Os judeus do tempo de Jesus acreditavam na ressurreição, assim como os católicos, protestantes ou evangélicos e testemunhas de Jeová da atualidade também acreditam. Já os espíritas, budistas, hinduístas acreditam na reencarnação, até que o espírito não precise mais reencarnar e tenha chegado à perfeição. Alguém parece que já disse que "a verdade não pode existir em coisas que se contradizem" e que a verdade é uma só. Haveria então alguma forma de conciliar essas duas doutrinas, a da reencarnação e da ressurreição?
2007-06-24
12:55:24
·
16 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Daterra, vc se equivoca em alguns pontos: - Pilatos não era imperador e sim procurador ou governador da Judéia;
- Não consta no Novo Testamento de que José de Arimatéia tenha pedido a Pilatos para que se
desse apenas uma boa surra em Jesus. De onde vc tirou isso?
- Outra coisa: Belém não ficava na Galiléia e sim na Judéia.
- Jesus apareceu para os discípulos três dias depois da crucificação a contar da sexta feira, e não três meses depois, conforme vc escreveu.
2007-06-24
13:37:49 ·
update #1
Daterra, pelo que se sabe, o soldado atingiu foi a parte do tórax de Jesus e não o abdomen, conforme vc escreveu e a citação que vc fez de Atos 24: 5 não se refere a Jesus e sim ao apóstolo Paulo. Informe-se melhor.
Lorota, balela é essa estória de que Jesus não morreu e que conseguiu sobreviver à crucificação. Isso não tem consistência diante de tudo aquilo que ocorreu e que está registrado nos evangelhos e em Atos do Apóstolos. Isso sim, seria distorcer os fatos.
2007-06-24
13:51:18 ·
update #2
A reencarnação é a idéia da existência de um espírito separado do corpo; com a morte do corpo esse mesmo espírito reassume uma outra forma material e segue evoluindo. O renascimento na concepção Budista não é a transmigração de um espírito, de uma identidade substancial, mas a continuidade de um processo, um fluxo do devir, no qual vidas sucessivas estão conectadas umas às outras através de causas e condições. Esse processo ou fluxo não ocorre apenas com a morte mas está presente constantemente nas nossas vidas. Nós estamos em constante mudança, com cada momento nas nossas vidas surgindo na dependência do momento anterior, que deixou de existir. É um pouco parecido com a correnteza de um rio, a correnteza fluindo continuamente sem cessar. Não é possível entrar no mesmo rio duas vezes.
Podemos ilustrar o renascimento com um símile, é como se a chama de uma vela fosse empregada para acender uma outra vela e nesse processo a primeira vela fosse apagada. A chama da segunda vela surgiu na dependência da primeira vela, ou seja, tem uma conexão com ela, mas a chama da segunda vela não é idêntica à primeira. Então, as duas chamas possuem uma ligação mas não são idênticas
paz e luz
2007-06-24 13:02:06
·
answer #1
·
answered by SIDARTA 5
·
0⤊
0⤋
A reencarnação fazia parte dos dogmas dos judeus, sob o nome de ressurreição. Como diz a oração ... " na remissão dos pecados e na ressurreição da carne". Tem pessoas que acham que acreditar na reencarnação é não ser cristão. A Bíblia tem inúmeras passagens sobre a reencarnação. Paulo chama de insensato aquele que pensa que na ressurreição se volta com algum corpo ou com o mesmo corpo físico, na sua 1ª carta aos Coríntios15:35-58.
2007-06-24 13:39:09
·
answer #2
·
answered by Hermes 6
·
1⤊
0⤋
Caro, não vejo como conciliar as duas coisas. Na visão espÃrita Deus não derroga suas próprias leis, e a ressurreição estaria fora das leis divinas. à claro que não podemos afirmar categoricamente quais são as leis de Deus, porém, reviver um corpo morto parece-me uma delas. Acredito que Jesus não ressuscitou, pois não apareceu em seu corpo fÃsico, e sim em seu corpo espiritual, daà dizer que ainda não subiu para o Pai. Veja que você não cita o fato de que os judeus acreditavam na reencarnação, cita apenas que eles acreditavam na ressurreição. A reencarnação era bem conhecida do povo judeu e era tida como uma verdade pela cabala que surgiu mais tarde. Você diz que "a verdade não pode existir em coisas que se contradizem" e que a verdade é uma só”, concordo plenamente com isto, porém não deixa de ser arrogância, e todos nós acabamos por sê-lo em algum momento,. supor que conheçamos a VERDADE e daà possamos dizer o que é ou não contradição. Veja que estamos falando em questões de fé, e não de ciência, se bem que possamos pensar que a impossibilidade de um corpo morto ressuscitar toca à ciência que jamais viu isto, a não ser que levemos em conta a catalepsia. A idéia da aparição espiritual de Jesus, e não a ressurreição, não diminui em nada a figura do Mestre, é apenas um ponto de vista diferente da doutrina espÃrita. Sei que falar em “ponto de vista” para aqueles que crêem que a BÃblia é a palavra de Deus, e não o relato dos homens sobre uma experiência divina, não é aceito, porém é assim que penso.
Questionamento inteligente, fico feliz em responder.
Nota:
Daterra realmente parece não saber bem o que diz, faz conclusões paressadas, deveria ler PAIXAO DE N.S. JESUS CRISTO SEGUNDO UM CIRURGIAO, de Pierre Barbet, é uma obra difÃcil de se encontrar porém excelente, foi estudada pelo escritor espÃrita H. C. Miranda. Tive a felicidade de encontrá-la em um sebo.
2007-06-27 02:45:30
·
answer #3
·
answered by Nosferatus 6
·
0⤊
0⤋
só se forem interpretados como sinônimos
2007-06-24 21:51:02
·
answer #4
·
answered by cristão 7
·
0⤊
0⤋
Os elementos de um corpo decomposto, passam a fazer parte de outros corpos de insetos, animais e vegetais. Para ressuscitar uma pessoa, teria que se fazer uma destruição enorme nos outros seres vivos. IMPOSSÍVEL!
A tão propalada ressureição de Jesus, é perfeitamente explicável por efeitos largamente conhecidos nos meios esotéricos e espiritualistas. Jesus pode até ter "aparecido", porém confundido com ressuscitado, pela ignorância do povo daquela época.
Paz e Luz!
2007-06-24 17:49:56
·
answer #5
·
answered by Amnyoteph 7
·
0⤊
0⤋
Não nós jamais morremos de verdade, vamos evoluir gente, vamos descartar essa idéia de morte (falo isso por que desde a infância eu saio do corpo físico e posso dizer com certeza que no plano paralelo ao que vivemos os problemas se multiplicam já que há o encontro incessante de consciências inteligentes,vivas e reais, porém diferenciam-se pela intangibilidade, é um mundo paralelo formado por pensamento vivo,como uma matriz do "nosso").
2007-06-24 16:04:24
·
answer #6
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
dá se a pessoa for pra igreja de satanas. aí sim a pessoa acredita que reencarna e ressuscita ao mesmo tempo. a metade de cima do corpo ressuscita com a metade de cima da alma. a metade de baixo reencarna. a alma divide-se en duas metades. uma reencarna e a outra ressuscita.
2007-06-24 15:46:02
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
sim ..pois tanto reencarnando quanto resusitando podemos reviver so que de forma diferente...
2007-06-24 13:07:38
·
answer #8
·
answered by Carol schon 1
·
0⤊
0⤋
Ressurreição é sair do sono psicologico (da fascinação), do sono de besta, do estado que na bíblia chama-se de "mortos", deixem que os mortos enterrem seus mortos... obviamente que se for morto físico não poderia enterrar outro morto físico.
Quem ressucita dos mortos fica "vivo" e não "morre" mais, tem a memória continua e SABE o que é a vida eterna encarnação após encarnação e utiliza a farramenta da religião para "despertar".
2007-06-24 13:05:29
·
answer #9
·
answered by solamericano 7
·
0⤊
0⤋
Não. ou se acredita na ressurreição, que faz parte do cristianismo ou se acredita em reencarnação.Se Jesus se fez homem andou pregando, sofreu e morreu por nós pregado em uma cruz e , ao terceiro dia ressuscitou. Se as pessoas acreditam em reencarnação, estariam renegando a Jesus, não? Eu acredito na ressurreição, respeito o que os outros acreditam, mas não posso ser cristã e acrediatr na reencarnação. Seria uma incoerência.
Até mais
2007-06-24 13:03:21
·
answer #10
·
answered by Leninha 5
·
0⤊
0⤋
Beto, sinceramente acho que estamos ainda bem longe dessa conciliação que você apregoa. Fui Católico e hoje sou Umbandista. Saí da crença da Ressurreição para a crença da Reencarnação. Confesso que se você falar em reencarnação num templo católico ou protestante será como uma ofensa. Vai longe ainda essa briga.
2007-06-24 13:03:07
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋