As doutrinas fundamentais da cristandade não se baseiam na Bíblia, mas em mitos antigos — os da Grécia, do Egito, de Babilônia e de outros. Ensinos tais como a imortalidade inerente da alma humana, o tormento eterno num inferno de fogo, o purgatório e a Trindade (três pessoas numa única Divindade) não são encontrados na Bíblia.
Por exemplo, considere o ensino de que os maus serão torturados para sempre num inferno ardente. O que acha desta idéia? Muitos a acham repugnante. Acham desarrazoado que Deus torture humanos para sempre, mantendo-os em dores excruciantes. Uma idéia perversa assim é contrária ao Deus da Bíblia, porque “Deus é amor”. (1 João 4:8) A Bíblia torna claro que tal ensino ‘nem subira ao coração’ do Deus Altíssimo. — Jeremias 7:31; 19:5; 32:35.
Atualmente, muitas religiões, inclusive as igrejas da cristandade, ensinam que os humanos têm uma alma imortal, a qual na morte vai para o céu ou para o inferno. Este não é um ensino da Bíblia. Antes, a Bíblia declara especificamente: “Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada, . . . pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol [a sepultura], o lugar para onde vais.” (Eclesiastes 9:5, 10) E o salmista declara que, na morte, o homem “volta ao seu solo; neste dia perecem deveras os seus pensamentos”. — Salmo 146:4.
Lembre-se também de que, quando Adão e Eva violaram a lei de Deus, a punição não foi a imortalidade. Esta teria sido uma recompensa, não uma punição! Antes, disse-se-lhes que ‘voltariam ao solo, pois dele foram tomados’. Deus salientou a Adão: “Porque tu és pó e ao pó voltarás.” (Gênesis 3:19) Portanto, o ensino da imortalidade inerente da alma não consta da Bíblia, mas a cristandade o adotou de povos não-cristãos que a antecederam.
Também, a doutrina da Trindade, da cristandade, retrata Deus como misterioso Deus de três-em-um. Mas este ensino tampouco consta da Bíblia. Por exemplo, Deus declara explicitamente em Isaías 40:25: “A quem me podeis assemelhar de modo que eu deva ser feito igual a ele?” A resposta é óbvia: ninguém pode ser igual a ele. Também, o Salmo 83:18 declara de forma simples: “Tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.” — Veja também Isaías 45:5; 46:9; João 5:19; 6:38; 7:16.
2007-07-07
15:27:25
·
11 respostas
·
perguntado por
?
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Prefiro crer que colhemos o que plantamos, se plantarmos sementes boas colheremos bons frutos; se plantarmos sementes ruins pagaremos caro por isso! O inferno somos nós mesmos que fazemos com as nossas atitudes erradas, creio que existe um só Deus e a melhor religião é aquela que nos torna melhores, com mais ética, mais honestidade,mais compaixão, mais compeensão, mais paciência e principalmente com mais amor; pois sem amor nunca seremos pessoas boas!
Abraços!!!!
2007-07-07 15:44:37
·
answer #1
·
answered by Juh 3
·
0⤊
1⤋
Não as discuto.
2007-07-11 20:42:50
·
answer #2
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋
Olá amigo Tompson.
Concordo contigo qundo dizes que a idéias de um tormento eterno e toruturas eternas no inferno são repugnantes e não condizem coma bonade e Deus,e conrcordo que, se formos interpretar a bíblia na sua literalidade e nos eu conjunto a doutrina dos Tetsmunhas de Jeová são as que mais se aproximam da bíblia e concordo ainda com a sua explanação dobre os sincretismos que hoje se crêem.
Contudo, sua doutrina de que os seres humanos após a morte deixam e existir (sendo recriados em eventual juízo por Deus) -monismo materialista, encontra várias falhas cinetíficas e não reponde a diversos paradoxos, existindo uma entidade imaterial governando o cérebro.
Outro ponto contrário ao materialismo, não se esqueça que Cristo condenou, EXPLICITAMENTE, os Saduceus (materialistas).
Fique com Deus.
2007-07-08 07:10:56
·
answer #3
·
answered by Advicer 7
·
0⤊
0⤋
Três rabiscos conversavam sobre uma "visão" que tiveram do criador.
O primeiro dizia que havia visto um círculo com um ponto escuro no meio. (Verdade, viu de frente a parte que escreve)
O segundo, que havia visto um círculo inteiramente branco. (Verdade, viu a borrachinha do mesmo ângulo vertical oposto)
O terceiro, que viu um retângulo comprido, com um triângulo numa ponta e uma parte branca na outra. (verdade, porque viu o lápis pelo ângulo lateral)
Os três continuam discutindo até hoje, cada um com sua visão do criador, sem entender que juntos poderiam chegar a um resultado melhor.
Mesmo assim estaria incompleto, pois ainda faltaria conceber a mão que segura o lápis, e a mente que move a mão.
Moral da história:
A segunda dimensão não entende a terceira, mas pode ter idéia dela.
A terceira não entende a quarta, mas pode ter idéia dela.
Mas a terceira nunca entenderá a quinta dimensão e seguintes, enquanto não estiver na quarta e assim por diante.
Paz e Luz!
2007-07-08 00:58:56
·
answer #4
·
answered by Amnyoteph 7
·
1⤊
1⤋
Legal, tá dando os nomes aos bois. Eu, um umbandista, estou confortável na minha apostasia da cristandade, seguindo várias 'heresias' e enfrentando, numa boa, "anátemas" a minha fé. Deus, até agora, não me lançou raios do Céu.
Falo com "demônios" numa boa também. Ainda não me pediram para "sacrificar criancinhas", mas me aconselharam a ler a Bíblia.
Os melhores "mestres" que encontrei foram "TJ's". Ainda continuam meus "mestres" preferidos sobre protestantismo.
Quanto aos católicos, tenho ajuda de Santo Tomás de Aquino e Santo Agostinho. São o máximo. Deveria ler "De Trinitate" de Santo Agostinho. Você iria "detestá-lo", pois ele poderia respondê-lo tranquilamente.
Mas, de você, quero conhecer a interpretação protestante moderna. E você está excelente. Estrela para você.
2007-07-08 00:36:50
·
answer #5
·
answered by Sney Agnóstico Sinistro 7
·
0⤊
0⤋
Tô com a Juh.
Felicidades!!!!
2007-07-07 22:53:49
·
answer #6
·
answered by Ritinha Luz 4
·
0⤊
0⤋
Caro amigo, se você quer, de fato, conhecer a Bíblia, deixe de lado as interpretações erradas da testemunhas de Jeová. Eles não sabem o que dizem.
2007-07-07 22:33:57
·
answer #7
·
answered by ? 7
·
1⤊
1⤋
Você continua com essas babaquices?
Em pleno Século 21 e ainda tem mentes doentias que acreditam em ADÃO E EVA!
Só sendo cria daquela SEITA!
Dá pra você perceber o mal que essa Seita tá fazendo com você?
Parasse no tempo - acreditas em Adão e Eva - acreditas na Bíblia deturpada da tua Seita - acreditas no livro revelação, que é um EMBUSTE FENOMENAL.
Cuidado, saia dessa vida enquanto é tempo, senão teu lugar vai estar bem QUENTINHO te esperando.
2007-07-08 05:41:17
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Tom, irmãozinho amado, a alma é mortal. Mas você não precisa temer quem pode matá-la e não pode matar seu espírito. Aliás, é o espírito que vivifica a alma, o corpo para nada aproveita. Por isso em Eclesiastes, depois de se equivocar dizendo que o homem é apenas um mero animal mortal e que termina na morte, o escritor cai em si e repara dizendo, "e o corpo retorne ao pó de onde veio, e o espírito retorne a Deus (os domínios invisíveis) que o deu". A morte adâmica não foi o fim do corpo marcescível que pode durar até 1000 anos, como as grandes árvores, mas que termina ao cumprir seus dias mesmo no futuro paraíso terrestre restaurado (Isaías, 65). Por isso Adão carnal teria um fim, mas o Adão espiritual, não. Tanto assim que o Rei Melquisedeque é tido (espiritualmente) sem princípio e fim de dias, embora descendesse de Adão como todos nós. Ora, Melquisedeque foi um personagem real, amicíssimo de Abraão, e morreu como todos nós, mas continua vivo na Israel Celestial junto com os justificados patriarcas do passado. Sim, os judeus acreditavam (e ainda acreditam) numa futura ressurreição terrena do corpo humano, mas estavam equivocados, e Paulo, quando revelou que temos um corpo espiritual, tomou cuidado de não relatar suas experiências fora do corpo no paraíso celestial para não servir de tropeço. Nem quero fazer ninguém tropeçar, seria imperdoável, mas acontece que já está passando da hora de todos se apossarem de um conhecimento mais exato da verdade. Deus, Tom, não é deus dos mortos, nós, que nos arrastamos no pó da terra como serpentes, mas dos vivos, diz a Bíblia, porque para Deus todos vivemos após a crise da morte. E podemos, sim, nos comunicar com os que vivem no mundo espiritual, como Saul se comunicou com Samuel, mas devemos examinar se suas expressões inspiradas são da parte de Deus, porque há um mundo invisível iniquo ao nosso redor e apenas os videntes (nabi, profetas) devem estar comissionados para esta verificação. Queres mais, ou é o bastante? Fiquemos por aqui. Que Jeová o proteja agora e sempre, meu amigo. Sds. cristãs do Ossola.
2007-07-08 01:31:14
·
answer #9
·
answered by carlosossola 7
·
0⤊
1⤋
Pela segunda vez: cite sua fonte.
2007-07-07 22:53:17
·
answer #10
·
answered by obede 5
·
0⤊
1⤋