Os ventos transversais tiram os aviões do alinhamento da pista forçando o pouso desalinhado.
Além disso os pilotos usam "caranguejar" para reduzir a velocidade.
Os trens de pouso possuem dispositivos para permitir a aterragem sem quebrar.
Nos aviões de grande porte há sistemas de alinhamento do trem de pouso com a pista, que fazem a correção assim que a aeronave toca no solo.
Note que alguns dos pousos que você viu não são de empresas aéreas: são aeronaves de teste fazendo homologação dos trens de pouso.
2007-08-11 04:32:01
·
answer #1
·
answered by Obs. Phoenix 7
·
0⤊
0⤋
Ola amigo,
Quanto ao procedimento em pouso em VFR ( Visual Flight Rules ) o professor Jero te definiu com precisao todas as fases de aproximacao até o pouso da aeronave.
Quanto a aeronave tocar de forma fora do eixo da pista, é normal sim, pois ha algumas situacoes que provocam esta situacao, como ventos cruzados que consegue deslocar a aeronave que consequentemente fará desviar lateralmente ao eixo da pista.
Tem situacoes que pilotos realizam o procedimento totalmente de traves ( de lado ) com o eixo da pista e realizam o acerto muito proximo de tocar as rodas no ponto de toque da pista.
Abracos amigos
Mario
2007-08-09 04:28:04
·
answer #2
·
answered by Mário 5
·
0⤊
0⤋
Todo aeroporto possui um circuito especial de aproximação para o pouso, que está especificado nas CARTAS DE APROXIMAÇÃO, e precisa ser seguido à risca por todos os aviões.
A torre pode autorizar, excepcionalmente, uma PROXIMAÇÃO DIRETA, em emergências ou quando não existe mais nenhum tráfego conhecido. Mais é muito raro.
Numa aproximação normal, dentro do padrão internacional, todas as curvas do avião são PARA A ESQUERDA, e é assim:
a) PERNA DE TRAVÉS: O avião cruza a cabeçeira oposta à pista em que vai vai pousar, mantendo uma boa distância dessa. (Essa fase pode ser suprimida)
b) AVIÃO NA PERNA DO VENTO: A partir da PERNA DE TRAVÉS, efetua uma curva à esquerda e se aproxima da pista e voando PARALELO à Pista que vai pousar, mas em sentido contrário ao pouso, ou seja, defasado 180 graus do sentido de pouso.
c) PERNA BASE: O avião efetua, a partir da perna do vento, uma curva de 90 graus à esquerda, e se dirige para interceptar a RETA FINAL.
d) RETA FINAL. A partir da PERNA BASE, faz mais uma curva de 90 graus para esquerda e finalmente se encaixa na RAMPA DE DESCIDA, para a pista. Vai assim até o toque. Nessa fase, ele deverá estar perfeitamente alinhado com a pista e estabilizado. Normalmente não se faz grandes correções, nem de curso nem de velocidade nessa fase - se isso precisar ocorrer - normalmente arremete.
Na arremetida ele deve reiniciar todo esses trajetos, desde o início.
Mas muitos aeroportos tem um circuito especial, que pode fugir totalmente desse roteiro, em função de áreas de escape, topografia do terreno, etc,
É claro que para os grandes aeroportos, todas as fases de aproximação são acompanhadas por instrumentos, no avião e na torre, de maneira a não permitir que o avião se desvie no exato trajeto e altitudes em cada fase.
abs
JERO
2007-08-09 04:14:36
·
answer #3
·
answered by JERO 7
·
1⤊
1⤋
Não há necessidade até tocar o solo de estar alinhados não
.
abraços
@
Fonte-Piloto Amador
2007-08-09 06:47:24
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
eles pousam na vertical ou horizontal dependendo do seu ponto de vista.
2007-08-09 07:35:14
·
answer #5
·
answered by baixinho 2
·
0⤊
2⤋