English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Os hebreus que escreveram a bíblia, parecem meros espectadores em relação a uma nação de religiosos que se arrogam na presunção de interpretá-la! Seus feitores deixaram um simbolismo que é pervertido por pessoas que jamais se atreveram a ler uma só linha da sua doutrina! Então, você acredita que uma pessoa totalmente leiga na prática da decifração da linguagem criada pelos hebreus em seus livros e ciências como o Zohar, Sepher Yetzirah, Talmud, Gematria, Siphra Dtezeniouta, Midrashim, etc, assim usados na interpretação da bíblia, pode ser decifrado por uma pessoa qualquer que se sinta iluminada pelo Pastor ou Clérigo da sua ermida que nada sabe ou nada estudou sobre o assunto? Isso é sensato, é digno ? É ao menos justificável por alguma fórmula que exista de fato?
Então explique o que significam esses termos e sua utilidade dentro do catecismo judeu, caso você se ache iluminado pela sabedoria que a bíblia lhe rendeu!

2007-07-09 09:19:04 · 18 respostas · perguntado por Nero 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Parece que todos os que se usaram da bíblia para explicar essa questão estão alheios ao fato que motivou a própria questão!
Praticamente corroboram para a versão da piada, onde Deus é corrompido pela estultícia humana na sua vontade de querer ser imortal na bem aventurança sem merecê-la!
Usar a própria religião para dar-lhe razão é um crime, pois o que está destituído de razão divina (DEUS é lógica e ordem) não a adquire com citações míticas ou crenças miraculosas!
Os néscios ai estão e não serão salvos por não atentarem para o sacrilégio de Constantino que transformou toda a bíblia numa grande piada!
Pena que essa deturpação afasta gente boa, que poderia ter acesso à religião e transformá-la em algo digno, conquanto os egoístas que só pensam na salvação invadiram as ermidas em pele de cordeiro! Mas Deus é maior, assim criou os Homens como Edir Macedo para manterem as víboras aprisionadas em sua própria alcova!

2007-07-09 10:19:33 · update #1

18 respostas

Minha opinião não conta. Mas, tenho minha tese. Talvez sirva para refletir.
Na evolução dos séculos temos mais de 1500 religiões. No ponto de vista crítico, acredito que cada entidade trabalha em favor de si própria. As igrejas se aproveitaram da realidade que afeta o mundo num todo, e através das desgraças alheias, tentam a cada dia fazer uma lavagem cerebral nos humanos. No fim das contas, cada uma se acha competente para ensinar, e sábia naquilo que ensina.
Em verdade são apenas doutrinas. Disciplinas requisitadas para fazer parte de qualquer religião.
É como uma modalidade artística, ou um trabalho profissional, onde existem regras e obrigatoriamente devem ser cumpridas. A diferença está em nome de quem tudo isso acontece Não necessariamente na busca por salvação ou por condição de ser humano.
Numa empresa ou num grupo artístico, a finalidade é preservar o nome e evoluir. -ganhar dinheiro, fama, poder.
Nas igrejas, também buscam o poder de fogo. Infelizmente usam os oprimidos em nome de Deus. Isso eu não aprovo.
Por outro lado, falando de educação familiar, acredito que as crianças precisam de disciplina, onde a igreja de alguma forma é um bom caminho para tanto.
Quando crescemos, já adultos, temos o livre arbítrio. Isso nos é permitido pela democracia, tanto quanto pelas igrejas.
Finalizando, deixo uma frase de minha autoria.
“Deus é o nosso Juiz. Nós somos criaturas que formam a grande fila. Em pé esperamos para sentar no banco do réu, em busca do perdão e da liberdade”
“Branca Tirollo”

2007-07-09 10:13:46 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

A bíblia traz a palavra escrita por homens sobre o que foi dito, em épocas diferentes por seres diferentes e na minha opinião não pode ser lida de forma linear e sim montando um quebra-cabeças.
O velho testamento, por exemplo era válido para uma época de um Deus "yang" época em que o sistema era bruto...
O novo Testamento trouxe o Evangelho de Cristo, onde Ele próprio disse que muitos iriam ver e não enxergar...Ouvir e não escutar...Isso porque poucos teriam mesmo o merecimento de entender de forma transcedental o que fora dito...
Um exemplo típico é o que Cristo sempre combateu...Os preceitos humanos...Tem muita coisa que é feito hoje em diversas religiões e que não existe fundamento dentro do que Cristo disse.
Quer um exemplo gritante? Conte quantas vezes Cristo realizou curas aos sábados, curas que são descritas na bíblia e de forma proposital e com comentarios do próprio Cristo a respeito disso.
Mas veja você que até hoje, exitem religiões que se dizem cristãs e fazem o que diz o Velho Testamento, guardando o sábado...Ora será que não entenderam nada do que Cristo veio fazer? e disse a respeito do sábado?
Fazem o que disse Davi...Salomão...Abraão e outros do V.T. e se esquecem que o próprio Cristo disse que ninguém chega ao Pai, senão por Ele...Então como querem chegar ao Pai fazendo o que outros ensinavam e uma época já passada, anterior à vinda do filho do Homem.
Mas isso acontecia mesmo na época de Cristo...Ele dizia...Hipocritas, conseguem perceber os sinais do tempo, quando irá chover, fazer frio ou calor; mas não percebem o novo tempo...Ou seja, os idiotas (até hoje) não percebiam que Ele era o enviado, o próprio Filho do Deus Pai, que veio trazer um novo Tempo.
O povo Judeu, era realmente o povo escolhido na época, mas esperavam um Senhor da guerra que os libertasse do jugo dos romanos...Ai chegou o Senhor do amor e da equidade pura...Eles esperavam um novo Elias...Veio o Cristo, e isso eles não queriam e por isso não o reconheceram...
Ai não teve mais fim a onda de preceitos humanos que Cristo tanto combatia...
Olha como se cria preceitos humanos. Outro dia li em um forum de discução bíblica em que estavam tentando fazer valer o princípio de o vinho da época de Cristo era como um suco de uvas....Ora deixemos de hipocrisia...O vinho já existia muito antes de Cristo e naquele tempo que existia vinho mesmo...rs. Hoje que é um suco...rs...Mas porque isso, só para sustentar o que pregam na religião que professam...
Quem bebe um taça de vinho está em pecado...Puro preceito humano...Cristo bebia vinho, comia carne e era até chamado de glutão e beberrão...Obviamente, que não se embriagava, e também não estou aqui fazendo apologia à bebida...Mas convenhamos...Não sejamos hipocritas...
Bom, eu poderia escrever um livro sobre essas coisas mas é uma área tão controversa que não vale a pena...
Tem gente que acredita que depois da morte todos estaremos dormindo à espera das trombetas da anunciação...Ora...Nós é quem devemos buscar Cristo, imagine se Ele virá buscar o bando de dominhocos...
E enquanto isso o demonio que não dorme no ponto, está lá trabalhando...Fazendo o que ele gosta e sabe fazer, enchendo as igrejas e dando trabalho para os pastores...
Ninguém para para pensar...Os justos dormindo o sono eterno e os "injustos" fazendo a festa...
É um grande paradoxo....Mas tudo bem...Tem gente que acredita que foi trazida pelo bico da cegonha mesmo.
Como vê é pano pra manga que nao acaba mais...
Eu na verdade, tenho a minha forma de interpretar tudo isso, e felizmente não é a mesma de nenhuma religião que existe neste planeta.
Por isso até me divirto...
Grd abraço.

2007-07-09 17:15:42 · answer #2 · answered by martins357 3 · 2 0

A meu ver, qualquer livro pode ser interpretado por qualquer um. A diferença varia quanto aos conhecimentos prévios do leitor, o lugar onde se lê, a finalidade com que se lê... Ou seja, um católico lê a Bíblia e usa as informações para algo, diferentemente de um protestante.

Saindo da religião, a Bíblia nada mais é que um livro que conta histórias de povos em alguns lugares, em alguns casos de diferentes contextos culturais que tentam explicar a origem da humanidade, da Terra, dos fenômenos... Tentam traçar conceitos, definir o bem e o mal, o certo e o errado, Deus, etc. Há outros livros de oltras culturas sobre esse assunto, como Popol Vuhl (não tenho certeza se se escreve assim), de uma tribo da Guatemala.

Vale a pena lê-lo tendo em mente, principalmente, o porquê e o para que da leitura. Não nos esquecer que não se trata de um artigo científico, não há datas concretas, foi escrito há mais de 2000 anos (grande parte dela), não teve apenas um autor, há uma finalidade política e religiosa por trás deste escrito...

Enfim! A Bíblia pode ser tratada como um livro de literatura, como um guia espiritual, como arma mortífera, como base de preconceitos, como salvação para pessoas... mas depende de quem lê. Estranho como isso não acontece com outros livros... Será que é porque não teve tanta fama como a Bíblia? (Vale a pena pesquisar outros textos contemporâneos) Ler a Bíblia requer uma inteligência diferente, porque o que se fala sobre ela é uma construção sócio-histórica, algo parecido aos mitos. A inteligência a que me refiro se refere, paradoxalmente, à crença de cada um. E para isso não me parece necessário ser um Pastor, Padre, Bispo, etc., e sim uma pessoa com senso crítico, pesquisador e investigador.

2007-07-09 16:45:04 · answer #3 · answered by Daniel 2 · 2 0

Infelizmente, a biblia tem sido interpretada, de uma maneira, quase toda pessoal, cada um" puxando a sardinha para a sua braza", é o que tenho visto e sentido.

2007-07-09 16:34:06 · answer #4 · answered by delauromarques 6 · 2 0

"Assim como o espinheiro está na mão do bêbado, assim está a parábola na boca dos ignorantes" (Prov 26,9).

Para interpretação de tal Livro, com toda sua complexiblidade, é necessário sim, estudo, muito estudo.

Abraço Cordial.

2007-07-09 18:34:04 · answer #5 · answered by ................................ 2 · 1 0

Ave Nero! Sim, amigo, a Bíblia pode ser interpretada de forma livre (como fazem os "profanos" religiosos, que a toma ao pé-da-letra) e deve ser interpretada em espírito, nas suas entrelinhas, pelos que receberam o dom de filhos espirituais de Deus por Jesus Cristo. Que produto espetacular é a Bíblia! Ela atende aos mais ingênuos, às criancinhas que precisam tomar leitinho racional e aos adultos, com seus estômagos fortes, capazes de digerir alimentos sólidos, quaisquer que sejam, separando deles o que é bom e lançando no esgoto o que não serve. Que tipo de estômago ainda é o seu? Agradeça pelo Banquete Angelical, se estiver ao seu alcance, mas não se esqueça de lançar algumas migalhas (já digeridas) aos cachorrinhos, porque eles também são filhos terrenos de Deus. Luz e Paz a todos. Ossola.

2007-07-09 17:21:38 · answer #6 · answered by carlosossola 7 · 1 0

Eu não diria virar piada, mas sim, virar um grande livro dos horrores. A bíblia deve ser lida, por quem gosta de literatura de horror, tal o sado-masoquismo que ela relata. Não aconselho para menores.

2007-07-09 17:19:55 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Evangélicos por sí só já são uma piada de mau gosto e bom gosto à gosto dos pastores ....

2007-07-09 18:30:03 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Não.

Não há nenhuma forma de a bíblia ser interpretada sériamente.

Uma pessoa que tenha certa instrução cerebral não tem como olhar a bílbia sem que lhe renda algumas milhões de gargalhadas.

Mas a bíblia, no demais, não é tão inútil assim...

Serve pra RIR !!

É algo que não tem o menor sentido. Eu francamente estou para ler um livro mais engraçado do que essa tal de bíblia.

Abraços.

Selvis Dead
------------------

2007-07-09 18:04:49 · answer #9 · answered by Selvis Dead 3 · 0 0

Cada povo antigo interpretava DEUS da maneira pelo qual a sua razão ou o seus conhecimentos lhe permetiam. Como eram pessoas com bem pouquissímos conhecimentos científicos inventavam um DEUS dentro do seu limitado conhecimento.
A bíblia pode ser interpretada da maneira que melhor lhe convier. Para isto basta que outras pessoas aceitem a sua maneira de interpretá-la e SHAZAM, mais uma nova doutrina cristã surge.

2007-07-09 17:57:14 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers