English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Perguntei se Jesus, sutilmente, insinuou que a Bíblia não deve ser seguida ao pé-da-letra, quando disse: foi dito olho por olho, dente por dente, mas eu digo, se alguém bater em uma das suas faces, dê-lhe a outra, se...
Por algumas respostas que me foram dadas, parece que o deus do Antigo Testamento não é o Pai a quem Jesus se refere em suas palavras e parábolas.
Expliquem-me, por favor!

2007-08-07 04:14:50 · 19 respostas · perguntado por Eliphas C. Castro 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

19 respostas

O Senhor Deus dos Exércitos e o Pai Amoroso de Jesus são o mesmo Deus? Como poderiam ser?
Um é cruel, vingativo, ciumento, vaidoso, orgulhoso exatamente como nós, ou seja, a nossa imagem e semelhança.
O outro é o infintamente misericordioso, justo e bom.
Unir os dois é que foi o erro dos cristãos.

Felicidades.

2007-08-07 04:22:31 · answer #1 · answered by Chester 6 · 2 1

O que se dá é algo parecido com o Corão. Uma série de coisas acabou sendo fruto de inspiração superior de quem escreveu. Outras tantas coisas são criação direta e imediata de quem escreve, baseado em seus conceitos e pré conceitos, na sua inteligencia e na sua bagagem moral e intelectual.

Temos, como exemplo, diversos dos escritos de Moisés. Em boa parte, é possível identificar inspiração. Em outros pontos, é possível identificar o que fora fruto de sua educação no Egito. Outras tantas partes (especialmente as punições), vemos um excelente legislador, colocando como punição e, por consequencia, como freio pra um agrupamento semi-barbarizado como eram os hebreus, justamente aquilo que tocava sua natureza selvagem: o castigo com a morte, a pena de talião. Todas noções rústicas de justiça.

Naturalmente, o legislador dava crédito aos seus ditos colocando como "Deus me falou", "Deus disse".

É importante diferenciar esses caracteres do A.T.

No N.T. existem algumas caracteristicas que podem ser usada pra diferenciação também, mas não vêm ao caso agora...

2007-08-07 12:10:00 · answer #2 · answered by Kinslayer 3 · 2 0

O negócio é o seguinte... O povo era terrível, então, vieram aquelas dez regrinhas, criadas para controlar aquele povo! Eram rígidas porque o pessoal era fogo! Depois a humanidade avançou e amadureceu um pouco... Veio Jesus e reciclou o negócio todo! Deu novas regras, melhorou oconceito... Não era mais preciso ser tão duro com o povo!

A Bíblia nada mais é que um amontoado de livros antigos, cada um deuma época, muitos dos quais não servem mais como regra para o povo! Na época a escravidão era comum, mas hoje é abominável! O mesmo vale para muitas outras coisas, ali atribuídas à Deus, provavelmente por misticismo da época, ou para que as regras fossem seguidas mais facilmente!

2007-08-07 11:56:49 · answer #3 · answered by Makoto 6 · 3 1

parece q quem te respondeu é doido ou então vc ñ entendeu nada!
Deus do antigo testamento não é apenas o mesmo Deus,É O Único Deus,O Criador do céu e da terra,Pai de Jesus Cristo,O que cria a lei e o que a modifica,o que tem poder pra fazer qqer coisa,que nos ama a ponto de ter mandado seu Primogênito,Único Filho pra sofrer como homem até a morte,a fim de que houvesse para nós salvação.
Não entendi mto bem qual a sua dúvida,mas Deus É O Único desde antes da criação e sempre será.

2007-08-07 11:29:32 · answer #4 · answered by wyfritt 6 · 2 0

Esta teoria é aprte do Gnosticismo. A idéia, segundo esta teoria, é que haveria dois deuses: um "deus mau", que domina o Antigo Testamento, e um "deus bom" a quem Jesus chamava de Pai e que dominaria à partir do Novo Testamento.

Era exatamente este Gnósticos que o Apóstolo Paulo tanto combatia em suas cartas.

Deus é o mesmo. O que Jesus fez foi demonstrar que a Lei dos Judeus (Torá, a Lei de Moisés), mesmo sendo santa e perfeita, era também "permissiva". Jesus demonstrou que mesmo seguidno toda a Lei a pessoa ainda não seria santa, como os judeus da época pensavam, e que a santidade seria algo muito maior que o cumprimento de regras. Mostrou também que a santidade de Deus é infinita e portanto inatingível, de modo que é inútil aos homens tentarem ser "bons o bastante" para agradarem a Deus por seus próprios esforços.

E por isso Ele veio, Ele nos ensinou, Ele nos revelou aquilo que não perceberíamos por nós mesmos, Ele sacrificou-se por nós e nos concedeu de graça o perdão que nós nunca poderíamos conseguir por nós mesmos.

E assim Jesus cumpre o Antigo Testamento e pode inaugurar uma coisa nova, o Evangelho, o Reino dos Céus.

Sim, a Bíblia não deve ser levada "ao pé da letra". Ela mesma nos adverte dizendo "a letra mata mas o espírito vivifica". Portanto, procure o espírito do que está escrito, a intenção por trás das palavras.

2007-08-07 13:21:46 · answer #5 · answered by Naturista 7 · 1 0

Eliphas, meu amigo, imagine Deus como o "Pai das Luzes"(Tiago 1). Ela é única, incolor, mas vistas através do prisma se decompõe em sete cores primárias. Do mesmo modo Deus é um, mas está muito além da nossa fraca compreensão rasteira e limitada. Como não podemos ainda suportá-lo em sua inteireza, precisamos de óculos rituais formados pelas idéias humanas que dele fazemos de acordo com a evolução moral e espiritual de cada época. Naqueles tempos os homens ainda não estavam prontos para aceitar o Deus-Amor desvelado por Jesus, só poderiam obedecer por medo ou por interesse, como geralmente acontece até hoje aos que continuam debaixo da Lei. Daí as Leis Divinas parecerem tão severas desde as trevas dos tempos. A idéia de Javé, com todos as qualidades e fraquezas humanas, foi o único modo de manter o povo unido conduzindo-o em segurança, como sombra, até à realidade (O Reino) de Jesus Cristo, quando a verdade profética de "Emmanuel" (Isa. 7:14, Mateus 1:23) foi desvelada, ou seja, Deus é Espirito e somos parte e parcelas espirituais de Deus, que habita em nós por Cristo. Agora a responsabilidade é muito maior. Precisamos nos tornar divinos como no passado Deus se passou por humano. E toda a Lei, escrita em nossos corações de carne, se resume, doravante, em amarmos o Senhor Deus sobre todas as coisas e aos nossos semelhantes como prova desse mesmo amor, sem condições, sem preconceitos de qualquer espécie, sem afirmar a verdade como posse pessoal e coisas do tipo. Estás preparado para o Amor Absoluto? Não? Nem eu, por ainda viver ainda num corpo sujeito à Lei de Moisés, mas anseio pela libertação deste corpo mortal através da Graça oferecida pelo sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo! Louvai a Jah! Sds. cristãs do Ossola.

2007-08-07 12:14:22 · answer #6 · answered by carlosossola 7 · 1 0

Eu gosto mais do Deus do A.T.

2007-08-07 11:51:59 · answer #7 · answered by Léozinho 3 · 1 0

As religiões precisam ter uma base para serem criadas. O cristianismo usou como base o judaísmo.

Obviamente o velho testamento é uma coleção de histórias e mitos judaicos encontrados na Torá. O deus judeu é diferente do deus cristão em muitos aspectos, porém, como os cristãos usaram a Torá como parte de sua bíblia, fez-se necessário dizer que o deus do velho e novo testamento era o mesmo.

O nome do deus judeu é composto por 4 letras hebraicas, YHVH. Não há vogais na língua hebraica e, por alguma razão, a pronúncia do real nome do deus se perdeu na história. Provavelmente pelo mandamento que diz para não falar o nome de deus em vão. Eventualmente creio que os judeus foram proibidos de fala-lo em público e se esqueceram.

Tanto que hoje há ainda muitas discussões sobre a pronúncia do nome. Uma das pronúncias é Jeová, mas historicamente esta pronúncia estaria incorreta e o mais correto aceitado pela comunidade de historiadores seria Yaweh. Novamente, é o mais aceito, porém, não há como ter certeza de que seja o correto e talvez seja algo que nunca saibamos.

Não estou dando total crédito à religião judaica. Os judeus também copiaram suas histórias de muitos outros povos como os próprios babilônios. Mas isto é pra outra história ^^

Abraços

2007-08-07 11:46:37 · answer #8 · answered by Padreco 3 · 1 0

Acredito amigo Eliphas que Deus é um só, sempre foi e será, mas nós homens, o mascaramos segundo nossas crenças e até nossos interesses. Jesus, filho de Deus, assim como nós, tentou nos fazer entrever as verdadeiras
vontades de seu Pai, que é fazer com que seus filhos sejam melhores a cada dia(era).
Não aceito jamais a arrogância de homens que acham que Deus está em um lugar(seitas ou religiões) ou é pai só de alguns.
Abraços Eliphas!

2007-08-07 11:39:34 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 0

Isso acontece porque existem dois momentos distintos da relação Deus x homem: O tempo da Lei e o tempo da Graça. A lei mosaica foi sucedida pela Graça advinda do sacrifício de Jesus na cruz, quando todos os pecados que separavam o homem de Deus foram expiados por um único sacrifício abrangente. A partir daí, a relação muda, mas o Deus é o mesmo.

Fique na paz.

2007-08-07 11:28:49 · answer #10 · answered by Gandolpho 2 · 1 0

Obreiro Ricardo: hoje não há mais mortes como antigamente?!

cara, em q planeta vc está? hoje a coisa tá bem pior, até nosso proprio planeta tá querendo acabar com a nossa raça. cai na real!

2007-08-07 11:24:19 · answer #11 · answered by Sifo Dias USUÁRIO BOTTOM 6 · 1 0

fedest.com, questions and answers