English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

'1-Doutrina não é a verdade, de que adianta saber de trás pra frente a bíblia ou outro livro religioso se a pessoa não tem caráter ou discernimento para viver?

2-O objeto da religião é a ação benigna, assim os que apenas se preeocupam com as vestes (doutrina), seriam apenas idólatras?

3- Visto que não há como provar a verdade das estorinhas escritas, por que perguntas sobre personagens que nem sabemos que existiram, a não ser por meio da fé?

Falo fé porque essa não acrescenta verdade!
Se eu disser que "creio" que os crentes são panacas, isso não é verdade, é apenas fé!
Portanto, a fé é apenas o que gostaríamos que fosse, ou minha fé é a verdade? Ou a razão é a verdade?
Conforme Cristo ensinou, coloque-se no lugar do outro!

2007-08-04 11:41:30 · 2 respostas · perguntado por ? 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

ESSA É A PERGUNTA QUE CALA!

2007-08-04 12:08:49 · update #1

2 respostas

Todas as questões doutrinárias são dogmatismos do ser humano, na medida em que cada uma delas procura estabelecer o que "a verdade ". Jesus Cristo, segundo uam passagem bíblica, deu-nos diante de pilatos, uma grande lição a respeito disso quando foi questionado sobre : " O QUE É A VERDADE ". Simplesmente calou-se, mas não porque não sabia, e sim, porque sabia mais ainda, que na sua cegueira, Pilatos não tinha o discernimento necessário para a compreensão. Ë como um iniciante em assuntos de física, querer tomar lições com Albert Einstein, por exemplo, Não poderia compreendê-lo.
Entretanto, sempre que um grupo religioso se coloca na condição de esclarecer essa tal " verdade ", está, antes, fazendo proselitismo, buscando submeter outrem às suas convicções.
A religião é criação humana, embora, ontologicamente o termo tenha o significado de ligar o homem à divindade, seja porque meio for, de maneira que, é tão religioso o judeu ortodoxo ou mesmo ocatólico fervoroso, quanto o umbandista ou "macumbeiro"que praticam de forma sincera os preceitos doutrinários que os impulsionam a se rotularem seguidores dessa ou daquela crença.
Na humanidade, todos os grandes líderes religiosos, embora pertencessem a determinados grupos, por questões culturais, jamais criaram qualquer nomenclatura para se dizerem melhores que os outros, mas antes, sentiam em sua alma aquilo que professavam, porque sabiam.
E aí estamos diante de outra dicotomia: O crer e o saber.
Um é ato de fé, ou dogmatismo. O outro é ato de vivenciar pelo conhecimento toda e qualquer questão.

2007-08-07 02:42:10 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

A incapacidade de compreensão dos fatos resulta no falso julgamento da capacidade intelectual de outrem...

2007-08-07 06:04:38 · answer #2 · answered by Xan 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers