so morrendo pra saber,ai vc volta e diz oque é e como é...pena que a maioria dos espiritas nao fazem isso ai fica tudo na mão dos iluminados que usam os vivos para dizer suas mensagens.boa sorte
2007-07-14 12:57:40
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
4⤋
Vou dar-lhe umas dicas:
Veja as respostas que eu dei para esta questão (referida em "fonte")
P.: "...Se bem que para os ateus tem, MORREU ACABOU..."
Resp.: no Espiritismo admite-se a "morte" do ego no momento da reencarnação, para dar lugar a outro "ego" a desempenhar suas novas funções.
Quanto ao "ateu", há uma vivência de "morte" imediatamente após o desencarne, relatado em "Memórias de um Suicida" de Yvone A. Pereira, o que dá certa "razão" a eles dentro das concepções espiritas. Mas não é o mesmo que o da Ciência moderna, que não tem pretensão de dar uma resposta para isso, de modo que se alguém pretender usar de "argumentos cientÃficos" para comprovar isto, jamais passará pelos "crivos necessários" para a demonstração deste fato, pois longe está a tecnologia ainda para saber, a nÃvel "sub-atômico", "como se processa a Vida" nos corpos animados, pré-requisito principal para desenvolver teses como "morreu, acabou".
P.: "...Resureição - Como poderia voltar a vidas todas a pessoas mortas até hoje? - O mundo caberia todas elas???..."
Resp.: faço minhas as palavras de "Thompson". (procure em http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AlTpEl8GIAEOsHEeW5IxbsTI6gt.?qid=20070714071039AAumhSs&show=7#profile-info-980f37fe00711d7c845f11896e7d90c2aa )
P.: "...Reencarnação - Como pode alguem reencarnar em outro corpo, se os habitantes no mundo estão sempre crescendo???
Só se as almas vierem de outra Galáxia..."
Resp.: não viria de outra galáxia; Carl Sagan, na obra "Cosmos" postula a existência de várias civilizações extra-terrestres evoluindo concomitantemente à nossa nas "proximidades". A série "Enterprise" explora esta idéia, apresentando ficcionalmente o encontro de nossa civilização com outras numa faixa de 200 anos luz nas redondezas da Terra.
Em "Como nascem os espÃritos" (http://br.answers.yahoo.com/question/ind... ) eu respondi assim:
1) Os espÃritos são criados por Deus. O processo é ignorado pelos próprios espÃritos, que não sabem mais do que nós sabemos sobre a Vida animada na Matéria.
2) A reencarnação é um "privilégio", uma "conquista" do espÃrito. Reencarnar demonstra que o espÃrito alcançou uma determinada "capacidade" de "formar" um corpo, um veÃculo fÃsico (muito frágil, por sinal) para "aplicar" seu treinamento e desenvolvimento no campo espiritual, pois o "mundo natural" do espÃrito não é a Matéria, mas a Vida Incorpórea.
2.1) Considere, em apoio a isto, indÃcios descobertos recentemente de que toda a matéria visÃvel e detectável no Universo soma 4% da necessária para mantê-lo estruturado como está. Os outros 96% é denominado, em AstrofÃsica, de "matéria escura".
2.2) Assista também ao filme "Cocoon", onde especula-se sobre a possibilidade de "seres energéticos" povoando outros planetas. Na série "Jornada nas Estrelas" há vários episódios onde os seres mais evoluÃdos assumem formas "incorpóreas", mas vivas.
3) O desenvolvimento espiritual é uma conjunção de esforços de encarnados e desencarnados que, ao longo da História, vão criando condições para a encarnação de cada vez mais espÃritos sobre o "orbe terrestre".
COMENTÃRIO:
a) Existem condições para a encarnação. E longas preparações são necessárias.
b) O aprendizado não se realiza apenas na vida encarnada. Ocorre também na vida "post-mortem".
c) Veja que a quantidade de espÃritos encarnados possÃveis no planeta Terra aumenta proporcionalmente ao desenvolvimento da Ciência médica também. E é regulado pelo Ecossistema do planeta.
d) Teoricamente não há limites para o número de "espÃritos" encarnarem num planeta. Na prática, dependerá das condições de "reencarnabilidade suportada" pelo ecossistema.
4) Considerando que há Vida em todo o Universo, nosso Sistema Solar é parte de um sistema local ainda para ser avaliada, mediante explorações interplanetárias futuras.
5) Em "orbes primitivos", imaturos para receber vida inteligente do tipo da humana, o "orbe espiritual" espera "colonização" de espÃritos prontos para esta tarefa.
COMENTÃRIO:
a) A medida que um "orbe" vai sendo preparado, sua capacidade de suportar encarnados vai aumentando e melhorando com o esforço coordenado de ambos os aspectos da Vida (a corpórea e a incorpórea).
b) Note que Religiões e Mitologias "guardam" na memória coletiva as lembranças destes "contatos" com o "divino" e com o "espiritual".
c) Não posso discutir isto aqui: vide "O Poder do Mito", de Joseph Campbell (em livro e DVD) onde se encontram subsÃdios sobre isso, embora trate de "Mitologia e Religião Comparada".
Recomendo também:
"História da Origem da Consciência - Erich Newman - Ed. Cultrix"
e "A Pré-História da Mente - em busca das origens da Arte, da Religião e da Ciência" de Steven Mithen, Ed. UNESP.
6) "explanar" isto aqui, resumidamente, é muito difÃcil e demanda muita pesquisa para fundamentar adequadamente. Na realidade, este veÃculo, a Y!R respostas, não é ideal para isso. Mas cada Ãtem está desenvolvido de modo esparso na literatura espÃrita, em obras de "André Luis" por exemplo e em "O Livro dos EspÃritos" de Allan Kardec.
Nessa resposta estão recomendações de vários livros, espÃritas e não espÃritas para sua pesquisa.
Numa "especialização" sobre o assunto, além das obras espÃritas, recomendo também obras do meio acadêmico como "subsÃdios" para embasar suas pesquisas também. Vai descobrir que o que tratam estes autores podem se aplicar, indistintamente, a encarnados e desencarnados, com a vantagem de que você poderá discutir "reencarnação" com ateus e céticos na mesma linguagem deles, sem escandalizá-los muito:
Quanto a isto, tenho algumas sugestões:
pela Editora Palas Athena
Obras de Joseph Campbell:
- Todas, mas inicialmente veja: "O Poder do Mito" (trata do tema "mito" em geral, importante para sua linha de trabalho, se for em nÃvel superior principalmente: em DVD na "culturamarcas" http://www.culturamarcas.com.br/CulturaMarcas/ProductDetail.asp?ProdID=1063148&ProdTypeID=6&CatId=37507&Org=)
EspecÃficos:
- "As Máscaras de Deus" em 4 volumes
- "A Imagem MÃtica"
Obra de HEINRICH ZIMMER
- Filosofias da India
Obra de Mircea Eliade
- Yoga: imortalidade e liberdade
Pela editora Madras
- Mitos de Luz (de Joseph Campbell)
Pela editora Uni-Yôga:
- Yôga: mitos e verdades (Mestre DeRose)
Há vários tÃtulos de livros em português para "download" grátis da Uni-Yôga aqui:
http://www.uni-yoga.org.br/_v2/index.php?notenc&p=27
Inclusive o "Yôga: mitos e verdades" que contém relatos sobre o hinduismo do próprio DeRose, valioso material atualizado para sua pesquisa, que você não encontrará em nenhuma outra fonte.
Fontes "detratoras" do fenômeno reencarnatório:
- obras do Padre Quevedo são excelentes.
- o Frei Boaventura Kloppenburg também. E o meu preferido é "O Espiritismo no Brasil".
Eles vão "puxar" tudo para o lado da "hipnose e auto-hipnose". Compare com "O Livro dos Médiuns" de Kardec. Será importante estudar estes autores, pois estes fenômenos ocorrem também e é preciso separar o "joio do trigo" nessas questões.
Fontes "propiciatórias" ao fenômeno reencarnatório:
- A Psicologia Transpessoal, de Marcia Tabone, Cultrix
- Explorações Contemporâneas da Vida Depois da Morte, org. por Gary Doore, Ph. D., Cultrix
- "A FÃsica da Alma - A explicação cientÃfica para a reencarnação, a imortalidade e experiências de quase morte", de Amit Goswami, editora Aleph
EXPERIÃNCIAS PRÃTICAS:
Será interessante para você procurar "experiências" práticas sobre o psiquismo em geral e o "mediunismo" em particular, freqüentando centros espÃritas. Uma sugestão é fazer seu próprio questionário ou pesquisa de campo "acadêmica" mesmo, ao estilo de Kardec para investigar o fenômeno da reencarnação.
Paralelos à Kardec existem também outras fontes úteis, para abrir um panorama amplo para suas experiências psÃquicas.
Recomendo as obras de "Brian Weiss" sobre relatos de reencarnações do ponto de vista de um psiquiatra "a favor" do espiritismo, onde ele também dá exercÃcios sobre o tema:
Dr. Brian Weiss, pela editora "Sextante" vide em http://www.esextante.com.br/publique/cgi/public/cgilua.exe/web/templates/htm/principal/view_0003.htm?editionsectionid=3&infoid=4&user=reader
1) Meditando com Brian Weiss
2) A Cura Através da Terapia de Vidas Passadas
3) A Divina Sabedoria dos Mestres
4) Os Espelhos do Tempo
5) Mensagens dos Mestres
6) Muitas Vidas, Muitos Mestres
7) Os Espelhos do Tempo - Coleção Auto-Estima
8) Só o Amor é Real
9) A Cura através da Terapia de Vidas Passadas - Coleção Auto-estima
10) Muitas Vidas, Uma Só Alma
11) Eliminando o Estresse
Dr. Stanislav Grof, um dos "fundadores" da 4ª força da Psicologia Profunda denominada "Psicologia Transpessoal", criou a técnica da "Respiração Holotrópica" para permitir explorações da consciência para qualquer um:
1) Além do Cérebro, da McGraw-Hill
2) A Aventura da Autodescoberta, da Summus Editorial
3) A Tempestuosa Busca do Ser, da Cultrix
No Brasil, procure informar-se sobre:
"Terapia de Integração Pessoal – TIP" e a aplicação terapêutica da "Abordagem Direta do Inconsciente-ADI" http://www.fundasinum.org.br/tipter.htm
Leia o seguinte:
1) O Inconsciente sem Fronteiras, de Renate Jost de Moraes, editora Santuário
2) As Chaves do Inconsciente, de Renate Jost de Moraes, editora Vozes
IIPC - Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, que trabalha com a pesquisa da autoconsciencia, experiência fora do corpo e bioenergias.
http://www.iipc.org/
Leia as obras de Waldo Vieira, publicadas pelo IIPC:
1) Projeciologia
2) 700 Experimentos da Conscienciologia
Finalmente, recomendo contatos com os cultos da "Oasca", porta direta para vivência destes fenômenos:
1) Santo Daime (vide http://www.santodaime.org/ )
2) União do Vegetal (vide http://www.uniaodovegetal.org.br/udv/index.html )
Bons estudos!!!
2007-07-14 19:57:19
·
answer #2
·
answered by Sney Agnóstico Sinistro 7
·
4⤊
0⤋
Para se especializar melhor no assunto é preciso muito estudo. Leia as obras de Kardec que você vai entender melhor. O objetivo da reencarnação é evoluirmos. Evoluímos através do resgate de dívidas passadas e do crescimento moral e intelectual.
A palavra reencarnar significa voltar à carne, ou seja é à volta do espírito a matéria. Toda reencarnação é um recomeço nos processos de evolução e retificação. Ela inicia-se no momento da fecundação e prolonga-se até a adolescência, pouco a pouco atingindo sua plenitude. Reencarnamos sempre com o objetivo de aprendizado, retificação, resgate de dívidas passadas e evolução. Portanto renascemos para evoluirmos. É nos dado um período no plano físico quando somos expostos a pessoas ou situações tais que ponham em prova o objetivo a que nosso renascimento se propôs. Cabe a nós o bom uso desse período. Deus deu nos o livre arbítrio, ou seja, o poder de decisão, o direito de escolhermos este ou aquele caminho. O livre arbítrio é uma graça divina que determina nosso padrão vibratório, e dependendo de como o utilizamos traçaremos a nossa próxima vinda.
Uma vez atingindo o estágio da perfeição o espírito passa a ser considerado "puro", será um espírito de luz, não necessitando mais reencarnar e passando a atuar como mensageiro direto dos desígnios de Deus.
2007-07-14 22:42:42
·
answer #3
·
answered by Andrea 7
·
3⤊
0⤋
Eu dei uma olhada nas fontes da primeira resposta e achei muito esclarecedor. A melhor forma de aprofundar seus conhecimentos a respeito da reencarnação é estudando, sejam as obras espíritas básicas de Allan Kardec [O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, etc.] ou de outros autores que estudaram o assunto, com convicção e seriedade, e que não baseiam suas opiniões apenas em especulações. Discutir e tirar dúvidas com pessoas que já conhecem muito do assunto é outro recurso. Analise sua vida e a sociedade em geral. Muitas conclusões nós podemos tirar observando a vida e seu curso natural. Boa sorte com os estudos.
2007-07-14 20:38:40
·
answer #4
·
answered by Camila R 2
·
4⤊
1⤋
é meio longo, será que vc vai ter paciência??? /Espero que sim...
A reencarnação provém de dois atributos básicos de Deus, sem os quais, no nosso entendimento, Ele não seria Deus: justiça e misericórdia infinitas.
Acreditando-se que tais atributos são intrínsecos à Deus, torna-se sobremaneira impossível conceber-se a idéia de um inferno temporalmente infinito a um indivíduo, no qual estarão as almas que aqui viveram de forma errada, enganosa, materialista, etc, sem quaisquer chances de arrependimento. Tais almas, uma vez adentradas no inferno, não poderiam ser alcançadas pela misericórdia divina. Mesmo arrependendo-se, não mais seriam ouvidas por Deus por todo o sempre. É fácil perceber o grave conflito entre esse conceito de inferno e os dois atributos divinos citados acima, uma vez que, de forma óbvia, sua existência estabelece um termo à misericórdia de Deus.
A reencarnação é uma segunda chance que Deus nos concede para tentarmos evoluir moralmente como seres humanos, sendo esse o real objetivo dela: a evolução do espírito. "Receber um corpo, nas concessões do reencarnacionismo, não é ganhar um barco para nova aventura, ao acaso das circunstâncias, mas significa responsabilidade definida nos serviços de aprendizagem, elevação ou reparação, nos esforços evolutivos ou redentores". (1) Deus não quer que nenhum dos seus filhos se perca e sua infinita misericórdia estará sempre nos tocando com sua divina benção.
A reencarnação vem ainda a corrigir possíveis injustiças. Quantas pessoas passam por sérias dificuldades em suas vidas? Miséria, vivendo ao lado do crime e tendo os filhos passando fome, enquanto outras possuem totais condições de desenvolvimento moral junto a suas famílias tão bem estabelecidas?
Um caso interessante: quantos povos viveram em níveis bárbaros e antropófagos na história da humanidade? Será que se nossa alma, assim que fosse criada, encarnasse em um corpo e vivesse junto a esse povo não seríamos também antropófagos?
Por isso deveríamos ir para o inferno, logicamente?
Ou iríamos para o paraíso eterno? (Mas como, se fomos canibais??)
Pode-se argumentar que Deus perdoar-nos-ia por não sabermos que tal prática era errada, afinal nascemos ali e convivemos desde cedo com aquilo. Mas então isso quer dizer que, por viver na ignorância, estaríamos livres para fazer o que quiséssemos e ainda assim sermos premiados com o paraíso eterno? Seria uma grande demonstração de misericórdia, realmente, por parte de Deus, mas ao mesmo tempo também de injustiça. Isso não seria justo para com aqueles que conheceram as leis do amor a Deus e ao próximo. Aos primeiros o paraíso, não importando o que fizeram, devido a sua ignorância; aos últimos, somente se conseguissem manter-se no caminho correto, passando pela porta estreita (Mateus 7:13)? Em qualquer hipótese, não há como haver justiça igualitária a todos nesse caso se não pensarmos na reencarnação. Nas duas possibilidades estaria havendo um tratamento preferencial de Deus para com um povo ou outro: seja dando a possibilidade do paraíso apenas àqueles que possuíssem o conhecimento das leis morais divinas e as praticassem, relegando os ignorantes e bárbaros ao inferno eterno; seja dando aos ignorantes e bárbaros de qualquer forma o paraíso, face à sua ignorância, devendo os outros, para chegarem à felicidade eterna, seguir todo um caráter moral de convivência com o próximo.
Outro caso interessante: o que ocorre com a criança que morre ainda em tenra idade? Imaginemos que tal criança deixe essa vida apenas alguns dias após seu nascimento. Deveria ela ir para o céu ou para o inferno?
Lógico é pensarmos que não irá para o inferno, pois sua alma, acabando de ser criada e vivendo encarnada por apenas alguns dias, não haverá cometido pecado algum. Então pensamos: deverá certamente ir para o paraíso eterno. Se assim o é, tal alma fora escolhida por Deus para ser salva. Não foi submetida a nenhum sofrimento que qualquer ser humano enfrenta em sua vida, tendo que ser forte para suportá-los sem desviar-se do bom caminho. Concebemos como justo e correto um pai que, a um filho, dá todas as condições de desenvolvimento: carinho, amor, suporte material, etc; e a outro despreza e humilha, sempre relegando-o a um plano inferior? Se um homem que assim agisse seria obviamente considerado injusto e sem caráter, como Deus poderia proceder desse modo? Deus não escolhe almas e as salva previamente. Deus não quer mais a você do que a alguém de um povo bárbaro que viveu há milhares de anos atrás, nem quer mais a uma criança que desencarna com alguns dias de vida do que você, que está aqui, suportando alguns sofrimentos dessa vida. Somos todos filhos Dele e Ele quer nosso bem igualmente.
O que dizer então nesses casos?
Devemos pensar que a real vida é a do espírito. O corpo morre e volta ao pó, a alma continua eternamente. Seria melhor ter vivido com o povo bárbaro em um tempo longínquo, tendo a salvação eterna garantida pela ignorância, ou viver agora, com todas as responsabilidades que o conhecimento que possuímos trás? Sabemos o quanto é difícil nos mantermos no caminho correto, com tantas dificuldades, tentações e violências do mundo atual...
A reencarnação é o produto da misericórdia infinita de Deus aliada a sua justiça suprema! Não se trata de um castigo, como muitos pensam, mas de uma segunda chance, como colocado no início. Uma chance que nos é concedida para que possamos sempre evoluir até atingirmos a perfeição que nossa natureza humana comporta. Aliado a isso, a reencarnação ainda corrige as injustiças, dando iguais possibilidades a todos. É como em uma escola: se um aluno é reprovado, ele não é expulso, mas ganha uma nova chance no ano seguinte, sempre podendo contar com a assistência de seus professores.
E para se aperfeiçoar recomendo o livro dos espíritos e o evangelho segundo espiritismo, ou até aulas numa casa espírita Kardecista, foi o que fiz e saciou muito das minhas curiosidades, foi uma benção.. Boa sorte e fica com /deus.
2007-07-14 20:50:46
·
answer #5
·
answered by MIRIAN 3
·
2⤊
0⤋
Tem muita literatura boa a respeito desse assunto, mas na minha opinião pessoal e sem desmerecer outras obras, a mais fácil de entender é a obra de Allan Kardec. Usa linguagem bem acessível através de perguntas e respostas, além do que tem de graça na internet para baixar.
São 4 ou 5 livros, mas esse assunto específico é bem abordado no Livro dos Espíritos.
Paz e Luz!
2007-07-14 20:31:31
·
answer #6
·
answered by Amnyoteph 7
·
3⤊
1⤋
A melhor forma de conhecer o assunto é estudando as obras de Allan Kardec. Comece por O que é o Espíritismo e depois O Livro dos Espíritos. Vc vai aprender de modo seguro, por quem entende do assunto. Agora se vc puder, freqüente um gupo de estudos em algum centro sério. Se morar no Rio, te indico o Centro Espírita Léon Dennis. Vai ficar mt satisfeita.
Abraço
2007-07-15 10:29:12
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Eu ja acreditei muito na reencarnacao. Hoje sou ateia.
Porem, busque, na google, "reencarnacao", tambem: Sociedade reencarnacionista.
No Brasil existem varias. Voce pode conseguir os "sites" deles.
Alguns livros, dessa materia, que ainda conservo:
"Many Lives, Many Loves" = Muitas Vidas, Muitos Amores. Eh um livro fascinante.
Os livros da atriz Shirley McLaine, sao varios de reencarnacao.
Procure nas boas livrarias, a bibliotecaria, podera, tambem, lhe dar uma lista das associacoes espiritas do Brasil, onde traz os nomes das especializadas em "reencarnacao".
Pra mim, esse estagio, da vida humana, nao existe, e sim:
Uma etapa onde o cerebro traz de volta o que tem "armazenado" MAIS ALEM DO SUB-CONCIENTE, QUE SE CHAMA; INCONCIENTE, de varias geracoes passadas.
Tenho a colecao completa da Time-Life: "Misteries Of Your Brain" = "Misterios De Seu Cerebro". Colecao escrita por varios psiquiatras famosos, do mundo inteiro.
Ali voce aprende, que, no seu cerebro, realmente, esta "um computador" onde "guardou" tudo de geracoes passadas.
A verdade esta numa balanca:
Voce escolhe: O mistico ou a ciencia, unica que traz a verdade?
Reencarnacao eh uma crenca. PREFIRO A CIENCIA.
Sorte!
.
2007-07-14 20:27:16
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
Leia as obras básicas de Kardec em www.espirito.org.br
2007-07-14 20:07:47
·
answer #9
·
answered by Hermes 6
·
2⤊
3⤋
Procure estudar com quem realmente conheço sobre o assunto, ou seja, gnosis/gnose.
Existem vários sites sobre gnose(conhecimento universal genuíno).
Posso te adiantar que somente os mestres reencarnam, ou seja se fazem carne. Pois eles já possuem corpos solares e portanto apenas se transferem para dentro do robô orgânico.
Os demais retornam e nada mais, ok?
2007-07-14 20:28:35
·
answer #10
·
answered by Satori 6
·
0⤊
3⤋