English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

...é quando a alma volta à Terra em outro corpo que não, obviamente, o que morreu. Quanto tempo dura esse ciclo (morte-reencarnação) eu não faço a mínima. E como me parece que o retorno tem uma alma "zerada", que não se lembra do que "viveu", sem lembranças do que viveu em corpo anterior...isso não me pareceria reencarnar-se...seria uma nova alma indo para um corpo e não uma reencarnação...Ou seja, acho que só haveira uma re-encarnação, se a alma tivesse lembranças do passado, não apagado pelo tempo, e voltasse em um outro corpo, isso sim, acho, que seria uma re-encarnação...alguém quer dizer algo... ou não entenderam o que quis dizer?

2007-07-09 08:44:48 · 12 respostas · perguntado por Silva S 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

Amigo.
Para o espiritismo, somos compostos de espírito, (que é o ser inteligente e pensante), corpo e perispírito que faz a ligação entre o corpo e o espírito.
O que morre é o corpo, o espírito continua vivo em outro plano, ou seja, no mundo espiritual.
O espírito continua sendo o mesmo, só recebe um corpo novo. Somos espíritos muito, mas muito antigos, e não novinhos.
Recebemos de Deus a graça do esquecimento, por diversas razões.
Uma delas é para corrigirmos nossos erros passados.
Ex: Um ser que mata outro, pode reencarnar como pai, mãe ou filho na mesma família.
Já imaginou como nos sentiríamos se soubéssemos que nosso pai foi nosso assassino em outra época?
Neste caso, não poderia haver reconciliação, por motivos óbvios.
Espero ter ajudado.

xixa

2007-07-09 11:42:22 · answer #1 · answered by xixa 7 · 2 0

Como o solamericano disse, reencarnar é encarnar novamente. Voltar a vida num outro corpo, é necessário, para que adquiremos novas experiências, precisas para nossa perfeição espiritual.

2007-07-09 16:12:13 · answer #2 · answered by Junnhim 6 · 2 0

O retorno não tem uma alma zerada pois ao espírito cumpre evoluir, crescer em si mesmo, unir com o Princípio Originário. Todas as obras são registradas na alma, ou melhor, no corpo astral ou perispírito para constituir o grau vibratório do seu dono para efeito de caracterização. O corpo astral nunca jamais abandonará o seu dono, por Vontade de Deus! No plano astral podemos sim conhecer o nosso álbum histórico e a retrospecção e o programa pré-traçado ou plano não executado ou parcialmente executado, etc.

2007-07-09 16:25:48 · answer #3 · answered by Hermes 6 · 1 0

Silva S, a memória é o elo de conexão causal que estabele a lógica da personalidade!
Você é capaz de lembrar o que estava fazendo às 12:43 hs há 488 dias atrás!
Não lembramos a cor das nossas cuecas, o que dirá de algum fenômeno antes da vida!
Imagina se todos se lembrassem das encarnações passadas! Procure imaginar que caos!
Nossa falta de mémória é uma defesa contra nossa ignorância!
Da mesma forma, imagine se soubéssemos o futuro! Calcule o caos e falta de motivação pra viver!
A vida é baseada na nossa capacidade de procurar entende-la! Aquele que passa por aqui como uma animal, sem se preocupar com essas coisas, não vive, apenas sente!
Aquele que está sempre buscando a verdade como você demonstra está sempre avançando para o centro do grande mistério que nos dispos aqui! Buscando sempre a verdade deixamos a inércia mental e através dos porquês e suas respostas renascemos a cada momento!

2007-07-09 16:12:08 · answer #4 · answered by Nero 4 · 1 0

Re encarnar, é encarnar novamente, o que voce quer é incorporar.
A reencarnação é compulsória para os inconscientes... mas para os conscientes é possivel manter a memória.
Internamente percebe que tem alguma coisa errada na maneira como as pessoas agem e elas não vão conseguir convencer de algo que elas não "provararam em si".

2007-07-09 15:52:18 · answer #5 · answered by solamericano 7 · 2 1

O fato de não lembrarmos da encarnação passada é justamente para podermos resgatar nossas dividas . Imagine como seria se você se lembrasse que fez coisas absurdas com alguém que hoje é uma pessoa muito próxima como um pai, mãe ou irmão(a)?
Ou ao contrario, que essa pessoa te prejudicou, te humilhou ou te assassinou, como poderia ama-la e ajuda-la na sua evolução. A falta de memória é providencial, não temos ainda capacidade para lidar com certos tipos de sentimentos.
Mas existe uma coisa que costumamos dizer que "não tem" como explicar: eu não gosto de fulano, mas não sei porque.
Procure ler livros como por exemplo da Zibia Gaspareto, que te darão excelentes explicações através de uma leitura prazerosa e fácil de entender.

2007-07-13 02:29:53 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

COMECE LENDO AS OBRAS BÁSICAS DE KARDEC!

2007-07-11 20:02:47 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Se eu num lembro, como estarei aperfeiçoando?
E depois de milhões de encarnações, não era para já serem todos perfeitos?
E porque não se lembram de nada, tem que estudar, aprender falar, andar e tudo de novo?
É uma teoria sem nenhuma lógica.
E ainda fizeram um evangelho só pra eles.

2007-07-10 01:00:26 · answer #8 · answered by klenial 7 · 0 0

O que morre é o corpo físico, pois o espírito é eterno. Após a morte física a reencarnação ocorre a intervalos, geralmente longos. Apenas em casos especiais é que o processo de reencarnação ocorre imediatamente. Mas não temos como precisar o tempo, isso vária de espírito para espírito de acordo com suas necessidades. Uns levam mais tempo do que outros para reencarnar. Reencarnamos em novo corpo, mas mesmo espírito, aspirando novo destino, nova oportunidade de trabalho para nosso próprio aprimoramento. Mas trazemos a bagagem de outras existências conosco e nossa finalidade é resgatar débitos contraídos em existências anteriores e assim evoluir. O esquecimento do passado se faz necessário para que possamos conduzir nossa vida sem enfrentar os traumas do passado, sem sermos influenciados por dramas de consciência e, dessa forma agir livremente. Ao reencarnar convivemos com espíritos aos quais estamos ligados em razão de débitos acumulados no passado. Como conciliar nova convivência com esses espíritos, uma oportunidade que a nós é concedida pela justiça divina, para resgatarmos nossas faltas se lembrássemos, por exemplo, que nosso pai ou outro parente nos tenha prejudicado ou tenha sido prejudicado por nós no passado?

2007-07-09 22:48:53 · answer #9 · answered by Andrea 7 · 0 0

Se você está baseando este raciocínio na premissa de que o "ego" reencarna, então estará correto. No entanto, "ego" ou "individualidade consciente" desaparece algum tempo depois da morte.

Na perspectiva kardecista, "ego" ou "máscara" ou "persona" é uma "criação mental do espírito" adaptado a certas "tarefas" a serem executadas na encarnação, escolhido de antemão pelo proprio espírito para sua evolução.

Digamos que você, um dia, se suicide por causa de perda de fortuna. Imagina reencarnar com o mesmo "ego", lembrando-se das mesmas "dores" e "fracassos" de uma vida anterior. Como você se encaixaria na vida atual, tentando recuperar suas posses ou querendo "se vingar" de desafetos? (leia romances espíritas, cheios desses temas).

O "ego consciente" é temporário e refere-se apenas à encarnação presente.

2007-07-09 16:16:51 · answer #10 · answered by Sney Agnóstico Sinistro 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers