English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ser fraterno é ser irmão de todos por meio do Cristo.
Esta é a vocação de um frei franciscano porque foi a vocação de Francisco.
Temos o mundo por Convento e os irmãos mais pobres como Claustro,
O franciscano está no mundo sem ser dele.
Esta é a nossa vocação e a nossa razão de ser na Igreja e no mundo: Os irmãos são chamados por Deus para o seguimento das pegadas de Jesus Cristo, vivendo em fraternidade, segundo a forma de vida de São Francisco, como fraternidades evangelizadoras.

Assim sendo vemos o Cristo nos irmãos, lemos o Cristo nas suas vidas, e vivemos nos Cristo pela fraternidade.
Não se vive o Cristo sozinho, no orgulho da presunção.
O Cristo é partilha, partilha de pão, de palavra e de amor.
Você só conhece Jesus Cristo se amar o seu irmão.

Este desafio não é só para frades, é para todos aqueles que querem ter a experiência de vida radical que o evangelho nos propõe.


Paz e Bem

2007-06-26 03:54:33 · 19 respostas · perguntado por Frei Bento 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

19 respostas

Frei Bento, viver a radicalidade do evangelho conforme entendido e pregado por Francisco realmente é para poucos que passam a ter a mesma coragem. Agora viver a essência das virtudes desta radicalidade, ou seja, a minoridade, a fraternidade, a pobreza e a caridade não é somente para poucos e com coragem mas sim para todos aqueles que acreditam na mensagem de Cristo e para isso não precisam se retirar do mundo, vender seus bens e abandonar sua família, mas dentro do própria sociedade em que vive abandonando o valor do ter pelo valor do ser e convivendo e amando seu próximo.

2007-06-26 05:24:31 · answer #1 · answered by O Filosofo 4 · 1 0

"sabiá, rouxinol, criaturas de Deus, somos obras de suas mãos."
São Francisco de Assis é alguém por quem tenho profunda admiração, simpatia e respeito. Sou espírita e vejo esse homem como alguém iluminado e que deve ser exemplo sim. Estou muito aquém da bondade franciscana, mas tento, em parte, espelhar-me nele.
Ele ofereceu a sua vida ao próximo e abriu mão do conforto e de qualquer bem material em prol do amor fraterno. Por isso, é difícil ser como ele, mas se nos aproximarmos, certamente seremos pessoas melhores.
abraço

2007-06-26 13:50:46 · answer #2 · answered by Felicidade 6 · 2 0

Difícel! Nem eu, nem os padres e nem muito menos os evangélicos! Ser como São Francisco é preciso ter muita vocação religiosa e nenhuma vocação tributária!
Abraços Bento!

2007-06-26 11:31:56 · answer #3 · answered by SATELLITE 7 · 2 0

Frei,

Sendo bem sincero com você: eu acredito que não conseguiria ser igual a São Francisco...

Primeiro: quero me casar.
Segundo: quero dar um conforto no mínimo razoável para a minha família.

Todavia, se todos os cristãos se ajudassem, não haveria miseráveis nesta terra:

"A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum.
Com grande coragem os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. Em todos eles era grande a graça.
Nem havia entre eles nenhum necessitado, porque todos os que possuíam terras e casas vendiam-nas, e traziam o preço do que tinham vendido e depositavam-no aos pés dos apóstolos. Repartia-se então a cada um deles conforme a sua necessidade." (At. 4, 32-35)

O jeito é partilhar o que temos... mas não sei se eu teria desapego suficiente para tirar os meus sapatos para dá-los a um mendigo... e depois ir descalço para a casa.

Deus tenha misericórdia de mim.

2007-06-26 13:16:28 · answer #4 · answered by Everton Oliveira 3 · 1 0

todos serão

2007-06-26 11:50:49 · answer #5 · answered by cristão 7 · 1 0

Só não fiquei impressionada com a sua declaração porque já o conheço relativamente bem, Bento, mas devo dizer-lhe que é maravilhoso.
Trata-se de um desafio que eu procuro seguir todos os dias da minha vida e contiuarei, por mais dura que esta se torne.
Há-de recordar-se de eu ter-lhe dito certa vez que seni uma certa vocação relacionada com a sua ordem irmã.....
sou leiga, mas meus princípios são esses também.
muito sucesso na sua senda.

2007-06-26 11:30:17 · answer #6 · answered by Maharet ® 6 · 1 0

Caro Bento,sempre procuro agir com fraternidade e amor ao meu próximo.Mas, infelizmente, não consigo agir assim com os vendilhões de Jesus.Como eu poderia ter respeito e fraternidade com um crápula como esse pastor deputado q contratou um pistoleiro por 150 mil para matar outro deputado,pelo fato do mesmo não querer ceder o mandato a outro pastor q era suplente.É isso q me revolta.E ainda tem fiél da igrejola quadrangular q vai defender esses energúmeno.Um abraço.

2007-06-27 07:25:23 · answer #7 · answered by Servo impiedoso 3 · 0 0

São Francisco é um dos baluartes da minha comunidade... Só posso elevar a minha voz e fazer minhas as palavras do querido Papa João Paulo II: "Francisco, o mundo precisa de ti!!"

"Tu, que tanto aproximaste Cristo da tua época, ajuda-nos a aproximar Cristo da nossa época, dos nossos tempos difíceis e críticos. Ajuda-nos! Estes tempos esperam Cristo com grandíssima ansiedade, embora de tal coisa não dêem conta muitas pessoas da nossa época. Aproximamo-nos do ano 2000 depois de Cristo. Não serão estes, tempos que nos preparem para um renascimento de Cristo, para um novo Advento? Nós, todos os dias, na oração eucarística exprimimos a nossa expectativa, dirigida a Ele só, nosso Redentor e Salvador, a Ele que é termo da história do homem e do mundo.

Ajuda-nos, São Francisco de Assis. ajuda-nos a aproximar Cristo da Igreja e do mundo de hoje.

Tu, que trouxeste no Teu coração os altos e baixos dos teus contemporâneos, ajuda-nos, com o coração vizinho ao coração do Redentor, a abraçar as alternativas dos homens da nossa época. Os difíceis problemas sociais, económicos e políticos, os problemas da cultura e da civilização contemporânea, todos os sofrimentos do homem de hoje, as suas dúvidas, as suas negações, as suas debandadas, as suas tensões, os seus complexos e as suas inquietações... Ajuda-nos a traduzir tudo isto em simples e frutuosa linguagem do Evangelho. Ajuda-nos a reduzir tudo a categorias evangélicas, de maneira que possa ser Cristo 'Caminho, Verdade e Vida' para o homem nosso contemporâneo.

Isto te pede a Ti, filho santo da Igreja, filho da terra italiana, o Papa João Paulo II, filho da terra da Polónia. E espera que não lho recuses, que o ajudes. Sempre foste bom e sempre te apressaste a levar auxílio a todos os que a Ti se dirigiram".

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/speeches/1978/documents/hf_jp-ii_spe_19781105_assisi_po.html

2007-06-27 07:04:55 · answer #8 · answered by Tata 2 · 0 0

Seria!
Radical como Francisco!
O amor ao próximo, à vida, à natureza, o desapego a matéria, e enxergar a morte como irmã. É um espiritualismo cristão(do verdadeiro cristianismo) e budista, que compreende a nossa existência no Todo e que todos estamos interligados.
Eu realmente adoraria viver esta experiência.
Ninguém precisa de luxo para viver. Precisamos apenas de dignidade.

2007-06-26 16:36:43 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Perguntinha difícil essa frei Bento, mas sinceramente seria muito difícil hoje em dia alguém viver como São Francisco.

2007-06-26 13:49:33 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers