English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Alguns anos depois da ressurreição de Jesus, não-judeus incircuncisos foram convertidos ao cristianismo. “É necessário circuncidá-los e adverti-los que observem a lei de Moisés”, contenderam alguns cristãos judaicos. (Atos 15:5) Outros não concordaram. Assim, os apóstolos de Jesus e outros cristãos experientes se reuniram em Jerusalém para discutir essa questão. Queriam discernir a vontade de Deus. Será que Ele exigia que os seguidores de Cristo seguissem a lei de Moisés, que incluía o dízimo? Relataram-se experiências que mostravam uma mudança no modo de Deus lidar com os não-judeus, e isto foi comprovado pela própria Palavra profética de Deus. (Atos 15:6-21) O que decidiram?

A reunião chegou a uma conclusão unânime. Não se devia sobrecarregar os cristãos com a lei de Moisés. Havia, porém, algumas “coisas necessárias” que tinham de ser obedecidas. Era o dízimo uma delas? A decisão inspirada reza: “Pareceu bem ao espírito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias: de persistirdes em abster-vos de coisas sacrificadas a ídolos, e de sangue, e de coisas estranguladas, e de fornicação.” (Atos 15:25, 28, 29) É interessante que a lei de Deus sobre o dízimo não foi alistada entre as “coisas necessárias” para os cristãos.

Mais tarde, o apóstolo Paulo explicou que o pacto da lei de Deus com Israel tinha sido abolido pela morte de Jesus. “[Deus] apagou o documento manuscrito”, disse ele, ‘e Ele o tirou do caminho por pregá-lo na estaca de tortura”. (Colossenses 2:14) Isto não significa que os cristãos não disponham de nenhuma lei. Antes, houve uma mudança de lei, que agora envolve “a lei do Cristo”. — Gálatas 6:2; Hebreus 7:12.

O apóstolo Paulo vivia em harmonia com esta mudança de lei. Embora trabalhasse arduamente na formação de uma congregação após outra, jamais pediu ser pago, sob a forma de dízimos. Antes, dispunha-se a cobrir suas próprias despesas por trabalhar como fabricante de tendas, por tempo parcial. (Atos 18:3, 4) Com toda a honestidade, podia dizer: “Estas mãos têm cuidado das minhas necessidades, bem como das daqueles que estavam comigo.” — Atos 20:34.

2007-06-25 11:34:17 · 11 respostas · perguntado por ? 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

11 respostas

Deus não precisa de dinheiro amigo,fique esperto o seu dizimo vai para o bolso do pastores!

2007-06-25 11:38:49 · answer #1 · answered by teresinhabprates 6 · 1 1

O dízimo é demais arrecadaçóes de qualquer igreja,são absolutamente necessários,afinal de onde os pastores,sacerdotes,bispos,etc.vão tirar seus numerários para bancar as suas dolces vitas?

2007-06-25 18:44:42 · answer #2 · answered by Dionysio 7 · 2 0

O dízimo foi criado e parmaneceu até hoje com o povo de israel para retorno a sua terra prometida quando foram expulsos.
Dízimo este para compras de armamento e hoje é uma grande potência.
Só q para as igrejas evangélicas é um meio onde os pastores tem para aquisição de carrões importados

2007-06-25 23:15:11 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

sim

2007-06-26 05:32:48 · answer #4 · answered by cristão 7 · 0 0

É claro que não! muitos são os que se enganam a si próprios, porque é mais cômodo; é comum nas pessoas inconscientes, que assim pensam iludir e fugir à Lei e à Justiça Divina.

2007-06-25 20:38:18 · answer #5 · answered by Hermes 6 · 0 0

Sim.
Malaquias 3:10 diz: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
Deus com certeza não precisa do nosso dinheiro pois ele é dono do ouro e da prata, ele simplismente nos proporciona uma forma de sermos cada vez mais prósperos. Cabe a você querer ou não. Você não é obrigado a nada.
Abraços.
Deus é contigo.

2007-06-25 20:22:44 · answer #6 · answered by Andreo 2 · 1 1

Tompson... Veja o seguinte: no tempo em Jesus esteve entre os homens. Noventa e nove por cento da população era analfabeta! Portanto alguns que sabiam as artes das letras e contas estavam no governo ou faziam parte da realeza! Ou seja quem sabia escrever e ler e fazer contas eram os ricos, escribas e algumas pessoas relacionadas a realeza. Seus escritos eram feitos em tabuínhas de cêra ou peles de animais. O Papiro era difícil,caro e demorado e as folhas pequenas. E o conceito de livros e papel ainda eram desconhecidos. Bom, com o passar dos anos o Cristianismo se solidificando os ''homens'' dos conventos começaram a reunir os escritos sobreviventes. E assim começam a compilar o que vamos chamar de Sagradas Escrituras. Mais o convento A deu uma interpretação e o B deu outra interpretação aos idiomas originaís até mesmo por se perder o contato lingüístico. Então começaram os Concílios, que dirigiam o que se escrevia e sua interpretação. Sendo que as Sagradas Escrituras foram escritas pelos homens sob a inspiração DIVINA. Como poderíamos obter diálogos e referências de épocas tão distantes se muitas bibliotecas foram destruídas por guerras, incendios e até mesmo por conveniência.
Nestes Concílios a maior aposta foi no esquecimento, pois somente os guardiãs das Sacras Escrituras saberiam as suas verdades. Já que que cada um monge ou padre que escrevia, só o fazia por trechos. E eles (escritores) sem acesso a idéia na sua totalidade. Isto dificultava a uma nova interpretação do escritor. Assim vai se mantendo as Sagradas Escrituras até que com a chegada da nova invenção de Gutemberg a escrita fica mais ágil e assim começa a divulgação propriamente dita. Imgina quanto custava um livro escrito e bordado a mão pelos monges? E assim a Sacras Escrituras começaram a ser divulgadas. E com as constantes revoltas dentro do Clero; Martin Lutero se apartou do Cristianismo e fundou o Protestantismo. E achas que ele não refez a Sacras Escrituras lhe pondo ou retirando os seus pontos de discórdias ? E assim a cada ramificação ou desdobramento da religião não alteram as Sacras Escrituras? Cada dirigente religioso que se apartou do caminho original também apostou no esquecimento. Arrume uma Bíblia escrita nos anos 20 ou 30 ainda no que chamamos português arcaico e faça uma pequena comparação. Os verbetes contidos em dicionários são as expressões coloquiais de um povo. Portanto sujeitas a novas interpretações. Imagine algo trazido do Latim já corrompido e os idiomas pátrios de cada escritor que aprendeu a ler e escrever em latim.
Acho que as Escrituras mais próxima da verdade (minha opinião) são os escritos contidos na Torá e nas bibliotecas das Sinagogas. São escritos ainda em idiomas que não permitem muitas interpretações.
Lembre-se que Cristo na Sinagoga falou aos presentes dêem a Caesar o que a ele pertence. E as coisas Divinas ao Meu PAI ! Então lembre-se:
-Quanto mais luz criamos... mais se expande a escuridão !
-Quanto mais achamos que conhecemos, mais descobrimos que estamos aprendendo a engatinhar!

2007-06-25 19:26:45 · answer #7 · answered by Zeh du Burro 7 · 0 0

Não creio que o dízimo proceda de Deus. Jesus falou: dai de graça o que de graça recebeste. Porém, não podemos ignorar que qualquer instituição religiosa tem despesas. Mas nunca deveria ser imposto uma porcentagem. Cada um contribuiria de forma livre. A instituição do dízimo como coisa de Deus tem enriquecido muitas igrejas. Mas, cada um de nós prestará conta dos nossos atos. E ai daqueles que usaram o nome de Deus e a ignorância das massas em benefício próprio. A lei é muito clara.

2007-06-25 18:51:13 · answer #8 · answered by RG 5 · 0 0

até onde vai meu conhecimento a respeito dessa questão, Deus ñ exige dizimo de ninguém, até mesmo por que a lei do dizimo estava na lei mosaica e está foi abolida com a vinda de Jesus.
O que Deus gosta e se agrada é aqueles que dão seus donativos de coração. Leia 2 Corintios 9:7.

2007-06-25 18:46:45 · answer #9 · answered by zeca 2 · 0 0

Rogério boa noite,o primeiro a dar o dizimo segundo a bíblia foi Abraão( A quem também Abraão deu o dízimo de tudo..Hebreus 7:2)lembrando a você que a lei moisaica veio mais de 400 anos depois de Abraão,então vemos que antes da lei já existia o dízimo,para sustento dos sacerdotes.
Aí de vós,escribas e farizeus,hipócritas!pois que dizimais....deveis ,porem,fazer estas coisas,e não omitir aquelas.Mateus 23:23,Amado o dízimo não é mandamento,é fé.abraços irmão.

2007-06-25 20:07:48 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers