Olha, Shemesh, eu sei q vc saca pacas de judaísmo, como deve ser, já que é a tua religião, mas me permita dizer q de cristianismo vc deixa muito a desejar. Isso que vc fala sobre Paulo não tem fundamento bíblico. Eu estou me baseando na bíblia que é um documento antigo, embora vc acredite que o novo testamento foi adulterado (mas creia que o velho testamento não foi, sendo mais antigo que o novo, é preciso mais fé pra crer que o velho não foi alterado, não é?), só estou falando pq gostaria de saber em que vc baseia sua afirmação, pois pelo menos o que vou te mostrar está registrado na bíblia, a qual não creio ter sido modificada, nem no velho nem no novo testamento, fora pequenas diferenças de tradução de idioma pra idioma que não prejudicam a questão central da mesma. Mas vamos ao ponto:
"É interessante notar um detalhe intrinseco em toda a história. A conversão de Saulo de Tarso, um Judeu perseguidor na nova seita, que de repente anuncia uma visão só dele, entra dentro do grupo, muda conceitos, causa disputas, podem verificar as passagens que mostram as disputas entre Pedro e Paulo!
Paulo triunfa... "
Não tenho nada a dizer quanto ao imperador romano, mas sei de que trecho da bíblia vc tirou essa de que Paulo e Pedro disputavam, o melhor seria dizer discutiram, pois não era uma disputa e sim um carão que Paulo passou em Pedro, pois sua atitude era errada, afinal Pedro não era perfieto, todos acabamos errando de vez em quando. O trecho citado está aqui, por favor leia com atenção pois outras coisas estão explicadas nele:
(Gálatas 2:)
6 Ora, daqueles que pareciam ser alguma coisa (quais outrora tenham sido, nada me importa; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me acrescentaram;
7 antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão
8 (porque aquele que operou a favor de Pedro para o apostolado da circuncisão, operou também a meu favor para com os gentios),
9 e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;
10 recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres; o que também procurei fazer com diligência.
11 Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível.
12 Pois antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios; mas quando eles chegaram, se foi retirando e se apartava deles, temendo os que eram da circuncisão.
13 E os outros judeus também dissimularam com ele, de modo que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
14 Mas, quando vi que não andavam retamente conforme a verdade do evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, como é que obrigas os gentios a viverem como judeus?
15 Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios,
16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.
17 Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De modo nenhum.
18 Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.
19 Pois eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus.
20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
21 Não faço nula a graça de Deus; porque, se a justiça vem mediante a lei, logo Cristo morreu em vão.
Não me leve a mal, eu entendi lendo o trecho porque vc pensou assim, mas vou te falar como a interpretação é diferente segundo outras passagens do mesmo evengelho q talvez vc não tenha se lembrado quando leu isso.
vc disse o seguinte: "Todo aquele que adota-se os ensinamentos de Jesus primeiro fazia a circuncisão, adentrava no micve, se apresentava no Templo de Jerusalém e pronto, se convertia a um Judeu e a partir daí estava apto a seguir os ensinamentos de Jesus segundo as normas de Pedro."
Em absolutamente lugar nenhum da bíblia diz que Pedro estabeleceu que aquele que se convertia ao cristianismo tinha que se circuncidar! Se vc conheçe, me mostre! Até porque o ministério de Pedro era principalmente para com os próprios judeus, que como vc sabe, são circuncidados desde a infância. A circuncisão foi descartada após o sacrifício de Jesus, sendo uma obra da lei, que não justifica mais, e sim a fé. (Olha, eu sei que pra vc é diferente, mas estou te falando o nosso ponto de vista cristão, não se ofenda) Algumas passagens sobre a circuncisão não ser mais exigida :
A circuncisão nada é, e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus. 1 Coríntios 7:19
Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne. Filipenses 3:3
no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo; Colossenses 2:11
onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo em todos. Colossenses 3:11
Vc disse: "Paulo de repente anuncia uma visão só dele, entra dentro do grupo, muda conceitos"
porém a passagem de gálatas diz: "quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão (porque aquele que operou a favor de Pedro para o apostolado da circuncisão, operou também a meu favor para com os gentios),"
Paulo não tinha visão diferente nenhuma, o evangelho dele era o mesmo, simplesmente o ministério dele era pregar para os gentios o evangelho, enquanto que o ministério de Pedro era pregar para a conversão dos judeus. Imagino que o fato de às vezes Paulo falar "meu evangelho" tenha levado vc a pensar assim, mas o evangelho é tão somente a vida ce Cristo (Mateus, Marcos, Lucas e João), é também o meu evangelho. Paulo não tinha um evangelho diferente para si. Era simplesmente o modo confiante de um servo fiel falar, como por exemplo quando Paulo diz: "sede meus imitadores como eu sou de Cristo" o cara tem que estar muito na linha pra falar uma coisa dessas, eu prefiro falar "seja imitador de Cristo, não meu!" Mas o correto seria que todos nós andássemos nessa retidão a ponto de podermos dizer o mesmo que ele disse. Mas para que não fique dúvida, leia o que o próprio Paulo diz:
"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. (Gálatas 1:8-9)
Ou seja, o evangelho é um só.
"Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível. Pois antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios; mas quando eles chegaram, se foi retirando e se apartava deles, temendo os que eram da circuncisão."
Aqui fica claro que Pedro estava sendo crente "duas-caras", com dois pesos e duas medidas. Ele sabia que os gentios eram irmãos em Cristo, e comia com eles, agia como eles, comendo carne de porco e outros costumes que os judeus abominam. Paulo, sendo também judeu, porém acostumado sabendo que não é pecado segundo o evangelho, não falou nada. Mas quando viu que ao chegarem os cristãos judeus (muitos ainda queriam guardar os preceitos da lei e inclusive queriam que os gentios ao se converterem também fizessem o que eles faziam) Pedro quiz parecer bem na fita com os judeus, para evitar as discussões acerca da lei e foi de mansinho saindo da mesa dos gentios para voltar a guardar os preceitos da lei de fachada, na presença dos judeus, o que acabaria trazendo constrangimento aos gentios para que guardassem os preceitos judeus. Foi então que Paulo teve uma discussão com Pedro, resistiu-lhe na cara, pois era repreensível a sua atitude.
"Mas, quando vi que não andavam retamente conforme a verdade do evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, como é que obrigas os gentios a viverem como judeus? Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada."
2007-07-30 18:47:13
·
answer #7
·
answered by Vanessa 3
·
0⤊
0⤋