Todas as obras de Jeová são perfeitas; ele não é o autor da injustiça; de modo que ele não criou ninguém mau. (Deut. 32:4; Sal. 5:4) Aquele que se tornou Satanás era originalmente um filho espiritual perfeito de Deus. Quando Jesus disse que o Diabo “não permaneceu na verdade”, indicou que outrora ele estava “na verdade”. (João 8:44) Mas, assim como se dá com todas as criaturas inteligentes de Deus, este filho espiritual foi dotado de livre-arbítrio. Ele abusou da liberdade de escolha, permitiu que sentimentos de altivez se desenvolvessem no seu coração e começou a desejar que se lhe prestasse a adoração que pertencia unicamente a Deus, de modo que induziu Adão e Eva a escutar a ele, em vez de obedecer a Deus. Assim, pelo seu proceder, ele se fez Satanás, que significa “adversário”.
Satanás é uma poderosa criatura espiritual, originalmente criada por Deus como anjo, um filho espiritual que tinha acesso à corte celestial de Jeová. (Jó 1:6) Contudo, Satanás usou seu livre-arbítrio em oposição a Deus; com astúcia, induziu Eva e, através dela, Adão, à desobediência e à morte. (2 Coríntios 11:3) Assim, tornou-se Satanás, que significa “Adversário” — rebelde, demônio, homicida e mentiroso. (João 8:44) Quão apropriada é a expressão de Paulo de que “o próprio Satanás persiste em transformar-se em anjo de luz”, quando, na verdade, ele é o ‘governante mundial desta escuridão’! (2 Coríntios 6:14; 11:14; Efésios 6:12) Por induzir outros anjos a se rebelarem, ele os afastou da luz de Deus para a sua própria escuridão. Tornou-se “o governante dos demônios”. Jesus também o identificou como “o governante deste mundo”. É óbvio que, para ser um governante, ele tem de existir como pessoa espiritual criada. — Mateus 9:34; 12:24-28; João 16:11.
2007-08-02 09:13:07
·
answer #1
·
answered by Felipe 4
·
1⤊
3⤋
Num mundo que tem homens como aqui, quem precisa de diabo?
Não acredito em Satanás, apenas em Deus, pois ambos não podem existir num raciocínio lógico. A existência de um diabo seria a própria negação da bondade e justiça divina.
Paz e Luz!
2007-08-02 10:45:08
·
answer #2
·
answered by Amnyoteph 7
·
2⤊
0⤋
Oi! Ta. C.
Deus não o criou, o homem é quem o introduziu na bíblia, por favor avalie comigo:
Deus é: onipotente = que pode tudo; todo-poderoso.
Deus é: onipresente = presente em toda à parte; ubíquo.
Deus é: onisciente = que sabe tudo.
Você acredita que ele criaria tal ser, para ser contra ele, e ainda nos infernizar o juízo? Claro que não, não é mesmo?
Não pense que sou Ateu, pelo contrário sou religioso, mas, acreditar nessa criatura folclórica, passo a ser considerado Ateu, pois acreditar nele seria negar a existência de Deus.
Um forte abraço.
2007-08-02 09:33:59
·
answer #3
·
answered by RuyLFreitas 7
·
2⤊
0⤋
Satã aparece nas Escrituras depois do cativeiro persa quando os judeus adotaram a idéia do bem (Ahura Mazda) contra o mal (Ahrumã) e foi poeticamente idealizado como um anjo de luz decaído, embora haja controvérsias sobre esta passagem. Deus é Luz, mas ao passar pelo prisma da mente humana é decomposto num espectro de sete cores, cujos limites são luz e trevas, para ser apreendido pela nossa mente finita. Se você se torna luminoso como o Pai das Luzes, sua banda tenebrosa se ilumina e dessarte retorna ao status de portador de luz. Do mesmo modo Satanaz existe como aio para conduzir pelo medo ou pelo interesse o humano até poder encarar Jeová sem os óculos escuros dos preconceitos religiosos. Ao olho espiritual, radiante, seu fim é definitivo. Precisamos nos reconciliar (simbolicamente) com o adversário durante o caminho, para que ele deixe de existir e cesse de nos acusar (em nossos próprios membros) perante Deus, nos lançando vez após vez na roda da morte eterna. Um dia Jeová será Tudo em todos seus luminosos filhos e esse espantalho útil, inventado por quem não podia aceitar a inteireza divina, será coisa do passado. Não estou afirmando que não haja uma hierarquia maligna em torno de nós e que constantemente nos influencia para o mal, mas sucede apenas enquanto estivermos vibramos na mesma freqüência. Dependerá de nossa evolução espiritual vivermos além de qualquer influência maligna, agora e eternamente. Sds. cristãs. Ossola.
2007-08-02 09:57:25
·
answer #4
·
answered by carlosossola 7
·
1⤊
0⤋
Todos sabemos que fomos nós para termos um bode expiatório!
Cosntantino alimentou essa figura para poder inocentar os que não prestam, fazendo-os acreditar que são ruins por culpa do Bodão! Além disso, a figura do "Cão" assusta os infantis!
2007-08-02 09:48:06
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Oi amiga, vou tentar te passar o q aprendi, dentro da minha "visão"...embora pequena a respeito desse assunto.
Satanás é apenas simbologia criada pelos homens, assim como existem vários deuzes criados pela mitologia grega. Satanás foi criado pelos homens dentro da igreja católica...p/ nos amendrotar no início a respeito do inferno, de como vc ficaria, se não fosse bonzinho...essas coisas...!
Então eles criaram algo assim, para nos influenciar a fazer coisas boas, assim como inventaram o "bicho papão", q toda criança tem medo né...?
Mas existem sim, assim como homens maus e ignorantes...espíritos ignorantes q se comprazem em fazer o mal e influenciar homens a fazerem tb.
Mas ninguém tira de vc o q vc não tem p/ dar...! O mal , ou a ignorância do bem...tem prazo de validade, só o bem é p/ sempre...!
DEUS não criou Satanás...deu sim, o "Livre arbítrio" p/ todos nós fazermos dele o q quizermos. Alguns ainda estão na " Idade das Trevas" , mesmo estando no meio de pessoas muito evoluídas moralmente, a ponto de achar absurdo o q muitos fazem por aí...! Mas aí q está a bondade se DEUS, em colocar os bons convivendo com os maus p/ lhes dar o exemplo de bondade, assim como um filho bom e um mau, nascem da mesma mãe e do mesmo pai...não é isso q se vê e muito por aí...? É mais ou menos isso...espero q tenha ajudado..é q esse assunto é muito complexo, e p/ falar com todos os detalhes...iria levar muito tempo e espaço , sacou...?Abração.
2007-08-02 09:32:23
·
answer #6
·
answered by Fechei a conta 6
·
1⤊
0⤋
Ele criou e? e dpois oque fez?
2007-08-02 11:16:35
·
answer #7
·
answered by lisa 7
·
0⤊
0⤋
Somente pessoas retrógradas ou de mente fechada é que podem acreditar na existência de duas potências - a do bem e a do mal - a lutar perpetuamente pela "posse" das almas. De duas uma, ou Deus é tudo ou não é nada. Como não admitimos a segunda hipótese, temos convicção que Deus é tudo. E tudo o que existe é criação sua, e como Deus não criaria o mal, pressupomos que o mal é temporário. Por outro lado, não poderia criar um ser perfeito que posteriormente viesse a decair, pois teríamos que pressupor que não o teria criado perfeito. Ora, sendo Deus a perfeição absoluta, tudo que faz é perfeito por natureza e origem.
Mas o homem ainda não compreendendo a grandeza de Deus vem, infelizmente, perpetuando esse dualismo entre o bem e o mal, principalmente no meio das religiões cristãs tradicionais. Erro teológico, que a nosso ver é grave, pois é com esse pensamento que sustentam uma pedagogia negativa, querendo que seus fiéis façam o bem somente por medo do "tridente de satanás", ao invés, do que seria obvio e lógico, fazer o bem por amor à Deus.
Abraços
2007-08-02 10:22:30
·
answer #8
·
answered by rami 7
·
0⤊
0⤋
Bem, depende de seu ponto de vista, mas eu te faço outra pergunta: Vc. acha que Deus pode errar em algo?
Pessoalmente acho que não existe Satanás ou Lucifer ou Diabo, existe sim a maldade que se esconde nos corações dos homens.
Deus é amor. Ele mandou nosso irmão maior, Jesus cristo, para proferir uma mensagem de fé e um mandamento para o crescimento da alma: amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a tí mesmo.
As pessoas querem crer num erro(diabo) de Deus de modo a jogar a culpa em alguém pelos seus próprios erros. Deus não erra e nunca errou.
Deus perdoa a todos, afinal somos seus filhos, mas tb. ele sofre pela nossa falta de compreensão a um único mandamento acima descrito.
Para ser mais sincero acho que fazemos várias provas constante, que nem no colégial, calgando etapas para chegarmos ao mesmo patamar de nosso irmão que foi pregado na cruz. Para que sejamos testados em nosso amor a Deus e ao próximo, Ele criou barreiras(inveja, ódio, etc.) de modo a demonstrar verdadeiramente nossa evolução em busca da perfeição, só que na maioria das vezes o homem prefere pegar o caminho da perdição do que da evolução.
No final, como seus filhos, todos irão obrigatoriamente evoluir para sentarmos a mesa do Pai, só que alguns caminharam um pouco mais do que os outros de modo a atingir este patamar, até lá continue a crê em Deus e pratique a caridade ao próximo, pois esta é a trilha mais rápida para ficar ao lado dele.
Seja feliz
2007-08-02 09:29:48
·
answer #9
·
answered by bombamasp 5
·
0⤊
0⤋
Ele também criou a mim e a vc com liberdade de agir e pensar como queremos,oque acontece de ruim é nos q escolhemos assim como satã escolheu renunciar a DEUS............................o nosso senhor presa muito o livre arbítrio
2007-08-02 09:22:54
·
answer #10
·
answered by Daniel L 2
·
0⤊
0⤋
vc tem certeza q Deus criou satanás?
ou apenas desterrou-o, destituindo-lhe a aura de super anjo?
agora o resto da tua "curiô" tem resposta em uma só palavra o tal livre arbítrio, que é p/ todos e não só p/ os homens.
shalon "
2007-08-02 09:15:26
·
answer #11
·
answered by sou quem sou, algum problema? 6
·
0⤊
0⤋