Não!
A Bíblia na verdade é uma concha de retalhos.
Eram originalmente verdades soltas, registradas em folhas avulsas por sábios, visionários, profetas, iluminados, pessoas vividas, experientes, videntes, ´pessoas que tiveram contatos com seres superiores, etc...
Com o tempo, a classe social dominante, temendo perder o controle que tinha sobre as massas ignorantes, criaram as religiões, e desenvolveram as classes religiosas, formadas pelos sacerdotes, pregadores, etc...
Daí, por encomenda destas elites, que criavam sociedades secretas para manter o poder de tudo, eles conseguiram escribas, sábios, filósofos e pessoas importantes que dominavam a psicologia, a arte de persuadir, etc... e recolheram estes ensinamentos e além disso compararam com todas as linhas existentes e se reuniram para decidir como montar livros e livros sobre religião.
E montaram conforme seus interesses para a época e o local desejado.
Sendo que estas escrituras sempre foram modificadas com o tempo.
O livro de Isaías do tempo do profeta não é o mesmo que temos em mãos hoje em dia.
Até porque quem escreveu não foi o próprio Isaías, mas os escribas saduceus e fariseus do mundo judaico.
Recolheram os ditos do profeta que os discípulos alfabetizado dele registraram, e montaram o livro que leva o nome do profeta.
Pois se cada livro bíblico fosse escrito pelo próprio autor ou profeta, haveria uma diferença grande de estilos assim como se nota diferença entre as cartas de Paulo e as cartas de Pedro e as de João.
Indício claro de que os redatores do Antigo Testamento eram a classe sacerdotal que escrevia segundo a tradição oral que possuiam.
O Novo Testamento também se desenvolveu nestes moldes.
O que se sabia de Jesus eram verdades soltas, registros de ditos, frases, fatos ocorridos, tudo registrado em folhas avulsas, e cada uma delas com as pessoas que as registraram, e neste rol estavam os discípulos como pessoas inimigas, pessoas de outras religiões, e agentes das autoridades romanas, que a mando dos políticos deles, se infiltravam para soldar os movimentos judaicos, para ver se não se tratava de uma revolução contra Roma.
Depois de muitas décadas após a obra de Jesus que se escreveram os evangelhos.
E a igreja corrupta daqueles tempos reuniram tudo o que eles puderam encontrar acerca de Jesus e compilaram para tecer os evangelhos e atribuir a este ou aquele autor.
Existiam muitos evangelhos naquele tempo.
E todos estavam na mesma categoria.
Os 4 chamados de canônicos foram assim considerados três séculos depois.
Antes disso era como qualquer livro da época, e estavam no mesmo nível ou na mesma categoria dos outros.
Foi a igreja já corrompida nesta época que reuniu os evangelhos que ela acha correto segundo seus interesses, e mesmo assim, estes 4 evangelhos continham informações que incomodavam as autoridades clericais da ocasião, de modo que eles remodelaram os evangelhos, que já, antes deles reescreverem, eram antes disso, literatura montada.
Enfim...
As escrituras são na verdade textos escolhidos e reeditados pela igreja dominante do passado, textos autorizados pelas autoridades eclesiasticas.
A verdade mesmo foi encoberta, os cristãos originais, verdadeiros, testemunhas oculares, morreram, e as verdades se perderam, e muitos que sabiam também foram mortos nas arenas romanas.
Um livro bom para ser lido é este aqui:
http://www.pegasuseditora.com.br/produtos_descricao.asp?codigo_produto=322
A SOCIEDADE SECRETA DE JESUS.
Terminei ele hoje!
Muito interessante.
E as cartas de Paulo, Pedro, João, e o NT todo também foi reeditado pela igreja, e muita coisa foi tirada, outras inseridas e outras que não podeiram ser retiradas nem receber acrescimos foram adulteradas conforme a conveniencia eclesiastica católica.
Pra mim, a Bíblia é um misto de verdades espirituais reveladas aos profetas e sábios cabalistas Judeus com verdades menores provindas das experiencias humanas, aprendidas com vivência e idade dos anciões sendo válidas e úteis, além de conter também coisas mentirosas, erros crassos, e deturpações da verdade e da história, autênticas obras de homens.
É uma colcha de retalhos, contendo coisas boas e coisas ruins simultaneamente.
Não é obra de Deus 100%.
Nem obra só do homem 100%.
Foram homens que escreveram sim...
Homens que escreveram para homens, mas as verdades que são realmente espirituais que os profetas e homens evoluidos transmitiram a humanidade quando estraram em contato com as realidades superiores foram mescladas com ensinamentos humanos distorcidos.
De modo que fica a cargo de quem lê, interpretar e sabner separar o joio do Trigo.
Deus não ditou cada letra da Lei como sustentam os religiosos fanáticos, cegos, burros e ignorantes.
Se Deus fosse assim, não existiram milhares e milhares de manuscritos da Bíblia com infinitas variantes textuais.
Ok?
A doutrina que diz que a verdade só está nos livros canonicos é uma mentira inventada para prender as pessoas no controle deles.
Como que os compiladores das escrituras sabiam quais as informações eram verdadeiras e quais não eram, e quais os livros que deveriam ser incluidos e quais não eram?
Havia uma literatura anterior, inspirada que dissesse ou determinasse qual deveria ser os textos sagrados e os que não deveriam?
E só pra lembrar, os escritos bíblicos não eram assinados pelos autores.
Os autores eram na verdade escribas pagos para atender a encomendas sacerdotais.
Um grande abraço!
E tenha uma boa noite.
2007-08-04 15:09:08
·
answer #1
·
answered by Helder Moraes 5
·
0⤊
0⤋
A Palavra de Deus, na Sabedoria Iniciática, era o nome da Revelação. Cada Médium ou Profeta, por ser espírito mais ou menos evoluído, disse coisas mais ou menos sábias. A Bíblia foi composta num período de mais de 1500 anos e também escrita por variadas pessoas que entendiam como podiam... Depois ainda nos Quatro Evangelhos houve inclinação à Igreja Católica Romana, fundada em 325, por Constantino...Importa separar o joio do trigo.
2007-08-04 21:08:26
·
answer #6
·
answered by Hermes 6
·
0⤊
1⤋