Na verdade representou um ataque contra o avanço muçulmano sobre o Ocidente.
Tudo aconteceu num período tenso da Igreja, o que fez surgir uma divisão. A Igreja passou a ter dois papas (já não bastasse um...).
No que foi chamado “Concílio de Clermont”, um dos papas levantou a bandeira contra os muçulmanos, que progrediam em suas investidas desde o século VIII.
Outra vantagem que a Igreja via nas Cruzadas era o fato de envolver todo o cristianismo, reunindo os fiéis que se dividiram no “Cisma do Oriente”, em 1054.
Este movimento, só para efeitos detalhistas, foi o responsável pelo surgimento da Igreja Católica Apostólica Romana, com sede em Roma.
Em contrapartida, uma minoria ficou com a Igreja do Oriente, a Ortodoxa.
2007-07-13
06:08:41
·
8 respostas
·
perguntado por
Xan
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Os Templários foram criadas pelo Sir Hughes de Payens , com mais 8 cavaleiros. O Papa Urbano II , e um dos sonhos da Igreja era retomar Jerusalem, que estava de posse de Arabes desde 638 dc, seis anos após a morte de Maomé, como lá existiam muito ouro, pedras preciosas , joias, tudo acumulado nas conquistas dos Arabes, e governava Jerusalem, Balduino II, o Papa Urbano II, convocou os Templários para serem Cavaleiros Cruzados e trabalharem para o Papa, com a missão de expulsar Balduino II, e transferir as riquesas para o Vaticano, e assim foi feito , sendo os Cavaleiros Cruzados responsável pela guarda dos tesouros Palestinos, só que a alegria dos Cavaleiros Cruzados, durou pouco, no seculo 14, a derrota do exercito cristão no oriente levaram a o fim definitivoda era das grandes Cruzadas, não havendo mais terras santas para serem defendidas, os Cruzados perderam suas missões, e quando o Papa Clemente V, tinha aberto um favor a Felipe IV, da França , que era a dissolução da Ordem dos Templarios (Cruzados) , só um Papa poderia faze-lo, pois os Templarios não estavam submissos a ninguem, portanto seriam eliminados. Em 13/10/1307, o Templario(Cruzado), Jacques de Molay e cerca de 5.000 Templarios, quase todos os que existiam na França, foram encarcerados pelos homens do Rei Felipe IV , todos foram mortos pela Inquisição , vitimas da tapeação do Papa Urbano II, que os contratou prometendo riquesas e abundancia e só lhes trouxe a morte e a desonra
2007-07-13 07:41:18
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Domínio, Xan, poder, riqueza, não só antigamente, hoje também. E ainda encontra adeptos fervorosos!
2007-07-13 11:35:33
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
No passado Cruzadas tiveram a sua história e desenhavam-se na luta contra a instabilidade religiosa que era tão evidente. Hoje a divisão religiosa está consumada e, já não vale combater um para se fazer valer. Esse pensamento é coisa do passado o que hoje interressa é a afirmação das liberdades religiosas de cada um.
As cruzadas hoje são feitas como uma medida de ampliação do poder da palavra de Deus. São uma festa entre os crentes e os que se candidatam a seguir a nova ordem.
2007-07-13 06:26:08
·
answer #3
·
answered by jorge julio m 1
·
0⤊
0⤋
Na verdade as Cruzadas foram um movimento de esperteza da Igreja juntamente com a elite capitalista da europa na qual ambas sairiam com vantagens da situação.
A Igreja se beneficiaria por reconquistar o território onde Jesus viveu e morreu. Já a elite capitalista européia se beneficiaria pelo fato de se tratar de uma importante região de comércio, com as mais importantes rotas de comércio da época
2007-07-13 06:25:33
·
answer #4
·
answered by rafael_portilho1 1
·
0⤊
0⤋
as cruzadas foram uma tentativa, em parte bem sucedida da igreja dominante de expandir seus domínios (já que na época a igreja só pensava em enrriquecer através da intimidação armada em nome de DEUS) isso porque a reforma protestante tinha abalado suas possessões e tinha dado uma nova pespectiva no quadro intelectual europeu por isso que eles precisavam de novos "adeptos" e de mais dinheiro para manter a inquisição e as misões dominadoras(catequizadoras) na america
2007-07-13 06:16:53
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
As Cruzadas significaram, na realidade, uma perseguição aos povos que não tinham a mesma fé. A Igreja queria que todos os povos se convertessem ao Cristianismo, mesmo que fosse à força. Ainda bem que depois Lutero surgiu para diminuir os desmandos da Igreja.
2007-07-13 06:15:13
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Luta do bem contra o mal.
Uma questão de mentalidades , de religião,
de crenças.
2007-07-13 06:17:09
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
respondo com as palavras de São Domingos:onde o amor e a ternura não resolvem,pancadas dão resultados!!!abraços
2007-07-13 06:14:36
·
answer #8
·
answered by ™robertinho 7
·
0⤊
1⤋