English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Devemos entender que não havia duas igrejas. Ser cristão implicava, necessariamente, ser católico. Dizer pois que os católicos empreenderam a inquisição, com toda a sua barbárie, é um discurso lacunar. É dizer somente a metade da verdade. A verdade absoluta é que a inquisição foi um movimento cristão.
Em sua opinião, os cristãos, de qualquer igreja que seja, deveriam se desculpar com a humanidade tal qual os católicos fizeram? Ou devem continuar permitindo que os católicos sejam os porta-vozes do cristianismo, limpando a sujeira sozinhos?

2007-08-01 05:26:05 · 9 respostas · perguntado por Chester 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

9 respostas

Vc tem toda a razão, pois naquela época não existia uma religião chamada católico, e sim a Religião cristã, eu começo me desculpando pelo q meus irmãos do passado fizeram.

As Igrejas seriam perfeitas se não fosse a Mão do Homem.

2007-08-01 05:50:14 · answer #1 · answered by Seu Madruga 3 · 0 0

Vamos pelo começo. Quando os apóstulos criaram a igreja primitiva, ela não era a Igreja Católica. Era apenas a igreja original de Cristo. Somente em 313 dc que a ICAR foi realemente fundade pelo então imperador Constantino Cloro, que viu no cristianismo uma oportunidade de aumentar seu poder uma vez que por mais cruel e impiedosa Roma fosse contra os seguidores de Cristo, mais e mais pessoas se converstiam. O que ele fez foi reunir todas as igrejas existentes na época e propor que todas se unissem em uma só, a Igreja Católica Romana.
O que aconteceu foi que a maioria delas aceitou a idéia, mas houve uma minoria contra, pois tudo o que ele propunha era contra o que pregava a sagrada escritura. Dessa forma, a partir da formação dessa nova igreja começou uma perseguição ainda mais impiedosa que conhecemos como "Santa Inquisição".
Então não há como outros cristãos pedirem desculpas por uma coisa que foi de inteira responsabilidade da Igreja Católica.

2007-08-01 13:05:49 · answer #2 · answered by Digo 2 · 1 0

Os cristãos não devem se desculpar pela hipocrisia de não cristãos! Cristão não se rotula, se exemplifica através de atitudes fraternas...

2007-08-01 15:21:04 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Todos os cristãos deveriam se desculpar.

Mas ao dizer isso corro o risco de ser achincalhado por uma legião de evangélicos que virão dizendo que estou defendendo o papa, o catolicismo e que eles não tem nada a ver com isso.
Bem os atuais católicos tbem não tem nada a ver com isso e vira e mexe tem alguém lembrando da inquisição no nariz deles.

Fazer o que entende quem tem capacidade.

Fique em Paz.

2007-08-01 15:03:58 · answer #4 · answered by ... 6 · 0 0

Primeiro: há um erro histórico na sua pergunta. Uma vez que na época da inquisição já não havia apenas uma única "Igreja Católica Apostólica Romana".
Diz a Wikpédia:
"As origens da Inquisição remontam a 1183, no averiguação dos cátaros de Albi, no sul de França por parte de delegados pontifícios, enviados pelo Papa. A instituição da Inquisição se deu no Concílio de Verona.
No entanto, e bem mais tarde, já em pleno século XV, os reis de Castela e Leão, Isabel e Fernando, solicitam, e obtêm do Papa a autorização para a introdução de um Santo Tribunal do Ofício: a Inquisição. Tal instituição tornava-se-lhes necessária, posteriormente, como jovem reino, que recentemente conquistara terras aos mouros muçulmanos na Península Ibérica e expulsara alguns dos judeus, por forma a obter uma «uniformização» e «unidade» nacional que até ali nunca existira. A acção do Tribunal do Santo Ofício tratou mais de casos depois da conversão de alguns judeus e mouros que integravam o novo reino. Alguns judeus e mouros preferiram renegar as suas religiões, e abraçar o cristianismo, a abandonar a nova terra conquistada. A estes é dado o nome de "novos cristãos": alguns esqueciam de facto a religião dos seus antepassados, outros continuavam a praticar secretamente a antiga religião. Eram frequentes os levantamentos populares e muitas denuncias por parte dos "cristãos velhos".

Lembro: existiu apenas uma única igreja cristã até o cisma do ano de 1054, quando surgiu a Igreja Ortodoxa Grega. Como esta divisão ocorreu antes que fosse ordenada a separação dos padres, até hoje, nessa igreja, até o Papa pode casar.

A primeira referência à inquisição data do ano de 1183, 129 anos depois de dividida a igreja em duas.
Mas o forte foi na época da idade média e especialmente para tomar terras de judeus, islâmicos e protestantes. Era absolutamente apenas interesse financeiro de uma igreja que tinha se deixado misturar ao estado e que tinha um soberano (o Papa) que decidia quem governava e quem deixava de governar.
Em um dado momento, um dos reis da Inglaterra não concorda com o Papa e institui o próprio Papa inglês, surgindo assim a igreja Anglicana.

Outra coisa: os protestantes se levantaram contra todas as barbaridades praticadas pela igreja daquela época, muitas das quais ainda existem. Como por exemplo, a adoração de santos e, se a igreja não vende mais indulgências, ela ainda continua dando as indulgências para quem faz certas coisas, como algumas peregrinações específicas.

Pedir desculpas, mesmo que fosse possível, não se faz necessário. É necessário permanecer na fé e não permitir que erros entrem na Palavra e na Casa de Deus.

2007-08-01 13:40:16 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 1

Assim está escrito: " Sereis odiados de todos por causa do meu Nome, porém aquele que perseverar até o fim será salvo ".

Amigo, errais por não conhecer as escrituras.
Em uma cidade chamada Antioquia foi onde os discípulos foram chamados pela primeira vez de cristãos. Atos 11-26

Os verdadeiros Cristãos são todos aqueles que chegam a Deus por meio de Jesus Cristo com arrependimento de pecados e conversão.

A igreja de Roma nunca foi a primeira igreja cristã, nem tão pouco fundada por Pedro. O primeiro a constituir uma igreja em Roma foi o apóstolo Paulo que havia alugado uma casa e recebia a todos que o procurava para lhes expor o evangelho; Atos 28-30 e 31

Agora, preste atenção: se eu vier a te ferir, vier a matar seus entes queridos, vier a te prender por falar do evangelho é você que deveria me pedir perdão?

Abraços.
Assim está escrito: " Todos quantos que quiserem viver piedosamente em Cristo Jesus; serão perseguidos ". 2° Timóteo 3-12

2007-08-01 13:29:07 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

Não acho que os protestantes devam se desculpar. Pelo pouco que sei o protestantismo surgiu contra todas as barbaridades que a igreja antiga cometia, especialmente a venda de indulgências.

Não existe como se desculpar de um ato que vc não cometeu, quem cometeu já não está mais aqui para pagar né?

Então, é o tipo de coisa que só se perdoa com a promessa de não deixar acontecer nunca mais!!!

2007-08-01 12:47:54 · answer #7 · answered by ? 6 · 0 1

Deveriam começar a pensar.

2007-08-01 12:33:25 · answer #8 · answered by Malignant 7 · 0 1

Os ateus, que não acreditavam em Deus

2007-08-01 12:32:03 · answer #9 · answered by alguem 7 · 0 2

fedest.com, questions and answers