Deus criou o mal?
Em Isaías 45:7, Deus diz: "Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas." Aceitamos como verdade inegável esta afirmação de Deus. Agora, como devemos entendê-la?
Algumas pessoas têm usado este versículo para definir o caráter de Deus como um ser mal, até sugerindo que o Deus do Velho Testamento é malevolente e vingativo em contraste com Jesus, o bom e benevolente Deus do Novo Testamento. Tais conclusões contradizem as claras afirmações do Velho Testamento ("Bom e reto é o Senhor, por isso, aponta o caminho aos pecadores"-Salmo 25:8) e do Novo Testamento ("Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim"- João 14:10-11).
Outros usam o mesmo versículo (Isaías 45:7) para dizer que Deus é um ser "equilibrado" que é tanto bom como mau. Tal idéia é representada em símbolos de falsas religiões, como o "yin-yang". Mas, o Deus verdadeiro não é um conjunto de forças opostas. Ele é perfeitamente bom, e não contém nada de maldade. "Deus é luz, e não há nele treva nenhuma" (1 João 1:5).
Ainda outros têm exagerado o conceito da soberania de Deus até o ponto de negar o livre arbítrio do homem. Segundo alguns sistemas de teologia, Deus decreta tudo, e o homem é impotente para resistir a vontade do Senhor. Pessoas com estas idéias afirmam que Deus predestinou cada pessoa para a salvação ou condenação, e que Jesus morreu somente para salvar as pessoas eleitas pelo capricho de Deus. Tais doutrinas são falsas. Deus chama todos ao arrependimento (Atos 17:30) porque ele não quer que ninguém pereça (2 Pedro 3:9). Jesus provou a morte por todo homem (Hebreus 2:9). Ele mandou que os apóstolos pregassem a toda criatura, e prometeu a salvação àqueles que cressem e fossem batizados (Marcos 16:15-16).
E Isaías 45:7. O que Deus fez? Outras passagens nos ajudam. Deus não criou o mal no sentido moral. "Pois tu não és Deus que se agrade com a iniqüidade, e contigo não subsiste o mal" (Salmo 5:4-5). Deus não tenta ninguém, pois ele é a fonte de "toda boa dádiva e todo dom perfeito" (Tiago 1:13-17).
A palavra "mal" em Isaías 45:7 vem de uma palavra original que pode ter vários sentidos. Neste contexto e em outros onde Deus faz ou traz o mal, a palavra significa "calamidade" ou "punição". É o oposto de paz. Deus usaria Ciro para "abater as nações" (45:1). Em 45:8, Deus promete salvação (paz) e justiça (punição ou mal). Outros trechos usam a mesma linguagem. Os males que Deus ameaçou trazer em 2 Reis 22:16 foram punições e calamidades (veja Josué 23:15, onde aparece a mesma palavra no original).
Deus criou o mal? Sim, no sentido que um Deus justo e santo se afasta do pecador e o castiga por sua iniqüidade. Mas Deus jamais criou o pecado, e não tenta ninguém.
-por Dennis Allan
2007-07-12 05:23:11
·
answer #1
·
answered by Tiagojr 3
·
0⤊
0⤋
Apenas Deus é o Bem Absoluto, "sem virada de sombra" (Tiago 1) por ser inteiramente luminoso. O bem e o mal relativos, em Deus, se tornam apenas o Bem Absoluto. Nós, por enquanto, vivemos debaixo da lei do bem e do mal, ou seja, a divindade que adoramos tanto pode nos fazer o bem quanto o mal, ela também provou do fruto que proibiu a Adão e Eva. Somos tão vulneráveis e quebradiços que, quando algo ou alguém põe em risco nossas vidas, dizemos que é um mal, e quando algo ou alguém lisongeia nossos sentidos, dizemos que é um bem. Representamos a moeda, que tem duas faces. Ou revela uma ou outra face, o que as tornam do mesmo valor. O antigo Deus da Lei permite que assim seja até podermos aceitá-lo em sua inteireza, além do"bem" e do "mal" que ele mesmo criou. Se colocarmos sentido no mundo espiritual, e na futura vida que nos aguarda como filhos da Luz, entenderemos que somos como o Pai, apenas o Bem, sem variação. E todas as coisas acontecerão apenas para o nosso bem como filhos amados de Jeová. O tempo mostrará que "o macaco estava certo". Sds. cristãs, Ossola.
2007-07-12 12:44:05
·
answer #2
·
answered by carlosossola 7
·
1⤊
0⤋
Juntamente por esta simbiose q vc citou acima!
Sempre haverá os dois lados!
2007-07-13 10:23:20
·
answer #3
·
answered by Paphy Gallagher 5
·
0⤊
0⤋
O bem (amor) é a energia. O mal (egoísmo) é apenas a ausência ou distância, portanto não existe por si mesmo e não permanece para sempre.
Ainda existem homens bons e maus, porque a criação é constante e temos criaturas espirituais crianças, jovens e adultas e dentro de cada categoria temos os teimosos ou acomodados.
Paz e Luz!
2007-07-12 13:28:20
·
answer #4
·
answered by Amnyoteph 7
·
0⤊
0⤋
Pq, a partir do momento em que Adão e Eva pecaram eles ficaram sabendo o que era bom e o que era mal, desse modo, eles transmitiram essa visão para os seus descendentes.
2007-07-12 13:01:29
·
answer #5
·
answered by E . L . O 6
·
0⤊
0⤋
Em nosso mundo ainda predomina a maldade. Isso é uma questão cultural. A exacerbação do orgulho é que, frequentemente, produz o mal. Do orgulho derivam o egoísmo, o amor próprio, a avareza, os ciúmes e toda sorte de vícios. Quem não tem orgulho não pode ser ofendido.
A razão pela qual existem homens bons e maus está diretamente proporcional à ênfase dada ao orgulho.
Felicidades.
2007-07-12 12:30:45
·
answer #6
·
answered by Chester 6
·
0⤊
0⤋
Sou espírita, e acredito que todos nós somos espíritos que no momento da encarnação, já vimos ao mundo carnal com uma inclinação para o bem ou para o mal, de scorno com o nosso grau evolutivo na escala espiritual.
O sentido de nossas existências é a evolução, ou seja melhorarmos cada vez mais, subindo os degraus da escala evolutiva até tornar-se um ser superior, vamos fazendo isso em cada encarnação até não necessitar mais.
Exemplo de espiritos que se tornaram seres de luz e não precisariam mais voltar a Terra, (exceto, por determinação de um ser supremo, com alguma missão especial)
Jesus Cristo, Madre Teresa, Irmã Dulce, Etc..
Abraço Fraterno.
2007-07-12 12:26:45
·
answer #7
·
answered by LiLi 5
·
0⤊
0⤋
É o Maniqueísmo.
O pecado original, literalmente a tentação de Eva pela serpente para experimentar da maçã.
Se você verificar o significado da serpente no zodíaco chines, verás que a serpente é a sabedoria. A serpente aparece enrolada nos emblemas simbólicos da medicina, da farmácia, da química e em milhares de outros símbolos onde exista exaltação à sabedoria.
A maçã é justamente o conhecimento, as ciências, a cultura.
Adão e Eva representam os primatas irracionais como os Australopithecus africanus que existiram aqui à mais de 600 mil anos atrás. O animal humano descobriu o uso da lança, da roda e do fogo e isso foi o tal do pecado original, o animal saiu do "paraíso" selvagem que vivia como qualquer outro animal, enfim o macaco humano evoluiu, saiu do irracional e passou a ser racional. Na vida de animal selvagem não precisa plantar nem trabalhar com rebanhos, o animal apenas caça e colhe frutas e sementes, ao formar a razão o homem passou a trabalhar para arar e semear o solo, construiu armas, domesticou animais, formou rebanhos, confeccionou roupas, enfim a razão humana foi a causa da expulsão do paraíso.
A fauna selvagem continua no paraíso, o homem tem que trabalhar para produzir o que consome.
Como era de se esperar as religiões relacionam as serpentes com o demônio, o mal (sabedoria do povo) que deve ser combatido, lembre a imagem de santos pisando a áspide (serpente, dragão) como São Gabriel, São Jorge e outros soldados como eles que pisotearam alquimistas, anatomistas, botânicos, zooólogos e tantos quantos desenvolvessem as ciências, são inúmeros os casos conhecidos de cientistas perseguidos pelas forças inquisidoras na sociedade durante a inquisição na Europa e surpreendentemente até hoje em pleno século XXI os cientistas só faltam ser malhados como Judas nos postes em sábado de aleluia, atualmente em pleno século XXI após mais de 500 anos de encerrada a inquisiçao.
A magia negra representa a força das trevas, as religiões fazendo a disseminação do obscurantismo, da magia negra que conduz povos inteiros à involução cultural ao retardamento do desenvolvimento das ciências e á favor do crescimento da ignorância nos povos e resistência às informações do conhecimento científico.
As crenças em cima de alguma escritura arcáica e folclórica.
disseminação
do Lat. disseminatione
s. f.,
ato ou efeito de disseminar; dispersão; derramamento;
fig.,
difusão; propagação; divulgação do MAL
2007-07-12 12:18:22
·
answer #8
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
0⤊
0⤋
Bem – Designa, em geral, o acordo entre o que uma coisa é com o que ela deve ser. à a atualização das virtualidades inscritas na natureza do ser. Relaciona-se com perfeito e com perfectibilidade.
Mal – Para a moral, é o contrário de bem. Aceita-se, também, como mal, tudo o que constitui obstáculo ou contradição à perfeição que o homem é capaz de conceber, e, muitas vezes, de desejar. Divide-se em: mal metafÃsico (imperfeição); mal fÃsico (sofrimento); mal moral ("pecado").
2007-07-12 12:12:51
·
answer #9
·
answered by Guta 4
·
0⤊
0⤋
Os maus aina gostam de sofrer... pois não pensam que existe algiom melhor. Quem não comeu "pera" não sabe o sabor e falar que "parece areia doce" não ajuda muito.
2007-07-12 12:11:26
·
answer #10
·
answered by solamericano 7
·
0⤊
0⤋