O ódio é o amor-próprio não correspondido! Quem odeia o faz por não ser capaz de se amar a si mesmo. Quem ama a si e a Deus é capaz de compreender a fraqueza do outro e ter piedade. Quem não é capaz de amar a si mesmo, olha para os outros e só vê um espelho para os seus próprios defeitos, por isto odeia. Quem ama a Deus e a si mesmo, vê no outro a sua própria história de superação e é capaz de amá-lo mesmo em seus defeitos. Por isto, a importância de amarmos a Deus e a nós mesmos - Deus porque é a imagem da Perfeição, e nós mesmos porque, sendo muito imperfeitos, podemos expressar em atos o Desejo de Perfeição.
Que a Luz Maior ilumine sempre as nossas consciências e nos dê o discernimento.
2007-06-23 11:20:06
·
answer #1
·
answered by O Pantera 5
·
4⤊
0⤋
Como vai ?
Hoje eu pensei : Será que o Sr. Bento ainda labuta pelas linhas do YR ? E não é que sim ? Mudou até a foto.....
Bem...Sobre a sua pergunta, fique certo do seguinte : Do alto dos meus 50 anos, te afirmo :
As pessoas que te agridem, na verdade, estão carentes de carinho e de atenção. Dar atenção, ouvir o seu próximo é como lhe dar o pão.
Hoje, mais do que antigamente, as pessoas estão muito carentes de alguém que os ouça. Essa tal de internet aumenta mais ainda a solidão dos homens.
Como disse Exupery, autor de Terra do Homens :
"Mais coisas sobre nós mesmos nos ensina a terra que todos os livros. Porquê a terra nos oferece resistência. Ao se medir com um obstáculo, o homem aprende a se conhecer"
O Sr. é odiado (entenda-se amado), pois oferece resistência, é um obstáculo à mediocridade dos homens.
Um pingo de atenção, e o ódio se transformará em amor.
2007-06-23 09:14:09
·
answer #2
·
answered by Lima 4
·
2⤊
0⤋
Boa tarde Bento! é a primeira vez que respondo uma pergunta tua... Meu lindo eu creio que não corresponder o ódio é muito pior que o amor não correspondido! Você reduz a criatura qual ápode ao chão. Eu diria que a desarma de forma tão cruel que a faria se desintegrar tal fosse possível!
Acho que isso se chama " desprezo " Olha sinceramente prefiro que me odeiem que me desprezem e explico o porque: Quando alguém diz que odeia outro, ele o nota... quando diz que não ama e não odeia, ele simplesmente é deletado da existência desse alguém estando ali à frente dele .Fica como invisível... de nada valem seus esforços para ser notado.. deve ser é horrível!É também perigoso.. o segregado fica num estado de nervos tão tenso que pode cometer desatino com quem diz não odiá-lo e com ele próprio!. abraços.
2007-06-23 09:09:30
·
answer #3
·
answered by Paloma 4
·
2⤊
0⤋
fr. Bento, inicialmente tenho que partir do princípio de que esta palavra ódio não deveria existir; nunca a utilizei!
Em segundo lugar, ainda falando de/por mim, pensei, pensei, pensei e na minha tela mental não consegui sequer encontrar alguém que talvez não queira receber o meu amor e mesmo que exista essa pessoa não declaradamente, eu ainda assim lhe daria amor porque não sou sabedoria e portanto não tenho essa experiência!
Encerrando, apesar do que acima citei, achei interessante o questionamento, porque se faz necessário estarmos em constante reflexão no que concerne às questões de relacionamentos e quanto ao amor não correspondido, fica então subentendido na minha resposta que amo a todos.
Desculpa, gostei da pergunta, mas achei complicado responder! abraços da Psiq!
23.06.
Vou refletir mais..............
2007-06-23 08:55:39
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Eu não tenho o hábito de odiar, é um sentimento que faz mais mal a quem odeia do que a quem é odiado, por isso é preferível um amor não correspondido.
Beijos em seu coração!
2007-06-23 07:56:08
·
answer #5
·
answered by Á amizade é como uma flor 7
·
2⤊
0⤋
As pessoas que não conhecem ao Criador, porque o seu coração é exclusivamente voltado ao mal e à atenção aos seus desejos desenfreados e descontrolados, não são capazes de amar, e quando são amadas, tem a tendência nefasta de deturpar o sentimento puro e sem mácula dos outros, porque o seu próprio coração está imerso em trevas!
2007-06-23 07:52:24
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
O ódio não correspondido, é igual a um buraco sem espinhos.
Não corresponder ao ódio, é ser tolerante e sobrepor ao amor acima dele.
Paz.
2007-06-23 15:34:13
·
answer #7
·
answered by Hokus Phokus 7
·
1⤊
0⤋
Bem colega Jesus amou o mundo mesmo ele nao querendo ser, e ele nos mandou fazer o mesmo. Creio que seja um estagio que tanto eu quanto vc aindo nao alcancamos!
2007-06-23 09:47:29
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Este texto fala justamente sobre isso:
A Arma Infalível
Certo dia, um homem revoltado criou um poderoso e longo pensamento de ódio, colocou-o numa carta rude e malcriada e mandou-o para o chefe da oficina de que fora despedido.
O pensamento foi vazado em forma de ameaças cruéis. E quando o diretor do serviço leu as frases ingratas que o expressava, acolheu-o, desprevenidamente, no próprio coração, e tornou-se furioso sem saber por que.
Encontrou, quase de imediato, o subchefe da oficina e, a pretexto de enxergar uma pequena peça quebrada, desfechou sobre ele a bomba mental que trazia consigo. Foi a vez do subchefe tornar-se neurastênico, sem dar o motivo. Abrigou a projeção maléfica no sentimento, permaneceu amuado várias horas e, no instante do almoço, ao invés de alimentar-se, descarregou na esposa o perigoso dardo intangível. Tão-só por ser um sapato imperfeitamente engraxado, proferiu dezenas de palavras feias; sentiu-se aliviado e a mulher passou a asilar no peito a odienta vibração, em forma de cólera inexplicável. Repentinamente transtornada pelo raio que a ferira e que, até ali, ninguém soubera remover, encaminhou-se para a empregada que se incumbia do serviço de calçados e desabafou. Com palavras indesejáveis, inoculou-lhe no coração o estilete invisível. Agora, era uma pobre menina quem detinha o tóxico mental. Não podendo despejá-lo nos pratos e xícaras ao alcance de suas mãos, em vista do enorme débito em dinheiro que seria compelida a aceitar, acercou-se do velho cão, dorminhoco e paciente, e transferiu-lhe o veneno imponderável, num pontapé de largas proporções. O animal ganiu e disparou, tocado pela energia mortífera e, para se livrar dela, mordeu a primeira pessoa que encontrou em via pública.
Era uma senhora de um proprietário vizinho que, ferida na coxa, se enfureceu instantaneamente, possuída pela força maléfica. Em gritaria desesperada, foi conduzida à farmácia. Entretanto, deu-se pressa em transferir ao enfermeiro que a socorreu a vibração amaldiçoada. Crivou-o de xingamentos e esbofeteou-lhe o rosto.
O rapaz, muito prestativo, de calmo que era, converteu-se em fera verdadeira. Revidou os golpes recebidos com observações ásperas e saiu, alucinado, para a residência, onde a velha e devotada mãezinha o esperava para a refeição da tarde. Chegou e descarregou sobre ela toda a ira de que era portador.
_Estou farto! – bradou – a senhora é culpada dos aborrecimentos que me perseguem! Não suporto mais esta vida infeliz! Saia de minha frente!... Pronunciou nomes terríveis. Blasfemou. Gritou, colérico, qual louco.
A velhinha, porém, longe de agastar-se, tomou-lhe as mãos e disse-lhe com naturalidade e brandura: _Venha cá, meu filho! Você está cansado e doente. Sei a extensão de seus sacrifícios por mim e reconheço que tem razão para se lamentar. No entanto, tenhamos bom ânimo! Lembremo-nos de Jesus. Tudo passa na Terra. Não nos esqueçamos do amor que o Mestre nos legou. Abraçou-o, comovida e afagou-lhe os cabelos. O filho demorou-se a contemplar-lhe os olhos serenos e reconheceu que havia no carinho materno tanto perdão e tanto entendimento que começou a chorar, pedindo-lhe desculpas. Houve então entre os dois uma explosão de íntimas alegrias. Jantaram felizes e oraram em reconhecimento a Deus. A projeção destrutiva do ódio morrera, afinal, ali, dentro do lar humilde, diante da força infalível e sublime do Amor.
(Fonte: Alvorada Cristã, de Neio Lúcio)
2007-06-23 08:18:01
·
answer #9
·
answered by Antonio Vieira Sobrinho 7
·
1⤊
0⤋
O amor não correspondido pode se tornar um amor platônico(no qual apenas um ama, o outro nem sabe da existência desse amor), o ódio não correspondido tende a se transformar em inveja e pode chegar a situações incontroláveis, levando o odiador a tentar todo tipo de ação para causar danos ao odiado.
O amor sempre constrói, o ódio sempre destrói, são sentimentos antagônicos, são como a água e o óleo, nunca se misturam. Espero ter ajudado. Um abraço.
2007-06-23 07:57:49
·
answer #10
·
answered by wanderleyfreitas 5
·
1⤊
0⤋