English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Minha dúvida é q/ de tanto falarem sobre a Igreja q/ Jesus deixou aqui. Como saber se Ele não disse o nome da Igreja? Quem criou esse nome?

2007-07-14 14:26:52 · 15 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

15 respostas

Você poderia achar que, se os católicos romanos quisessem seguir a Pedro, eles iriam se interessar em saber o que ele realmente disse, mas acho que esse não é o caso. Deixe-me lhe dar um exemplo. O Catecismo da Igreja Católica n° 552 diz: "Por causa da fé que confessou, Pedro permanecerá a inabalável pedra da Igreja". Entretanto, Pedro escreve em suas epístolas que Jesus é a pedra que os edificadores reprovaram - não ele! Leia cuidadosamente as próprias palavras de Pedro:

"Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina. E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados." [1 Pedro 2:6-8]

Por que os "edificadores" católicos romanos não aprovaram Jesus como sua "pedra" quando o "primeiro papa" afirma que Jesus é a pedra? Eles fazem de Pedro sua "pedra" em vez de Cristo. O teólogo e historiador católico Peter DeRosa admite:

"Ouvir que os grandes pais da igreja não viam conexão alguma entre essa passagem (Mateus 16:18) e o papa é algo que pode abalá-los. Nenhum deles aplica 'Tu és Pedro' a qualquer pessoa, exceto a Pedro. Um após o outro, eles analisam: Cipriano, Origenes, Cirilo, Hilário, Jerônimo, Ambrósio, Agostinho. Eles não são exatamente protestantes. Nenhum deles chama o bispo de Roma de uma pedra ou aplica a ele especificamente a promessa das chaves. Isso é assustador para os católicos... As surpresas não param por aí. Para os pais, é a fé de Pedro - ou o Senhor em quem Pedro tem fé - que é chamado de a pedra, não Pedro." [Vicars of Christ (Vigários de Cristo), DeRosa, 24].

Esse entendimento original dos pais da Igreja Católica, como descrito acima, está absolutamente correto! Jesus declara a fé de Pedro n'Ele como a "pedra sobre a qual edificarei a minha igreja..." Além disso, as Escrituras claramente proporcionam essa compreensão e, uma vez que você entender, perceberá que os teólogos católicos romanos vêm nitidamente mentindo para os fiéis há mais de 1.000 anos.

Nas Escrituras originais, em Mateus 16:18, Jesus usa duas palavras para "pedra" na linguagem original. Essa diferença em palavras (NT: petros = pedra", e petra = uma enorme rocha) revela que Jesus não está baseando a Sua igreja na "pedra" de Pedro, mas em uma pedra muito maior, como o rochedo de Gibraltar (o próprio Jesus). Vejamos os versos 15-18 para assimilar o contexto:

"Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus." [Mateus 16:15-17]

Agora, o verso 18 contém a clara verdade:

"Pois também eu te digo que tu és Pedro [petros=pedra], e sobre esta pedra [petra = uma pedra imensa, como o rochedo de Gibraltar] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." [Mateus 16:18]

Como você pode constatar, Jesus afirmou com clareza sobre qual "Pedra" estava edificando a Sua igreja: a confissão de fé que Pedro pronunciou no verso 17. Seu uso de duas palavras distintas para "pedra" claramente proíbe qualquer pessoa de sequer imaginar, crer ou ensinar, que Pedro era a "pedra".

Novamente, lemos o grande historiador e teólogo católico Peter DeRosa:

"Já observamos que nenhum pai da igreja pode achar qualquer sombra de ofício petrino nos grandes textos bíblicos que se referem a Pedro. A supremacia papal e a infabilidade, tão centrais na Igreja Católica hoje, simplesmente, não são mencionadas. Nenhum único credo, ou confissão de fé, nem catecismo, nem passagem nos escritos patrísticos contêm uma sílaba sobre o papa, menos ainda sobre a fé e doutrina sendo derivadas dele." [Vicars of Christ, DeRosa, 206; tradução nossa].

Assim, por admissão de um teólogo católico romano, os primeiros pais católicos nunca reivindicaram que Pedro fosse a pedra sobre a qual Jesus estabeleceria Sua Igreja! Uma vez que os católicos atribuem tanta ênfase às tradições da Igreja, por que ignoram essa importantíssima tradição da Igreja? Parece que são terrivelmente seletivos quanto às tradições que servirão de base para construírem sua Igreja moderna!

Paulo reitera, em sua epístola aos Coríntios, que Jesus é a pedra:

"E beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo." [1 Coríntios 10:4]

2007-07-14 14:42:10 · answer #1 · answered by Anonymous · 3 1

Na verdade ele não estava se referindo a igreja católica. Cristo era a própria rocha pois ele não precisava de sucessor (Pedro), porque Cristo não morreu definitivamente mas continuaria organizando os cristãos do céu.
Dizer que Pedro era o sucessor de cristo e que ele foi um dos originadores da igreja católica foi apenas uma forma de justificar o nascimento da igreja católica e colocar papas para governar a igreja.
Mas tudo isso surgiu porque quiseram fazer uma interpretação da bíblia, pois a bíblia não precisa ser interpretada porque ela é simples e fácil de ler.

2007-07-15 08:17:22 · answer #2 · answered by Th 2 · 2 0

Minha amiga Vivi, sua pergunata é bastante interessante, a mioria das pessoas pensão isso. Mas antes de responder sua perg. é bom que vc. leia novamente este texto com atenção, Mat.16:18, e, note q. depois da palav. Pedro, tem uma virg. isolando a prim. oração. O que acontece é uma conversa entre Pedro e Jesus, na qual discutiam-se sobre a verd. indent. de J. Veja p.Ex. os vers. 13 até o 20 com atenção. Quando J. disse sobre essa pedra, ele estava ref. a ele próprio. veja Efesios 2:20 e 1Pedro 2:4_8, estes mostram que Pedro reconhecia somente a Jesus como a Verd. pedra de alicerse da Igr. Cristã. Tambem devemos levar em conta alguns fatos import. 1- J. disse q. os postões do hades(morte) não o venseria, e, Pedro morreu uns 30 anos depois, 2- O últ. ap. a morrer foi João, 3- A maior parte do ministério foi efet. por Paulo, 4- Nenhum deles devriam ser superior aos outros. Mat.23:8-10. 5- A Igr. Cat. só veio a exixtir apartir de 350 EC. Portanto, este texto de Mat.16:18 não tem nada a ver com o Papado ao Apostolado. Olha minha amiga, esixte um grupo relig. q. pode explicar a Vc. melhor que eu. São as Test. de Jeová, qd. eles passar por ai fale com eles sobre este... ou escreva-me: jps0206@hotmail.com

2007-07-15 07:09:31 · answer #3 · answered by João Prof. 4 · 2 0

Era só uma igreja de fantasia... Não se preocupe...

2007-07-14 21:56:48 · answer #4 · answered by Anonymous · 2 1

ATOS 4:11:12 PEDRO disse: Ele(JESUS) é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque tambÉm debaixo do cÉu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

Vejam as etapas de sucessões depois da morte de Cristo
1°)Os 12 disçipulos
2°)Os filhos dos disçipulos
3°)O último discipulo(Jõao do Apocalipse)
4°)o 1° filho dele de nome policapo.
5°)o seguidor de policapo de nome Irineu
6°)o seguidor Irineu de nome Originis
7°)o seguidor Originis de nome Sto Agostinho
8°)o seguidor Sto Agostinho de nome Euzébio de Cesaréia.

Esses grandes homens de DEUS citados acima foram os responsáveis pela liderança da igreja primitiva onde se pregavam um evangelho genuíno de inspiração divina baseado somente nos livros sagrados inspirados por DEUS.

Ai vem Constantino que no ano 300 DC iniciou o catolicismo.
Depois vem a idade média (periodo das trevas),é nesse periodo que iniciou -se a adoração a Maria,a Inquisição,Adoração a Santos e assim por diante.
Depois vem Lutero em 1500 na Alemanha reformando e trazendo tudo de volta o evangelho genuíno da igreja primitiva dos apóstolos que havia sido mudado e deturpado pela igreja católica.

Vejam o processo gradual das tantas heresias anti-cristãs e anti-bíblicas feitas pela igreja católica, pois os Cristo e nem os Apóstolos nunca ensinaram estas mentiras do diabo.

Ano 33 à 196 Nesse período da História , a igreja primitiva não aceitou nenhuma doutrina anti-bíblica
Ano 197 Zeferino, bispo de Roma, começa um movimento herético contra a divindade de Cristo.
Ano 217 Calixto se torna bispo de Roma, pondo-se à frente da propaganda herética e levando a Igreja de Roma para mais longe do caminho de Cristo.
Ano 270 Origem da vida monástica no Egito, por Santo Antônio.
Ano 370 Culto dos santos professado por Basílio de Cesaréia e Gregório de Nazianzo. Primeiros indícios do turíbulo(incensário), paramentos e altares nas igrejas, usos esses introduzidos pela influência dos pagãos convertidos.
Ano 400 Orações pelos mortos e sinal da cruz feito no ar.
Ano 431 Maria é proclamada a “Mãe de Deus”
Ano 593 O dogma do Purgatório começa a ser ensinado.
Ano 600 O latim passa a ser usado como língua oficial nas celebrações litúrgicas.
Ano 607 - O imperador Phocas dá ao Bispo de Roma o direito de primazia universal sobre a cristandade, depois do 2º Concílio de Constantinopla.
Ano 609 - O culto à Virgem Maria é obra de Bonifácio IV. A invocação dos anjos e dos santos é posta como lei.
Ano 758 A confissão auricular é introduzida na igreja por religiosos do Oriente.
Ano 787 - Pelo 2º Concílio de Niceia foi estabelecido o culto das imagens e a adoração da cruz e relíquias de santos.
Ano 795 - o incenso foi posto por lei nas cerimonias da igreja por Leão III.
Ano 818 - Aparece, pela primeira vez, nos escritos de Pascácio Radberto, a doutrina da transubstanciação e a missa, como se vê nos nossos dias.
Ano 819 A festa da Assunção da Maria é observada pela primeira vez.
Ano 880 Canonização dos santos.
Ano 998 Estabelecida do Dia de Finados.
Ano 998 Quaresma.
Ano 1000 A confissão auricular genareliza-se e os ministros da igreja arrogam para si o "ego te absolvo". A missa passa a designar-se sacrifício e organizam-se as peregrinações.
Ano 1003 - o papa João XIV aprova a festa das almas nos fiéis defuntos.
Ano 1059 - Nicolau II cria o colégio de cardeais - o conclave

Ano 1074 - O papa Gregório VII decreta obrigatório o celibato dos padres.
Ano 1075 Os sacerdotes casados devem divorciar-se, compulsoriamente cada um de sua esposa.
Ano 1076 - É declarada a infalibilidade dos papas.
Ano 1090 - Pedro, o Ermitão, inventa o rosário
Ano 1095 - Urbano II cria as indulgências

Ano 1100 Introduzem-se na igreja o pagamento da missa e o culto aos anjos.
Ano 1115 A confissão é transformada em artigo de fé.
Ano 1125 Entre os cônegos de lião, aparecem as primeiras idéias da Imaculada Conceição da Maria.
Ano 1160 Estabelecidos os 7 sacramentos.
Ano 1186 O Concílio de Verona estabelece a “Santa Inquisição”.
Ano 1190 Estabelecida a venda de indulgências.
Ano 1200 - O concílio de Latrão impõe a transubstanciação e a confissão auricular.
Ano 1200 Uso do rosário, por São Domingos, chefe da Inquisição.
Ano 1215 A transubstanciação, é transformada em artigo de fé.
Ano 1220 Adoração à hóstia.
Ano 1226 Introduz-se a elevação da hóstia.
Ano 1227 - Entra a campainha na missa por ordem de Gregório IX.
Ano 1229 Proíbe-se aos leigos a leitura da Bíblia.
Ano 1229 - O concílio de Toulouse estabeleceu a inquisição que foi confirmada por Gregório IX, em 1232, e logo aos dominicanos.
Ano 1246 Festa do Sagrado Coração.
Ano 1264 - Urbano IV determina a festa do Corpo de Deus.
Ano 1300 - Bonifácio VIII determina o jubileu
Ano 1303 A igreja Católica Apostólica Romana é proclamada como sendo a única verdadeira, e somente nela o homem pode encontrar a salvação...
Ano 1311 Procissão do Santíssimo Sacramento e a oração da Ave – Maria .
Ano 1317 - João XXII ordena a Avé-Maria
Ano 1360 - Começa a hóstia a ser levada em procissão
Ano 1414 - O concílio de Constança definiu que a comunhão do povo deve ser a hóstia somente, sendo o cálice reservado para o padre. Os Concílios de Pisa, Constança eBasileia declararam a autoridade do Concílio superior à do Papa.
Ano 1438 - O Concílio de Florença abre a porta ao Purgatório, que Gregório, o Grande, havia criado.
Ano 1439 Os 7 sacramentos e o dogma do Purgatório são transformados em artigos de fé.
Ano 1546 Conferida à Tradição autoridade igual à da Bíblia.
Ano 1562 Declara-se que a missa é oferta propiciatória e confirma-se o culto aos santos.
Ano 1563 - O Concílio de Trento ddefiniu que a tradição é tão valiosa como a própria Palavra de Deus, Os livros apócrifos foram aceitos como canónicos.
Ano 1573 É estabelecida a canonicidade dos livros apócrifos.
Ano 1854 Definição do dogma da Imaculada Conceição de Maria.
Ano 1864 Declaração da autoridade temporal do papa.
Ano 1870 Declaração da infalibilidade papal.
Ano 1950 A assunção de Maria é transformada em artigo de fé.

Vale salientar que alguns dos dados aqui registrados são apenas aproximados, pois muitas vezes, as doutrinas eram discutidas, algumas durante séculos, antes de serem finalmente aceitas e promulgadas como artigos de fé, ou dogmas. Um exemplo disto é o dogma do Purgatório, introduziu na Igreja Romana em 593, mas só declarado artigo de fé no ano de 1439.

2007-07-14 21:55:31 · answer #5 · answered by Servo 4 · 2 1

A teologia católica Romana fazendo uso desta confissão: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja". Ensina que Pedro é o fundamento que sustenta a igreja e a que ele foi dada a superioridade sobre os demais apóstolos. Enraizada nesta suposta autoridade conferida a Pedro, diz que o papa é sucessor de Pedro e que sem o papa não há igreja. Esse texto está gravado com letras de ouro na cúpula da basílica de São Pedro , em Roma. Na verdade Jesus estava dizendo que o Simão vasilante e fraco, que passaria por muitos deslizes , se tornaria alguém firme e resistente PEDRO em aramaico significa pedra. Jesus então disse que edificaria a sua igreja sobre a rocha,ou seja O próprio Jesus é essa rocha, esta pedra inabalável, rocha maciça fixa. Deus de forma figurativa usou esta passagem para se referir a todos nós que como pedro somos vasilantes, fragmentados como uma pedrinha de rocha mas que devemos ser firmados em Cristo estár firmados nele relmente. Logo o que a igreja está dizendo sobre o papa é que ele é vasilante, inconstante, passa por muitos deslizes assim como qualquer um de nós mas que precisa também ser edificado na rocha que é Jesus. Porque como diz as escritoras todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus incusive o papa .Além da igreja católica confundir teia com areia também confundem que uma vida não matrimonial contribui para melhor se dedicar a Deus. O problema é que descidem isso sem maiores preocupações ,se Deus aprova ou não. E pior ,que obra de Deus eles estão fazendo? Se a obra jenuina é ganhar almas pra Jesus ;saquear o inferno e povoar o céu. Primeiro Jesus não é o centro das atenções e sim Maria. E ela nem é mais o centro, é tanta canonização que perdeu-se o alvo. A igreja católica propaga o evangelho de Cristo e até dão frutos como disse Jesus ,mas é tudo fogo de palha, não é digna de passar pelo fogo como o ouro e ser aprovada. Que Jesus seja só Ele o nosso eterno advogado.

2007-07-14 21:38:15 · answer #6 · answered by Franciany M 3 · 3 2

Mas já existiam igrejas naquela época?

2007-07-14 21:31:17 · answer #7 · answered by ™robertinho 7 · 1 0

O que tem isso haver com Roma, se Pedro era Judeu?
Jesus veio para os seus e os seu não o aceitaram(os judeus). Ou seja, a igreja do evangelho de Cristo, começou com o próprio Cristo(A pedra de esquina). Os sucessores de Cristo? Efésios 1-4 como também nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor; 12 com o fim de sermos para o louvor da sua glória, nós, os que antes havíamos esperado em Cristo; 13 no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.. (Ide por todo o mundo e pregai o meu EVANGELHO). Bem, Cristo continua regendo a igreja, através do Espírito Santo, Ele não precisa de PAPA nenhum, e nós, os que o aceitamos, somos os seus sucessores. A igreja católica caçou e matou muuuuuitos verdadeiros cristão.

2014-09-23 21:17:39 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

não

2007-07-15 02:38:30 · answer #9 · answered by cristão 7 · 0 0

Raciocine assim, como você pode ter certeza de que seu tataravô realmente existiu e não foi uma invenção?

2007-07-15 01:57:35 · answer #10 · answered by solamericano 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers