João, cap. XIV, v. 15, 16, 17 e 26,
>>>"Se vós me amais, guardai meus mandamentos; e eu pedirei a meu Pai, e ele vos enviará um outro consolador, a fim de que permaneça eternamente convosco : O Espírito de Verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê e não o conhece. Mas quanto a vós, conhecê-lo-eis porque permanecerá convosco e estará em vós. Mas o consolador, que é o Santo-Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, “VOS ENSINARÁ” todas as coisas e vos fará relembrar de tudo aquilo que eu vos tenho dito".<<<
Jesus está prometendo enviar um outro consolador : O Espírito de Verdade, que na época o mundo não o conhecia, porque não estava preparado para compreendê-lo, e que viria para ensinar todas as coisas, e para fazer recordar aquilo que o Cristo havia dito.
O que vemos hoje, nas igrejas, é a repetição dos textos bíblicos escritos a milhares de anos, sem nada de novo.
2007-08-10
16:59:12
·
7 respostas
·
perguntado por
NET☼
4
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Ora, se o Espírito de Verdade seria enviado mais tarde para ensinar todas as coisas, é porque o Cristo não havia dito tudo, e se Ele vem relembrar ou fazer os homens recordar o que o Cristo havia dito, é porque o que Ele nos disse foi esquecido ou mal compreendido. É o que temos observado dois mil anos depois da vinda de Jesus. Os seus ensinamentos foram esquecidos, a sua doutrina que é o "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo", transformou-se em várias denominações religiosas, com seus dogmas, seus artigos de fé, cada uma fraternalmente anatematizando as outras, com homens que se intitulam a si mesmos como "homens de Deus", que vivem dessas religiões e não para elas, e que inventaram para melhor adaptarem aos seus interesses um "tal" de cristianismo bíblico substituindo o Cristianismo do Cristo.
2007-08-10
17:04:36 ·
update #1
Se Jesus houvesse dito tudo o que pudera dizer, ele se teria expressado sobre todas as coisas de modo claro e preciso, sem dar lugar a qualquer equívoco, conforme o fez com relação aos princípios de moral, ao passo que foi obrigado a velar o seu pensamento acerca dos assuntos que não julgou conveniente aprofundar, deixando para o "Espírito de Verdade" esclarecer.
2007-08-10
17:08:34 ·
update #2
Neto, leia, por favor João 14:19,20,22,23. Falando de seu segundo advento espiritual Jesus garante a Judas que sua presença seria no coração das pessoas que realmente o estariam esperando. O Jesus humano falava do Cristo de Deus que se faria consciente no coração dos homens após seu retorno ao mundo celestial. O Cristo que está em nós, que é nossa vida, é o Espírito da Verdade que tenta nos conduzir ao conhecimento exato com "gemidos inexprimíveis", na linguagem de Paulo aos Romanos 8:26. O obstáculo é que os religiosos formais já possuem suas verdades e não querem ter que mudá-las, como os antigos fariseus e saduceus, defendendo ferozmente suas posições dogmáticas. Mas tudo bem, o que aconteceu em pequena escala em Pentecostes, está acontecendo nos tempos atuais (e não é de hoje), cumprindo aquela profecia de Joel sobre o futuro derramamento dos Espíritos Santos sob a direção do Espírito da Verdade, o que começou a se cumprir na metade do século retrasado no mundo inteiro. A principal mensagem é, "Deus é Espírito, (não uma pessoa espiritual finita como suas criaturas) e deseja ser adorado em espírito e verdade". Oras, se Jesus disse isso é porque a adoração prestada nos seus dias e que continua até hoje na cristandade, não está baseada no conhecimento exato de Deus e seus propósitos. Essa é a missão atual do Esp. da Verdade, a verdade que precisa ser absorvida por todos os adoradores de Deus, por bem ou pela dor, eis que já não temos tanto tempo. Que tudo seja para a glória do nosso Salvador e Pai eterno. Sds. cristãs do Ossola.
2007-08-10 18:07:49
·
answer #1
·
answered by carlosossola 7
·
0⤊
0⤋
“SENHOR, para onde vais?” Esta foi uma das perguntas que os apóstolos de Jesus lhe fizeram nas últimas horas que passou com eles numa sala de sobrado em Jerusalém. (João 13:36) No decurso da reunião, Jesus os informou que estava para deixá-los, a fim de retornar ao seu Pai. (João 14:28; 16:28) Não estaria mais fisicamente com eles para instruÃ-los e para responder à s suas perguntas. Assegurou-lhes, porém: “Eu solicitarei ao Pai e ele vos dará outro ajudador [ou: consolador] para estar convosco para sempre.” — João 14:16, nota, NM com Referências.
Jesus identificou esse ajudador e explicou como auxiliaria seus discÃpulos. Disse-lhes: “Estas coisas, porém, eu não vos disse no princÃpio, porque eu estava convosco. Mas agora vou para aquele que me enviou . . . à para o vosso proveito que vou embora. Pois, se eu não for embora, de modo algum virá a vós o ajudador; mas, se eu for embora, vo-lo enviarei. . . . Quando esse chegar, o espÃrito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade.” — João 16:4, 5, 7, 13.
Esta promessa se cumpriu no Pentecostes de 33 EC, como atestou o apóstolo Pedro: “A este Jesus, Deus ressuscitou, fato de que todos nós somos testemunhas. Portanto, visto que ele foi enaltecido à direita de Deus e recebeu do Pai o prometido espÃrito santo, derramou isto que vedes e ouvis.” (Atos 2:32, 33) Conforme veremos mais tarde, o espÃrito santo derramado no Pentecostes realizou muitas coisas para os primeiros cristãos. Mas Jesus prometeu que “o espÃrito da verdade” os ‘faria lembrar todas as coisas que lhes dissera’. (João 14:26) Ele os habilitaria a lembrar-se do ministério e dos ensinos de Jesus, até mesmo das palavras dele, e a assentá-los por escrito. Isto seria especialmente útil para o idoso apóstolo João no fim do primeiro século EC quando ele passou a escrever seu Evangelho. Este relato inclui os conselhos preciosos que Jesus deu quando instituiu a Comemoração da sua morte. — João, capÃtulos 13-17.
Jesus prometeu também à queles primeiros discÃpulos que o espÃrito ‘lhes ensinaria todas as coisas’ e ‘os guiaria a toda a verdade’. O espÃrito os ajudaria a compreender as coisas mais profundas das Escrituras e os preservaria unidos em pensamento, entendimento e objetivo. (1 CorÃntios 2:10; Efésios 4:3) O espÃrito santo deu assim força à queles primeiros cristãos para agirem, em sentido coletivo, como um “escravo fiel e discreto”, que supre aos cristãos ungidos individuais “alimento [espiritual] no tempo apropriado”. — Mateus 24:45.
2007-08-11 08:08:28
·
answer #2
·
answered by ? 7
·
0⤊
0⤋
ensinou e está ensinando a verdade penas que ninguem quer conhece-las.Assim como nunguem seguiu Moisés,Jesus ninguem vai seguir tambem a 3ªrevelação o espirito da verdade.Sera que vão cair no erro outra vez cair no erro três vezes e BURRICE vocês acham ou não tirem suas conclusões pelo que esta escrito não sou eu que estou falando.
2007-08-11 00:59:42
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Amigo, Jesus é o verdadeiro caminho para a vida. A comunidade que segue Jesus não caminha para o fracasso, pois a meta é a vida. Jesus não apresenta apenas uma utopia, mas convida a percorrer um caminho historicamente concreto.
Jesus envia o Espírito Santo como advogado da comunidade cristã. O Espírito é a memória de Jesus que continua sempre viva e presente na comunidade. Ele ajuda a comunidade a manter e a interpretar a ação de Jesus em qualquer tempo e lugar. O Espírito Santo também leva a comunidade a discernir os acontecimentos para continuar o processo de libertação, distinguindo o que é vida e o que é morte, e realizando novos atos de Jesus na história.
Beijos em seu coração!
2007-08-11 00:18:24
·
answer #4
·
answered by Á amizade é como uma flor 7
·
0⤊
0⤋
Amigo,
A palavra de Deus não muda. Os que trazem a palavra de Deus e sempre a mesmas.Porem no Espírito , e e sempre renovada, ou seja,e a mesma palavra com a renovação no Espírito.Deus disse que mandaria o Espírito Santo p/ nos consolar isto significa que Ele testifica que estamos em pecado e quando nos arrependemos, pois somos pecador e sem a orientação do Espírito Santo não conseguimos exergar que erramos.
Jesus e a Salvação!
2007-08-11 00:13:10
·
answer #5
·
answered by Irene b 6
·
0⤊
0⤋
Espírito Santo,belo lugar!
Vitória então,lindíssima!
2007-08-11 00:04:47
·
answer #6
·
answered by Tatuador Canhoto 5
·
0⤊
0⤋
"Na história humana, não há registro de um filósofo feliz."
2007-08-11 00:04:22
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋