Com a invenção do telescópio, um crescente número de astrônomos começou a questionar Aristóteles. Se o sol, a lua e as estrelas não estavam presas a esferas que giravam ao redor da Terra, então o que poderia sustentá-las lá em cima e fazê-las mudar de posição? René Descartes, matemático do século 17, pensou ter uma resposta. Ele concordava com Aristóteles de que o espaço entre nós e os outros corpos celestes não poderia estar vazio. Assim, formulou a hipótese de que o universo estava cheio dum líquido transparente - uma espécie de sopa cósmica.
Esta teoria parecia equacionar dois problemas. Por um lado, fornecia algo que 'sustentava' os corpos celestes; eles estavam todos suspensos na sopa! Por outro lado, ajudava a explicar os movimentos dos planetas. Descartes alegava que os planetas estavam sob o controle de redemoinhos, ou vórtices, no líquido, que os fazia girar em suas órbitas. Esta "Teoria dos Vórtices", como era chamada, talvez nos deixe hoje assombrados como um tanto imaginosa. Mas, era a teoria dominante no estudo do universo durante mais de um século, em alguns países.
Muitos cientistas preferiam-na à teoria mais recente: A lei da gravitação universal de Isaac Newton, publicada em 1687. Newton asseverava que os planetas não precisavam de objetos ou de substâncias mecânicos, tangíveis, para sustentá-los. Era a força da gravidade que governava os movimentos deles, e os mantinha em suas órbitas. Com efeito, eles estavam suspensos sobre o nada, em espaço vazio. Muitos dos colegas de Newton zombavam de sua noção de gravidade. E até o próprio Newton achou difícil de crer que o espaço era um vazio, desprovido de substância em sua maior parte.
Sem embargo, os conceitos de Newton por fim predominaram. Atualmente, é fácil demais esquecer-nos de que esta questão do que sustenta os planetas suscitou ardentes debates entre os doutos e brilhantes cientistas cerca de 32 séculos depois de a Bíblia declarar com elegante simplicidade que a Terra está 'suspensa sobre o nada'. Como poderia Jó saber disso, de modo a frasear as coisas exatamente desse modo? Por que diria ele que nenhuma substância sustenta a Terra, quando os "peritos" levaram bem mais de 3.000 anos para chegar à mesma conclusão?
2007-07-14
03:50:05
·
9 respostas
·
perguntado por
Marcelo Pinto
4
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Quantos dados científicos hein! mais respondendo a sua pergunta a Bíblia é a palavra de Deus, e ela nunca cairá em desuso, pois Deus é onisciente, onipotente e onipresente.
Ou seja o mesmo ontem,hoje e para sempre.
E isso apesar de Deus ter dado inteligência ao ser humano, nunca poderão explicar ou até mesmo entender.
2007-07-14 03:59:28
·
answer #1
·
answered by Patyroni 2
·
0⤊
1⤋
não
2007-07-14 06:36:11
·
answer #2
·
answered by cristão 7
·
0⤊
0⤋
vc acredita na história universal?
ela foi transmitida sem que se produzissem provas de sua veracidade.
se embalarmo-nos em conceitos e pré-conceitos, não chegaremos a lugar nenhum.
portanto, faço aqui publicamente um desafio para vc e todos os cientistas que queiram participar.
façam um homem perfeito, inteligente autônomo, enfim "vivo", partindo do material que quiserem, ser for barro, "criem" seu próprio barro.
2007-07-14 04:19:53
·
answer #3
·
answered by sou quem sou, algum problema? 6
·
0⤊
0⤋
Não está parecendo.
Sua coluna é "servical" porque nem todas a linguas tem o cedilha.
O médico verifica seu "Plexo Solar" (termo médico).
Seu coração tem válvula "Mitral".
Você tem um osso "sacro".
Vocé tem uma cadeia "Genética" responsável por sua "Gênese".
A ciência provêm de Deus... mas sua inspiração é para poucos ou viveriamos num mundo de Sábios (OS QUE SABEM) mas, ha mais gente que ouviu alguém dizer que outro sabia ou teria ouvido ou lido em algum lugar.
Mt 13:10 E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?
Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
Jo 1:5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.
2007-07-14 04:14:47
·
answer #4
·
answered by solamericano 7
·
0⤊
0⤋
Sempre foi obsoleta,mas os cientistas tambem não estão com essa bola toda,tambem falam muita abobrinha,a humanidade está muito atrasada,até agora,apenas deram um pulinho na lua,o que em materia de ciencia,pode-se considerar um escandálo,é muito,muito pouco,para quem anda trombetiando por ai que a ciencia está avançada!
2007-07-14 04:08:58
·
answer #5
·
answered by Dionysio 7
·
0⤊
0⤋
Nossa visão não consegue ver a meteria cósmica, assim como não conseguimos ver o ar, a eletricidade, as ondas de rádio e TV.,etc..Todos os planetas são atraídos uns aos outros pela gravidade, lei da Física, e assim vamos viajando pelo universo sem fim.
2007-07-14 04:08:01
·
answer #6
·
answered by rami 7
·
0⤊
0⤋
A biblia no momento que foi escriita, foi escrita com conhecimentos obsoletos, sem forma, e as interpretações são de coisas inexistêntes, até mesmo muitas passagens que narram a trajetória de jesus, foram plantadas ali para dar veracidade no caso, mas muitas nunca aconteceram, ela é mentirosa e completamente obsoleta, e quem se dedica a leitura cega da biblia se dedica ao atraso humano.
2007-07-14 04:06:48
·
answer #7
·
answered by Mauro P 5
·
0⤊
0⤋
Embora ainda haja muita superstição dentro das religiões de origem judaica, de modo algum a Bíblia se tornou obsoleta. Se as pessoas procurassem as origens da Bíblia e entendessem de fato como foi seu desenvolvimento literário poderão se livrar de suas superstições e descobrir que os escritores da bíblia assim como essas pessoas tinham muito em comum que seria a crença em um Deus, e que em suas dúvidas chegaram a conclusão que o amor ao próximo é o principal objetivo desse Deus.
Partindo dessa idéia, poderíamos de fato compartilhar um mundo melhor com mais ecumenismo puro, sincero e verdadeiro que aquele que tem sido proposto por aí, onde cada religião abraça suas superstições que colaboram mais com a desunião que união verdadeira de pessoas que buscam a harmonia com outros humanos.
Talvez a maioria da população até tenha percebido isso e praticado isso fazendo vistas grossas aos apelos de líderes religiosos. Muitas já vivem em harmonia com crentes e descrentes seguindo a Bíblia no que ela propõe de melhor em sua essência que seria a crença em um Deus, que tudo foi criado por ele e que quer que as pessoas se amem.
Não creio em nada da bíblia nem em um Deus ou deuses, mas respeito a crença daqueles que creem em um Deus mas sabiamente dão valor ao conhecimento, a liberdade de pensamento e ao amor ao próximo acima de qualquer superstição.
Abraço.
2007-07-14 04:03:17
·
answer #8
·
answered by Mister N 6
·
0⤊
0⤋
Você só vê o lado legal, hipotético, mitologico da bíblia, o que é até legal as vezes, não nego. O problema são os machismos(nem precisa citar como trata a mulher, ne?), invasões e genocídios (mataram fenicios, sumerios, etc), promiscuidade total (de salomão por exemplo) e racismo (ismael contra isaac)
2007-07-14 03:55:26
·
answer #9
·
answered by Antonio G 4
·
0⤊
0⤋