tudo isso é fantasia.

2007-08-28 21:10:59 · answer #4 · answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7 · 1 1

O "não sei" começa a tomar conta da sua vida. É extremamente libertador! Depois vc repara que ninguem sabe apesar de não querer mostrar isso.

Eu me senti iluminado pela graça do 'não sei'.

Um bom "Não sei" para você meu amigo.

quando foi? Em 1998.

2007-08-28 21:05:03 · answer #5 · answered by Mandarax 5 · 0 0

Homens dotados de grande sabedoria e perspicácia, como Newton, Eisten e outros, admitiram a existencia de Deus, à luz da ciência. Portanto quem somos nos pra contestar um Ser superior e Criador de todos?

2007-08-28 21:10:31 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 2

Ser ateu é ser atoa.

Até na ciência devemos ter fé.

Por exemplo: Acreditar na teoria do BigBang, é uma questão de fé, meu filho... Por que não existe empirias suficiêntes que provam que não existiu (ou existe) uma espécie de "Deus" por trás da criação do universo, tampouco um bago de arroz que se explode cosmicamente criando tudo.

Ou seja, seja religioso ou cético: ateu = atoa. Ocioso, impensante.

Claro, essa estorinha de Deus é muito fabulosa, eu tenho que concordar... Mas, colegas, vamos ser francos: não há como provar o contrário.

Eu diria que, entender que possívelmente exista uma força superior (um Deus ou algo do tipo) é válido. Mas obedecer a dogmas extremamente políticos, aí que está o ponto...

O "ó" da religião está em "obedecer". Ser domado pela classe dominante. Ou seja, cerveja genteeeee!!! Chega de falar de assuntos suprimidos... Eu pretendo ser um comerciante da fé. Vou abrir uma igreja batista já já.
Pelo Menos serve para girar capital...

2007-08-28 21:22:38 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 2

fedest.com, questions and answers