è a força de Deus
2007-08-25 13:41:29
·
answer #1
·
answered by Questionador Nato | 6
·
2⤊
2⤋
pelo que sei,ou melhor, pelo que me ensinaram, o espírito é o guia dos cristão,que nos encoraja,que da força pra professar a palavra de Deus.
2007-08-25 21:23:12
·
answer #2
·
answered by André Henrique Alves A 1
·
1⤊
0⤋
O espirito santo é Deus = Essa hipótese não é bíblica
Se você ler detidamente as Escrituras, especialmente a seção grega, nunca encontrará nenhum versículo que afirme que o espírito santo é Deus. Alguns crêem que ainda que a Bíblia não sugira tal idéia de forma direta, alguns versículos apresentam evidências de forma indireta. Porém, quando tais especulações se comparam com o resto das Escrituras e com o contexto, chegam a ser simplesmente erros de interpretação
2007-08-25 20:46:29
·
answer #3
·
answered by Índião 6
·
2⤊
1⤋
O Conceito da BÃblia
O espÃrito santo é uma pessoa?
O QUE é o espÃrito santo de Deus? Nas suas palavras iniciais, a BÃblia diz que o espÃrito santo — também traduzido por “força ativa de Deus” — ‘se movia por cima da superfÃcie das águas’. (Gênesis 1:2) No relato sobre o batismo de Jesus, descreve-se Deus como estando nos “céus”, enquanto que o espÃrito santo ‘descia sobre Jesus como pomba’. (Mateus 3:16, 17) Além disso, Jesus se referiu ao espÃrito santo como um “ajudador”. — João 14:16.
Essas e outras passagens bÃblicas levaram alguns a concluir que o espÃrito santo é uma pessoa, assim como Deus, Jesus e os anjos são pessoas espirituais. De fato, já por séculos, algumas das mais influentes religiões da cristandade têm personificado o espÃrito santo. Apesar de essa doutrina ser tão antiga, muitos membros das igrejas ainda ficam confusos, e alguns até mesmo discordam de seus lÃderes religiosos. Por exemplo, numa pesquisa recente, 61% dos entrevistados acreditavam que o espÃrito de Deus é “um sÃmbolo da presença ou poder de Deus, mas não uma entidade viva”. No entanto, o que diz a BÃblia sobre isso?
O que a BÃblia diz
Um leitor sincero da BÃblia não pode deixar de concluir que o espÃrito santo difere das descrições oficiais das igrejas, que dizem que ele é uma pessoa. Considere os seguintes relatos bÃblicos.
1. Quando Maria, a mãe de Jesus, visitou sua prima Elisabete, a BÃblia diz que a criança no ventre de Elisabete pulou, e “Elisabete ficou cheia de espÃrito santo”. (Lucas 1:41) à razoável imaginar que uma pessoa fique “cheia” de outra pessoa?
2. Quando João Batista falou a seus discÃpulos sobre Jesus como aquele que o iria suceder, João disse: “Eu, da minha parte, batizo-vos com água . . . , mas o que vem depois de mim é mais forte do que eu, não sendo eu nem apto para tirar-lhe as sandálias. Este vos batizará com espÃrito santo.” (Mateus 3:11) Dificilmente João estaria dizendo que o espÃrito santo era uma pessoa quando falou sobre Jesus batizar pessoas com esse espÃrito.
3. Quando visitou um oficial do exército romano e sua famÃlia, o apóstolo Pedro falou de Jesus como tendo sido ungido por Deus “com espÃrito santo e poder”. (Atos 10:38) Pouco tempo depois, “caiu o espÃrito santo sobre” a famÃlia desse oficial do exército. O relato diz que muitos ficaram maravilhados “porque a dádiva gratuita do espÃrito santo estava sendo derramada também sobre pessoas das nações”. (Atos 10:44, 45) Aqui, novamente, os termos usados não se harmonizam com a idéia de o espÃrito santo ser uma pessoa.
à comum a Palavra de Deus personificar coisas que não são pessoas. Entre essas estão a sabedoria, o discernimento, o pecado, a morte e a benignidade imerecida. (Provérbios 8:1–9:6; Romanos 5:14, 17, 21; 6:12) O próprio Jesus disse que “a sabedoria é provada justa por todos os seus filhos”, ou por seus bons resultados. (Lucas 7:35) à evidente que a sabedoria não é uma pessoa que tem filhos literais. Da mesma forma, o espÃrito santo não é uma pessoa só porque em alguns casos ele é personificado.
O que é o espÃrito santo
Na BÃblia, o espÃrito santo de Deus é identificado como sendo o poder de Deus em ação. Por isso, uma tradução exata do texto hebraico da BÃblia menciona o espÃrito de Deus como “a força ativa de Deus”. (Gênesis 1:2) A BÃblia inteira apóia esse conceito de forma bem clara. — Miquéias 3:8; Lucas 1:35; Atos 10:38.
Ao contrário da crença popular, Deus não está presente em toda a parte ao mesmo tempo. Em vez disso, ele vive no domÃnio espiritual, num “lugar estabelecido de morada”, ou residência. (1 Reis 8:39; 2 Crônicas 6:39) As Escrituras também fazem referência ao lugar especÃfico onde Deus mora e tem seu “trono”. (1 Reis 22:19; IsaÃas 6:1; Daniel 7:9; Revelação [Apocalipse] 4:1-3) No entanto, a partir desse “lugar estabelecido de morada”, ele pode usar sua força ativa para alcançar qualquer lugar, tanto no domÃnio espiritual como no domÃnio fÃsico. — Salmo 139:7.
Em 1879, o erudito bÃblico Charles L. Ives ilustrou apropriadamente a habilidade de Deus de exercer seu poder a partir de um lugar fixo. Ele escreveu: “Por exemplo, nós dizemos: ‘Abra as venezianas e deixe o sol entrar.’ Não estamos nos referindo ao Sol literal, fÃsico, mas sim aos raios solares, ou seja, aquilo que procede do Sol.” De maneira similar, Deus não precisa ir aos lugares em que pretende usar sua força ativa. Ele simplesmente utiliza seu espÃrito santo, que pode alcançar as extremidades de sua criação. Encarar o espÃrito santo pelo que ele é — a poderosa força ativa de Deus — pode lhe dar a confiança que Jeová cumprirá suas promessas.
2007-08-25 20:43:13
·
answer #4
·
answered by Felipe 4
·
2⤊
1⤋
O Espírito Santo é Deus.Deus, Jesus e o Espírito Santo são uma pessoa só.Para você entender melhor:é como o sol é um só, mas vemos o sol a sua luz e sentimos o seu calor.Todos esses três elementos formam um só.A mesma coisa é Deus.
2007-08-28 16:19:20
·
answer #5
·
answered by Ju H-ta 3
·
0⤊
0⤋
Caro colega eu tenho muito mais coisas para te dizer além deste longo texto que disponho para vc ler.
Meu trabalho está tomando meu tempo e por isso não consegui dar a resposta perfeita que eu gostaria de ter dado para te ajudar a entender com exatidão.
Mas estas coisas que eu deixei aqui pra vc ler, já são mais do que suficientes para fazer vc entender que o E.S. não é pessoa da trindade.
Segue então a explicação:
Algumas pessoas defendem que o espÃrito Santo é uma pessoa pois alguns adjetivos (atributos) e verbos (ações) relacionados ao espÃrito são tÃpicos de seres pessoais. Por exemplo:
“Não entristeçais o espÃrito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” - Efésios 4:30.
“Do mesmo modo também o espÃrito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o espÃrito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimÃveis.” - Romanos 8:26.
“Porque não sois vós que falais, mas o espÃrito de vosso Pai é que fala em vós.” - Mateus 10:20
“Apenas uma pessoa pode se entristecer”, alegam os trinitarianos. “Só uma pessoa pode ajudar, interceder e falar”. Os defensores da trindade afirmam que se o espÃrito de Deus se entristece, ajuda, intercede e fala, então ele é uma pessoa divina! Este argumento faz sentido?
A BÃblia emprega diversas figuras de linguagem, inclusive atribuindo ao espÃrito qualidades e ações tÃpicas do seu possuidor (um ser pessoal). Isto não significa que o espÃrito seja uma outra pessoa. A prova deste fato são os muitos exemplos de atributos e ações pessoais atribuÃdos também a espÃritos de seres humanos.
O espÃrito do apóstolo Paulo orava: “O meu espÃrito ora de fato.” (I Cor. 14:14). Como um espÃrito (pneuma) de um homem pode orar se esta é uma ação pessoal? Seria, porventura, o espÃrito de Paulo uma segunda pessoa, além de Paulo? O verso seguinte explica: “Orarei com o meu espÃrito... Cantarei com o espÃrito.” (I Cor. 14:15). à claro que quem orava e cantava era o próprio Paulo.
Lucas, autor do livro dos Atos, relatou que o espÃrito de Paulo se revoltou:
“Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espÃrito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade”. – Atos 17:16.
Ora, revoltar-se é uma ação pessoal. Só um ser com autonomia e percepção pode se revoltar, mas a BÃblia diz que o espÃrito de Paulo se revoltou. Seria, porventura, o espÃrito de Paulo uma entidade pessoal independente do seu possuidor (Paulo)? Absolutamente não! Novamente aqui temos uma figura de linguagem. Quem se revoltou com a idolatria da cidade foi o próprio Paulo.
Há muitos outros exemplos na BÃblia onde espÃritos de seres humanos são descritos com atributos pessoais ou realizando (ativa ou passivamente) ações tÃpicas de seres pessoais.
Veja alguns exemplos a seguir, de acordo com o modelo:
TEXTO
EXPRESSÃO
SIGNIFICADO
Gênesis 41:8
espÃrito de Faraó
Perturbado
I Reis 21:5
espÃrito de Acabe
Desgostoso
Esdras 1:1
espÃrito de Ciro
Foi Despertado
Jó 6:4
espÃrito de Jó
Sorve (Suga) o Veneno
Jó 15:13
espÃrito de Jó
Se rebela contra Deus
Jó 20:3
espÃrito de Jó
Responde por Ele
Salmo 73:21
espÃrito de Asafe
Amargurado
Salmo 77:3
espÃrito de Asafe
Desfalece
Salmo 143:7
espÃrito de Davi
Desfalece
IsaÃas 26:9
espÃrito de IsaÃas
Buscou a Deus
Ezequiel 3:14
espÃrito de Ezequiel
Excitou-se
Daniel 2:1-3
espÃrito de Nabucodonosor
Perturbou-se
Atos 17:16
espÃrito de Paulo
Revoltou-se
I CorÃntios 14:14 e 15
espÃrito de Paulo
Ora e Canta
I CorÃntios 16:18
espÃrito de Paulo
Recreou-se
II CorÃntios 7:13
espÃrito de Tito
Recreou-se
ConcluÃmos que quando a BÃblia diz que o espÃrito de alguém se entristeceu, então trata-se de uma figura de linguagem. Literalmente, quem se entristeceu foi a pessoa, o possuidor do espÃrito, não o seu espÃrito. Quando o salmista diz que o seu espÃrito estava amargurado, na realidade quem estava amargurado era o próprio salmista.
Isso vale também para o espÃrito de Deus. Quando a BÃblia diz que alguém mentiu para o espÃrito de Deus, na verdade isso significa que mentiram para o próprio Deus. Quando diz que o espÃrito intercede, certamente está se referindo a Cristo, nosso único intercessor e mediador:
O espÃrito santo (ES) é uma energia, uma força gerada e irradiada pelo próprio Deus. E suas hostes celestiais também são criações de Deus e sustentada por ele.
Apocalipse 4:5
e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espÃritos de Deus
Apocalipse 5:6
sete espÃritos de Deus, enviados por toda a terra.
E como Deus é onipresente, o seu espÃrito também o é, e preenche todo o cosmos.
Salmos 139:
7 Para onde me irei do teu EspÃrito, ou para onde fugirei da tua presença?
8 Se subir ao céu, tu aà estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.
Anjos e Homens Realizam a Obra de Ensino e Lembrança AtribuÃda ao EspÃrito Santo
Quanto ao relato de João 14:26, onde está escrito que o EspÃrito Santo ensinará todas as coisas e nos fará lembrar de tudo que o Messias ensinou
Analisaremos diversos textos onde está bem claro que a obra atribuÃda ao E.S. é na verdade realizada tanto pelos anjos quanto pelos homens investidos pela autoridade que lhes deu, sendo portanto sua obra atribuÃda ao próprio Deus.
JuÃzes 6:11-15 e 7:2-8
O anjo de Yahweh (Pai) pessoalmente orienta a Gideão quanto ao livramento de Israel do jugo dos midianitas; no capÃtulo 7, este Anjo é mencionado como sendo o próprio Yahweh.
Era este Anjo realmente Yahweh (Pai), ou Aquele a quem Yahweh (Pai) investiu com Seu poder e autoridade para orientar, guardar e guiar a Gideão?
à claro que era Aquele a quem Yahweh (Pai) investiu com o Seu poder (EspÃrito Santo).
JuÃzes 13:2-22
O Anjo do Senhor ensinou aos pais de Sansão a maneira como eles deveriam criar o menino, como também as coisas que iriam suceder através do filho que nasceria.
Este anjo era o E.S., ou o portador do E.S., poder e autoridade outorgados por Yahweh (Pai) para esta missão?
Daniel 8:16-26; 9:20-23 e 10:11-11:1
Nestes textoso anjo Gabriel foi designado a missão de ensinar a Daniel as coisas que ainda deveriam suceder num futuro distante, obra esta que de acordo com João 14:6, deveria ser realizada pelo EspÃrito Santo. à porventura o anjo Gabriel o EspÃrito Santo, ou aquele a quem Yahweh (Pai) investiu com Seu poder e autoridade com o objetivo de ensinar a Daniel?
Lucas 1:35
Aqui o anjo Gabriel é o porta voz de Deus.
E anuncia a Maria os propósitos para com ela, e também as coisas que lhe sucederiam.
Percebe-se que o anjo Gabriel estava realizando novamente a obra que o E.S. realizaria conforme relatado em João 14:6.
O E.S. é pelo mesmo anjo ensinado como sendo o poder do AltÃssimo através do qual Ele executaria Seu propósito em Maria.
Lucas 24:25-32
Aqui próprio Messias faz a obra que Ele havia ensinado seria realizada pelo E.S.
No caminho de Emaús, ensinava aos discÃpulos tudo a respeito de si!
à o Messias o EspÃrito Santo, ou Ele que recebe este poder do seu Pai Yahweh?
Atos 1:10
Neste relato dois anjos anunciam aos discÃpulos as coisas que ainda iriam suceder.
Atos 8:26-40
Notamos neste texto um anjo dizendo a Filipe o que ele deveria fazer.
Atos 27:21-26
Encontramos novamente um anjo revelando a Paulo os propósitos do Pai.
Apocalipse 1:1
Semelhante aos itens anteriores, encontramos Yahweh (Pai) enviando o Seu Anjo para mostrar as coisas que deveriam acontecer.
Apocalipse 22:8
Podemos observar também que a obra do EspÃrito Santo mencionada em João 14:26 é exatamente a obra dos anjos e dos servos do Messias, e que o EspÃrito Santo corresponde exatamente ao poder e autoridade outorgados por Deus, Yahweh dos Exércitos, o Pai, e Seu Filho à queles que Lhe obedecem, capacitando-os a executarem a Sua vontade.
Sem contar as expressões em que se diz claramente que as pessoas ficaram cheias de EspÃrito Santo.
Ãxodo 31:3
e o enchi do espÃrito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofÃcio,
Ãxodo 35:31
e o encheu do espÃrito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofÃcio,
Que o espÃrito santo foi derramado, enviado, desceu, foi enviado, etc...
Atos 2:17
E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu EspÃrito sobre toda a carne
Atos 2:18
e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu EspÃrito naqueles dias, e eles profetizarão.
Atos 2:33
De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do EspÃrito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
(NESTE EXTO O ESPIRITO SANTO Ã CHAMADO POR PEDRO DE "ISTO")
O espÃrito santo NÃO ALGUÃM. mas ALGO!
Algo que sai de Deus.
João 15:26
Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o EspÃrito da verdade, QUE DO PAI PROCEDE.
Atos 10:45
Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do EspÃrito Santo
(O ESPIRITO SANTO Ã UM DOM QUE DEUS DÃ, E NÃO A PESSOA DA TRINDADE QUE DÃ OS DONS)
Romanos 5:5
e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo EspÃrito Santo que nos foi dado
(ESPÃRITO SANTO Ã UM DOM QUE DEUS DEU AOS SEGUIDORES DE JESUS)
Tito 3:
5 ... segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo EspÃrito Santo,
6 que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo
(AQUI DIZ QUE O ESPÃRITO SANTO Ã ALGO QUE DEUS NOS DÃ ABUNDANTEMENTE)
Lucas 1:35
Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o EspÃrito Santo, e o poder do AltÃssimo te cobrirá
(O E.S. Ã O PODER DO ALTÃSSIMO)
Fora isso, no evangelho de João o EspÃrito Santo é mencionado através de um artigo que em grego identifica algo impessoal, e não uma pessoa.
Como se fosse It, em inglês.
E tradutores honestos reconhecem que a tradução da expressão "o espÃrito santo", em muitas passagens deveria ser traduzido corretamente pela expressão "UM espÃrito santo".
Significando que existem mais de um.
E se for ver bem, a BÃblia diz que os anjos são espÃritos, e que eles são santos, ENTÃO EXISTEM MILHÃES DE ESPIRITOS SANTOS.
Diz também que Jesus é espÃrito e é santo, logo, ele também é um espÃrito santo.
Da mesma forma que o próprio Deus, o Pai Yahweh é um espÃrito, e também é santo.
Assim, as escrituras NÃO dão chances das pessoas definirem que o espÃrito santo seja uma pessoa divina e parte da trindade.
Algumas correntes dizem que o E.S. é o prórpio Arcanjo Gabriel e suas hostes a serviço de Deus.
Já outros, como eu, entendem que o E.S. seja aquela mulher simbólica do Apocalipse, que fica grávida e dá a luz um menino.
Isto se refere ao nascimento de Jesus, no céu.
E indica que o E.S. é nada mais nada menos que TODA A HIERARQUIA CELESTE a serviço do AltÃssimo, como explicado acima, tudo foi feito por meio de anjos, e todos eles são espÃritos santos.
Um abraço.
2007-08-26 13:22:00
·
answer #6
·
answered by Helder Moraes 5
·
0⤊
0⤋
Nas Escrituras Hebraicas, ou “Antigo Testamento”, há referências ao “espÃrito santo” e ao “meu espÃrito [o de Deus]”. (Salmo 51:11; Joel 2:28, 29) Lemos que o espÃrito santo pode encher, vir sobre e envolver uma pessoa. (Ãxodo 31:3; JuÃzes 3:10; 6:34) Um pouco do espÃrito santo de Deus pode ser tirado de uma pessoa e dado a outra. (Números 11:17, 25) O espÃrito santo pode tornar-se ativo em alguém, capacitando-o para feitos sobre-humanos. — JuÃzes 14:6; 1 Samuel 10:6.
Que conclusão razoável pode ser tirada de tais declarações? Seguramente não que o espÃrito santo seja uma pessoa. Como pode parte de uma pessoa ser-lhe tirada e dada a outra? Ademais, não há evidência alguma de que, quando Jesus estava na terra, os judeus fiéis considerassem o espÃrito santo como pessoa igual ao Pai. Eles certamente não adoravam o espÃrito santo. Antes, sua adoração era dirigida só a Jeová, Aquele a quem o próprio Jesus chamou de “meu Pai” e “meu Deus”. — João 20:17.
Como o chamado Antigo Testamento, a parte da BÃblia denominada Escrituras Gregas Cristãs, ou “Novo Testamento”, diz que o espÃrito santo pode ‘encher’ uma pessoa ou estar “sobre” ela. (Atos 2:4; Lucas 2:25-27) EspÃrito santo era ‘dado’, ‘derramado sobre’ e ‘distribuÃdo’. (Lucas 11:13; Atos 10:45; Hebreus 2:4) Em Pentecostes de 33 EC, os discÃpulos receberam “[um pouco] do” espÃrito de Deus. (Atos 2:17) As Escrituras também falam sobre o batismo com espÃrito santo e sobre a unção com ele. — Mateus 3:11; Atos 1:5; 10:38.
Estas declarações bÃblicas provam que o espÃrito santo não é uma pessoa. Esta conclusão é confirmada quando vemos que o espÃrito santo é alistado com outras coisas impessoais. Por exemplo, a BÃblia diz que Estêvão estava “cheio de fé e espÃrito santo”. (Atos 6:5) E o apóstolo Paulo recomendou-se como ministro de Deus “pela pureza, pelo conhecimento, pela longanimidade, pela benignidade, por espÃrito santo, pelo amor livre de hipocrisia”. — 2 CorÃntios 6:4-6.
à verdade que a BÃblia à s vezes personaliza o espÃrito santo. Por exemplo, IsaÃas disse que certos rebeldes ‘fizeram o espÃrito santo de Deus sentir-se magoado’. (IsaÃas 63:10) Paulo disse que ele pode ser ‘contristado’. (Efésios 4:30) E diversos textos dizem que o espÃrito santo ensina, guia, fala e dá testemunho. (João 14:26; 16:13, 14; 1 João 5:7, 8) Mas a BÃblia também personaliza outras coisas inanimadas, tais como a sabedoria, a morte e o pecado. (Provérbios 1:20; Romanos 5:17, 21) Esta é na verdade uma maneira vÃvida por meio da qual as Escrituras à s vezes representam as coisas.
2007-08-25 21:16:46
·
answer #7
·
answered by ? 7
·
1⤊
1⤋
Deus é Espirito (Santo), e importa que os que o adoram, o adorem em espirito e em verdade.
E Jesus no meio de seus discipulos dizia:" O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.(Jo 14:17-18).
A quem Jesus se referia?
A paz esteja contigo!
2007-08-27 09:55:34
·
answer #8
·
answered by Escolhido 5
·
0⤊
1⤋
olha eu tenho tanto pra agradecer a ele q vc nem imagina,ele é tudo pra mim,nao tenho como descreve-lo
2007-08-25 20:46:48
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
Espírito santo é uma das três partes componentes da Divindade manifesta. É a essência destruidora ou renovadora de Deus, ou seja, Ele aje de tempos em tempos mediando mudanças, ciclos, passagens.
Ele esta presente em todas as grandes religiões, como por exemplo Krishna do hinduísmo.
2007-08-25 20:54:50
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋