English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A falta de hábitos mais saudáveis afeta muito a saúde do homem moderno. Stress, sedentarismo e má alimentação são apenas alguns destes fatores.

O problema é que muitas vezes não relacionamos estes fatores com problemas de saúde, por exemplo a constipação instetinal, conhecida popularmente como prisão de ventre.

Como você enxerga esta relação? Quais fatores contribuem para a constipação e de que modo você se previne?

2007-08-20 11:16:53 · 151 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

151 respostas

Desde que me conheço por gente lembro da minha avó e da minha mãe falando que em todas as refeições não poderia faltar uma verdura cozida, uma salada e uma fruta, então sempre que alguém fala que está com prisão de ventre eu aconselho a mudar a alimentação, e caminhar pelo menos 1 hora por dia, atualmente as pessoas correm demais, não estão escolhendo sua alimentação.

2007-08-20 11:32:08 · answer #1 · answered by yoiox 5 · 4 0

Constipação intestinal, conhecida também por obstipação intestinal ou para leigos como intestino preso.

Muitos fatores contribuem para o desenvolvimento de constipação intestinal, particularmente no envelhecimento, como mudanças na dieta e na ingestão de fluidos, diminuição na ingestão de produtos contendo fibras, ingestão de medicamentos, diminuição da mortalidade intestinal e inatividade física.

A melhor maneira de se prevenir contra esse distúrbio é a ingestão de grande quantidade de fibras insolúveis, água e exercício físico.

Sobre dizer que a constipação é uma doença da atualidade não posso dizer. Afinal a falta de hábitos saudáveis não é exclusividade dos tempos modernos.

2007-08-20 11:43:09 · answer #2 · answered by .Jackson santos s 4 · 5 0

Eu já sofri muito com prisão de ventre. Mesmo com a alimentação saudável que eu fazia( muita fibra, frutas, etc.) eu as vezes passava mais de uma semana sem ir ao banheiro. Cheguei a conclusão que não bastava apenas me preocupar com a alimentação, eu precisava conter o meu estresse a minha ansiedade e o meu sedentarismo. Resolvi fazer caminhadas, aliada com ioga. Também acrescentei na minha dieta semente de linhaça. Pela manhã ponho duas colheres de sopa de linhaça(em pó) com frutas. Estou me sentindo ótima agora...um abraço

2007-08-20 12:44:40 · answer #3 · answered by Anonymous · 4 0

eu acho que e uma doença antiga ,mas com os modos de vida da vida moderna se tornou mais comum,alimentos industrializados,estresse,sedentarismo,ma,alimentacao, contribuem para elevar os índices desse mal
abraços.

2007-08-20 11:45:01 · answer #4 · answered by Anonymous · 4 0

Eu não tenho esse problema, mas quase toda a minha família tem. Percebo que a maior parte das mulheres sofrem desse mal. Não sei se isso se deve à pressa que as mulheres têm para dar conta de tudo que lhes é atribuído, comem mal, mastigem pessimamente e vivem adiando a hora de ir ao wc.

2007-08-20 12:40:17 · answer #5 · answered by abelhuda 3 · 3 0

Acho este problema seríssimo! Uma prisão de ventre pode ser simplesmente resolvida com uma boa alimentação, verduras, fibras, etc. Mas me preocupo muito com o câncer de intestino. Já ouvi dizer q é o pior de todos por ser muito nojento. Procuro me cuidar, mas muitas vezes tomo 46 do ALMEIDA PRADO. Sem falar nas cólicas horríveis q a prisão de ventre provoca. Uma vez, quase morri c uma cólica. Achei q fosse prisão de ventre, mas tive q correr p o médico e fazer um ultra som de urgência. O médico descobriu q eu havia engolido um palito q poderia ser desde criança. E a cólica foi porque naquele dia ele perfurou meu intestino. Uma história muito estranha. Às vezes penso q ele me abriu pensando ser um câncer e passou o bisturi em meu intestino. ERRO MÉDICO. 9 horas e eu estaria morta. Mas não importa. Um erro médico deste não poderia ser por querer.Deixei pra lá, perdi uma trompa e ovário, mas isto não me impediu de ter minha linda filha! O palito? Ainda tenho ele guardado no formol. O médico? Nunca mais procurei-o pra nada. Outros médicos q me salvaram a vida neste dia.

2007-08-20 12:02:03 · answer #6 · answered by Bete 3 · 3 0

Ao se comer nas redes de fast-food, não se ingere na realidade uma alimentação saudável afinal usam extrato disso ou d'aquilo, essências de (?), corantes e estabilizantes...
Isso não dá bolo fecal, só flatulência! Portanto para se ter uma bôa digestão é necessário se comer verduras, arroz feijão filézinho, batatinha frita e uma frutinha prá ajudar a descer!
Devido ao corre-corre diário as pessoas estão se alimentando de ''coisas'' que só fazem acumular gorduras no organismo ( pobres e parte da extinta classe média baixa). Os ricos e a classe média alta por outro lado só fazem comer verdurinhas e queijinhos magros e muita vitamina ( comprimidos e shakes) para poderem malhar insânamente e manter o corpo escultural.
Bom de onde posso concluir que os dois extremos se alimentam mau, e em futuro próximo poderão ter um cancer de cólon ou de outro local do trato digestivo. Já que a falta de bolo fecal faz com que o organismo se acomode e fique aguardando pelo laxante, e o mais legal é quem tá ligando para isto são as industrias de alimentos e a farmaceutica, já que produzir laxantes e vitaminas que ninguém sabe ao certo a quantidade que o seu organismo precisa e se ele elimina ou retém a mesma, cada fabricante diz que o organismo precisa de tantas unidades de calorias tal e tantos lípidios, a outra fala algo parecido, mais o mesmo idioma, este ninguém fala! Assim sendo este assunto é muito profundo para duas linhas somente! O ideal é comer alimentos que produzam o famigerado bolo fecal e não só flatulências...

2007-08-20 12:58:02 · answer #7 · answered by Zeh du Burro 7 · 2 0

Os fatores você mesmo descreveu, mas eu previno com uma alimentação a base de verduras, legumes e frutas, que eu amo.
Nada que um quiabinho ou um espinafre ou um mamão não dê conta.

2007-08-20 12:46:46 · answer #8 · answered by dal 5 · 3 1

Acredito que vários fatores contribuem para a constipação intestinal. Percebo que a maioria das pessoas tem algum conflito com seu intestino. Associo esta problemática, com a ansiedade. Neste sentido, tornou-se o "mal" da época. Então, sem sombra de dúvidas, tem relação com o stress, sedentárismo e má alimentação.
Uma pessoa ansiosa, não tem tempo para se preocupar em párar para comer e nem pensar no que comer e muito menos para escolher qual a atividade física que lhe cai bem. Vejo pessoas ansiosas, fazendo atividades que as deixam ainda mais ansiosas. O importante, para mim, é escolher como cuidar do corpo. Levando em consideração que se alimentar e uma atitude voluntária, então temos a obrigação de escolher o melhor para nós. E levando em consideração que o funcionamento do nosso intestino é involuntário(ou deveria ser), devemos ajudá-lo.
Eu me previno, fazendo pilates, alimentação equilibrada e relaxamento( terapia, massagem, pintura, meditação). E estou trabalhando em mim o desapego, ou seja, deixar ir embora o que não me serve mais, pois esta é a função do intestino. Estou aprendendo a selecionar, o que quero e o que eu não quero da vida.
Abraço - Maria

2007-08-20 12:10:12 · answer #9 · answered by Maria 3 · 2 0

Dr. Décio, kkkkk eu sei o que me faz mal. Por que além da constipação causado pelo stress habitual, ainda tenho o agravante do problema hereditário( minha familia tem pólipo intestinal). Mas, o que devemos fazer, é fazer de conta que ele não existe. Cuidar da alimentação sem paranóia, e quem tiver coragem que não é meu caso fazer uma atividade física. E os casos mas graves como é o da minha família, me incluindo fazer cirurgia.

2007-08-20 11:57:42 · answer #10 · answered by Drica Lopes 3 · 2 0

fedest.com, questions and answers