O vocábulo demônio vem do Grego daimon e daimonion, com o plural daimones, cujo significado é alma (espírito). E a alma pode ser boa ou má. Mas, por influência do Zoroastrismo e do Maniqueísmo, a palavra demônio, usada mais no plural, demônios, passou a significar no Cristianismo somente espíritos maus ou impuros, como sendo o pólo oposto de Deus, o princípio único do bem. O texto bíblico em Grego, quando se refere a um espírito mau, usa a palavra akarthatos.
Já para designar um espírito bom ou santo, usa estas duas palavras: pneuma hagion (Espírito Santo). Observe-se que o princípio do mal é representado por espíritos, no plural, numa analogia com os espíritos pagãos, que eram considerados como sendo maus, mas que, como vimos, são também espíritos humanos. Isso nos leva a imaginar que eles pensavam que os espíritos humanos representassem o pólo oposto de Deus, o que é um absurdo. Diabo, satã, satanás, etc., têm origem no Grego diabolos, ou seja, adversário. Mas não são espíritos. São coisas internas de nós mesmos e que obstaculizam a nossa evolução espiritual. Exemplos: orgulho, avareza, inveja, ciúme, ressentimento, coisas que são contrárias ao nosso Eu Interior, ao nosso Cristo Interno ou Espírito Santo que habita em nós. Isso levou Paulo de Tarso a dizer que nós somos santuários (templos) do Espírito Santo. O diabo, satã, satanás, lúcifer e serpente (que nada mais são do que símbolos para representar a inteligência sem a moral) são nossos adversários (nossos obstáculos internos), mas que não são espíritos, pois são coisas negativas de nós mesmos (adversárias/adversidades) ou contrárias ao nosso crescimento espiritual e moral. Assim é que Jesus tirou demônios ou espíritos impuros das pessoas possessas. Mas nunca Jesus tirou de ninguém satanás, satã, diabo, lúcifer ou serpente.
2007-07-15
02:17:45
·
21 respostas
·
perguntado por
Jorge Murta
6
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
BomStarAki. nós não temos que corrigir a Bíblia, mas algumas pessoas tem, isso sim, que serem corrigidas na interpretação da Bíblia e aprender que ela não é literal e deixar de dar a ela uma interpretação própria de contos de fadas.
2007-07-15
05:57:40 ·
update #1
Caro colega Murta, achei sua pergunta bem elaborada, porem tem um probleminha, vamos lá:
Como mantemos o controle de um grupo?
Através de regras, disciplinas.
E como fazê-los obedecer?
Através da sansão, da punição pela infrigência às normas desses grupos.
Agora, tira-se a norma e o que vemos?
Pessoas manifestarem suas criticas ao regulamento imposto.
Usei essa analogia para dizer: “TIRE O DIABO DE CIRCULAÇÃO, E A MAIORIA DAS SEITAS E RELIGIÕES IRÃO À BANCA ROTA”.
Sem o medo, sem o terror, determinadas religiões e seitas não conseguirão manter o cabestro, o controle sobre seus fiéis, muito menos fazer uso desse medo, para pedir dinheiro (Dizimo), ou qualquer outro tipo de sacrificio dos seus fiéis seguidores.
Mas, é aí que entra a ação mesquinha do homem, o verdadeiro diabo interior e maléfico que entra usando a bíblia e textos integrais, para justificar esse comportamento mesquinho, e essa interpretação só é usada para “bona parte”, mas quando algum texto bíblico é posto à prova pela contradição, aí entra o desculpismo do “contexto implícito” no texto.
Acreditar no Diabo, como um ser, é transferir instintos e comportamentos mesquinhos que trazemos arraigados em nós para um Ser que não pode e nunca se defendeu de acusações à ele imposta, nunca em nenhum momento, nas escrituras, consta a oportunidade de se questionar o Diabo...Sabe Por que? Simplesmente porque até quem escreveu não acredita.
Então com esse processo de transferência de culpa, o individuo acredita ficar quitado com seus instintos mesquinhos, porem prontos a agirem novamente, e novamente transferir a culpa e aí torna-se um circulo vicioso.
Pobre Diabo.
Melhora-se a moral e a ética do homem, acaba-se o Diabo e seus adoradores templários.
2007-07-15 03:20:53
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
4⤊
4⤋
Temo o homem de um só livro!palavras de São Tomás de Aquino,disse isso se referindo àquele que não tem uma cultura vasta, mas era adversário temível quando se aprofundava no estudo de uma especialidade.Há alguns usuários do yr.que são assim.Lêem somente a Bíblia!!
2007-07-15 02:32:40
·
answer #2
·
answered by ™robertinho 7
·
4⤊
2⤋
Faz parte da natureza
o bem e o mal
o claro e o escuro
yin yang
negativo e positivo
sem isso a natureza não se completa
sem demônios não haveriam os anjos
e com erros é que amadurecemos
nos completando
negando um ou outro
causamos o desequilíbrio
2007-07-15 04:33:56
·
answer #3
·
answered by Loid 5
·
1⤊
0⤋
Estou de acordo contigo.
Muita paz.
2007-07-15 02:31:08
·
answer #4
·
answered by rami 7
·
3⤊
2⤋
se formos nos ater a etimologia, pagão é camponês e vilão é quem mora em vila.
agora se teu desiderato é acobertar o demo quem sou eu, pobre marques, para desencoraja-lo.
desculpe-me mas minha fé no Onipotente, Oniciênte e Onipresente leva-me a informar-lo que existem três (3) tipos de espíritos sobre o universo o Único Deus, o do homem e o do diabo, portanto ele (tinhoso) existe.
ou os males da terra são frutos da falsa interpretação da origem dos vocábulos também?
ah! só uma pergunta quem é lucifer, um vocabulo grego tambem?
2007-07-15 07:48:57
·
answer #5
·
answered by sou quem sou, algum problema? 6
·
1⤊
1⤋
Olá, creio na bíblia e ela diz que o diabo é o pai da mentira João 8:44. Jesus quando expulsava demônios se dirigia á eles como personalidades, a bíblia diz de certo jovem que tinha um espírito surdo e mudo e expulso o espírito o jovem falou, além do mais apocalipse diz que o lago de fogo está preparado para o diabo e seus anjos. então ñ concordo com vç, como eu disse eu creio na bíblia e ela fala tanto de Deus criando o homem como do diabo incorporando uma serpente para tentar a criação de Deus! Abraço!
2007-07-15 04:40:12
·
answer #6
·
answered by teryma2 3
·
1⤊
1⤋
Jorge
Então nós temos que corrigir a Bíblia Sagrada. Você tem alguma proposta de como começar?
Fiz uma pesquisa e olha só quantas ocorrências da palavra "diabo" eu encontrei. Seguem algumas.
Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser
tentado pelo diabo. Mateus 4:1 (Jesus tinha maus pensamentos dentro de sí?)
Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o
sobre o pináculo do templo, Mateus 4:5
Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e
mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles.
Mateus 4:8
Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o
serviram. Mateus 4:11
O inimigo que o semeou é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Mateus 13:39
Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda:
Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado
para o diabo e seus anjos; Mateus 25:41
E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e, naqueles dias, não
comeu coisa alguma, e, terminados eles, teve fome. Lucas 4:2
E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. Lucas 4:3
Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? E um de vós é um diabo. João 6:70
Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. João 8:44
E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, João 13:2
como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. Atos dos Apóstolos 10:38
Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor? Atos dos Apóstolos 13:10
Não deis lugar ao diabo. Efésios 4:27
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; Efésios 6:11
E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo, Hebreus 2:14
Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7
Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. Judas 1:9
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:10
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. Apocalipse 20:2
Uma das artimanhas do diabo (inimigo de nossa alma) é fazer parecer que ele não existe. Mas ele é real. Ele é espírito. São os demônios com quem os médiuns se comunicam no centro espírita.
Se diabo não existe, então porque existem espíritos que os médiuns se comunicam? Então, pela tua teoria, isto seria animismo, ou seja, comunicação da própria alma do médium, você não acha?
2007-07-15 04:11:16
·
answer #7
·
answered by BomStarAki 5
·
2⤊
2⤋
Será necessário dizer muitas e muitas vezes.
Jogar a luz por várias vezes dentro da caverna cheia de morcegos, até que eles saiam e não voltem mais.
E assim são as mentes das pessoas, como cavernas fechadas e cheia de morcegos.
Paz.
2007-07-15 03:33:34
·
answer #8
·
answered by Hokus Phokus 7
·
2⤊
2⤋
Vou inverter a pergunta se vc me permite pra responder.
Quantas vezes é necessário insistir na existencia do demonio?
Resposta : enquanto isto for lucrativo, enquanto servir para escravizar consciencias e carteiras, enquanto for necessário
criar um simulacro de culpa para alienar as pessoas de seus atos.
Esta é a função da neo demonologia, aquela que se baseia na teologia da culpa para justificar as falhas do nosso carater e os desvios de nossa moralidade.
Ai sim, se verifica uma verdadeira ação demoniaca , na medida através do do engano, o embuste, a mentira e a confusão. Como Jesus é a Verdade (cf. Jo. 8,44), assim o diabo é o mentiroso por excelência. Desde sempre, desde o princípio, o engano tem sido sua estratégia preferida. Não há dúvida de que o diabo consiga enredar tantas pessoas nas redes de suas mentiras, pequenas ou clamorosas.
Por detrás das mentiras e dos enganos, que trazem consigo a imagem do Grande Mentiroso, desenvolvem-se as incertezas, as dúvidas, um mundo onde não ha mais segurança nem Verdade e onde, ao contrário, reina o relativismo e a convicção de que a liberdade consiste no fazer o que quiser ou no que quiser o sedutor de plantão.
Ler a palavra de Deus segundo criterios escuros de fanatização e impressão do medo e do fundamentalismo.
A Igreja está segura da vitória final de Cristo e portanto, não se deixa levar pelo medo ou pelo pessimismo, mas ao mesmo tempo é consciente da ação do maligno que busca nos desanimar e semear a confusão, o ódio e o desrespeito.
Portanto o demonio será invocado sempre que a industria da culpa faturar em cima da industria da Graça.
Paz e Bem
2007-07-15 03:06:06
·
answer #9
·
answered by Frei Bento 7
·
3⤊
3⤋
Olá Jorge. de fato você tem razão, não existe esse tal Demônio, e nem o tal Diabo. São realmente espíritos que qurem nos fazer mal. mas temos sempre a solução. ''A PRECE'' nunca nos esqueçamos dela, a melhor e a mais eficaz contra esses nossos irmãos que estão a precisar deste eficaz intermédio que nós podemos oferecer. sempre a prece. abraços Nando.
2007-07-15 02:34:13
·
answer #10
·
answered by nando 5
·
3⤊
3⤋