English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Em Êxodo, 21:24,25, "Deus" prescreveu o "olho por olho dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe".

Esse é o "Deus" venerado por milhões de pessoas em várias partes do Planeta. (Ele jamais receberia o Prêmio Nobel da Paz!)

Eu não compreendo que tal "divindade" possa existir, a não ser na mente delirante de Moisés. Ainda bem que Jesus, percebendo que a sentença acima era (e é) um absurdo, reforma-a inteiramente quando diz, em Mateus 5:38 e seguintes.

"Ouviste que foi dito (o "Deus" de Moisés disse):
Olho por olho, e dente por dente. "Eu, porém vos digo que não resistais ao mal". E, adiante: "Amai os vossos inimigos, e orai pêlos que vos perseguem".

E, em Lucas 6:27: Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; e sereis filhos do Altíssimo, porque é benigno até para com os ingratos e maus(6:35).

Deus, então, surge nos Evangelhos completamente diferente daquele "Deus" mosaico...

2007-08-21 02:37:37 · 4 respostas · perguntado por Xan 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

4 respostas

Xan, você faz o terror dos biblistas juramentados com suas perguntas perspicazes e instigantes. Torno a falar à guisa de lembrete. Só "existe" um Deus e tem sido adorado por humanos desde as trevas dos tempos. Personifica o Amor incondicional, sem preconceitos, que a todos abraça ternamente como um pai aos filhos amados. Mas o humano, via de regra, é por natureza bestial, tem o coração endurecido, especialmente nos tempos de Moisés. Por isso Jeová, o Deus amoroso e perdoador, permitiu que o desfigurassem tanto afim de manter aquela turba de egípcios unidas a Moisés para formarem a futura nação israelita. O Javé Mosaico representa a Lei que rege a raça adâmica carnal e enquanto houver alguém sujeito aos liames da matéria, estará debaixo da Lei. Por isso a Lei continua. O advento de Jesus Cristo, entretanto, veio nos livrar das leis da matéria e sua escravidão, trazendo-nos o novo pacto que nos torna seus filhos espirituais conforme tipificado por Melquisedeque, Rei de Salém, que significa "Paz". Este "novo" pacto (que não é "novo" é sem princípio e fim de dias) foi desvendado por Jesus na sua época e revela o humano, como adão espiritualizado, parte e parcela individual de Deus, por Cristo, tornando-o pactuante e pactuado, acabando com a distância que podia causar a inimizade da antiga divindade e celebrando um eterno acordo de "Paz" (Shalon) entre Jeová e os humanos como membros da Israel Celestial. Ao ler o Velho Testamento, amigo Xan, procure separar, dentre os procedimentos do Deus humanizado de Moisés, tudo aquilo que possa tornar a criatura melhor do que o próprio criador, considerando apenas as qualidades que podemos sinceramente atribuir ao Deus Amor do Eterno Testamento. Faça isso, Xan, e entenderá todas as coisas com a transparência de um cristal. Sds. fraternas do Ossola.

2007-08-21 03:37:08 · answer #1 · answered by carlosossola 7 · 0 0

À cada etapa evolutiva o Alto sempre franqueou seu amparo ao ser humano em ascensão.
As palavras emanadas por mentores desencarnados eram então interpretadas pelos profetas e patriarcas do Velho Testamento como a voz provinda do Criador; o que não deixe de ser em parte verdade, quando os pressupostos se resumiam num avanço, numa conquista de mais uma etapa rumo à perfeição advindos de lídimos representantes do mais Alto...

2007-08-21 10:47:51 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

penso que Deus estava já enfadado e entediado de tanto destruir os homens e eles ñ aprenderem nada que abriu mão da humanidade e deixou logo preparado um fim pra tudo,deixando claro a oportunidade de quem quiser ir a Ele que vá,Jesus veio e sofreu pra isso,quem não quiser que sofra o fim e acabou.Penso que enquanto o Espírito reúne o povo de Jesus Cristo,o povo que escolheu amar e servir a Ele,Deus está tratando de outras coisas muito mais importantes,visto que temos a Quem orar pra que interceda por quem é servo à Ele e visto que estamos sob o cuidado do Espírito e mais ainda que Deus já preparou o fim desde o dia em que Jesus concretizou o plano de Salvação traçado por Ele mesmo praqueles que mostrarem fidelidade até o fim.Está tudo pronto,esperando apenas o momento que Ele marcou pra tudo acontecer como Ele preparou,como fez nos dias de Noé.Ninguém acreditava,ninguém ligava e Deus tb ñ ligava pra isso,quer dizer oportunidade de ir a Ele ñ faltou,como ñ falta agora,então quem se ferrar,se ferrou por pura vontade masoquista mesmo.deus É Perfeito e Magnífico em Bondade,se não fosse assim apenas nos destruiria como pode fazer,mas preferiu dar oportunidade de salvação pra nós.Os ingratos jamais reconhecerão isso,mas Deus É acima de qualquer outra coisa JUSTO e por isso certamente que todo olho verá e todo joelho se dobrará na presença dEle e confessarão que Ele É O Senhor!Será logo,felizemente!

2007-08-21 09:55:14 · answer #3 · answered by wyfritt 6 · 0 0

E agora Mister M, senhor de todos os sacrilégios, como é que sairá desta, senhor do impossível e do mistério.

2007-08-21 09:45:24 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers