Se existiu ou não,oque importa é a mensagem de misericordia divina.
2007-08-09 04:59:33
·
answer #1
·
answered by Daniel L 2
·
0⤊
0⤋
O DILÚVIO dos dias de Noé foi um cataclismo tão devastador que a humanidade nunca conseguiu esquecê-lo. Mais de 2.400 anos depois, Jesus Cristo referiu-se a ele como fato histórico. (Mateus 24:37-39) Esse assombroso acontecimento deixou tão indelével impressão na raça humana que se tornou lendário no mundo todo.
Philip Freund, no livro Myths of Creation (Mitos da Criação), estima que mais de 500 lendas do Dilúvio sejam contadas por mais de 250 tribos e povos. Como seria de esperar, com o passar dos séculos, essas lendas foram muito floreadas com acontecimentos e personagens imaginários. Em todas elas, porém, encontram-se similaridades básicas.
Ao passo que migravam da Mesopotâmia, após o Dilúvio, os povos levavam relatos dessa catástrofe a todas as partes da Terra. É por isso que habitantes da Ásia, das ilhas no Pacífico Sul, da América do Norte, da América Central e da América do Sul contam histórias sobre esse impressionante acontecimento. As muitas lendas do Dilúvio existiam bem antes de esses povos serem postos em contato com a Bíblia. Todavia, têm pontos básicos em comum com o relato bíblico do Dilúvio.
Algumas lendas falam de gigantes violentos que viviam na Terra antes do Dilúvio. Semelhante a isto, a Bíblia indica que, antes do Dilúvio, anjos desobedientes materializaram corpos carnais, coabitaram com mulheres e produziram uma raça de gigantes chamados nefilins. — Gênesis 6:1-4; 2 Pedro 2:4, 5.
As lendas do Dilúvio em geral indicam que um único homem foi avisado de uma vindoura inundação de origem divina. Segundo a Bíblia, Jeová Deus avisou a Noé que destruiria os iníquos e os violentos. Deus lhe disse: “Chegou o fim de toda a carne diante de mim, porque a terra está cheia de violência por causa deles; e eis que os arruíno juntamente com a terra.” — Gênesis 6:13.
As lendas em torno do Dilúvio geralmente indicam que o resultado foi destruição global. Similarmente, a Bíblia diz: “As águas predominaram tão grandemente sobre a terra, que ficaram cobertos todos os altos montes que havia debaixo de todos os céus. Morreu tudo em que o fôlego da força da vida estava ativo nas suas narinas, a saber, todos os que estavam em solo seco.” — Gênesis 7:19, 22.
A maioria das lendas do Dilúvio diz que um homem sobreviveu, junto com uma ou mais pessoas. Muitas dizem que ele se refugiou num barco por ele mesmo construído e que este barco veio a parar numa montanha. Semelhante a isto, as Escrituras dizem que Noé construiu uma arca. Dizem também: “Sobreviviam somente Noé e os com ele na arca.” (Gênesis 6:5-8; 7:23) Segundo a Bíblia, depois do Dilúvio “a arca veio a pousar nos montes de Ararate”, onde Noé e sua família desembarcaram. (Gênesis 8:4, 15-18) As lendas também indicam que os sobreviventes do Dilúvio passaram a repovoar a Terra, como, segundo a Bíblia, a família de Noé fez. — Gênesis 9:1; 10:1.
Tendo em mente os pontos precedentes, consideremos algumas lendas do Dilúvio. Comecemos pelos sumerianos, antigo povo que habitava a Mesopotâmia. Sua versão do Dilúvio foi encontrada numa tabuinha de argila descoberta nas ruínas de Nipur. Essa tabuinha diz que os deuses sumerianos Anu e Enlil decidiram destruir a humanidade com um gigantesco dilúvio. Tendo sido avisado pelo deus Enqui, Ziusudra e sua família conseguiram sobreviver num enorme barco.
A Epopéia de Gilgamés, babilônica, contém muitos detalhes. Segundo ela, Gilgamés visitou seu ancestral, Utnapichtim, a quem se concedera vida eterna após ter sobrevivido ao Dilúvio. Na conversa que tiveram, Utnapichtim explicou que recebera instruções de construir um navio e de levar nele gado, animais selvagens e a família. Ele construiu o navio em forma de enorme cubo de 60 metros de cada face, com seis pavimentos. Utnapichtim conta a Gilgamés que a tempestade durou seis dias e seis noites, e então diz: “Ao chegar o sétimo dia, o furacão, o Dilúvio, o choque da batalha que tinham golpeado como um exército foram rompidos. O mar se acalmou, o ciclone passou, o Dilúvio cessou. Olhei para o mar e o som de vozes tinha acabado. E toda a humanidade se tinha transformado em argila.”
Depois de a embarcação assentar no monte Nisir, Utnapichtim soltou uma pomba, que retornou ao barco por não achar onde pousar. Mais tarde soltou uma andorinha, que também voltou. Daí, um corvo, e, visto que este não retornou, Utnapichtim entendeu que as águas tinham baixado. Ele soltou então os animais e ofereceu um sacrifício.
Esta antiqüíssima lenda é um tanto similar ao relato bíblico do Dilúvio. Faltam-lhe, porém, os pormenores vívidos e a simplicidade do relato bíblico, e ela não descreve dimensões razoáveis para a arca, nem fornece o período de tempo indicado nas Escrituras. Por exemplo, a Epopéia de Gilgamés dizia que a tempestade durara seis dias e seis noites, enquanto a Bíblia diz que “o aguaceiro sobre a terra continuou por quarenta dias e quarenta noites” — uma contínua chuva forte que por fim cobriu de água todo o globo. — Gênesis 7:12.
Embora a Bíblia mencione oito sobreviventes do Dilúvio, na lenda grega apenas Deucalião e sua esposa, Pirra, sobreviveram. (2 Pedro 2:5) Segundo esta lenda, a Terra, antes do Dilúvio, era habitada por pessoas violentas chamadas de homens de bronze. O deus Zeus decidiu destruí-los com um grande dilúvio e mandou Deucalião construir uma enorme caixa e entrar nela. Quando as águas do dilúvio baixaram, a caixa pousou no monte Parnaso. Deucalião e Pirra desceram do monte e deram novo início à humanidade.
2007-08-09 06:12:47
·
answer #2
·
answered by ? 7
·
1⤊
0⤋
Na sua opinião o que conta é a mensagem bíblica!!!!!!!?????????????????
A nossa opinião não existe!!!!!!!!!!!!!!!!
Toda verdade está escrita na Bíblia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
2007-08-09 04:36:01
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
sei lá ué..........
2007-08-09 08:54:05
·
answer #4
·
answered by moleka 2
·
0⤊
0⤋
JÁ OUVIU alguém falar sobre o fim do mundo? — Hoje, muita gente fala sobre isso. Algumas pessoas acham que o mundo vai acabar numa guerra em que os homens vão usar bombas nucleares. Acha que algum dia Deus vai destruir nosso lindo planeta, o céu e as estrelas? —
Como já vimos, a Bíblia fala sobre o fim do mundo. Ela diz: “O mundo está passando.” (1 João 2:17) Será que o fim do mundo vai significar o fim da Terra? — Não, a Bíblia diz que Deus fez a Terra “para ser habitada”, quer dizer, para que as pessoas vivessem felizes nela. (Isaías 45:18) O Salmo 37:29 diz: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” É por isso que a Bíblia também diz que a Terra vai durar para sempre. — Salmo 104:5; Eclesiastes 1:4.
Mas se o fim do mundo não significa o fim da Terra, o que significa então? — Vamos ver se descobrimos examinando com atenção o que aconteceu no tempo de Noé. A Bíblia explica: “O mundo daquele tempo sofreu destruição, ao ser inundado pela água.” — 2 Pedro 3:6.
Será que alguém sobreviveu quando o mundo foi destruído naquela grande inundação, ou Dilúvio, nos dias de Noé? — A Bíblia diz que Deus “preservou a Noé, pregador da justiça, junto com mais sete, quando trouxe um dilúvio sobre um mundo de pessoas [más]”. — 2 Pedro 2:5.
Então, qual foi o mundo que acabou? Foi a Terra ou foram as pessoas ruins? — A Bíblia diz que foi o ‘mundo de pessoas más’. E note que Noé é chamado de “pregador”. Sobre o que será que ele pregava? — Noé avisava as pessoas sobre o fim do “mundo daquele tempo”.
Quando falou sobre o Dilúvio, Jesus explicou aos discípulos o que as pessoas faziam pouco antes de o fim chegar naquele tempo. Foi isso o que ele disse: ‘Naqueles dias antes do dilúvio, as pessoas comiam e bebiam, os homens se casavam e as mulheres eram dadas em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não deram atenção, até que veio o dilúvio e acabou com todos.’ Daí, Jesus disse que pouco antes do fim deste mundo as pessoas iam agir como no tempo de Noé. — Mateus 24:37-39.
Segundo Jesus, aquilo que as pessoas faziam antes do Dilúvio pode nos ensinar lições importantes. Lembra o que as pessoas faziam naquele tempo, conforme já citado no Capítulo 10? — Havia homens valentões e violentos. Mas muitos outros, disse Jesus, simplesmente não deram atenção quando Deus mandou Noé pregar para eles.
Assim, chegou o dia em que Jeová disse a Noé que ia destruir as pessoas ruins com um dilúvio. A água ia cobrir a terra inteira, até as montanhas. Jeová disse a Noé para construir uma grande arca. Era como uma grande caixa comprida, ou um baú, como pode ver no desenho, na página 238.
Deus mandou Noé construir uma arca bem grande para que ele, sua família e muitos animais ficassem a salvo lá dentro. Noé e sua família trabalharam muito. Cortaram grandes árvores e usaram a madeira para fazer a arca. Isso levou muitos e muitos anos, porque a arca era enorme.
Lembra o que mais Noé fazia durante todos aqueles anos, enquanto construía a arca? — Ele pregava, avisando as pessoas sobre o Dilúvio que viria. Será que alguma delas escutou a Noé? Não, nenhuma. Só a família de Noé o escutou. Os outros estavam ocupados demais fazendo outras coisas. Lembra o que Jesus disse que eles faziam? — Estavam ocupados comendo, bebendo e se casando. Eles achavam que não eram maus e não tiravam tempo para escutar a Noé. Vejamos o que aconteceu com eles.
Depois que Noé e sua família entraram na arca, Jeová fechou a porta. As pessoas lá fora ainda não acreditavam que o Dilúvio viria. Mas de repente, começou a cair água do céu! Não era só uma chuva comum. Era uma chuva muito forte! Logo a água começou a formar enormes rios que faziam muito barulho. Ela derrubou grandes árvores e rolou pedras enormes como se fossem pedrinhas. E o que aconteceu com as pessoas fora da arca? — Jesus disse: ‘Veio o dilúvio e acabou com todos.’ Todas as pessoas fora da arca morreram. Por quê? — Como Jesus disse, ‘elas não deram atenção’. Não escutaram o aviso! — Mateus 24:39; Gênesis 6:5-7.
Mas lembre-se que Jesus disse que aquilo que aconteceu com aquelas pessoas serve de lição para nós hoje. Que lição podemos aprender? — Bem, as pessoas não foram destruídas só porque eram ruins. Muitas delas estavam apenas ocupadas demais para tirar tempo a fim de aprender sobre Deus e sobre o que ele ia fazer. Precisamos tomar cuidado para não sermos iguais a elas, não acha? —
Será que Deus vai destruir o mundo de novo com um dilúvio? — Não, Deus prometeu que não vai mais fazer isso. Ele disse: ‘Vou pôr o meu arco-íris nas nuvens para servir de sinal.’ Jeová disse que o arco-íris seria um sinal de que ‘as águas não iam mais se tornar um dilúvio e destruir todos os seres vivos’. — Gênesis 9:11-17.
Por isso, podemos ter certeza de que Deus nunca mais vai destruir o mundo com um dilúvio. Mas como vimos, a Bíblia fala mesmo sobre o fim do mundo. Quando Deus trouxer a destruição deste mundo, quem ele vai salvar? — Será que vai salvar as pessoas que estavam tão preocupadas com outras coisas que nunca quiseram aprender sobre Ele? Ou salvará aqueles que sempre estavam ocupados demais para estudar a Bíblia? O que você acha? —
Queremos estar entre aqueles que Deus vai salvar, não queremos? — Não seria maravilhoso se a nossa família pudesse ser como a de Noé para que Deus pudesse salvar a todos? — Se quisermos sobreviver ao fim do mundo, precisamos entender como Deus vai destruí-lo e trazer um novo mundo justo. Vamos ver como ele vai fazer isso.
A Bíblia explica esse assunto em Daniel, capítulo 2, versículo 44. Falando da nossa época, esse texto diz: ‘No tempo daqueles reis, o Deus do céu vai estabelecer um reino [ou, governo] que nunca vai ser destruído. O reino não vai passar para as mãos de outro povo. Vai acabar com todos os outros reinos e vai durar para sempre.’
Entende o que isso quer dizer? — A Bíblia diz que o governo de Deus vai destruir todos os governos da Terra. Por quê? — Porque eles não obedecem Àquele que Deus nomeou como Rei. Quem é esse Rei? — É Jesus Cristo!
Jeová Deus tem o direito de decidir que tipo de governo deve dominar e ele escolheu seu Filho, Jesus, para ser o Rei. Em breve, o Governante de Deus, Jesus Cristo, vai comandar a destruição de todos os governos do mundo. A Bíblia, em Revelação, ou Apocalipse, capítulo 19, versículos 11 a 16, descreve Jesus fazendo isso, como você pode ver no desenho. Na Bíblia, a guerra de Deus para destruir todos os governos do mundo é chamada de Har-Magedon, ou Armagedom.
Bem, Deus diz que o seu Reino vai destruir os governos humanos. Mas será que diz que nós também devemos fazer isso? — Não, na Bíblia, o Armagedom é chamado de “a guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso”. (Revelação 16:14, 16) É, o Armagedom é a guerra de Deus, e ele usará Jesus Cristo para comandar os exércitos do céu nessa luta. Será que a guerra do Armagedom está próxima? Vamos ver se conseguimos descobrir.
2007-08-09 07:27:28
·
answer #5
·
answered by Felipe 4
·
0⤊
0⤋
Carlos, a Suméria (Summer bíblica) foi construída pelos Heloin, os "Anunaki", ou Nefilins bíblicos (traduzidos por "derrubadores" quando o sentido sumério é "os que desceram dos céus) oriundos do planeta Nibirú( o 12° planeta), criando os primeiros homens manipulando geneticamente os antropóides hominídeos de então (mencionado veladamente em Gen. cap. 6), e convivendo com eles como deuses por milhares de anos, ensinando-lhes tudo o que sabiam de civilização. A primeira cidade construída antes da criação do homem, para Anu , a maior das "divindades"" sumérias, no Oriente Médio, chamava-se Uruk (a Erech bíblica). Todas as grandes civilizações do passado, conforme os linguistas descobriram pesquisado milhares de tabuinhas de barro com inscrições em várias linguas, possuem origem comum sumeriana O relato da criação e demais sucessos no Gênesis foram realmente copiados dessas famosas tabuinhas de barro, escritas em antiqüíssima linguagem pctografica, decifrada no século retrasado por famosos cientistas e arqueólogos. Inclusive a lenda do dilúvio, a epopéia de Gilgamesh (Noé bíblico) e outros eventos. Nada disso, porém, consegue diminuir a beleza poética da Bíblia e suas parábolas, embora exija dos interessados uma certa cultura e perspicácia acurada para serem aplicadas à evolução espiritual humana. Namastê. Ossola.
2007-08-09 05:16:41
·
answer #6
·
answered by carlosossola 7
·
0⤊
0⤋
Nenhum deles. Nem Utnapishtim (lenda suméria), nem Noé (lenda hebraica), nem Deucalião (lenda grega) sobreviveram ao dilúvio, pois não houve um dilúvio com os citados personagens. A simbologia do dilúvio, um arquétipo, está no inconsciente coletivo e por isso mesmo, presente em vários povos da humanidade.
O dilúvio, na lenda, representa as transformações que começam a se processar no espírito humano (através de ensinamentos), que se recolhe na arca (arquétipo do coração), com todos os animais (arquétipos da animalidade do ser humano, ou seja, símbolo não do espírito puro, mas do espírito ainda encarnado).
Enfim, o dilúvio representa a meditação profunda pelo qual todos nós passamos, mais cedo ou mais tarde.
Quem tomar a história de Noé ao pé da letra, corre o perigo de cair no ridículo, pois a lenda do dilúvio está presente em quase todos os povos da humanidade, sob vários nomes, ou seja, são arquétipos.
2007-08-09 05:15:17
·
answer #7
·
answered by Jorge Murta 6
·
0⤊
0⤋
Noé e esposa + os seus três filhos com as respectivas esposas. Total de 8 (oito) pessoas.
Salvaram-se também todos os animais e aves que têm fôlego. Todos na arca que Deus mandou construir.
Está em Gênesis (Bereshit)
2007-08-09 04:36:18
·
answer #8
·
answered by BomStarAki 5
·
0⤊
0⤋
=)
Errou... Paulista, 20!
Ja vc.. Bahiano 85!?
Chega vai!
huahauhauhauah
2007-08-09 04:33:35
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋