O dogma da Trindade tem sido descrito como “a doutrina central da religião cristã”. Se fosse verdade, por que não a revelou Jesus quando estava na terra? Seus discípulos, sendo israelitas, criam que Jeová era sem igual. Até o dia de hoje, os judeus continuam a recitar Deuteronômio 6:4: “Escuta, ó Israel: Jeová, nosso Deus, é um só Jeová.” Nas Escrituras Hebraicas não há nenhuma sugestão de que o Ser Supremo seja três pessoas. Talvez você se pergunte: ‘Se isso é verdade, por que se tornou esta “doutrina central” um dogma só no quarto século — no meio de acirradas controvérsias, que causaram ampla confusão?’
Alguns talvez argumentem: ‘Mas Jesus realmente disse: “Eu e o Pai somos um.”’ (João 10:30) É verdade. Mas, em que sentido são um? O próprio Jesus esclareceu isso mais tarde por dizer em oração: “Santo Pai, vigia sobre eles [seus discípulos]. . . a fim de que sejam um, assim como nós somos um.” (João 17:11, 22) Portanto, a unidade de Pai e Filho é igual à unidade existente entre os verdadeiros seguidores de Cristo — uma harmonia de propósito e de cooperação.
2007-06-25
11:10:54
·
11 respostas
·
perguntado por
?
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Os que crêem na Trindade dizem que é. Mas, você deve estar mais interessado no que Jesus disse: “O Pai é maior do que eu.” (João 14:28) “O Filho não pode fazer nem uma única coisa de sua própria iniciativa, mas somente o que ele observa o Pai fazer.” (João 5:19) Paulo acrescentou: “A cabeça do Cristo é Deus.” — 1 Coríntios 11:3.
Considere também cuidadosamente as seguintes perguntas: Tem Jeová um Deus? Obviamente que não, por ele ser supremo, o Todo-poderoso. Tem Jesus um Deus? Depois da sua ressurreição, Jesus disse a Maria Madalena: “Eu ascendo para junto de meu Pai e vosso Pai, e para meu Deus e vosso Deus.” O apóstolo Pedro escreveu: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” — João 20:17; 1 Pedro 1:3.
2007-06-25
11:12:46 ·
update #1
Será que Deus morreu alguma vez? ‘Claro que não’, você talvez responda corretamente. Deus é imortal. O profeta Habacuque disse a respeito de Jeová: “Meu Santo, tu não morres.” (Habacuque 1:12) Em contraste, Jesus realmente morreu. Então, quem o levantou dentre os mortos? Pedro disse: “Deus levantou-o [a Cristo] dentre os mortos.” Torna-se assim evidente que Jesus não é o Ser Supremo. — Atos 3:15; Romanos 5:8.
Pode-se levar isso ainda mais longe. Será que Deus foi alguma vez visto? “Nenhum homem jamais viu a Deus.” (João 1:18) No entanto, milhares de pessoas viram Jesus na terra. Será que Deus orou alguma vez a alguém? A quem poderia orar? Ele é o grande “Ouvinte de oração”. (Salmo 65:2) E Jesus? Ele orava freqüentemente ao seu Pai, até mesmo passando uma noite inteira em oração. É Deus um sacerdote? Obviamente que não. É Jesus? Lemos: “Considerai o apóstolo e sumo sacerdote que confessamos — Jesus.” — Hebreus 3:1.
2007-06-25
11:13:21 ·
update #2
Leia o Novo Testamento e encontrarás o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Leia a tradição através da Patrística e da Teologia e encontrarás a Santíssima Trindade. E aí ficarás sabendo que muito daquilo que acreditamos faz parte da tradição e não necessariamente tem que estar na Bíblia. Ou acreditas que todas as verdades obrigatoriamente tem que ser bíblica e fora dela não há conhecimento e fé? Se acredita nisso também não podes esquecer de que a própria Bíblia nasceu da tradição.
2007-06-25 11:18:47
·
answer #1
·
answered by O Filosofo 4
·
0⤊
1⤋
Esta sim no pai,filho e espírito santo
2007-06-29 14:58:33
·
answer #2
·
answered by estrogilda jareta 7
·
0⤊
0⤋
Não há em nenhuma parte da Bíblia que diz da Trindade. Tanto a palavra qto a doutrina foram inventadas pelo homem. Basta crer e pronto.
Acontece que eu só acredito no que diz a Bíblia. Então, eu não creio na Trindade...
abraços
2007-06-26 02:28:00
·
answer #3
·
answered by Manga rosa 5
·
0⤊
0⤋
alem de ler a Biblia, leia tb os atos dos apostolos e as primeiras comunidades cristão.
E abra o teu coração a palavra de Deus.
2007-06-25 19:59:33
·
answer #4
·
answered by bolorys 3
·
0⤊
0⤋
eu axo q tem sim
2007-06-25 19:19:42
·
answer #5
·
answered by Vah' 2
·
0⤊
0⤋
Você demonstra estar muito bem informado sobre a parte literal das Escrituras sobre a chamada Trindade. Deve estar no ramo há muito tempo. Realmente este termo foi inventado pelo Catolicismo Romano num de seus Concílios nos primeiros séculos D.C. Mas a verdade oculta numa "Trindade" pode ser esclarecida se você estiver preparado para aceitá-la, o que duvido muito. Em primeiro lugar, Jeová não é uma pessoa como nós. Salomão, na dedicação do Templo, disse que Jeová transborda todos os universos. Se fosse uma pessoa, como seria possível, bem como vivermos imersos em Deus (como peixinhos no oceano), segundo uma citação paulina? Deus aparenta-se-nos um Oceano Infinito de energia espiritual consciente de si mesmo, onipotente e eterno. E nós somos parte e parcelas conscientes desse infinito oceano. E o Oceano, em sua totalidade, é o Espírito Santo, que transcende a própria criação. Imagine um oceano literal, formado por incontáveis bilhões de gotinhas. Cada gotinha pode dizer "eu e o oceano somos um", mas precisará explicar: "contudo, o oceano é maior do que todas as gotinhas que o formam." Nós, mesmo que ainda desconheçamos, somos um com Cristo, a Gota Maior, assim como Cristo é um com o Oceano Divino. Foi o que Jesus pediu ao Pai pouco antes do seu martírio. Existe a Trindade? Literalmente, como termo bíblico, não. Mas pode ser utilizado, com entendimento, para que o texto de 1ª João 5: 7, por exemplo, se torne mais compreensível. Lá se nos diz: "Porque três são os que testificam nos Céus; o Pai, a Palavra (Verbo) e o E. Santo. E estes três são UM" (Trad. Almeida Corrigida - 1994). Consegue suportar? Deus o abençoe abundantemente. Sds. fraternas. Ossola.
2007-06-25 18:56:51
·
answer #6
·
answered by carlosossola 7
·
0⤊
0⤋
A "Santíssima Trindade" é a negação suprema da Unidade de D´us.
Acreditar na trindade é a pior idolatria que existe, pois e uma idolatria sem imagens físicas, mas psicológica. Assim fica difícil abrir aos olhos dos idólatras.
Abraços
2007-06-25 18:31:08
·
answer #7
·
answered by Or 7
·
0⤊
0⤋
Deus Jeová e Jesus são um só na doutrina, no propósito e na determinação. Isto foi o que Ele quis dizer. Jeová e eu também somos um, assim como eu e Jesus somos um só na carne e no espírito, ou no caminho a ser seguido, assim como marido e mulher deveriam ser um só corpo, porém separados. Evidente que a falta de conhecimento das escrituras é o fator principal para tanta e tão banal discussão, já que esta se faz própria para desviar a atenção da verdade, ou, separar joio do trigo, se preferir.
2007-06-25 18:27:58
·
answer #8
·
answered by cacounger 7
·
0⤊
0⤋
Acho que foi mais um dogma introduzido pela religião dominante, o catolicismo. Para mim Deus é a inteligência suprema do universo e Jesus um dos seus mensageiros. Todos somos filhos de Deus, destinados, através da evolução, a sermos perfeitos. Só que isso demanda tempo. Uma vida não seria suficiente para tanto. Por isso, creio na reencarnação e nas vidas sucessivas, onde vamos aprendendo e saldando os nossos débitos. Um dia, chegaremos até o Pai sem que para isso tenhamos de estar vinculados a uma religião. O caminho para a perfeição foi deixado por Jesus. Amar ao próximo como a si mesmo.
2007-06-25 18:20:47
·
answer #9
·
answered by RG 5
·
0⤊
0⤋
tá na bíblia e na bunda de mim.
2007-06-25 18:15:35
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Dinovo!!!
2007-06-25 18:14:38
·
answer #11
·
answered by Amnyoteph 7
·
0⤊
0⤋