English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Autonomia Nas Ações

Conta um escritor que certo dia acompanhou um amigo até à banca de jornais onde este costumava comprar o seu exemplar diariamente.

Ao se aproximarem do balcão, seu amigo cumprimentou amavelmente o jornaleiro e como retorno recebeu um tratamento rude e grosseiro.

O amigo pegou o jornal, que foi jogado em sua direção, sorriu, agradeceu e desejou um bom final de semana ao jornaleiro.

Quando ambos caminhavam pela rua, o escritor perguntou ao seu amigo:

- Ele sempre o trata assim, com tanta grosseria?

- Sim, respondeu o rapaz. Infelizmente é sempre assim.

- E você é sempre tão polido e amigável com ele? Perguntou novamente o escritor.

- Sim, eu sou, respondeu prontamente seu amigo.

- E por que você é educado, se ele é tão grosseiro e inamistoso com você?

- Ora, respondeu o jovem, por que não quero que ele decida como eu devo ser.

Muitos criticam os ensinamentos de Jesus de perdoar, amar os inimigos e só fazer aos

2007-06-28 01:03:46 · 16 respostas · perguntado por Fafá 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

outros o que queremos pra nós, alegando que isso demonstra fraqueza. Mas eu vejo neles, principalmente depois desta história, não somente sábios ensinamentos mas também a confirmação da autonomia em nossas ações. Observem o quanto somos escravos das ações dos outros quando mudamos nosso comportamento de acordo com o comportamento alheio.
Se o nosso comportamento, a nossa educação, depende da forma com que somos tratados, então não temos autonomia, independência, liberdade intelectual nem moral para nos conduzir por nós mesmos.
E você tem autonomia em suas ações, ou, ao acordar feliz, muda logo o comportamento diante do 1º mal-humorado que lhe dá uma patada?

2007-06-28 01:04:55 · update #1

Angela Solitária, pelo visto vc é daquelas que pensam que devemos morrer do mesmo jeito que nascemos, eu mudei minha vida lendo coisas belas sim. Mudei minha essência de pessoa irada, impaciente, etc. Muitas vezes fico irritada é claro, perco a paciência, mas volto atrás e me arrependo, e principalmente, não vejo mais isso como natural e sim como vícios que devem ser mudados.
Pessoas que pensam como vc são daquelas que se vangloriam por serem pavio curto, dizem: "eu sou assim mesmo num pisa no meu calo não".
Eu me envergonho quando não consigo dominar minhas más tendências. Quando adolescente era por.r.a louca, e hoje não me vanglorio disso, seiq foi perda de tempo.
Mudei sim, da água pro vinho, e quero mudar mais e mais, quero adquirir virtudes e massacrar meus vícios morais.
E tudo isso lendo e ouvindo "historinhas" bonitas.

2007-06-28 01:54:39 · update #2

O mundo está como está pq as pessoas não tem coragem de mudar sua própria essência.

2007-06-28 01:57:03 · update #3

16 respostas

Infelizmente deixamo-nos influenciar pelas ações alheias, principalmente as más (como reação). Constantemente pego-me agindo de forma contrária ao que penso como reação a atitudes que acho condenáveis. Confesso que não sou muito paciente. Procuro refletir sobre minhas ações diariamente perguntando-me: Jesus agiria assim? É um duro balanço diário, ao final procuro dispor-me a um amanhã melhor, com mais amor, mais tolerância e mais compreensão.

Já fui adepto de ideologias que pregam que mudando a sociedade o homem mudaria. O Espiritismo me fez compreender que somente mudando o homem a sociedade mudará. Meu entendimento estava de cabeça para baixo. Ao pô-lo em posição correta foi que me dispus a investir em meu melhoramento (ainda distante). Por aí vê-se porque dou importância às religiões, elas podem corrigir nossos caminhos.

Temos a obrigação de nos melhorar a cada dia. Só assim a vida tem sentido, só assim caminhamos para o Pai.

2007-06-28 05:39:39 · answer #1 · answered by Nosferatus 6 · 1 0

Já conhecia esta história, muito bela a mensagem.
Éh minha querida... as coisas não são fáceis, não é mesmo?!
Em busca da evolução muitas vezes temos que engolir nosso orgulho, que também é uma entrave para o nosso crescimento. Seguir o Cristo, implica em deixar os velhos hábitos, as más tendências. Exige sacrificios penosos. As vezes perdoar, parece uma lâmina de fogo que corta o peito da gente. Quando conseguimos vencer o orgulho, é sinal que mais um passo foi dado em direção à perfeição.

Abraços fraternos!!!

2007-06-28 14:47:05 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Durante muito tempo reagi com patada, as patadas que levava. Quando montei uma loja, já tinha noção que não dava para ficar maltratando os fregueses, mas tinha um que volta e meia jogava bituca de cigarro no chão. Eu queria morrer de raiva...
Um dia, resolvi fazer o seguinte:
Quando o cara fez aquilo de novo, dei a volta no balcão, peguei a bituca no chão, bem na frente dele, apaguei e joguei na lata de lixo.
O sujeito ficou com uma cara tão engraçada que nem dá para descrever. Pediu desculpas, continuou vindo sempre buscar seu jornal ou cigarro, mas nunca mais repetiu aquele gesto.
Foi aí que me dei conta de que a melhor maneira de desarmar a pessoa é exatamente dando o exemplo inverso.
A pessoa simplesmente fica sem ação, sem saber o que fazer, pois ela nunca espera isso de você. É muito divertido mesmo, só experimentando para ver.
Paz e Luz!

2007-06-28 09:49:55 · answer #3 · answered by Amnyoteph 7 · 2 0

Tenho um grave problema na coluna e muitas vezes mal consigo me vestir e calçar para ir trabalhar. Chego com dores terríveis no trabalho mas ao cruzar a entrada, cumprimento todos com um sorriso, com uma brincadeira. Descobri que a dor seria minha companheira para sempre, mas que não podia deixar que ela fosse um entrave nas minhas relações com as pessoas com quem convivo.

Paz e Bem

2007-06-28 08:25:40 · answer #4 · answered by Anonymous · 2 0

quando uma pessoa faz isso comigo eu não fico bravo...
eu raramente estou sorrindo dizendo ou lindo
nossa como o dia ta lindo não?!
mas não trato ninguém mal...
se me tratarem mal eu continuo do mesmo jeito...
obviamente se for alguém que eu amo eu fico triste...
mas ficar nervoso nunca...
a vida já é chata
imagina como não seria pior se eu ficasse em irritando...
eu tb costumo rir dos problemas sem solução...
eu devia ficar triste mas é engraçado...
vem logo na cabeça í fud... hahahahahahahaha
afinal se preocupar demais mata.
eu não quero morrer tão cedo...
paz!

2007-06-28 08:14:09 · answer #5 · answered by Silas - Ridendo Castigat Mores 6 · 2 0

Muito bom, adorei! Mais uma lição p/ aprender! Obrigada!

2007-06-28 08:08:14 · answer #6 · answered by kakinha 3 · 2 0

dar a outra face é mais bonito, e digno, poucos sabem como deixar o ego calado, e se manter inatingivel,,,,

otima, adorei

um beijo

2007-06-28 08:08:13 · answer #7 · answered by Johnny Amaro 5 · 2 0

Sigo com dignidade, bom humor, pois cetoas coisas só nos atingem se permitimos.

2007-06-28 08:07:31 · answer #8 · answered by doidinha da silva mãe teve alta 7 · 2 0

Uma pessoa sensata e vivenciada sabe nitidamente que não se deve conviver com quem não se pode prezar e mais sensato é ainda quem sabe com diplomacia evitar o inicio de um relacionamento com quem ele sente que não pode prezar.
No tempo de Jesus entendia-se pela palavra "mal" um infortúnio, um acidente, um transtorno que transforma irremediavelmente a vida de uma pessoa e quando este mal lhe atinge em uma face mostra-lhe a outra, pois que se tal lhe aconteceu é porque se tal ele não mereceu, então ele precisou passar por isto e quanto mais humilde ele for para enfrentar este infortunio é realmente melhor.
M.Feg.

2007-06-28 17:33:58 · answer #9 · answered by Michel F 2 · 1 0

meu caso não e o do jornaleiro mas tem um pouco dele em geral em pessoas com dor temos que ter toda a paciência como e o caso do terapeuta ,tem que ter um bom humor e uma positividade
iniqualavel para acabar bem o dia ,ter que parecer um dos aparelhos para desligar quando sai da clinica, porque o marido esta chegando quase junto e tem que encontrar uma mulher alegre ,pois ele não tem culpa da dor dos outros,
felizmente não sou de me entregar a minha própria dor
da mesma forma do JonhLucas ,tenho problemas de coluna
(dou os parabéns a ele não e fácil )mas ninguém precisava saber que se passava comigo interessava para mim o bem estar do paciente e a minha educação não permite jamais tratar mal alguem, mesmo se for assim tratada pela pessoa, não podemos exigir dos outros o que
a pessoa não tem para dar , as vezes pela criação ,ou por ser sem educação mesmo, ou ate por exibicionismo para chamar atenção,>>>>>boa>sorte>>>>>

2007-06-28 13:34:10 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers