Vemos aqui e acolá , todos os dias em todos os minutos e respostas, a celebre e famigerada expressão “a Bíblia fala”, “ A Bíblia diz”
Mas a Bíblia não fala.
A Bíblia é lida. A Bíblia ensina.
E quem fala são as pessoas que a lêem, baseadas logicamente na intenção da sua leitura.
Assim nos encontramos diante dessa incongruência, visto que a Bíblia é total e mecanicamente, muda.
Ela é uma forma de expressar a fé, ditada pelo Espírito Santo mas escrita por homens, com todas as interferências próprias de qualquer literatura.
Ela tem estilos de escrita, formas alegóricas de se expressar, ela denota momentos Históricos diversos, ela se situa no tempo e no espaço.
Portanto toda falação da Bíblia deponde da falação de quem a lê o que ilegítima todo e qualquer uso do texto sagrado para justificar idiossincrasias e interesses inconfessáveis.,
E ai vem S.Pedro dizendo que:
Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. - II Pedro 1:20-21
Assim, para interpretar a Bíblia e falar por ela, o interprete tem de ter a mesma virtude do escritor.
E Homens Santos são os que produzem os frutos do Espírito que são: caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei.(Gal. 5:22)
Assim fica difícil aceitar que a Bíblia fala pela boca daqueles que não produzem tais frutos.
Os frutos que eles produzem são outros: falta de caridade, amargura, proselitismo , impaciência, grosseria, maldade, infidelidade, dureza de coração, intemperança.
Vivem da Lei.
Como falam que a Bíblia fala?
2007-07-02
07:32:53
·
18 respostas
·
perguntado por
Frei Bento
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Frei Bento,
Hoje o que vemos é uma discrepância no meio pentecostal e um subjetivismo ainda maior quando se trata dos interesses de quem tenta interpretá-la. Baseiam-se em pensamentos sem fundamento alguma para argumentar um raciocínio (i)lógico, e principalmente, quando se trata da questão financeira vemos as mais mirabolantes interpretações. A Bíblia em uma estante é como outro livro qualquer, mas a partir do momento que nos sujeitamos a interpretá-la, ela passa a ser tanto para o bem como para o mal.
A Bíblia foi o livro que mais dividiu a humanidade, e a culpa é de quem: Dela propriamente dita, ou culpa do subjetivismo pessoal dos homens egoístas!? Infelizmente muitos se intitulam até “apóstolos” para terem mais créditos ao interpretar a Bíblia, mas por trás disso a um grande interesse financeiro, e que vem contaminando e dividindo o rebanho de Deus.
2007-07-02 22:55:08
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Eu diria que o "falar" da Bíblia, é uma expressão de colóquio entre o leitor, e as mensagens ali contida.
Quando se faz uma leitura e essa é digerida com sabedoria, a pessoa interege com o escritor, passando a ser um "dialogo", visto que sempre encontra respostas para os questionamentos advindos da leitura.
Então, quando a interação entre o escritor e o leitor, a Bíblia fala, pena que poucos entendam o idioma profundo nela expresso, passando a interpretar e dar guarida ao texto "in natura".
Nesse caso, a Bíblia não fala, até porque "TODA FALA (ESCRITA), QUANDO BEM POSTA, ENCONTRA GUARIDA NO CORAÇÃO DE QUEM A BUSCA"
2007-07-02 10:59:56
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Concordo contigo e entendendo que "a bíblia fala", primeiramente de modo a exigir que para ouvi-la é antes preciso "ter ouvidos" de ouvir.....
2007-07-02 08:19:47
·
answer #3
·
answered by O DRUIDA 3
·
3⤊
0⤋
Aqui se lê muito a frase: leia a Biblia, como no caso da infeliz resposta de Raquel. Mas estes que se julgam "conhecedores" da Biblia esquecem de algumas coisas:
Os apóstolos acharam estranho que Jesus falasse somente por parábolas e lhe perguntaram: "Por que razão lhes falas por meio de parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: 'Porque a vós é concedido conhecer os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não lhes é concedido. [...] Por isto lhes falo em parábolas, porque, vendo, não vêem, e ouvindo, não ouvem, nem entendem" (Mt 13,10-13). Aqui, Jesus mesmo fala que todos podem ver, mas só a quem foi concedido o ensinamento devido, podem compreender.
No Livro dos Atos, no encontro do Apóstolo Filipe com o mordomo da rainha de Candance, há outro exemplo de que todos podem ler, mas sem a ajuda de quem seja instruído, não entendem: "Correndo Filipe, ouviu que [o mordomo] lia o Profeta Isaías e disse: 'Compreendes o que lê? Ele disse: 'Como poderei entender, se não houver alguém que me explique?" (At 8,30-31).
Desta forma, eles podem ler, decorar, mas nunca irão entender o significado.
Marcos(12:31) Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe.
Paz e Bem
2007-07-02 07:52:11
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Bento! ! Achei que abíblia era pra ser lida e compreendida! Mas não sabia que a bíblia tinha boca! rssrs
2007-07-02 11:24:06
·
answer #5
·
answered by SATELLITE 7
·
2⤊
0⤋
Naum, só os cds do Cid Moreira, rsssss
brincadeiras a parte, eu já tive problemas com a leitura da bíblia, pois eu não sabia entender, hoje quando leio a bíblia eu peço a proteção de Espírito Santo e vejo o que realmente o Sr quer dizer com determinadas passagens.
não vejo a bíblia como um livro histórico ou de ciências.
2007-07-02 07:39:48
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Se não falar é porque você bebeu pouco...
2007-07-02 15:02:01
·
answer #7
·
answered by εїзdragonflyεїз 7
·
1⤊
0⤋
Pois é.
A Bíblia tem 4 linguagens:
1) Literal
2) Oculta
3) Mitológica
4) Por parábolas
Aí vem o leigo, que entende tudo pelo literal e fala o que bem entende, mas que mal entende.
É a vida, e mais tolo que o tolo, é o tolo que o segue.
Paz e Luz!
2007-07-02 10:56:06
·
answer #8
·
answered by Amnyoteph 7
·
1⤊
0⤋
Olá, Frei...
gosto das suas perguntas... mas acho que seus comentários são enoooormes... poderia ser mais direto. É só uma sugestão. Vc tem ótimas argumentações, mas poderia simplificar, tá?
bjs no ♥!
2007-07-02 08:13:04
·
answer #9
·
answered by - Núbia 6
·
2⤊
1⤋
A interpretação dos livros escritos pelos homens, com ou sem inspiração divina e ou espiritual são só um amontoados de letras que, dependendo do leitor, tem algum conteúdo ou não, mas as leis básicas de DEUS que estão gravadas no sub conciênte de cada um são o verdadeiro norte do ser humano.
2007-07-02 09:25:30
·
answer #10
·
answered by Rock Rider 3
·
0⤊
0⤋