Quando alguém orar em linguas necessariamente deve haver alguém capaz de interpretá-la?
Se assim não for não seria o Espirito Santo de Deus se Manifestando?
Alguém interpreta verdadeiramente o que eles oram em linguás nas igrejas pentecostais?
2007-07-31
10:08:39
·
13 respostas
·
perguntado por
ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, de que vos aproveitarei, se vos não falar ou por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina? 1 Coríntios 14:6
Se, pois, toda a igreja se reunir num mesmo lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão porventura que estais loucos? 1 Coríntios 14:23
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 1 Coríntios 13:1
Cor 12, 10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas.
1 Cor 14
5 Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também intercede para que a igreja receba edificação.
6 E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, de que vos aproveitarei, s
2007-07-31
23:50:00 ·
update #1
6 E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, de que vos aproveitarei, se vos não falar ou por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina?
7 Ora, até as coisas inanimadas, que emitem som, seja flauta, seja cítara, se não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca na flauta ou na cítara?
8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
9 Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.
10 Há, por exemplo, tantas espécies de vozes no mundo, e nenhuma delas sem significação.
11 Se, pois, eu não souber o sentido da voz, serei estrangeiro para aquele que fala, e o que fala será estrangeiro para mim.
12 Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja.
13 Por isso, o que fala em língua, ore para que a possa interpretar.
2007-07-31
23:50:35 ·
update #2
14 Porque se eu orar em língua, o meu espírito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutífero.
15 Que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
16 De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o amém sobre a tua ação de graças aquele que ocupa o lugar de indouto, visto que não sabe o que dizes?
17 Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
18 Dou graças a Deus, que falo em línguas mais do que vós todos.
19 Todavia na igreja eu antes quero falar cinco palavras com o meu entendimento, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua.
20 Irmãos, não sejais meninos no entendimento; na malícia, contudo, sede criancinhas, mas adultos no entendimento.
21 Está escrito na lei: Por homens de outras línguas e por lábios de estrangeiros falarei a este povo; e nem assim me ouvirão, diz o Senhor.
2007-07-31
23:51:03 ·
update #3
O espirito Santo de Deus se manifesta em todas as religiões e apesar das linguas diferentes a mensagem é sempre de amor e união entre os seres é uma linguagem universal.Todos a entende porque é dada de coração para aqueles que entendem a linguagem do amor incondicional.
2007-07-31 14:27:04
·
answer #1
·
answered by ? 7
·
0⤊
0⤋
Não diz exatamente isso, diz que se não tiver interprete e melhor a pessoa calar;por não poder " dividir ' a benção. Mas vc esta certo na sua observação, existem muitos falsos dons de língua por ai, eu mesma presenciei varios mas só creio em um , no qual este teve interprete e eram pessoas sem nenhum contato pessoal.Mas creio tb que deus age nestes lugares, pois a acao de Deus e pessoal em cada coracao!!
2007-07-31 17:20:10
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
4⤊
1⤋
Olha! Já é comprovado, pelos lingüistas que não passa de uma farsa, mas, eles acreditam, o que podemos fazer apenas lamentar sua ignorância diante o fato.
Abraços de Paz e Luz.
2007-07-31 19:16:50
·
answer #3
·
answered by Tigre Solitário 4
·
1⤊
0⤋
Em 1ª Coríntios 14:18, 19 São Paulo é meridianamente claro sobre o assunto ao dizer: "Agradeço a Deus que falo em linguas mais do que vós;mas na congregação eu antes quero falar cinco palavras com o meu entendimento, para que instrua também os outros, do que 10.000 palavras em linguas estranhas". Paulo achava que o dom de profetizar era muito superior ao de falar em linguas. E que quando alguém falasse, outro ficasse ao lado para traduzir o que era dito. Caso contrário seria melhor ficar calado. Hoje certos cultos cristãos falam em linguas estranhas, dizendo que são usadas pelos anjos. Na realidade impressionam a assistência e todos ficam maravilhados achando que é a manifestação do E. Santo. Enfim, "o que é do gosto regala a alma". Que tudo seja para o bem das criaturas de Deus. Amem. Ossola.
2007-07-31 18:21:01
·
answer #4
·
answered by carlosossola 7
·
1⤊
0⤋
As Balaish Balai AshBalalai Balai!
E desde quando o Espirito Santo de Deus é proctologista pra ficar tocando os outros?
2007-07-31 17:20:18
·
answer #5
·
answered by Okê 4
·
3⤊
2⤋
Oi Luz,
esse negócio das "línguas" é, na minha opinião, o mais ingênuo de todos os absurdos neo-pentecostais. Porque basta um mínimo conhecimento filológico ou de fonética para notar que eles não estão fazendo nada além de balbuciar fonemas desconexos que lhes vêm à cabeça.
Primeiramente porque se nota que a base fonética usada por eles é sempre exclusivamente a do português. Até aí tudo bem, já que há também brasileiros que falam inglês, francês e etc mantendo os fonemas da nossa língua. Mas o problema é que a freqüência dos fonemas utilizados na nossa língua acaba sendo também mantida - o que em línguas "reais" logicamente não acontece. Do mesmo modo, todas as línguas têm uma estrutura de expressão que pode ser facilmente identificada, e que possibilita mesmo a um leigo no assunto diferenciá-la de outras línguas. Essa estrutura de expressão se baseia não só nos fonemas (freqüências vocálicas ou consonantais, presença de ditongos e semi-vogais), mas principalmente nos elementos repetitivos, características próprias como elisões de vocábulos, extensão de palavras, mudança de tons nas frases e etc.
Só para exemplificar, você pode pegar 100 brasileiros que não falem nenhum segundo idioma, e colocá-los para ouvir um texto em chinês e outro em árabe. E eles devem dizer qual é chinês e qual é árabe. Imagino que a maioria absoluta irá acertar a associação, sem conhecer uma única palavra de nenhuma dessas línguas. Isso é devido exatamente a essa "estrutura" do idioma que podemos identificar.
Pois bem, nessa enganação das "línguas" nada disso existe. O que eles fazem não passa de conexão de sílabas da língua portuguesa, em fonemas da língua portuguesa, formando palavras sem significado, às vezes repetidas ao acaso (geralmente quando o falante nota que produziu uma palavra especialmente "bonita" ou "impactante").
Tudo isso é extremamente ingênuo, porque são mistificações muito fáceis de serem desmascaradas. Eles fazem coisas, que, apesar de igualmente insólitas, são mais difíceis de serem descobertas, como as tais manifestações de Satanás e etc. Mas essa questão das línguas é, para alguém que entende do assunto, simplesmente uma brincadeira de crianças.
Precisa é de muita "fé" pra cair numa dessas ...
Mas aparentemente fé é o que não falta no nosso povo - as pessoas querem é ter fé. Não importa no que for.
Aí sim caímos na sua pergunta, que nos apela ao bom-senso. Sabemos que nós não pensamos em termos de palavras, mas sim em idéias, símbolos e figuras. As palávras só servem para a comunicação entre pessoas. Ou seja, mesmo para se comunicar com Deus, não há a necessidade de palavras, já que Ele é capaz de interpretar as nossas idéias. Quando as utilizamos, o estamos fazendo a fim de sermos entendidos - por outras pessoas, esteja claro. E para isso criamos "regras", que são as línguas. Em suma, só falamos para sermos entendidos. Então, sendo sensatos nos perguntaremos: para quê falar algo que não será entendido por nenhum outro ser humano? E mesmo que eu falasse algo que "existe", por quê falar esse "algo" a um grupo no qual ninguém é capaz de entendê-lo? Isso torna a fala um objetivo em si mesma, ou seja, o conteúdo não é importante, mas o fato de se estar falando. E é exatamente isso o que acontece nesses casos: o que conta é que o pregador (?) está blablazando alguma coisa, com o único objetivo de impressionar a platéia.
Uma lástima.
2007-08-01 05:06:56
·
answer #6
·
answered by Ugh 5
·
0⤊
0⤋
Então frei Bento o que fazem os carismáticos da RCC?
Não são da sua santa igreja? e inclusive tentam imitar os pentecostais, não é mesmo?
2007-08-01 00:30:17
·
answer #7
·
answered by klenial 7
·
0⤊
0⤋
Creio que nem eles próprios sabem o que estão dizendo.
Não quero julgar ninguém, mas é difícil acreditar em palavras que não entendemos nada.
Somente Deus sabe a verdade, e secaso eles estiverem mentindo vão sofrer a punição.
2007-07-31 22:49:18
·
answer #8
·
answered by salermomylife 3
·
0⤊
0⤋
Luz sempre achei essa historia de glossolalia meio estranho e sem muito sentido .
Acredito que quando o Espirito Santo desceu sobre os Apostolos em Pentecostes eles falaram nas linguas dos povos que deveriam evangelizar.
Não é por acaso que p texto de atos diz que :
"Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua." Atos 2-6
ou
"Profundamente impressionados, manifestavam a sua admiração: Não são, porventura, galileus todos estes que falam?
Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna?
Partos, medos, elamitas; os que habitam a Macedônia, a Judéia, a Capadócia, o Ponto, a Ásia,
a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia próximas a Cirene; peregrinos romanos,
judeus ou prosélitos, cretenses e árabes; ouvimo-los publicar em nossas línguas as maravilhas de Deus!" Atos 2, 9-11
De certo Luz, que nãofoi uma manifestação esoterica, nem pirotecnica, nem mesmo neo pentecostal.
Foi uma questão de economia do Divino Espirito Santo que concedeu aos Apostolos o dom de falar as linguas dos povos que deveriam ser evangelizados.
Para que fossem entendidos e entendessem seu rebanho.
So isto, nada de supertição, nada de efeitos especiais, e sobretudo nada de exibicionismo e manifestação de histerias.
Tudo muito simples, porque Deus é muito simples.
Paz e Bem
2007-07-31 19:04:59
·
answer #9
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
1⤋
Aquilo é puro exibicionismo.
2007-07-31 17:17:34
·
answer #10
·
answered by SYL- Amante da Lua Cheia! 6
·
3⤊
3⤋