English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Para mim é um livro que mostra que ainda existe vida inteligente na América.

2007-08-28 13:45:19 · 8 respostas · perguntado por tubalcain1733 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

8 respostas

O biólogo Richard Dawkins usa seu conceito de memes (idéias que agem como os genes) e o darwinismo para propor explicações à tendência da humanidade de acreditar num ser superior. E desmonta um a um, com base na teoria das probabilidades, os argumentos que defendem a existência de Deus (ou Alá, ou qualquer tipo de ente sobrenatural), dedicando especial atenção ao design inteligente, tentativa criacionista de harmonizar ciência e religião.Em "Deus, um Delírio" o autor mostra como a religião alimenta a guerra, fomenta o fanatismo e doutrina as crianças.

2007-08-28 16:44:45 · answer #1 · answered by Cabral 6 · 0 0

Já li todos os livros de Dawkins, einclusive este, que comprei logo no seu lançamento nos EUA, no ano passado. É um excelente livro, como todos os demais de Dawkins. Ele mostra argumentos muito convincentes e bem embasados em defesa de um mundo livre de superstições, livre de ódios e guerras motivados pela fé. E livre de pilantras que enriquecem tirando dinheiro de gente ingênua. Recomendo a todos que são livres da religião, e aqueles que querem se libertar dessa tirania.

2007-08-28 21:02:18 · answer #2 · answered by Falco 7 · 3 0

Vou postar uma sinopse do livro, ainda não o li, mas já vi que é muito interessante:
Num país onde proliferam bispos macedos, paulos coelhos e padres marcelos, nada mais saudável que o furibundo, incisivo e corajoso livro de Richard Dawkins, Deus, Um Delírio, lançado pela Cia. das Letras pelo dízimo de R$54,00 (depois, por azar ou castigo, achei por R$43,00 na Siciliano). Se você simpatiza com as idéias de pessoas como H. L. Mencken, Bertrand Russell e Woody Allen – bastante citados por Richard – é certo que vai se identificar com o livro. O autor estabelece forte apoio ao ateísmo, combate a irracionalidade da fé e denuncia o grande mal-estar que as religiões causaram e causam à Humanidade – guerras, torturas, fanatismo, injustiça, tudo em nome de um Deus que não joga dados como diria Einstein. O livro também se constitui numa bandeira quase solitária contra os absurdos verificados recentemente, aonde fanáticos religiosos, fundamentalistas ou não, vêm combatendo a análise científica da evolução das espécies – veja nos EUA a ação dos designers inteligentes – ou explodem prédios por causa de uma charge de Maomé. Talvez eu mesmo seja assassinado por ter postado esta resenha, quem sabe? Como num manifesto, Dawkins nos convoca a abandonar uma doutrina baseada em fatos inexistentes ou pouco prováveis, onde um conjunto de crenças tolas e nocivas têm historicamente produzido atraso, concentração de poder, dor e desigualdade social. Se nós – agnósticos, ateus e racionalistas – não temos tido coragem e independência suficientes para expormos claramente nossas opiniões sobre fé, religião e deuses, Richard teve e perguntou: quem criou Deus? E, ainda hoje, encontro pais orgulhosos de sua enorme prole, isso num mundo superpovoado com 6 bilhões de pessoas, tudo porque é preciso crerscer e multiplicar. Que tal adotar? Que nada, precisamos mostrar nossa virilidade fazendo filhos. Agora, educar que é bom...

2007-08-28 20:56:51 · answer #3 · answered by Gemini 4 · 3 0

Richard Dawkins faz parte de um movimento chamado os "Brights", um movimento ateu que tem se tornado muito importante nos EUA e Reino Unido e com justa razao...

No Brasil, essa terrinha de crendices, nao havera brights...

2007-08-28 20:52:53 · answer #4 · answered by Anonymous · 3 0

Já ouvi falar. Todo mundo diz que o livro e um "vulcão" de verdade.

Parabéns, amigo, por enxergar que "ainda existe vida inteligente na América".
Por isso ainda estou aqui.

Aos que quizerem ler esse livro, de graça, toda biblioteca de cidade grande, deve ter essa maravilha literária.

Já leram os livros do escritor carioca, Alfredo Bernacchi? Ele envia a você, por e-mail e são grátis.
Vale a pena le-los! "Sou Ateu Graças a Deus" mais 2 (dois).
Não tem nas livrarias, ele não os vende.
Se precisar do e-mail dele, qualquer ateu aqui na Y!R, poderá lhe fornecer (inclusive eu). Ele e daqui da Y!R e seu e-mail esta disponível.

Voltando ao Richard Dawkins, vou procurar aqui, em Houston, esse livro.

E não e mesmo, que o Ateismo esta comandando o mundo inteiro, com a luz do despertar?
.

2007-08-28 23:01:26 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

***
Maravilha estar entre pessoas tão cultas e inteligentes!

***

2007-08-28 21:57:16 · answer #6 · answered by Lilia 7 · 1 0

Comecei a ler, e é muito interessante. Acreditoque gera tanta polemica por que tratamos o tema religião como algo que não se discute. Recomendado para todas pessoas, inclusive teistas de mente mais aberta, afinalque mal há em conhecer o outro lado da moeda.

2007-08-28 22:34:56 · answer #7 · answered by lefebar 3 · 0 0

Estou lendo e diferente do documentário "A raiz de todo mal" estou percebendo que o livro é ótimo.

Outros que já li e recomendo é o "Quebrando o Encanto " do Denetti muito citado por Dawkins e principalmente "Tratado de Ateologia" de Michel Onfray um filósofo frances que defende a importancia do ateísmo aceitando a religião como algo impossível de ser eliminada apesar de dar seus pitacos contra ela, com críticas ao cristianismo e outras crenças. Ele também faz um resumo da origem do ateísmo desde o século XVI .

2007-08-28 21:53:01 · answer #8 · answered by Mister N 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers