English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Vou tentar dizer isso sem usar os termos criação ou evolução, mas apenas ciência. Só peço um pouquinho de paciência, pois para explicar espírito é preciso definir matéria.
Sabemos que toda forma material, seja ela mineral, vegetal ou animal, é um aglomerado de peças ou partes unidas por uma energia.
Indo direto ao corpo humano, temos um aglomerado de órgãos, que são um aglomerado de células, que são um aglomerado de moléculas, que são um aglomerado de átomos, que são um aglomerado de partes cada vez menores até o ponto em que encontramos somente a energia que une cada uma dessas partes.
Em outras palavras, o que temos na raiz das coisas ou são várias energias ou então a mesma energia primária, desdobrada em aspectos ou frequências diferentes e cada vez mais complexos, segundo a necessidade da forma material a qual se aplica tal energia.
Se entendido até aqui, não é difícil compreender que na essência tudo é energia vamos dizer "condensada", inclusive o nosso cérebro.
Continua...

2007-07-06 19:41:46 · 10 respostas · perguntado por Amnyoteph 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Uma vez que essa energia abandone a forma material, essa forma se desagrega e se decompõe na sua essência original. Morre a forma, mas não morre a energia. A energia PERMANECE porém retornando à fonte ou ao todo energético, como queira entender.
Acontece que diferente do mineral ou vegetal, nós humanos temos um aspecto adicional chamado de consciência, que por sua vez é inteligente e é isso que chamamos de alma ou espírito.

EIS AQUI A GRANDE QUESTÃO:
Esse princípio vivo, individual, consciente e inteligente é produto do cérebro e com ele se desfaz, ou é também um aspecto mais complexo dessa energia que agrega e conduz o cérebro?
Se é o cérebro que produz a inteligência/consciência, então essa morre com ele.
Mas o senso lógico dirá que se a origem é a energia, então o mais natural seria acreditar que foi ela que produziu o cérebro e permanece depois dele, que existia antes e continuará existindo depois do cérebro,
continua...

2007-07-06 19:42:47 · update #1

seja em forma de consciência individual ou fundida na fonte, mas permanecerá existindo.
E se o produto da energia primária pode ser inteligente, a fonte também deve ser.

Em relação a como isso se desenvolve desde que a nossa "energia pessoal" saiu da fonte, até o momento que à ela retorna ou se funde, mantendo ou não a individualidade é assunto para outra discussão.
Bom, fora a pergunta mais acima, gostaria de saber se independente de sua crença ou descrença entendeu esse nosso conceito de alma/espírito, e quais comentários gostaria de fazer, seja questionando ou completando.
Paz e Luz!

PS: Quanto a alma de animais também é outro assunto, mas dá para adiantar que muda apenas o aspecto, pois à esses ainda falta a inteligência racional e o princípio individual.

2007-07-06 19:44:18 · update #2

O QUE ESTÁ EM CIMA É COMO O QUE ESTÁ EMBAIXO E, O QUE ESTÁ EMBAIXO É COMO O QUE ESTÁ EM CIMA. (Hermes Trimegisto)

2007-07-06 19:47:21 · update #3

Cristão, Nero, Murta e Advicer:
Compreendo sim esses aspectos todos, e apenas não quis ir além do básico, deixando isso para vocês complementarem, o que bem souberam fazer. Obrigado!

2007-07-07 04:12:00 · update #4

10 respostas

Claro que não, existem várias pessoas quais perdem um braço ou perna, e dizem estar sentindo dor na perna ou braço, porém como se ele não tem o determinado membro? O Espírito ele utiliza o cérebro, assim como usa o do selvagem, no livro "O Espiritismo Perante a Ciência", de Gabriel Delanne, comenta que um ser humano perdeu grande parte 1/4 do cérebro e viveu perfeitamente, um fato atual Herbert Vianna perdeu parte ou mais massa cefálica, porém nenhuma parte do seu Espírito foi danificada, não é complexo o que exponho, o Espírito no sentido colocado como "Alma", não sofre com tais danos de mutações pois senão seria ele como um quebra cabeça, (peças de encaixe de formação), algo que não é, ele é inteiro e permanece inteiro.
Alguns Espíritos não muito evoluídos, quando desencarnam reclamam e lamentam ter pedido o braço, porém após quando se conscientiza que nada sofreu, alegra-se e agradece, outrossim, os Espíritos utilizam o nosso organismo, e não nosso organismo utiliza o Espírito.
ALMA: É o ser imaterial, distinto e individual, unido ao corpo que lhe serve de invólucro temporário, isto é, o Espírito em estado de encarnação, e que somente pertence à espécie humana.
Espírito: É o ser imaterial, distinto e individual, unido ao corpo que lhe serve de invólucro temporário, isto é, o Espírito em estado de encarnação, e que somente pertence à espécie humana.
Paz contigo.

2007-07-07 05:00:16 · answer #1 · answered by Tô Sabendo 4 · 6 2

O que é ou que deixa de ser não me importa .Importa sim é eu saber que alem da morte eu viverei e tenho essa certeza absoluta .Eu vi e ninguem me contou ,quando uma pessoa morreu e sua essencia , ou alma saiu.O espectro ou seja la o que for andou suavemente e penetrou em uma outra pessoa.Isso vai pra dois anos e é como se fosse hoje.Lembro os olhos fixos no meu ,sabendo que eu via e olhando me com se me disse-se sou eu mesmo, tas assustada porque ?Eu vi ,

2007-07-07 10:36:18 · answer #2 · answered by ? 7 · 3 2

Amny, você foi fundo no assunto, já respondeu brilhantemente sua pergunta, o que poderia acrescentar? Vamos lá. Penso que existe um modelo organizador do corpo que mantém a idéia do corpo no mundo espiritual, sempre revestindo o Espírito indestrutível. Ou seja, alma é o espírito usando um corpo, seja denso, aqui, ou mais refinado, no mundo astral. A alma portanto seria o homem visto de fora para dentro e o espírito, o homem de dentro para fora. É como a garrafa de vinho. De fora, você vê a garrafa, de dentro, veria o vinho, mas formam um todo. No caso do homem, se o jarro de barro se quebra, o formato dele permanece devido ao MOB, modelo organizador biológico espiritual. Se você sair do corpo alguma vez, como já aconteceu comigo, verá que o verdadeiro corpo é espiritual e permance íntegro mesmo fora do corpo material denso. Sds. fraternas do Ossola.

2007-07-07 13:54:10 · answer #3 · answered by carlosossola 7 · 1 1

No sentido especial da Doutrina Espírita, os ESPÍRITOS - do latim spiritu - são os seres inteligentes da criação, que povoam o Universo, fora do mundo material, e constituem o mundo invisível. Não são seres oriundos de uma criação especial, porém, as almas dos que viveram na Terra, ou nas outras esferas, e que deixaram o invólucro corporal.
Já ALMA do latim: anima e do grego: anemos= sopro, emanação, ar é o ser imaterial, distinto e individual, unido ao corpo que lhe serve de invólucro temporário, isto é, o Espírito em estado de encarnação, e que somente pertence à espécie humana. Unido ao corpo material pela encarnação, o Espírito constitui o homem; de forma que no homem há três coisas: a alma propriamente dita, ou princípio inteligente; o perispírito, ou envoltório fluídico da alma; o corpo, ou envoltório material.
A alma dos vegetais é dita simplesmente vital. A dos animais é dita instintiva, por ser dotada de inteligência instintiva. A alma do Homem é dita espírita ou moral, por ser dotada de livre arbítrio. Percebe-se que a alma dos animais é ao mesmo tempo vital e instintiva, enquanto a do Homem é algo mais, visto que, neste último, sua propriedade espécie-específica é distinta pelo alto grau de desenvolvimento de que é tomada a inteligência pelo livre arbítrio. Embora o corpo físico do Homem obedeça a padrões clasificatórios que lhe chamariam de pertencente ao Reino Animal, do ponto de vista moral, o Homem é senhor de um próprio reino, o Hominal.

2007-07-06 23:52:59 · answer #4 · answered by Jorge Murta 6 · 1 1

se a matéria é formada de energia como nos mostra a ''teoria das cordas'', energia igual a de nossas sinopses nervosas talvez até nos possamos ser fruto da imaginação de alguém como a nossa existencia pertencendo a sinopses de outro. talvez de um ser supremo ao qual criaram chamando pelo nome de deus.
mas se a coisa pode ser assim , também pode ser que morramos e depois nada aconteça pois a matéria morta de nossos cérebros poderá manter nossas sinapses ligadas por breve tempo,e é só isto o que nos da identidade. nossos pensamentos e emoções e sentimentos iriam para onde?fora que sem comer um corpo não gera energia como precisamos para aquecer ou para nos manter no geral. como mortos poderiamos continuar vivos em energia ? ou unidos em essencia? seria esta ''alma'' um papel carbono etéreo que nos manteria igual apenas por termos conciencia e inteligencia misturadas ao fato de a materia de nossos corpos serem feitas de energia. nossa existencia talvez possa ser algo assim admito, mas isto tambem poderia ser assim sem uma fonte criadora pois estrelas são mais energia do que materia mas não deixam de ser nenhuma das duas e estas geram umas as outras pelo seu ciclo de nascimento e morte. e desta mesma forma poderiamos apenas ser uma porção de materia feita de energia que também pode virar após a morte em energia que retorna ao deteriorisa-se (o corpo) de volta a natureza e a esse mundo a qual pertencemos e de toda maneira as vezes tentamos fugir a responsabilidade de abitar só nele, querendo criar outros.
gostei muito da sua pergunta e da forma que a apresentou. uma forma coerente e logica, conversar assim é muito bom,
sobre a possibilidade de deus existir ou não.

2007-07-06 22:32:12 · answer #5 · answered by belkira 2 · 1 1

entendo que é um pouco mais complicado, tudo que vc colocou é correto de certa forma, mas observe por outro aspecto, Einstein já mostrou que materia e energia são coisas iguais em estados vibratórios diferentes, tudo que vc colocou no fundo é a mesma coisa em vibrações de densidade diferentes, entendo como o mesma coisa pq estão sempre mudando, seu corpo quando tinha 7 anos não é o mesmo de agora, sua energia com 7 anos ou como vc chamou, estado de consciencia também não é o mesmo , mas tudo isto é de certa forma "material" no sentido de serem formas transitórias, de estarem sempre mudando, nunca é a mesma coisa em nenhum segundo na vida, se é assim o que é que dá este sentido de unidade que permite que vc identifique vc como o mesmo de quando tinha tinha 1 dia, 7 anos e agora, o que é está individualidade que nunca muda, isto eu chamo de alma, e é de natureza totalmente difernete das coisas transitórias que são criadas e destruidas o tempo todo incluindo aí, pra complicar um pouco mais o próprio espaço e o tempo, é facil perceber que a alma transcende neste aspecto o próprio espaço e tempo pois não sobre infuencia deles, é sempre a mesma coisa imutável, isto é eterna, existem outras coisas na natureza que tb tem este carater eterno, são as chamadas leis eternas, exemplo, o conceito de formas geométricas simples como circulos, triangulos ou quadrados são imutáveis, vc pode pensa-los como grandes, pequenos, azul, mas tudo isto são acidentes que não modificam o conceito, que são eternos independente do espaço e tempo, pois não mudam nunca.
Entendo alma como esta unidade que se autoreconhece como sento ela mesma e não outra coisa, que é neste sentido imutável pois transcende espaço e tempo, mesmo estando de certa forma ligada a outras coisas que temos que estão sempre mudando, ou se transformando, nunca sendo a mesma coisa, a isto denomino matéria/energia.
Espero que tenha entendido, eu me embolo um pouco quando tento explicar este conceito.

2007-07-06 21:57:36 · answer #6 · answered by cristão 7 · 2 2

Gostei tua citação da Tábua de esmeralda de Hermes!

O cimento que agrega e conecta a porção mais grosseira da nossa existência aos princípios superiores até o "âtma" é definido como alma.
Existe confusão por parte dos leigos entre os termos "espírito" e "alma".
O primeiro é definido essencialmente como a porção mais elevada da nossa individualidade, contíguo à mônada que resplandece nas verdas do tempo e da existência espacial!
O segundo é a característica dos elementos que dão vida ao corpo! O "nephesh" que foi instilado em Adão para animar-lhe! Em sânscrito "prana", em grego "anima", mas sendo na prática a energia que permeia os princípios inferiores! A teosofia a vê como o "Manas" ou a percepção do intelecto sobre a individualidade!
Mas pessoalmente entendo alma como o caráter da aglomeração de todos os componentes que sustentam a personalidade!

2007-07-07 02:46:54 · answer #7 · answered by Nero 4 · 1 2

Olá amigo, sua questão é: a consciência é um epifenômeno do cérebro ou não?
A corrente materialista diz que sim.
Sou antimaterialista, não creio sequer que exista matéria, como vc disse a matéria nada mais é do que energia condensada (E=mc²) e além do mais, todas as particulas estão sujeitoas aos fenômenos quânticos, são par´ticulas e ondas ao mesmo tempo e só há o colapso em forma de partícula da onda de probabilidade, quando atua uma consciência, o que prova ser esta não-local e anteiror à matéria, asism a questão se inverte a matéria é que é pifenômeno da consciência.
De outro lado, a tese materilista tem dezenas de paradoxos insolúveis, enste ponto os dois principais são:
O paradoxo do pensamento:o materialista crê que o pensamento é fruto de descargas eletroquìmicas nos neurônios ou em um conjunto deste, vamos pensar como eles: temos um pensamento e o pensamento provoca descargas cerebrais, mas este pensamento foi fruto da mesmissíma descarga cerebral, assim qual a causa e qual a conseqüência? Soment se imaginado uma entidade imaterial a governar a mente se pode sair do paradoxo do pensamento.
Outro paradoxo: o do pensamento abstrato: para o materilista não há entidade imaterial a govrnar o cérebro, todos os pensamentos são frutos de descargas cerebrais, agora imaginemos a seguinte situação: ao pensarmos, uma entidade material (descargas fisico químicas) criou o pensamento abstrato e quando pensamos no pensamento? aí temos uma entidade imaterial (pensamento) criando uma material (descarga cerebral) que cria outra imaterial (pensamento), assim, neste caso o pensamento é que determinou como o cérebro funcionaria...ora se este determina como o outro funciona é exterior ao mesmo...
Concordo contigo quando diz que temos várias energias desdobradas, ams não são cada vez masi complexas, são sim ,cada vez mais sutis, os veículos de manifestação da cosnciência (que é não local-não está determinada pelo espaço-tempo) vão ficando mais sutis a medida que esta cosnciência é mais sutil...temos o corpo físico, grosseiro, para manifestaçãoe troca de informações entre consciências grosseiras (semi-animais) e temos o psicossoma, que pdoe ser mais ou menso sutil, mas que no fundo é também mortal (isto mesmo a alma é mortal, visto que é composta e tudo que é composto se decompõe) mas muito mas logeva, para que no fim, exista só a consciência, sutil e sublime na sua forma mais pura, que é a mesma "forma" de Deus...

2007-07-06 23:57:26 · answer #8 · answered by Advicer 7 · 1 2

A alma e a uniao do corpo feito do barro com o folego de vida dado por Deus`` Deus fez o homem do po da terra e soprou nas narinas do mesmo o folego divino, e o homen passou a ser uma alma vivente``nao existe alma separada do corpo, quando o folego sai do homem a alma perece morre e o folego volta a Deus, porque ele e o dono do nosso folego de vida. o folego nao tem nome, e De Deus, enquanto o espirito ele o nosso cerebro o centro de nossas emocoes , nossa mente tem uma capacidade extraordinaria, foi criada por Deus,para ser usada em sua totalidade , mais a utilizamos so, 3% de sua capacidade.
a mente, o cerebro,conciente ou subconciente se acaba com cesassao da vida. ou seja a morte, o sabio Salomao disse: `` quando o homem morre ,neste mesmo dia perece todos os seus pensamento`` nao existe tao coisa que o caro amigo a chama de energia, a energia e o resultado da uniao do folego de vida o corpo feito do po da terra, e nossa mente
a ressurreicao trara de volta todos os mortos para o julgamento final, entao Deus decidira quem ira para a vida e quem ira perecer eternamente... ou seja morrera eternamente... ``por que a alma que pegar essa certamente morrera`` Deus disse que morrera, no entanto o Diabo e que diz que nao morrera ,ele vem afirmando isso desde do principio quando enganou a Eva no Jardim do edem com esta mentira`` no morreras`` em outra palavras es imorta? que!!! na biblia nao encontramos nenhuma arfimacao de uma alma imortal, por que o unico que imortal e Deus. todos nos somos mortais inclusive o diabo, pois ele morrera no juizo final. entao ai disse a biblia`` Deus nos revistira de imortalidade`` mas isso so depois da ressurreicao dos mortos, por agora os mortos dormem, e assim que diz a biblia....eu sou uma alma, nao tenho uma alma, tenho um espirito que e o centro dos meus pensamentos, minhas emocoes, sensacoes, e sentidos que e o meu cerebro... isso e tudo um abraco!

2007-07-06 20:47:00 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

Alma ou espírito são produtos de uma alucinação coletiva criadas pelo uso da nossa débil consciência. Você esqueceu de colocar que temos um aglomerado de imbecilidades!

2007-07-06 22:36:56 · answer #10 · answered by Kurt 2 · 0 2

fedest.com, questions and answers