English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=doutrina&artigo=20050729180101&lang=bra#top
http://regismesquita.sites.uol.com.br/irmaosjesus.htm

2007-08-25 12:34:26 · 11 respostas · perguntado por Morena_CBX_2007 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

A todos que responderam meus agradecimentos, e a nosso querido amigo, e não precisa estar na rede de amigos de ninguém, Frei Bento por favor nossa abenção, pois muitos o crucificam todos os dias, intercedei por nós em suas orações Frei Bento, não digo os quais estão respondendo por amor a nosso Mestre Jesus, pois estes sabem pedir e receber, com humildade, mas, por aqueles que virão, atirando pedras, e quais pedras regressarão, em formas de plantios, pois quem planta vento colhe a tempestade.

2007-08-25 17:51:57 · update #1

11 respostas

Muito bem morena, excelente pergunta que será desconsiderada pelos obstetras implacáveis da Virgem Maria , talvez em analises tôscas e como sempre, sem sentido.
Nos costumes judaicos (seguidos à risca pela sagrada familia) a mulher sempre era subalterna ao homem, tanto no casamento como na viuvez.
E há de se supor que Maria fosse viúva à epoca da morte de Jesus pois S.José nem mais é citado no evangelho depois do episodio dos 12 anos.
E Jesus sendo o filho mais velho e mais novo , visto que ninguem é citado nas escrituras como "filho de Maria" além Dele, deveria cuidar que sua mãe ficasse amparada apos sua morte e Ele ja tinha a perspectiva da ressureição e da ascensão em vista.
Portanto Ele escolheu João por dois motivos :
1- Era o unico discipulo presente na cena do calvario.
2- Era o discipulo que Ele amava.
Essas 2 razões se aliam numa perspectiva teológica maior que a interpretação literal.
O verdadeiro sentido da palavra da cruz não está em confiar a João Sua mãe. Está no fato de que João a partir daquela hora a recebeu em sua casa".(Jo 19-27).
Temos ai a teologia do acolhimento , a teologia da continuidade da missão , a teologia da esperança.
Todo evangelho de João é um tratado de teologia.
É João que identifica Jesus com o logos grego, a razão.
É João que ensina que Deus é a Razão que se encarna.
"O verbo se fez carne e habitou entre nós".
Curioso é que essa cena de João recebendo Maria está no final da vida de Jesus.
No inicio, na encarnação Deus se faz Razão.
Na morte, Deus se faz Presença, no discipulo mais amado, significando a continuidade da Igreja e de sua missão.
E recebendo a "Mulher" em sua casa , João recebe a Igreja, recebe o perdão dos pecados da humanidade através do ato de receber a "Mulher" que touxe a salvação em oposição àquela outra "Mulher" a do Genesis (Eva) por meio da qual entrou o pecado no mundo.
Jesus na cruz, não chama Maria de mãe. Chama de "Mulher".
Entrega a "Mulher" da salvação ao homem - alvo da redenção, representado ali por João filho de Zebedeu, o discipulo amado.
Amado como nós somos, filhos de Deus por meio do Cristo, nascido de "mulher", na plenitude dos tempos.(Gal. 4).
Então Morena, ai está (ao meu sentido), a explicação desse porque Jesus entregou Maria a João.
O sentido escapa à mera inexistencia de outros filhos, o sentido transcende. É uma teologia de esperança, concreta , salvífica, onde o pecado termina e inicia-se a redenção humana.

"E a partir dessa hora o discipulo a recebeu em sua casa"Jo 19-27

"E todas as gerações me chamarão bem aventurada" (Lc 1-48)

Paz e Bem

2007-08-25 13:11:19 · answer #1 · answered by Frei Bento 7 · 6 0

Parece que João foi o único discípulo que ficou até o fim da crucificação, pois mesmo Pedro, que se dizia o mais valente, estava com medo, negou Jesus, e assim por diante.
Não sei se devemos analisar só por esse lado, que os irmãos ou mesmo os doze (que se tornaram onze) se dispersaram por temer a própria vida, mas também pelo lado do propósito de Deus: se o próprio Jesus "escapou" algumas vezes para não ser morto, para que pudesse terminar sua missão, por que os discípulos não poderiam (ou não deveriam) fazê-lo?

2007-08-25 19:56:28 · answer #2 · answered by obede 5 · 8 0

Os argumentos do frei Bento, até parecem perfeitos, embora contradiz o que os evangelistas escreveram sobre os irmãos e irmãs de Jesus.
Mas então quero complementar com outra pergunta ao frei Bento, já que é muito conhecedor da escrituras.
Se Maria foi morar com João até seu falecimento, como pode a igreja dizer que Maria foi elevada viva aos céus?
Por que o próprio João, não escreveu sobre isto, e convocou os demais apóstolos , para a cultuarem, como o fizeram os que se apostataram da fé alguns séculos depois?

2007-08-26 01:17:45 · answer #3 · answered by klenial 7 · 6 0

Capítulo 43

Quem são nossos irmãos?

UMA vez o Grande Instrutor fez uma pergunta curiosa: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” (Mateus 12:48) Sabe a resposta? — Provavelmente você lembra que a mãe de Jesus se chamava Maria. Mas sabe o nome dos irmãos dele? — Será que ele tinha irmãs? —

A Bíblia diz que os irmãos de Jesus eram ‘Tiago, José, Simão e Judas’. Diz também que ele tinha irmãs. Todos os irmãos de Jesus eram mais novos do que ele. — Mateus 13:55, 56; Lucas 1:34, 35.

Será que os irmãos de Jesus também eram discípulos dele? — A Bíblia diz que, de início, eles “não estavam exercendo fé nele”. (João 7:5) Mais tarde, porém, Tiago e Judas se tornaram seus discípulos e até escreveram livros da Bíblia. Sabe quais foram os livros que eles escreveram? — Tiago e Judas.

A Bíblia não diz o nome das irmãs de Jesus, mas sabemos que ele tinha pelo menos duas irmãs. Pode até ser que tivesse mais. Será que elas se tornaram seguidoras dele? — Não sabemos, porque a Bíblia não diz. Mas sabe por que Jesus fez a pergunta: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” — Vamos ver.

Jesus estava ensinando seus discípulos quando alguém o interrompeu, dizendo: “A tua mãe e teus irmãos estão parados lá fora, procurando falar-te.” Jesus aproveitou então a oportunidade para ensinar uma lição importante e por isso fez aquela pergunta curiosa: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” Apontando para os seus discípulos, ele respondeu: ‘Estes são a minha mãe e os meus irmãos!’

Daí, Jesus explicou o que queria dizer com isso: “Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está no céu, este é meu irmão, e minha irmã e minha mãe.” (Mateus 12:47-50) Isso mostra como Jesus era apegado aos discípulos. Ele queria dizer que, para ele, os discípulos eram como irmãos, irmãs e mães de verdade.

Naquela época, os irmãos de Jesus — Tiago, José, Simão e Judas — não acreditavam que Jesus fosse Filho de Deus. Provavelmente, não acreditavam no que o anjo Gabriel tinha dito à mãe deles. (Lucas 1:30-33) Por isso, talvez tenham até tratado mal a Jesus. Quem faz isso não age como irmão de verdade.

2007-08-25 21:05:07 · answer #4 · answered by Felipe 4 · 6 0

Essa é uma das coisas em que se apóiam os católicos para afirmar que a mãe de Jesus não teve outros filhos.
Seria muito ilógico Jesus entregar sua mãe aos cuidados de um conhecido dele se ele tivesse outros irmãos.
Mesmo como disse o colega ai em cima, que João era de confiança de Jesus etc e tal. Era de confiança, mas não era filho legítimo e ainda era muito novo de idade por sinal.
Se ela tivesse outros filhos esses assumiriam o papel de Jesus automaticamente e ele nem precisaria se preocupar com isso.
A bíblia não cita uma única vez algo que diga: filhos de Maria, ou algo insinue isso. A bíblia sempre diz irmãos de Jesus e isso está cheio desses dizeres. Abraão chama Ló de irmão no entanto era tio dele.
Ele diz em Gen 13
8 Disse, pois, Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.
Olha ela pode até ter tido outros filhos, mas não sei de onde tiraram essa idéia da bíblia é que não foi.

2007-08-25 20:53:07 · answer #5 · answered by magrão 7 · 6 0

Mateus 12v50;

2007-08-25 20:16:24 · answer #6 · answered by Anonymous · 6 0

João vivendo até aos 94 anos cuidou da mãe de Jesus porque ela também atingiu a idade de 74 anos. Tudo foi preparado no mundo espiritual, pois enquanto os demais discípulos, que eram dezenas, foram massacrados, João, que tinha de zelar pela Senhora Eleita, pois que assim a chamavam eles, viveu até aquela idade.

2007-08-25 20:15:44 · answer #7 · answered by Hermes 6 · 6 0

Provavelmente porque João era um seguidor dEle e os irmãos não. Daí o confiar mais no amigo.

2007-08-25 19:41:40 · answer #8 · answered by Naonda do YR 7 · 6 0

porque João era da confiança de Jesus. ele realmente teve irmãos mas pra ele mãe, irmão,ou parentes e aquele que faz a vontade do pai.foi isso que ele disse!

2007-08-25 19:40:58 · answer #9 · answered by Hd,DEUS 3 · 6 0

Oi Morenacbx.
Naquela época até os primos eram chamados de irmãos, deu para entender? Jesus, não possuía laços sangüineos com eles, eles eram filhos de José, então não eram irmãos verdadeiros, olha talvez, seja a primeira vez, que tenha visto respostas tão semelhantes pelos laços Cristãos, há uma divergências sim , mais são tão insignificantes, que se equalizam em favor de nosso Mestre Jesus, são Cristãos de visão diferentes, porém, suas metas são Cristo.
Sabe o que vou fazer? Perdoe-me Mas vou positivar todo mundo.
Um forte abraço, cheio de Paz e de Luz.

2007-08-26 02:56:20 · answer #10 · answered by RuyLFreitas 7 · 4 0

fedest.com, questions and answers