English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Jesus disse em oração: “Pai, . . . a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:1-3, ALA; grifo acrescentado.) (A maioria das traduções usa aqui a expressão “o único Deus verdadeiro” com referência ao Pai. NE reza “que somente tu és verdadeiramente Deus”. Pode alguém ser “o único Deus verdadeiro”, “somente [ele ser] verdadeiramente Deus”, se houver mais dois outros que são Deus no mesmo grau que ele? Quaisquer outros referidos por “deuses” devem ser ou falsos ou meramente um reflexo do verdadeiro Deus.)

1 Cor. 8:5, 6, ALA: “Ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu, ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as cousas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as cousas, e nós também por ele.” (Aqui o Pai é apresentado como o “um só Deus” dos cristãos e como estando numa classe distinta de Jesus Cristo.)

1 Ped. 1:3, ALA: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Repetidas vezes, mesmo após a ascensão de Jesus aos céus, as Escrituras se referem ao Pai como “o Deus” de Jesus Cristo. Em João 20:17, após a ressurreição de Jesus, ele próprio falou a respeito do Pai como “meu Deus”. Mais tarde, quando estava no céu, segundo registrado em Revelação 3:12, ele usou novamente a mesma expressão. Mas nunca se diz na Bíblia que o Pai se refira ao Filho como “meu Deus”, tampouco o Pai ou o Filho se referem ao espírito santo como “meu Deus”.)

Para comentários sobre textos bíblicos usados por alguns no empenho de provar que Cristo é Deus, veja as páginas 212-217, sob o tópico “Jesus Cristo”.

Em Theological Investigations, o jesuíta Karl Rahner admite: “Θεός [Deus] até agora nunca é usado para o Espírito”, e: “ο θεός [literalmente, o Deus] nunca é usado no Novo Testamento para se falar do πνεῦμα ἅγιον [espírito santo]”. — (Baltimore, Md., EUA; 1961), traduzido do alemão, Vol. I, pp. 138, 143.

2007-07-07 11:09:50 · 7 respostas · perguntado por ? 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

7 respostas

Não existe Trindade e vou provar......

2007-07-07 11:27:49 · answer #1 · answered by Questionador Nato | 6 · 1 1

Deus é totalidade nunca divisão, nada pode surgir d´Ele se não é Ele. Então, DEUS É.

2007-07-07 11:14:58 · answer #2 · answered by Soninha 7 · 1 0

Cada um que se diz é uma péssima colocação.
Um é um e três é três, só existe Um Deus e somente Ele é que Se diz , que fala de Sí mesmo

2007-07-10 20:29:31 · answer #3 · answered by Paula Balestre 3 · 0 0

rogerio, vc nao vai responder meu e-mail ?
desculpa...

2007-07-07 11:14:29 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Oi, Tompson

Eu não sou católica, mas creio na Trindade, porque a Bíblia revela:

Um Pai Onipotente (Gn 17.1), um Filho Onipotente (Mt 28.18) e um Espírito Santo Onipotente (Lc 1.35).

Um Pai Onisciente (I Pe 1.2), um Filho Onisciente (Jo 21.17) e um Espírito Santo Onisciente (I Co 2.10).

Um Pai Onipresente (Jr 23.24), um Filho Onipresente (Mt 28.20) e um Espírito Santo Onipresente (Sl 139.7).

Antes do Concílio de Nicéia em 325 d.C. já existia o conceito de três pessoas em um único Deus, que é diferente de triteísmo (três deuses).

Justino Martir (100-165 aD), Irineu (125-202aD) e Clemente de Alexandria (150-215 aD) já entendiam pelas Escrituras que muitos textos mostram a divindade do Filho (Hb 1.6; Tt 2.13; Fp 2.5-7; Is 9.6; I Jo 5.20; Mt 1.23; Jo 1.1) e do Espírito Santo também (At 5. 3,4; I Co 3.16; II Co 3.17), e não só a divindade do Pai.

Acredito que este conceito não foi criado pela Igreja Católica, mas apenas constatado por ela como uma realidade presente nas Escrituras, que pode ser percebido independente de não haver a palavra 'Trindade' na Bíblia (Mt 28.19, II Co 13.13).

Não creio que a Trindade tenha origem pagã porque, como já disse nesta resposta, no paganismo eram três deuses, e no conceito trinitário não são três deuses, mas um só Deus em três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo.

A Trindade pode ser comparada a uma mente humana: Uma mente que pode:

1) Voltar ao passado, exercitando a memória;
2) Ficar no presente, exercitando o raciocínio;
3) Ou ir ao futuro, exercitando a imaginação.

Porém a mente é uma só, assim como um único Deus pode manifestar-se de três formas diferentes.

Um beijo e que Deus te abençoe.

2007-07-07 11:43:15 · answer #5 · answered by Águida 5 · 0 1

Tompson, irmãozinho querido, há coisas que você percebe melhor por você mesmo, sem precisar ficar respigando alguma opinião favorável de certos"medalhões" intoxicados pela erudição acadêmica. A Bíblia, Tom, é o livro do sim e do não, para que você possa voar por cima de ambos e atingir um conhecimento mais exato da verdade que um dia veremos face à face. Ou seja, qualquer pessoa pode estribar-se em qualquer crença baseada em opiniões pessoais, muitas vezes equivocadas, dos escritores da Bíblia. E a "trindade" é um desses espinhosos temas. Jesus é Deus? Sim, diz a Bíblia. E Deus é maior que Jesus? Sim, diz a Bíblia. Deus é visível? Não, diz a Bíblia. E quem vê Jesus vê o Pai? Sim, diz a Bíblia. Então você acaba pirado. Isso prá só falar nesta estranha doutrina. Leve ao laboratório algumas amostras de água do mar. Analise sua composição, veja no microscópio sua estrutura, e terá levado o oceano inteiro para dentro da sua casa. Imagine a gotinha do mar em relação ao oceano, como as criaturas em relação ao Criador. A gotinha pode dizer acertadamente, "eu e o Mar somos uma mesma coisa", e poderá esclarecer completando: "mas o Mar é maior do que eu". "Quem vê a mim, simples gotinha, vê o Mar de que sou parte e parcela". No princípio era o Oceano Espiritual Divino, que transborda os Universos nos dizeres de Salomão quando inaugurou o Templo de Jeová. E o Verbo (Eu Sou) estava nesse Oceano como parte e parcela Dele. Agora começa a fazer sentido. Jesus é a Gota Maior, a mais perfeita e todos nós também somos gotinhas em aperfeiçoamento, como parte e parcelas vivas, conscientes, do TODO. Um dia Jeová será conhecido como Tudo em Todos de forma completa, aperfeiçoada na nossa fraqueza carnal. Por isso dizemos "Venha a Realidade sobre tudo o que conhecemos parcialmene e que sejas, Ó Senhor Deus, aperfeiçoado na Terra como nos Céus. Que Jeová, por Cristo, o abençoe abundantemente. Sds. cristãs do Ossola.

2007-07-07 11:42:42 · answer #6 · answered by carlosossola 7 · 0 1

Cada um é uma coisa, cada qual em seu lugar, e tudo junto para mim é Deus. O resto já respondi na sua pergunta seguinte.
Paz e Luz!

2007-07-07 11:18:13 · answer #7 · answered by Amnyoteph 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers