Vou explicar como eu entendo.
Eu entendo a alma em cinco estágios:
1º - Alma Animal = Vida que está ligado ao funcionamento do corpo - células, orgãos e tecidos;
2º - Alma Emocional = Reações inerentes ao efeito do ambiente - sorrir, chorar, odiar, amar, dissimular, espontenidaneidade, e as subdivisões destes sentimentos diretos e interligados;
3º - Alma Racional = Raciocínio Lógico, raciocínio direto/linear, raciocínio em espiral, raciocínio meticuloso, raciocínio especulativo/questionador, raciocínio sujestivo, raciocínio abrangente.
4º - Alma Extrasensorial = Aqueles fenomenos que ninguém explica direito como acontecem mas acontecem - Hipnose, Mal pressentimento e coisa ruim acontece, Bom pressentimento (feeling) e coisas boas acontecem - Curas pela fé (tirando as fajutas que são a maioria!!!!), etc.;
5º - Alma Metafísica - Saber o que se passa na cabeça dos outros, conhecer o interior da casa de uma pessoa que se aproxima de você quando você nunca esteve na casa dela, (já aconteceu comigo de conhecer alguém que nunca levei até minha casa e esta pessoa sabia de todos os detalhes de minha casa) - Efeito de comunicação por telepatia (sim acredite se quiser a extinta URSS estudou este fenomemo, descoberto entre os monges tibetanos - hoje está sendo estudado pela CIA Americana), algumas espécies de magia são atribuidas a poderes mentais ainda estudados, etc
Sendo assim enquanto estiver vida no corpo sempre haverá alma.
Abraços.
2007-07-19 09:23:53
·
answer #1
·
answered by Or 7
·
1⤊
3⤋
Amigo.
Mesmo dormindo, o espírito sai do corpo, mas fica ligado a ele por o cordão de prata ou laço fluídico.
Não se morre nesses casos, porque isso também acontece na mediunidade, em que o espírito junto do perispírito se afasta, (fica ao lado do corpo, para poder entender), e não morremos.
Só morremos quando todos os laços fluídicos que ligam o espírito ao corpo são totalmente desligados.
Um corpo sem espírito não sobrevive, pois é ele que dá vida ao corpo, é o centro de vida, inteligência e moral do homem.
xixa
2007-07-19 18:50:55
·
answer #2
·
answered by xixa 7
·
2⤊
0⤋
Bem meu amigo.
As pessoas que passam pela experiência da chamada "quase morte", na verdade seus corpos ficam sem o espírito por alguns instantes, mas existe um elo de ligação que não se desfez totalmente, as funções vitais pararam por alguns instantes mas o espírito está ligado ao corpo, portanto a vida deste corpo não acabou, com o retorno do corpo espiritual o corpo físico retorna às suas funções vitais.
Um corpo não sobrevive sem um espírito. Quanto às respostas à estimulação se o espírito não estiver ligado ao corpo não há resposta a estímulos e a morte do corpo realmente acontece.
Quanto ao aspecto do dano cerebral, sim pode realmente ocorrer uma lesão cerebral neste tempo em que a circulação ficou parada e a pessoa depois pode ter problemas em suas capacidades motoras e intelectuais deste momento em diante.
Não é preciso ter uma experiência de quase morte para um espírito deixar seu corpo. Podemos fazer isso durante o sono e alguns médiuns com treino e disciplina também conseguem fazer isso sem estarem dormindo.
Fique em Paz.
2007-07-19 16:17:04
·
answer #3
·
answered by ... 6
·
3⤊
1⤋
Não, pois quando saímos do corpo o espírito fica preso a ele por um fio chamado cordão de prata. O corpo só deixa de viver quando a alma o abandona de vez. A vida orgânica pode animar um corpo sem alma, mas a alma não pode habitar um corpo sem vida orgânica. Nosso corpo sem alma seria como uma massa de carne sem inteligência.
2007-07-19 16:23:35
·
answer #4
·
answered by Andrea 7
·
2⤊
1⤋
Voce alega que pessoas saem de seus corpos temporariamente, pode acontecer porem são ligadas com um fino fio espiritual invisivel a seus corpos, para ao retornarem encaixarem em seus corpos, existem pessoas que usam essa pratica para serem instruídos na cura de seus irmãos, porque existem dimensões paralelas a nossa onde nos socorrem e só pessoas especiais e missionáros tem essa facilidade em se comunicar fora do corpo.
2007-07-19 16:11:29
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Há um laço fluídico ligando o espírito ao seu corpo físico. Esse laço é extremamente elástico. Durante o sonho, por exemplo, você pode ir a outros universos, distantes anos-luz da Terra, sem, no entanto, morrer por causa disso.
A relação, no entanto, é bem complexa. Tal laço pode desfazer-se mais rápida ou lentamente de acordo com cada criatura. Ou seja, estando vivo o corpo, pode-se afirmar com absoluta certeza que o espírito está a ele ligado. Porém, falecido o corpo, se o espírito desprendeu-se dele ou não, isso é uma possibilidade.
Só há uma forma de nascer. Mas, não há dois desencarnes iguais.
Felicidades.
2007-07-19 16:11:13
·
answer #6
·
answered by Chester 6
·
2⤊
1⤋
Vou responder segundo eu acredito..........
O corpo esta ligado ao espirito atravez de um laço fluidico e so eh constatada a morte depois q esse laço eh desfeito....
Nesse caso especifico a pessoa sai do corpo, mas ainda continua ligada a ele por um laço.....
2007-07-19 16:06:24
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Segundo Spinoza corpo e alma são uma coisa só. São formas diferentes da mesma substância. Mal comparando é como se fosse um computador, o corpo é o equipamento, a alma é o software, a programação.
A comparacao é muito semelhante. Tem doenças mentais que são comparaveis a problemas de software e problemas orgânicos que são equivalentes a problemas da máquina.
Não dá para dissociar o corpo da alma. A alma sem o corpo nao funciona, como o software nao funciona sem o computador. O ser vivo só funciona com os dois.
Seja no homem ou no animal. Na visão dos religiosos o animal nao tem alma. Qual a lógica?
2007-07-19 16:06:03
·
answer #8
·
answered by Luiz Sabra 7
·
2⤊
1⤋
não sei. se alma pode viver sem corpo, talvez o corpo também viva. a não ser que o conceito de pessoa se implique só em alma. ou o conjunto. meu conceito é de que alma é energia, perdemos parte dela quando "desencorporamos" mas se toda ela sair, morremos.
2007-07-19 15:59:50
·
answer #9
·
answered by menina.elfa 3
·
1⤊
0⤋
Tendo por base que nossa alma se desprende do corpo toda noite ao dormir e fica apenas ligada por um cordão de luz, não há problema.
Segtundo estudos de apometria a vitalidade do corpo e a saude não é mantida pela alma e sim pelo duplo etereo.
EWste corpo sutil é passivel de ser estudado pela ciência, pelo Eletro cardiograma, eletroencefalograma e fotos kirlian, que não são fotos da alma e sim do duplo.
Uma vez rompida o chamado cordão de prata, não há como a alma retornar ao corpo e o duplo se desintegra em média em 72 horas após este fato.
2007-07-20 11:29:03
·
answer #10
·
answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7
·
0⤊
0⤋
Silas, o nenem na barriga da mulher está ligado a ela pelo cordão umbilical e pode ser retirado do útero para alguma cirurgia especializada sem morrer, porque continua ligado à placenta materna. Mas ao chegar a hora do parto, é preciso cortar o cordão umbilical e nem por isso o nenem morre, porque já está pronto para viver entre nós. O nosso corpo físico é cópia fenecível do corpo espiritual imarcescível e ambos são jungidos um ao outro pelo biblicamente conhecido "cordão prateado" (Eclesiastes 12:6). Quando saimos do corpo, ao dormirmos ou quando sofremos um grande estresse, não morremos porque continuamos ligados ao corpo vivificante pelo cordão de prata. Na crise da morte definitiva, parte-se o liame espiritual que nos prende ao físico, o espírito retorna ao seu mundo originário e o corpo volta ao pó de onde foi formado. No estado de coma, o cordão continua intacto, mas como o cérebro físico ficou danificado, seu correspondente espiritual não consegue se comunicar através dele e fica pairando por cima do corpo até que os amparadores espirituais resolvam partir o cordão de prata. Nesse caso a pessoa morre e o espírito se liberta de vez da matéria. Há muita literatura sobre a projeção do corpo astral caso você queira se inteirar da realidade do fenômeno. Em tempo, a criogenia é a técnica de congelar um corpo morto na suposta intenção de ressuscitá-lo algum dia, mas é uma total utopia anticientífica, digo mais, maldosa tapiação de gananciosos pseudo-sábios para se locupletarem às custas dos sentimentos alheios. O criogenado é apenas um cadáver, sem seu corpo espiritual, o qual já está bem longe e só retornará, se for necessário, para continuar sua romagem terrena em outro corpo.
2007-07-19 21:52:23
·
answer #11
·
answered by carlosossola 7
·
0⤊
0⤋