Eu não quebraria nenhuma imagem religiosa a não ser que visse alguém adorá-la. Aí eu o desafiaria. Se fosse propriedade dele eu respeitaria, deixando claro o meu ponto de vista, com respeito e serenidade.
Se fosse minha e percebesse que alguém teimasse em adorá-la, eu lhe daria um sumiço. Mas, se a imagem fosse inteligente, o escultor fosse inteligente e o fiel fosse inteligente, aquela imagem seria apenas o que toda a escultura e pintura é: Imagem de...
Sou inteligente e tenho no meu escritório umas três ou quatro pinturas ou imagens de Jesus, de Maria, de Francisco de Assis... Elas não são eles, mas me ajudam a pensar neles.
Quem dissesse que adoro imagens, estaria me caluniando. Eu tenho canivete e faca e não os uso para ferir os outros. Sou inteligente. Seria assassino quem os usasse erradamente.
Eu tenho pinturas e estátuas de gente santa e não as adoro. Se as adorasse seria idólatra. Sou católico, amo a Bíblia e uso imagens. A Bíblia me permite usá-las. Só me proíbe adorá-las.
Quem sai por aí pregando contra qualquer uso de imagens e joga os outros contra nós, católicos, é que precisa rever a sua honestidade. Na mesma Bíblia que ambos lemos está proibido e permitido fazer e ter imagens. Depende que imagem e o que fazemos com ela.
Aceito ser questionado porque encaro a fé com honestidade, mas exijo que meu adversário também seja honesto.
Deus não proibiu todas as imagens. Proibiu sim fazer imagens para adorar. Ele mesmo mandou fazer algumas como a serpente de bronze e os querubins de ouro da arca da aliança.
Tão errado, quanto ser idólatra, é ser sectário, mentiroso e desonesto. Se Deus permitiu fazer imagens desde que a gente não as adore, porque certos pregadores só falam das passagens que proíbem? E se mentem nisso, que garantia me dão de que não mentirão nas outras coisas?
Eu uso imagens e sei o que estou fazendo. Quem condena qualquer uso de imagem é que não sabe. No mínimo, não leu direito sua bíblia.
Pe. Zezinho
2007-07-03
07:36:51
·
36 respostas
·
perguntado por
Frei Bento
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Errata
onde se lê "só me permite adorá-las"
Leia-se
"só não me permite adorá-las"
( texto original estava com este erro)
2007-07-03
08:01:44 ·
update #1
A Benção!
Pe. Zezinho conseguiu de uma forma brilhante dizer o que muitos de nós tentam mas não conseguem.
O pensar é o meu também...
Mas por mais que a gente diga que NÃO ADORA, os evangélicos vão cotinuar pondo em nossa boca que adoramos.
pois eu me questiono no aseguinte também:
Insistir com alguém dizendo que ele adora esta ou aquela imagem quando ele já deu todas as provas de que não, não é JULGAR?
É isto que estão fazendo, nos julgando, insistindo em dizer que adoramos, quando nós, diante de Deus sabemos e temos consciência de que não é adoração...
Frei, acho que este é mais um assunto em que eles nunca darão o braço a torcer, preferirão continuar com seu orgulho e com seu julgamento mentiroso...
Pois nós vivemos sob o olhar constante de Deus, Ele nos sonda e conhece, e como bons católicos e cristãos conhecedores da verdade, sabemos que consequências teríamos se realmente adorássemos aos santos, como eles de boca cheia se gabam a dizer.
Este assunto não cabe ser disdcutido, vendo que nós temos certza da fé e da verdade em que vivemos...
Com todo respeito,
"NÃO SE ATIRA PÉROLAS AOS PORCOS!"
+Paz e Bem!
2007-07-03 09:11:04
·
answer #1
·
answered by len@ 2
·
5⤊
0⤋
A paz de Cristo e o amor de Maria.
O mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo em que proíbe que sejam feitas imagens, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança (Ex 25, 18-20). Manda-lhe, também, fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas (Num 21, 8-9). Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imanges de querubins, palmas, flores, bois e leões (I Reis 6, 23-35 e 7, 29).
Nas imagens católicas se representam os santos, que são pessoas que possuem virtudes que os tornam "semelhantes" a Deus, como afirmou S. Paulo: "já não sou eu quem vivo, mas é Cristo que vive em mim".
Portanto, fica claro que o erro não está nas imagens, mas no tipo de culto que se presta à elas.
E este texto nos ajuda a evidenciar isso, apesar de alguns poderem achar um pouco complexo, mas sem dúvida é revelador.
Fique na paz Frei Bento, fico feliz por haver um irmão que se comprometa também com os assuntos referentes a evangelização e conversão a favor da Santa Madre Igreja, apesar das discordâncias antigas entre Franciscanos e Dominicanos, que espero já terem sido superadas.
2007-07-03 11:05:55
·
answer #2
·
answered by Mãe Sílvia de Oxum 1
·
5⤊
0⤋
Dizer o que diante de um texto tão mararvilhoso?
Padre Zezinho é realmente muito bom.
Que bom seria se houvesse mais líderes espirituais como ele.
Paz e Bem
2007-07-03 07:43:30
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
6⤊
1⤋
Vejo as imagens de santos como uma forma de admiração pela submissão e vivência deles nos caminhos de Deus. Que nem um pôster, geralmente quando se tem um pôster de uma banda, cantor ou famoso, é uma forma de demonstrar a admiração pelo trabalho, talento ou carisma do artista. Adorar imagens é um termo errôneo, um termo correto seria admirar.
2007-07-03 11:01:11
·
answer #4
·
answered by Junnhim 6
·
4⤊
0⤋
É interessante esse texto do Pe. Zezinho.
A maioria das pessoas que acusam os católicos de idolatria têm em suas casas fotos de parentes e amigos, e isso, certamente não os torna idólatras.
"Onde está o teu coração aí está o teu tesouro."
Quem é inteligente, não põe o seu coração, suas esperanças em uma imagem, pois ela nada pode fazer por nós.
As imagens são como as fotos, nos lembram de alguém.
Além disso, foi Deus quem orientou a ornar o Templo do Senhor com imagens de Leões e Anjos.
Pode até existir idólatras entre os católicos mas tbém existe no meio evangélico.
Tem gente que prefere pedir oração pro Pastor X ou pro Irmão Y, porque a oração dele é "poderosa".
Tem gente que diz que a igreja tal é a melhor de todas, isso tbém não é idolatria?
Ou que Deus só vai te abençoar se vc dizimar!
Isso não é idolatrar o dízimo, como se ele pudesse forçar Deus a liberar certas bençãos.
Não é a bíblia que nos diz para pedir, nos garantindo que nos será dado?
A única ressalva, não é porque vc dá o dízimo ou não, mas porque geralmente pedimos mal.
Deus não vai conceder "pseudas bençãos" se Ele percebe que tais pedidos não serão bons para nós.
Idolatria tem por todo canto, mas o fato de alguém ter uma imagem em casa não implica necessariamente em idolatria.
Um abraço.
2007-07-03 10:58:54
·
answer #5
·
answered by Sidinei - Yeled 5
·
4⤊
0⤋
Já era fã do Zezinho, agora mais ainda.
Espero que Huguinho, e Luizinho não fiquem com ciúmes. hehehe
Brincadeira, Padre Zezinho sempre foi um grande ser iluminado por Deus.
2007-07-03 09:23:33
·
answer #6
·
answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7
·
4⤊
0⤋
Frei Bento, percebi em diversas respostas que esse é um assunto bastante conturbador em termos de religião, pois diria que, do ponto de vista evangélico, seria o calcanhar de Aquiles da igreja católica e sua exposição utilizando-se do Pe. Zezinho é muito oportuna, não como contestação aos que contra-argumentam mas como esclarecimento e análise lógica da questão.
2007-07-03 13:35:43
·
answer #7
·
answered by O Filosofo 4
·
3⤊
0⤋
Prezado Bento,
Embora eu faça as minha preces sem me utilizar de qualquer imagem ou retratos de Santos, não acho que seja adoração ou idolatria o fato de que uma pessoa fortaleça a sua oração e consequentemente se sentir amparado pelo Santo de sua devoção representado numa estátua ou foto. É apenas um ponte para se chegar ao Santo e consequentemente a Deus.
Paz e Bem!
Fique com Deus!!
2007-07-03 11:50:10
·
answer #8
·
answered by Lord McLoud 7
·
3⤊
0⤋
Querido Frei Bento!
A paz de Jesus e o Amor de Maria a vc e a todos!
Bem, um texto muito lindo e esclarecedor do Pe. Zezinho. A Bíblia realmente não condena o uso das imagens realmente, só proíbe a ADORAÇÃO. Isso independe da bíblia, pode ela ser Católica ou protestante. Aliás, se os católicos realmente adorassem imagens, iriam retirar da bíblia por exemplo o livro de Sabedoria, pois ele todo praticamente condena o uso das imagens com o propósito de adoração, porém, a Igreja Católica não acrescenta e nem retira NADA da bíblia, ela é deste jeito desde os primeiros cristãos, e livros foram retirados dela por conveniência de um ou outro segmento religioso.
Jesus seguiu o cânon 70( Cânon amplo da sagrada escritura) pois lá existiam livros inspirados por Deus escritos somente em grego, como sabedoria, eclesiaste, macabeus (escrito no grego e que conta os 160 anos de Israel que antecedem a vinda de Cristo) Se utilizarmos o cânon Restricto, faltarão vários anos de história da bíblia.
Ademais, é preciso ler em seu contexto, e não fora dele, os textos da Bíblia, citados pelos protestantes vem precedido por uma frase que explica bem o sentido em que a proibição de fazer estátuas deve ser compreendido:
"Não terás outros deuses diante de minha face". Quer dizer, trata-se da proibição de fazer ídolos, pois os hebreus eram muito inclinados, pelo exemplo dos povos pagãos vizinhos, à idolatria. Tendo alertado de que se trata de "outros deuses" – portanto, ídolos – continua Deus Nosso Senhor: "Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra". Isso queria dizer que não se deviam fazer estátuas simbolizando "deuses" de madeira ou de pedra, sob a forma de um astro, de um pássaro, de um homem, de um animal, de uma planta ou de um animal aquático como objetos de adoração.
Citar a bíblia apenas por citar é simples, até um ateu faz, mas entender o texto em seu contexto, somente com a luz do Espírito Santo!
Que Ele derrame esta luz sobre todos nós!
Paz e Bem!
2007-07-03 10:34:06
·
answer #9
·
answered by enamelina 2
·
3⤊
0⤋
Olá amigo Bento!
Tudo tranquilo?
Muito legal a exposição!
Concordo totalmente!
Nem tenho o que acrescentar, parabéns pelo texto!
Um abraço!
2007-07-03 08:25:27
·
answer #10
·
answered by OFF 4
·
5⤊
2⤋