Pede-se à paciente que se dispa da cintura para cima e que aguarde uns dez minutos expondo as mamas à temperatura ambiente; isso estabiliza a temperatura da pele e melhora a precisão do exame.
São feitas fotos infravermelhas de três diferentes ângulos, enquanto a paciente mantém as mãos acima da cabeça ou sobre os joelhos, como se faz durante um exame de mama.
Às vezes, pede-se que a paciente espere até que as fotos sejam reveladas, para o caso de ter que repetir o procedimento, se as fotos não ficaram nítidas.
Como se preparar para o exame:
Para evitar que o exame não seja válido é preciso:
evitar exposição ao sol
não passar cremes nem talco nas mamas no dia do exame
o médico deve ser informado no caso de aparecimento recente de algumas lesões de pele nas mamas, pois uma inflamação pode causar um resultado falso positivo.
O que se sente durante o exame:
A quantidade de pessoas presentes ao procedimento será limitada ao mínimo necessário, para proteger a privacidade da paciente. O ar ambiente pode parecer um pouco frio para as mamas, até que elas se acostumem à temperatura ambiente, antes das fotos.
O procedimento não deve durar mais de quinze minutos e os resultados do exame devem estar disponíveis em um ou dois dias.
Motivos pelos quais o exame é realizado:
Este exame é utilizado para avaliar áreas localizadas com aumento de temperatura nas mamas, pois as diferentes taxas do metabolismo sob a pele podem alterar a temperatura das mamas. Se houver suspeita de câncer de mama, doença fibrocística ou infecção, este procedimento pode detectá-los devido as alterações de temperatura que podem ocorrer na pele da área afetada.
Este exame apresenta até 25% de resultados falsos positivos, o que significa que pode mostrar pontos de alta temperatura onde não há nada de errado; razão pela qual vem sendo substituído pela ultra-sonografia da mama que é um exame mais preciso.
Valores normais:
Normalmente, as mamas aparecem simétricas nas fotos térmicas e a apresentação normal se divide, em termos gerais, em três categorias: vascular, vascular moderada e vascular difusa, correspondendo aos diferentes níveis de fluxo sangüíneo para a área.
O que significam os resultados anormais:
Se as imagens forem assimétricas (com áreas de temperatura alta), isso pode ser indício de algum dos seguintes problemas:
câncer de mama
doença fibrocística
infecção
Para diagnosticar o câncer de mama são necessários exames adicionais, como mamografia e biópsia de mama.
ok
2007-08-10 12:55:06
·
answer #1
·
answered by M.M 7
·
3⤊
0⤋