Uma orquestra sinfônica é um grupo de músicos que tocam juntos, em harmonia. E o que seria, então, a Orquestra Filarmônica? Bom, o termo "filarmônica" diz respeito ao sustento de uma orquestra – se ela é filarmônica, então é mantida por uma sociedade de amigos ou uma entidade privada. Em oposição, com o tempo, Orquestra Sinfônica passou a ser o nome de um grupo mantido por uma instituição pública, o governo de um País, de um Estado, a prefeitura de uma cidade. Mas, no final das contas, uma Orquestra Filarmônica também é sinfônica, já que nela os músicos também tocam juntos, em harmonia.
2007-08-14 02:20:38
·
answer #1
·
answered by Osvaldo Federal 7
·
510⤊
90⤋
Simples. "Filarmônica" mantida pela iniciativa privada e "Sinfônica" mantida pelo governo, porem sua essência é a mesma.
2007-08-14 04:10:17
·
answer #2
·
answered by Jonas C 4
·
181⤊
71⤋
Uma orquestra FILARMÔNICA, na sua origem, em nada difere de uma SINFÔNICA quanto à quantidade de instrumentistas. As duas se diferem apenas na sua natureza, pois as FILARMÔNICAS eram orquestras mantidas por grupos de admiradores, enquanto as SINFÔNICAS são orquestras mantidas pela iniciativa privada ou governamental.
Hoje não se pode dizer no Brasil que haja uma orquestra filarmônica, pois todas, sem exceção, dependem do auxílio seja da iniciativa privada, seja dos governos municipal, estadual ou federal.
Fonte: Orquestra Sinfônica Brasileira
www.osb.com.br
2007-08-14 01:34:28
·
answer #3
·
answered by Ir. jcb 5
·
149⤊
76⤋
A origem da palavra orquestra vem do grego "orchéstra", que quer dizer espaço circular destinado às danças, aos músicos e às evoluções dos coros.
No século V a.C., os espetáculos eram encenados em anfiteatros ao ar livre e "orquestra" era o espaço situado imediatamente à frente da área principal de representação, que se destinava às evoluções do coro, que cantava e dançava. Nessa área também ficavam os músicos instrumentistas.
Séculos mais tarde, mais precisamente no início do século XVII, na Itália, as primeiras óperas começaram a ser executadas. Como eram imitações dos dramas gregos, o espaço entre o palco e o público, destinado aos músicos instrumentistas, também ficou conhecido como "orquestra". Daí começou a se chamar o grupo de músicos como orquestra.
Nos dias de hoje, usamos a palavra orquestra para designar um grupo de instrumentos que tocam juntos. O número de instrumentos pode ser bem grande, o que se dá o nome de orquestra sinfônica, ou pequeno, que se chama orquestra de câmara.
A orquestras completas dá-se o nome de orquestras sinfônicas ou filarmônicas. Embora estes prefixos não especifiquem qualquer diferença no que toca à constituição instrumental ou ao papel da mesma, podem revelar-se úteis para distinguir as orquestras de uma mesma cidade. Na verdade, esses prefixos denotam a maneira como é sustentada a orquestra.
A orquestra filarmônica é sustentada por uma instituição privada e a sinfônica é mantida por uma instituição pública. A orquestra filarmônica, na sua origem, em nada difere de uma orquestra sinfônica quanto à quantidade de instrumentistas. As duas se diferem apenas em sua natureza.
No Brasil creio que não haja orquestra filarmônica, pois todas dependem de auxílio tanto da iniciativa privada quanto dos governos: municipal, estadual ou federal.
Espero ter ajudado!
2007-08-14 01:10:03
·
answer #4
·
answered by Ieda 7
·
150⤊
94⤋
O termo "Filarmônica" só diz se a orquestra sinfônica é mantida por meio filantrópico, junção de amigos e afiliados.
Mas costuma-se dizer que orquestra sinfônica é aquela mantida por meios públicos, como por exemplo a OSESP e a Orquestra Municipal de São Paulo.
2014-06-02 01:23:32
·
answer #5
·
answered by Jucilaine De Oliveira Fernandes 2
·
1⤊
0⤋