English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sei de pessoas que eram ateus comunistas e que se converteram a alguma religião. E há muitos exemplos famosos de pessoas religiosas que se tornaram comunistas, mudaram de credo. Em comum há este apego aos dogmas, a verdades incontestáveis. A questão é, por que algumas pessoas sentem necessidade de dogmas? De verdades que elas nunca contestam e nunca põe a prova?
Isso é resultado da educação, que não promove o pensamento racional, ou é uma questão de personalidade?

2007-06-28 10:01:44 · 10 respostas · perguntado por Neanderthal 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

As pessoas querem "certezas". E, mesmo uma mentira, dita com segurança, pode tomar aspecto de verdade, e, assim, tornar-se um rumo a ser seguido e que será tomado por uma multidão que anseia por ser dirigida.

2007-06-28 10:45:44 · answer #1 · answered by jehovah_silva 2 · 1 0

O que precisamos compreender é simplesmente que toda a argumentação começa com uma afirmação ponto-de-partida; isto é, com algo de que não se duvida. Pode-se, é claro, duvidar da afirmação base, mas, nesse caso, já estaria dando início a outra argumentação diferente, propondo que se parta de outra suposição. Todo argumento inicia por um dogma infalível, e esse dogma absoluto, por sua vez, só pode ser discutido, se recorrermos a outro dogma infalível: nunca se pode provar o primeiro ponto-de-partida (senão não seria ponto-de-partida).
Este é o be-a-bá do raciocínio lógico. E tem esta vantagem especial de que pode ser ensinado na escola, como qualquer outro be-a-bá. Não dar início a qualquer discussão sem antes declarar abertamente os postulados de cada um, é uma regra a ser ensinada na filosofia.
Muitas das desorientações e dúvidas no campo religioso, surgem pelo fato de os céticos de hoje começarem sempre, falando sobre tudo aquilo em que eles não acreditam. Mas, mesmo de um cético, o que queremos saber primeiro é em que ele realmente acredita. Antes de começar a discutir, é preciso saber o que é que não se discute. É preciso deixar bem claro que acreditamos em muitas coisas que, embora façam parte de nossa existência, não podem ser demonstradas. Nem é preciso meter religião na história. Eu diria até que todos os homens de bom senso, acreditam firmemente em coisas que não foram provadas e que nem sequer podem ser provadas.
Por exemplo acreditamos que todo em redor é real, mas não temos provas, em nenhum momento, de que tudo não passa de um sonho. Se existe algo além de mim esse algo não se pode provar nunca.Todos os homens em sã consciência acreditam que existe uma certa coisa chamada eu, self ou ego e que é contínua. A existência desse "eu" axial nunca foi comprovada e não pode ser comprovada. Trata-se de uma questão mais do que "improvável" e que é muito debatida entre os metafísico.
Entretanto isto tudo é dogma, até mesmo pra quem não curte dogma, então, o dogma faz parte do questionamento da vida e atrai pq faz parte de nossa inteligência, quando a temos....

2007-06-28 18:42:21 · answer #2 · answered by Frei Bento 7 · 1 0

Preguiça de pensar por si só...

2007-06-28 17:53:30 · answer #3 · answered by Advicer 7 · 1 0

Se alguém conduz seu barco por uma rota desconhecida, baseando-se numa carta náutica ultrapassada, vai acreditar mais no mapa do que nas modificações do caminho. Ele racionalizará dizendo que está tendo ilusões de ótica, jamais que a carta está desatualizada. É da natureza humana. Os dogmas são elaborados para manter o espírito de manada, para que o dia de hoje seja igual ao de amanhã, como foi o dia de ontem. Ninguém quer enfrentar a realidade sempre mutante com pesquisas que poderão abalar os fundamentos do que acreditou ser a verdade absoluta pela vida inteira. Por isso é mais cômodo seguir seus maiorais sem duvidar de nada, é muito mais cômodo e (aparentemente) menos perigoso. No entanto nada mais perigoso que evitar a realidade enfiando os cornos na areia, como o avestruz quando vê o perigo. Fazer o quê, se Deus permite? Sds. Ossola.

2007-06-28 17:43:11 · answer #4 · answered by carlosossola 7 · 1 0

EU desde SEMPRE seguia dogmas ; mas SEMPRE QUESTIONANDO . chegou uma hora e EU de tanto QUESTIONAR e NÃO OBTER RESPOSTAS SATISFATÓRIAS ABANDONEÍ - OS . me sinto LIVRE de um PESADO FARDO . o fardo de uma SANTIDADE / SALVAÇÃO INATINGÍVEL / INEXÍSTENTE .

2007-06-28 19:32:41 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

A nendertal, logo se vê que vc não entende nada de nada.
Não é o dogma que atrae.
E a compreenção do inesplicavel. . .
E alcancar, um patamar superior, que o seu celebro, não vai conseguir, distrinchar, pelo menos por enquanto.

O pensamento racional, e a bestificação do ser, que por vezes pode ter traços de humano.

2007-06-28 18:02:18 · answer #6 · answered by Clarabela 5 · 0 0

Porque ele é ilusório e fantasioso, a mágica sempre atrai as pessoas, pois não compreendem como é feita.

2007-06-28 18:00:14 · answer #7 · answered by Mauro P 5 · 0 0

Dizer que não há dogma, já é um dogma.

2007-06-28 17:10:16 · answer #8 · answered by solamericano 7 · 0 0

O pensamento dogmático atrai porque traz uma resposta final, da qual não se pode ir além.

Mas não se engane ao pensar que todos os que se convertem a alguma religião o fazem por amor ao pensamento dogmático, ou por preguiça de contestar.

A teologia pode ser extremamente interessante e suas discussões podem levar a raciocínios muito profundos. Além disso, existem muitos ateus dogmáticos também, com a única diferença de que o seu dogma é a não existência de Deus.
Abs.

2007-06-28 17:09:00 · answer #9 · answered by Ina 3 · 0 0

O apego ao "dogma" é apego à "Lei do Pai": um problema "freudiano" de imaturidade implícita, portanto, uma questão de "personalidade insegura" e baixa "auto-estima" impetrada pela educação.

Meu dogma é "não ter dogmas" (sou um "agnóstico").

2007-06-28 17:07:11 · answer #10 · answered by Sney Agnóstico Sinistro 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers