Sem pestanejar, SIM. Depois da incomprovada morte de Jesus (o dos evangelhos) pela crucificação, os cristãos já eram muitos e estavam organizados. Agora, só precisavam de um mártir e de uma grande história. E ambos já existiam, nas religiões mais antigas.
Havia 16 modelos de "filhos de Deus", prontinhos para serem usados. Era só escolher e adaptar a história às mensagens que eles queriam transmitir para seus seguidores. E eles o fizeram, e funcionou.
Portanto, não precisaria ser aquele Jesus por eles criados, a morrer na Cruz. Poderia ser qq um dos 16 modelos. Se não fosse o daquela história, seria outro. Entendiam que uma religião, para ser forte, precisaria ter o seu pilar, o seu fundador, o seu mestre ou o seu mártir.
Os cristãos sabiam que para manter seus seguidores unidos, precisariam de uma grande história, de um grande líder espiritual, de um mito. Por isso, criaram Jesus, com base na fusão das histórias de Krishna (1200 a.c), Bali (725 a.C), Mithra, da Pérsia (600 a.C), Prometheus, 547 (a.C) e mais de uma dezena deles.
Como se vê, modelos não faltaram. e se não existissem, eles os criariam, pois as sementes do cristianismo já estavam plantadas. Só precisavam ser regadas por uma grande e edificante história. E a história de Jesus, exceto pelos exageros dos milagres e algumas outras incursões mais infelizes, é cativante.
Sobre o assunto, veja o link, aqui no Y!R: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AskasQyBcSCSPab4_U4s6yzJ6gt.?qid=20070705222252AAW8isl
2007-07-05 19:30:43
·
answer #1
·
answered by Ivo S. G. Reis 3
·
1⤊
0⤋
Claro que não. Veja nos versos a seguir que o próprio Jesus achou pesado o seu fardo, mas cumpriu a vontade do Pai, sujeitando-de a morte e morte de cruz:
Mateus 26:
36 Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.
37 E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.
38 Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.
39 E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
40 E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
42 E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.
Olha cara se ele não tivesse morrido teria falhado na sua missão. Hoje ele vive pois foi ressuscitado, venceu a morte e aí está a nossa esperança.
Olha a honra que Ele tem:
5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
Ô irmão abre a porta (coração)!
Apocalipse 3
20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
2007-07-05 06:10:59
·
answer #2
·
answered by fifiti 4
·
1⤊
0⤋
O grande trunfo de Jesus foi o fato D'Ele ter morrido concientemente e assim, derrotou Lucifer.
No inicio da História de Cristo na Terra, vemos Lucifer tentando mata-lo (ordenanças do rei Herodes). Porém, pós batismo, nós vemos Lucifer tentando-o para que Ele pecasse, Ele pecando iria contradizer as perfeitas leis de Deus.
Isto não ocorreu, e assim, para Lucifer não era mais interessante que Cristo morresse e sim que viesse a pecar.
Este fato é então fácil de se presenciar que quando Cristo estava na cruz lhe ofereçam vinagre, estava substância tira a consciência de que o toma; Lucifer tentou Cristo para que seu sacrificio não fosse consciênte, MAS NÃO DEU CERTO.
Isto ocorreu também com os seguidores de Cristo, no inicio Lucifer tentava mata-los mas a cada dia o numero crescia; até que ele resolveu melhor se infiltrar no Cristianismo, vindo a assim trazer concepções falsas e distorções do plano de Deus; Lucifer não pode com Cristo, agora ele ataca o carater de Deus que se revela na Bíblia.
2007-07-05 06:02:52
·
answer #3
·
answered by márcio arcas 2
·
1⤊
0⤋
Se Jesus não tivesse morrido na cruz, e ressuscitado a humanidade teria se afundado no poço do abismo. Assim como muitos que não o aceitar como salvador de suas almas, com certeza irão cair no poço do abismo junto com satanás.
Paz.
2007-07-05 05:49:01
·
answer #4
·
answered by Levi 6
·
1⤊
0⤋
SIM - Os ensinamentos do Mestre teriam vingado e estariam entre nós, o fato de sua violenta morte, não altera o conteúdo de seus ensinamentos .
O certo é o fato das religiões terem se aproveitado para dar maior força as palavras Dele.
Centros de estudos religiosos dão importância diferenciada para a morte violenta umas mais outras menos, variando de uma religião para outra.
Mas o maior ensinamento foi o de que "FORA DA CARIDADE NÃO HAVERÁ SALVAÇÃO) é o "AMAI UNS AOS OUTROS" .
Isto porque ao praticar a caridade estaremos evoluindo.
Caridade não é esmola - esta é a menor caridade que se pode praticar ou seria apenas uma forma de se distinguir ou humilhar
abraços
2007-07-05 22:56:51
·
answer #5
·
answered by Cabral 6
·
0⤊
0⤋
não
2007-07-05 06:38:30
·
answer #6
·
answered by cristão 7
·
0⤊
0⤋
Para alguém que se pauta na razão, vc. está conjecturando demais.
Vamos por parte:
1º "Jesus sofreu a crucificação, porque sabia que suas idéias só poderiam triunfar mediante seu próprio sacrifício."
Não há nada que comprove essa sua afirmação.
Nem Jesus, nem algum dos seus discípulos afirmou que Ele foi crucificado para que Suas idéias pudessem triunfar.
Jesus morreu na cruz para pagar por nossos pecados e reestabelecer a aliança com Deus.
" I PEDRO [2]:24 Levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados."
2º "As pessoas dizem: para acreditarmos em ti, precisas renunciar a tudo o que é teu e também a ti mesmo. Querem tua morte como garantia da autenticidade de tuas crenças."
Com todo respeito Xan, não sei de onde vc tirou isso.
Sua imaginação está muito fértil.
3º "Por que admiram as obras escritas com sangue?
Porque essas obras lhes poupam qualquer sofrimento, ao mesmo tempo em que preservam a ilusão do sofrimento. Querem enxergar o sangue e as lágrimas por trás de tuas linhas. A admiração da massa é sádica.Os mortais duvidam de tudo, exceto da morte. A morte de Cristo foi para eles a prova cabal da validade dos princípios cristãos. Jesus poderia ter escapado facilmente à crucificação ou poderia ter se rendido ao demônio! Aquele que não fez um pacto com o demônio não deveria viver, porquanto o demônio simboliza a vida mais do que Deus. "
Mais conjecturas sem fundamento, ou melhor, fundamentadas no ponto anterior.
4º "Se tenho do que me lamentar, é que o demônio nunca me tentou... ?"
Sinceramente, por que ele te tentaria?
Nas tentações se oferece algo em troca para que alguém mude de posição, opinião, postura...
Jesus, por exemplo, foi tentado porque era o filho de Deus. Ele tinha a sua posição de filho de Deus que poderia ser negociada com os diabo por todas as riquezas do mundo, caso ele se prostasse diante do capeta.
O diabo não tem razões para te tentar, vc nem crê no maior inimigo dele!
Um abraço e fique com Deus, ou em paz.
2007-07-05 06:23:40
·
answer #7
·
answered by Sidinei - Yeled 5
·
0⤊
0⤋
Quem é que te garante que não é o próprio falando pela sua boca, ou ainda soprando no seu ouvido justamente o que ele quer que vc escreva?
Jesus Cristo ensinou o Amor. Vc acha isso errado?
O Espírito Santo sussurra portanto vc tem estar preparado para ouví-lo. Já o inimigo,satanás,capeta,lúcifer,demônio ou como vc preferir chamá-lo, grita no seu ouvido o dia inteiro.Portanto fica mais fácil de ouvir. Mas se por exemplo vc está ouvindo uma música ruim é só desligar o rádio ou se o rádio não for seu é só sair de perto. Fácil não?
Jesus Cristo ama vc, acreditando nele ou não.É isso que faz a diferença.
Um abraço.
2007-07-05 06:22:09
·
answer #8
·
answered by joepinheiro 3
·
0⤊
0⤋
Pelo que vemos (as guerras entre Israel e Árabes, a ferocidade fanática de alguns muçulmanos, as chamadas "guerras santas" do passado, Papas abençoando canhões, Bush (que é cristão) e o genocídio iraquiano, enfim, todas essas misérias), eu me pergunto, será que a cristandade triunfou? Em quê? Olha, do jeito que as coisas estão, se Jesus voltar de novo vai mudar por completo seu plano de salvação da humanidade. Isso se não o prenderem e mandarem para a cadeira elétrica como falso profeta. Sds. psicodélicas. Ossola.
2007-07-05 05:59:41
·
answer #9
·
answered by carlosossola 7
·
0⤊
0⤋
sem dúvida ,o fato marcante da cristandade foi a crucificação,mas não podemos descartar que suas palavras e obras atravessaram os anos e são exemplos para todo tipo de religião -só a crucificação em si ,não seria o suficiente
2007-07-05 05:47:39
·
answer #10
·
answered by LUIZ TADEU 2
·
0⤊
0⤋