English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-06-22 02:06:18 · 4 respostas · perguntado por Dragon Valor 1 em Ecologia e Meio Ambiente Filosofia Verde

4 respostas

Benefícios associados à reciclagem


A implantação de programas de coleta seletiva e conscientização popular da reciclagem, trazem benefícios sociais, sanitários, ambientais, econômicos, políticos e educacionais, sendo alguns deles descritos a seguir:

Sanitários: contribui decisivamente para a melhoria da saúde pública por reciclar materiais que, no lixão, poderiam propiciar a proliferação de vetores ligados à transmissão de doenças e outros que indiretamente afetariam a saúde pública por contaminar rios, ar e solo.

Ambientais:

• Evita a poluição do ambiente (água, ar e solos) provocada pelo lixo;
• Aumenta a vida útil dos aterros sanitários, pois diminui a quantidade de resíduos a serem dispostos;
• Diminui a exploração de recursos naturais, muitos não renováveis como o petróleo;
• Reduz o consumo de energia;
• É um grande passo para a conscientização de inúmeros outros problemas ecológicos.

Econômicos:

• A reciclagem representa uma grande atividade econômica indireta, tanto pela economia de recursos naturais quanto pela diminuição dos gastos com tratamento de doenças, controle da poluição ambiental e remediação de áreas degradadas e uso de espaços de reserva;
• É também uma atividade econômica direta pela valorização, venda e processamento industrial de produtos descartados. Para que se tenha uma idéia concreta desse fato, basta citar que a indústria de reciclagem no Brasil, em franco desenvolvimento, movimenta atualmente mais de 2,5 bilhões de dólares anuais. Este valor é aproximadamente igual ao obtido pela indústria cafeeira do País;
• Diminui os gastos com a limpeza urbana;
• Gera empregos para a população não qualificada;
• Estimula a concorrência, uma vez que produtos fabricados a partir dos recicláveis são comercializados em paralelo àqueles feitos a partir de matérias-primas virgens;
• Melhora a produção de compostos orgânicos, a partir da reciclagem de resíduos orgânicos (compostagem).

Segundo o economista Sabetai Calderoni, do Núcleo de Políticas e Estratégias da Universidade de São Paulo, autor do livro Os Bilhões Perdidos no Lixo, o Brasil pode ganhar 5,8 bilhões de reais por ano com a reciclagem. Uma reportagem do jornal Gazeta do Povo, em 20 de junho de 2004, afirmou que a indústria da reciclagem chegou a movimentar R$6 bilhões no Brasil em 2003. Entretanto, o lucro da reciclagem deve ser encarado como uma vantagem em relação à proteção ambiental e à economia de energia e de recursos naturais e na melhoria da saúde pública e não como uma alternativa de receita. Caso contrário, o real propósito em se reciclar estará fadado.

Sociais:

• A reciclagem garante ganhos sociais imensuráveis. Por exemplo: tem-se a geração de empregos diretos, a possibilidade de união e organização da força trabalhista mais desprestigiada e excluídas (em cooperativas de reciclagem) e a oportunidade de incentivar a mobilização comunitária para o exercício da cidadania, em busca de solução de seus próprios problemas;
• A reciclagem contribui para a diminuição dos excluídos, pois auxilia a retirada das pessoas dos lixões;
• Melhoria da qualidade de vida.

Educacionais:

• As atividades de reciclagem, quer industrial ou artesanal, bem como as centrais de triagem ou usinas de compostagem, têm fortes vínculos com a formação e educação ambientais de crianças, jovens e adultos. Essas instalações, além de serem unidades de tratamento do lixo, podem funcionar como grande laboratório de ciências para que professores e alunos tenham aulas práticas e discorram sobre as várias áreas e atividades relacionadas com a reciclagem do lixo urbano;
• Mobilização e participação comunitária;
• Educação Ambiental;
• A reciclagem dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta. Assim, as pessoas se sentem mais responsáveis pelo lixo que geram.

Políticos e Institucionais:

• A coleta de materiais recicláveis, bem como a industrialização desses produtos, é feita, infelizmente, de maneira informal no Brasil. Ou seja, tem acontecido devido à ação de pessoas ou grupos isolados. Com todo o potencial para a reciclagem e as carências do País, não existe, até o presente momento, nenhuma lei ou regulamentação que institucionalize esta atividade. Não há dúvidas de que um programa institucional (em nível nacional) seria um importante mecanismo para mobilizar as comunidades, criar parcerias com o poder público e ressaltar a participação indispensável do cidadão no sucesso e alcance dos objetivos do processo, além de destacar seus vários benefícios para a coletividade.

Assim, com tantos benefícios torna-se indiscutível a importância da implementação de programas de educação ambiental, coleta seletiva e reciclagem. Tais programas podem ser implementados em um país, estado, cidade ou até mesmo em uma pequena comunidade, com o apoio do poder público.

2007-06-22 12:08:53 · answer #1 · answered by pizzaiollouco 7 · 0 0

tem tudo a ver, sem a reciclagem haveria o surgimento de varias doenças, como a leptospirose(transmitida pela urina de rato), apesar de q é fato q nem todos possuem coleta de lixo feita pelo governo.

2007-06-22 07:55:46 · answer #2 · answered by ildesonberg 4 · 0 0

O dia que alguem colocar um galpão de reciclagem ao lado da sua casa,como tem na minha a cinco anos que mais parece 50,você ficará sabendo.É ratos,baratas,aquele cheiro horrivel que toma conta da rua toda,e pode reclamar com prefeitura,serviço de vigilancia sanitaria,cetesb,que ninguem quer saber de nada,e se você reclamar com os responsáveis é ainda pior,vão colocar diariamente em frente a sua casa,caminhões,cavalos,charretes,para atrapalhar mais ainda,é o que acontece aqui na rua antonio botto 262 são paulo,essa é a relação entre a reciclagem e saude pública!

2007-06-22 02:45:20 · answer #3 · answered by Dionysio 7 · 0 0

Se existisse a reciclagem em todos os lugares não haveria tanto lixo espalhado nas cidades e até mesmo em lixões abertos e a saúde pública seria excelente para todos.

2007-06-22 02:32:47 · answer #4 · answered by clarinha 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers