Concordo quanto á filosofia, mas afirmar "que a verdadeira fé advém da razão" é o mesmo que chamar criacionismo de ciência ou então é o mesmo discurso do Bp. Macedo; fé inteligente!
2007-07-31 08:42:40
·
answer #1
·
answered by Felipe Mogan 4
·
2⤊
4⤋
Partindo do princípio de que Deus é um conceito filosófico, evidentemente, não.
2007-08-01 12:39:40
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não, para mim elas caminham juntas.
A filosofia engrandece o homem e a fé.
Precisamos da filosofia para nós tornar mais fortes, inteligentes e críticos.
A fé é fortalecida na medida que a filosofia falha, porque ela sim nos engrandece, porque acreditar no que se vê, as "vezes" é fácil, difícil e gratificante é ter a "fé" e a "crença" de que Deus existe e está no meio de nós.
Acredito que sem Jesus Cristo nossa vida não teria sentido.
Acredito também que as pessoas que interrompem sua crença é porque já não as tinha, ou é ainda imatura.
Deus abençoe.
Abçs
2007-08-01 07:46:43
·
answer #3
·
answered by Cristina 3
·
0⤊
0⤋
Não elas caminham juntas ,ela ensina como termos fé.Graças a Deus conheci a filosofia Seicho-no-ie que essinoume que eu era filho de Deus e que conseguiria tudo que eu quizesse na vida quando eu tivesse esta convicsão, e foi isto que fiz.Falaram -me filho de gato é gato filho de cachorro é cachorro e filho de Deus e Deus e não é verdade quando eu era criança catolica ensinavam-me as catequistas que eu não poderia comparar-me com Deus e ai?Aprendi muitas coisas e fui palestrante desta filosofia,quando acompanhava procissão aprendia varios hinos que hoje ainda sei mais passo para meus filhos quando embalava e embalo o meu de 3 anos assim: só que modifiquei a letra que falava cruz pois não a suporto sou igual a um vampiro e explico porque,uma coisa desta que servio de caixao de cristo jamais poderia andar com éla e nem fazer um sinal da cruz se isto fosse certo tambem poderiamos guardar o caixão de um parente nosso quando desencarnassem.Acho que você conhece Bento.O meu coração,é só de Jesus aminha alegria e a mãe de Jesus,(CRUZ) Senhora mãe de Deus te peço perdão e viva Jesus no meu coração.Um hino muito bonito que eu de vez em vez canto e o hino do congresso eucaristico que houve, parece-me que em 1958 aqui em Belém do Pará.E o outro hino da Seicho-no-ei,que canto com meu filinho quando acordo,agradeço a Deus e aJesus.Aqui é,é paraizo nos somos filhos de Deus somos.Tudo já melhoro.....u,tudo já melhoro.......u.
2007-07-31 22:32:32
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Caminhante, tu me surpreende! :) que bom!
mas discordo e aponto os motivos.
primeiro. o que e' fe'? se generalizar demais, talvez, concordaria. o problema e' a fe' especifica em um ser de alguma forma "regente", "condutor", "maestro" do universo, criador... etc...
Eu acho que a fe' que surge do caminho da razao e' na verdade uma reacao de susto a falta de fundamento. Dai' essa fe' ser na verdade desespero.
Lamento, mas outra coisa que sua pergunta entrega de bandeja, e' esse vicio do saber classico. "pureza" de razao? isso nao existe mais, nao "cremos" nisso.
A razao ja provou racionalmente que ela nao e' racional! :)
o que o jovem chama de "o resto" na verdade resta em todos, inclusive no sr. E se nao for devidamente aceito sempre se apresenta como desespero.
Sinceramente, DUVIDO de qualquer coisa que se chame de "fe' racional" ou de caminhos racionais para fe'. Nao da' mesmo. Lamento.
"razao ultima das coisas" nesse meio eu acho que e' uma frase que revela um certo pedantismo, me desculpe.
refere-se pra mim a um tipo de castelo de cristal, bonito mais inutil. E' como estudar aristoteles, fica-se inteligente em gramatica mas nao mais do que isso.
Agora, existe sim uma especie de clima, de situacao que uma pesquisa "filosofica" traz consigo... eu por mim, confesso, acho que isso e' quase-religioso. sinto em companheiros.
mas nao da pra fundar uma religiao em cima desse sentimento, ele e' individual demais...
"Compreender para crer para depois crer para compreender"
compreender o que? que estaremos desolados se nao tivermos fe'? entende? isso e' uma bobagem sem fim... nas verdade e' o erro de sempre....
"compreender" que "precisamos" de fe'? isso nao e' compreender... tem uma coisa EXTREMAMENTE dificil, e e' um passo, PASMEM OS SENHORES, que tem a ver com o coracao, (no sentido simbolico), com a emocao... e' um aceitar um certo espaco para elas... TODAS elas...
escute mahler amigo, vc precisa de mais mahler
2007-07-31 19:04:33
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Filosofia e fé são dois polos. A fé só existe sem evidências empiricas, a fé consciste em simplesmente acreditar. A fé dá-nos respostas a priori, a filosofia não esta preocupada com respostas, mas com a capacidade de questionamento, de não aceitar "respostas prontas". Lembra-te de Sócrates e a célebre frase "Só sei que nada sei".
Quando vc disse "...e construímos o conhecimento verdadeiro e puro da razão.", quando isso acontece não há mais fé, ela se torna desnecessaria. Vc disse depois "compreender para crer para depois crer para compreender", onde vc viu folosofia aqui? Depois de uma compreenção eu não preciso mais crer. Crer para compreender? Eu não preciso crer que 2+2 são 4 para compreender matemática. Como eu posso compreender algo que não tenho certeza?
Vou citar aqui dois filósofos considerados racionalistas, religiosos e santos:
"Para que os santos possam desfrutar de sua beatitude e da graça de Deus mais abundantemente, lhes é permitido ver o sofrimento dos condenados no inferno" (Tomás de Aquino, 1225-1274, "Summa Theologica")
"É impossível que haja habitantes do outro lado da Terra, já que nada é dito a esse respeito nas Escrituras sobre os descendentes de Adão" (Santo Agostinho)
Vc viu algo racional nas citações? Eu não.
Para quem tem fé e se reconhece como um crente fervoroso, acreditar em evidencias empiricas ou racionais é o mesmo que buscar dúvidas para a fé, e isso é heresia e traição de acordo com a doutrina da Biblia.
Ter fé é ter convicção de que se possui certeza de algo sem que isto tenha passado pelos sentidos ou pela razão.
"As convicções são prisoes" (Nietzsche)
Olhe esta citação do filósofo Kierkegaard: "Abraão estava disposto a cometer um crime indefensável (sacrificar seu filho Isaac) como prova de obediência, pois a fé começa precisamente onde acaba a razão"
A Biblia é um misto de contradições para qualquer ser que se disponha a examila-na com a razão, mas vc como Frei deve saber que fazer isso é proibido, é considerado uma heresia.
A fé tem como pedra angular um dogma, a filosofia não.
Em tempo, a fé é o caminho inverso da filosofia.
2007-07-31 16:52:11
·
answer #6
·
answered by Kurt 2
·
0⤊
1⤋
Gostei acho que a filosofia é tambem uma maneira de não nos deixar cegos.Andarmos para frente sem perder a razão e a clareza de nós mesmo e nem do nosso objetivo de estamos aqui que é crescermos, evoluirmos e sermos felizes bjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
2007-07-31 16:42:12
·
answer #7
·
answered by raquel q 3
·
0⤊
1⤋
- Filosofia é o entendimento, do entendimento!
- Sendo assim cada um entende de um jeito!!!
2007-07-31 16:23:15
·
answer #8
·
answered by SOM DE MUITAS ÁGUAS 3
·
1⤊
2⤋
se buscarmos razão ou lógica para as coisas nunca iremos entender porque Cristo morreu na cruz por nós, pois não merecemos esse sacrifício.
Mas devemos procurar conhecimentos, inclusive na bíblia.
primeiramente cremos em Cristo e depois vamos compreendendo melhor sobre a fé.
Tínhamos sim essa carência por isso que buscamos a Jesus, e hoje ele nós supre com seu eterno amor. Ele é a fonte de água viva que jorra em minha vida.
.................................................................................................
respostas prontas para perguntas impertinentes??? não entendi...
quer respostas que concorde com o seu pensamento ou a verdade?
Jesus é a verdade, somente creia nele e siga sua palavra o e mais ele te ajudará a compreender.
2007-07-31 16:01:14
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
Concordo com você, Frei Bento. "Philein Sophia" quer dizer, do grego, amante da sabedoria. Deus é amor. Troque o termo amor por sabedoria. Terás, Deus é Sabedoria. Ser um verdadeiro filósofo é ser amante de Deus. Não a vã filosofia de um Deus imaginado pelos homens, vingativo, cruel, perseguidor, que queima seus filhos equivocados num eterno inferno de fogo. Mas o Deus Amor desvelado por J. Cristo, que não faz acepção de pessoas, que faz o sol brilhar sobre "santos e pecadores", porque, aos seus radiosos olhos, todos estamos no mesmo barco cujo leme é Jesus e o destino, a união de todos através do verdadeiro amor. Sds. proféticas do Ossola.
2007-07-31 16:00:10
·
answer #10
·
answered by carlosossola 7
·
2⤊
3⤋
Frei Bento, vc disse tudo, conseguir a fé através da razão é muito forte, mas talvez seja o caminho mais difícil, pois terá que superar vários obsta´culos incrustrados no conhecimento do mundo através da racionalidade. Talvez Deus veja estes que conseguiram chegar através da razão com muito mais atenção, pois a batalha é maior do que aqueles que têm uma espiritualidade desprovida de qualquer meio tecnológico que o fizesse ver que as coisas são assim e não de outro jeito, gente simples que cultuam pela tradição, uma tradição oral, de beijar a mão do padre, de falar com Deus, e não procurá-Lo através de outros, mas ter uma espiritualidade viva, atuante, sincera e direta.
2007-07-31 15:55:45
·
answer #11
·
answered by Wallygator 4
·
1⤊
2⤋