Velho Riozinho, você não tem e.mail disponível, coloca suas respostas em minhas perguntas, me faz convites, mas não me permite contato para debate ou esclarecimento. Então vai aqui mesmo.
Discordo veementemente de que não temos livre arbítrio e somos marionetes. Vou colocar minha posição aqui e espero que possa ve-la.
Entendo e vou morrer entendendo que temos livre arbítrio, porém parcial, ou seja, temos um destino final, porém como chegamos lá é por nossa conta, do nosso jeito e pelos nossos caminhos e livres escolhas. Cada vida define apenas uma parte da seguinte e não a totalidade dela. Cada vida é um oportunidade de acertos e fracassos baseados em livre arbítrio sim.
Todos chegaremos mais cedo ou mais tarde, cada um pela sua estrada. Todas levam para o mesmo lugar, mas não acredito em involução, aniquiliação, penas eternas e nem destino inexorável, exceto o final. Somos deuses filhos, ainda pequeninos, mas todos a caminho do Pai, e o tal diabo não leva é nada.
Paz e Luz!
2007-07-09
05:08:49
·
9 respostas
·
perguntado por
Amnyoteph
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Quem quiser comentar, fique a vontade, mas sem agressões.
2007-07-09
05:21:51 ·
update #1
Velho Riozinho.
Obedecer quem? Como posso saber quem é quem nesse mundo cheio de "Jesuses". Não quero obedecer, quero compreender. Não quero seguir, quero andar ao lado. Não quero ser escravo, quero me dar por amor e consciência e não por obediência. Sinto muito.
2007-07-09
09:14:06 ·
update #2
Amnyotep.
O fdem... já te respondeu.
O que acontece contigo é que não queres ficar nú, te transformares em uma criancinha que nada sabe e que a tudo obedece...
Sem esta condição básica, ninguém sai pela porta da gaiola como já te disse o fdem... meu irmãozinho em Cristo Jesus, ou mais claramente o UMBRAL DA SANTIDADE está fechado para todo o que pensa ser alguma coisa.
É uma troca fantástica para nós humanos.
Reconhecemos que não somos livres e passamos a obedecer a Deus - e isto está disponível a toda a criatura humana e não apenas uns poucos com se referiu a menina do andar superior - E, com esta Obediência, rompe-se a inimizade existente entre Deus e o homem.
Tudo o que cometemos anteriormente fica perdoado, esquecido e passamos a ser chamados de filhos benditos do Pai Santíssimo.
E tudo começa com o batismo de João; aquele exercício que o fdem... te ofertou GRATUITAMENTE...
Queres uma prova do Determinismo, pois aqui a tens:
Nasceste por tua vontade?
Escolheste teus pais?
Por serem ricos ou pobres?
N Ã O !
Vais morrer quando bem te aprover?
Escolhes o ano, o mês, o dia e a hora?
Evidentemente que N Ã O !!!
Se os dois extremos, o nascer e o morrer não dependem da vontade do homem, certamente o meio também não!!!
Provavelmente estarás pensando:
E os que se suicidam não o fazem por sua vontade?
Evidentemente que não.
O apaixonado se fosse corespondido em seu amor tresloucado, não tentaria contra a vida. Do mesmo modo, o mau investidor, o neurastênico, etc.
Liberdade para caminhar - fomos feitos para caminhar; não vejo liberdade alguma neste e outros movimentos que o homem possa ter...
Liberdade para pensar?
Só pensamos sobre aquilo que aprendemos!!!
Ninguém pensará em russo se não aprendeu russo...
Se não assimilou a cultura russa...
Não existe estrada particular. Como queres chegar a um ponto desconhecido se não palmilhas o ÚNICO Caminho?
Ou Ele veio à Terra inutilmente. Ou Suas palavras não nos servem para nada:
"Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por Mim."
Felicidades...
Velho Riozinho.
2007-07-09 08:51:52
·
answer #1
·
answered by Velho Riozinho 7
·
3⤊
0⤋
Mesmo que não entendamos as coisas, devemos ter a mente pronta para receber novas informações e novos conceitos.
Não devemos nos encasular acreditando que a "nossa verdade" é a VERDADE.
No momento em que dizes "... vou morrer entendendo que temos livre-arbítrio..." acabas de fechar a porta da gaiola. Neste momento, te recusas a romper os grilhões que te acorrentam dentro da Caverna de Platão.
Não fecha a porta, amigo, deixa ela aberta...
Abraços!
fdemenezes01
2007-07-09 14:32:12
·
answer #2
·
answered by fdemenezes 6
·
2⤊
0⤋
nada e errado nesta vida você pode fazer tudo o que quiser ,pois tudo que acontecer de ruim com você so você e o responsavel não pode por a culpa em ninguem.Tudo tem seu preço en tão o livre arbítrio e você que escolhe mais que é para toda vida e sim,você que escolhe o caminho bom ou ruim é diabo não existe o que existe é chifre dêle.
2007-07-10 22:39:50
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Também acredito no livre arbÃtrio parcial. No absoluto, apenas após "tomarmos posse de nosso ser".
Vou tentar desenvolver meu argumento sobre isso, e espero que minha resposta não seja denunciada pela 3ª vez, pois tem gente que fica "maluca" por ai para excluir isto que escreverei abaixo. Talvez eu perca meu "top" de usuário, pois o Yahoo entende que é uma má resposta. No entanto, você está pedindo respostas para o tema "livre arbÃtrio". Se eu for excluido, será pela 4ª vez. Os argumentos estão inspirados no filme "Advogado do Diabo" e em "O Livro dos EspÃritos" de Allan Kardec.
Vamos lá:
Note que, na perspectiva bÃblica, Deus Jeová não pode "tocar" no livre arbÃtrio do Homem.
Ele pode, num estalar de dedos, fazer desaparecer o "Cosmos", mas não pode "mexer ou alterar" o livre arbÃtrio humano.
Vai esperar, esperar, esperar, pacientemente, que decidamos "cumprir suas leis". Se não cumpriu, Inferno já!
Parece que "não sabe" o que o homem vai decidir. "Não tem poder" para fazer o homem decidir em seu favor. E depois de decidido, pune-o por "ter decidido mal" (vide "O Advogado do Diabo").
Quando nascemos, somos "um verdadeiro enigma" para Deus. Está fora da sua "onisciência" saber o que faremos.
Nada é mais poderoso que o Livre ArbÃtrio humano. Até que "decidamos" (vide "O Advogado do Diabo" e "Matrix").
Mas, digamos, e se ele soubesse ou pudesse alterar "o livre arbÃtrio humano", como justificar "o Mal", o "Satanás" e as conseqüências da "tentação" para uma pessoa que só tem esta única chance de vida para decidir. Como entender que, se Deus cria as almas, veja Ele uma tremenda "incógnita" neste nascimento, dizendo de si para si: será que terei que condená-la pelo seu "livre arbÃtrio" de não obedecer as minhas leis, mesmo que eu a perdoe 70 vezes 7?
Será que a minha outra criatura, Lúcifer (que também Ele não sabia qual seria o destino), virá "roubá-la" de Mim?
Se considerarmos, então, que "não temos livre arbÃtrio", a Teologia toda desaba: não seremos absolutamente responsáveis pelas nossas decisões.
Eu disse para um TJ que "sou um condenado por Deus e você precisa cumprir sua missão pois é um dos destinados à salvação. Nasci para ser "o veÃculo" da sua ascenção ao Céu. à Jeová quem assim o decidiu, pois não tenho a mÃnima necessidade de seguir a BÃblia. Portanto, fique em paz e deixe-me com meu traçado destino. Gente como eu precisa existir para que gente como você alcance a salvação".
Claro que isto é uma conseqüência lógica da falta de "livre arbÃtrio" absoluto: não podemos "sobreviver" a uma "escolha" fora dos preceitos bÃblicos. Se não conseguimos fazer esta escolha, já "nascemos condenados" pela Teologia bÃblica.
Se o livre arbÃtrio não funciona para o Homem, então:
Deus sabe todas as coisas. Portanto, planeja todo o Mal e todo o Bem sobre o Universo.
Se o livre arbÃtrio funciona para o Homem, então:
Vide "Androkantofeart" em "Não posso acreditar nesse Deus da bÃblia...sabem pq?" (pergunta feita por "Silas") http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AnmPy3hg2O_BACQuXgnX9dDI6gt.?qid=20070620170105AAzXjoi&show=7#profile-info-IhBlWhQAaa
que escreveu:
"...E, como disse Epicuro:
Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz?
Então não é onipotente.
à capaz, mas não deseja?
Então é malevolente.
à capaz e deseja?
Então por que o mal existe?
Não é capaz e nem deseja?
Então por que lhe chamamos Deus?...”
Minha conclusão: Deus e o Diabo são as duas faces da mesma moeda; nós, os seres humanos, andamos pelo meio, onde exercemos nosso "livre arbÃtrio" (livremente).
Para "regular" este uso, considerei a Teologia EspÃrita bem mais coerente que a Teologia Cristã.
2007-07-09 17:57:27
·
answer #4
·
answered by Sney Agnóstico Sinistro 7
·
2⤊
1⤋
Eu acreditava no livre arbitrio ,estudei durante anos essa lei e cheguei a seguinte conclusão.Poucas coisas escolhemos e quando não é pra ser nossa não sera .Quem tem livre arbitrio são as pessoas que cresceram espirituamente e se tornaram Deuses pequenos mas deuses ,livre de chefias de pessoas comandando.São pessoas iluminadas pelo poder de Deus ,não obedecem os comandos dos povos wormwood que tem o unico proposito de nos controlar e de nos uzar.E´a lei de retribuição tudo que semeaste assim colheras.Amor, luz e equilibrio .
2007-07-09 12:56:21
·
answer #5
·
answered by ? 7
·
2⤊
1⤋
Quem vive na inconsciência sendo obrigado pelas circunstâncias a fazer algo, não tem livre arbítrio.
Só quem é livre tem opção de escolha, quem "corre" atrás não pode parar para escolher.
2007-07-09 15:37:37
·
answer #6
·
answered by solamericano 7
·
1⤊
1⤋
Perfeita a sua colocação! Oferece Deus, aos seus filhos, a relativa liberdade, tornando-os semideuses. Quer Ele sejamos espontâneos no bem e na sabedoria. Entretanto, quando não sabemos usar de tal regalia, faz cessar a relativa liberdade e impele ao respeito da Ordem Geral.
2007-07-09 13:11:35
·
answer #7
·
answered by Hermes 6
·
1⤊
1⤋
Quem te deu livre arbítrio total foi Deus
2007-07-09 12:16:13
·
answer #8
·
answered by M.D. 7
·
1⤊
1⤋
Depois eu vou ler denovo e dar minha opinião.
2007-07-09 17:55:28
·
answer #9
·
answered by Bruno Katrak 6
·
0⤊
1⤋