English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Olha, vamos manter sentimentalismos de lado... frases de parachoque de caminhoneiro do tipo "deus e' verdade" que fiquem de lado. falo serio.

A categoria de verdade esta um tanto banguela nos dias de hoje, goedel, foucault, para citar apenas dois e todo o moviemnto da filosofia para o estudo da linguagem.

como alguem pode dizer que ama a verdade e cre em deus ao mesmo tempo?

isso realmente e' intrigante pra mim.
se vc ama a verdade vc nao falsifica hipoteses, por exemplo.

todos os tomos, sumulas, etc... que tentam "racionalizar" o credo fracassam no absurdo. o que se tem e' o seguinte:

a necessidade moral e emocional da existencia de deus e ai' depois a intelequia danca o samba do criolo doido pra tentar aconchambrar essa existencia em termos logicos.

Sto Anselmo, tadinho, que achou que provou a existencia de deus, nao conseguiria abrir a boca hoje, com a filosofia da linguagem... Ele justamente achava que estava pecando tentando achar fundamento para o absoluto irracional

enfim

2007-06-30 13:23:42 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Rousseau nao funciona pra mim, nem como interessado em filosofia, nem como musico amador... me refiro as balelas dele sobre musica

2007-06-30 13:50:41 · update #1

6 respostas

Amigo, isso é possível sim. Se você gosta de filosofia, leia Jean Jacques Rousseau.
Tem um livro recentemente lançado, chamado "A Linguagem de Deus". Ele foi escrito pelo cientista responsável pelo projeto Genoma. Também vale a pena dar uma conferida.

2007-06-30 13:29:27 · answer #1 · answered by Samara CANSEI, YAHOO! 4 · 1 0

Para mim Deus não funciona como uma necessidade emocional, apenas é uma questão de lógica racional entre duas alternativas. Caos/acaso ou inteligência.
Não vejo como o nada pode produzir alguma coisa, o acaso junta-las e o caos ordena-las.
O acaso até junta alguma coisa. Mas considerar nada, caos e acaso juntos, como base do universo, sem chances. Não vejo sinceramente, nenhuma lógica nisso.
Mas, a Mecânica quântica está aí fazendo a parte dela e a Psicologia também. Logo as coisas se esclarecem.
Paz e Luz!
*Vejo Deus como uma inteligência, sem qualquer motivo para adoração e sim para admiração.

2007-06-30 15:48:44 · answer #2 · answered by Amnyoteph 7 · 0 0

Um filosofo tem que partir do principio que não existe a verdade.
Nem a verdade dos ateu nem a dos crentes deve ser aceitas, mas levadas a analise até as ultimas consequencias.
Negar tudo ou aceitar tudo é infantilidade, preconcetuosidade, prematuridade, fanatismo e muita arrogância acima de tudo.
Estar aberto as possibilidades é atitude científica, questionadora e é prova de inteligência e desapego.
Logo eu acho totalmente cabível estudar filosofia, ciência, sem descartar a existencia de Deus. Partindo de premissas abertas e livres podemos não chegar a verdade, mas nunca descartaremos as possibilidades.

2007-06-30 14:35:50 · answer #3 · answered by RENATO PE 38 4 · 0 0

O homem nem sequer fabricou a Terra, a Água, o Ar e o Sol, os quatro elementos fundamentais, sem os quais jamais poderia viver! Negar um Princípio ou Deus, ser juiz do que não conhecem e fazem questão de não conhecer? Deus é a Essência, Emanador e não Criador como pintam as religiões. Deus em Si mesmo tudo engendra, sustenta e determina. Para afirmar o conceito de Emanação por Manifestação, Jesus reafirmou o conceito Védico que afirma: Vós sois deuses!
Qual o processo usado, para Emanar? Se a essência em Si mesma tudo contém, há que haver um começo de ação, de pronunciação inteligente, para que, conseqüentemente, haja movimento e daí a elaboração, a obra feita ou apresentada. Mente é a palavra usada! Todavia, não se conhece uma palavra ou conjunto de palavras, que possa definir o que é a Mente Divina, a Natureza Intrínseca de ser inteligente. Ou vamos acreditar na infantilidade do Big Bang? Que tudo provém simplesmente do Nada! Que da Grande Explosão e de seus estilhaços surgiu nosso inteligente e exuberante Universo Cósmico.

2007-06-30 14:22:37 · answer #4 · answered by Hermes 6 · 0 0

Absurdo ; abmudo , abcego . é a trindade explícita .

2007-06-30 13:29:33 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Isso aí depende do seu nível de compreensao das coisas. E assim, nao tem como dizer qual é o melhor ou pior.

Se a pessoa se sente bem acreditando em Deus, ou, se a pessoa se sente bem raciocinando sobre a existência de Deus, o que tem?

A questao é que a verdade está sempre aqui e cada um a enxerga de diversos modos. Há de haver um tipo de respeito sobre isso.

Até pq, cada um tem sua afinidade. Sinceramente, o mais importante é vc ser uma boa pessoa e nao fazer mal aos outros. Se vc faz isso acreditando em Deus ou fazendo contas científicas, pouco me importa.

2007-06-30 13:28:47 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers