Conforme Jesus disse, era preciso observar três coisas: “[1] Negue-se a si mesmo e [2] apanhe a sua estaca de tortura, e [3] siga-me continuamente.” Para a nossa orientação, acrescentou então os seguintes comentários: “Pois, todo aquele que quiser salvar a sua alma, perdê-la-á; mas todo aquele que perder a sua alma por minha causa, achá-la-á.” — Mat. 16:24, 25.
Negar-se a si mesmo tem um sentido forte. Significa mais do que apenas não reivindicar a propriedade de si mesmo e dos seus direitos, tomando a vida simplesmente conforme ela é. Significa mais do que apenas negar-se certas coisas, como no caso, por exemplo, em que grupos religiosos promovem uma semana de negação de si mesmo. Negar-se a si mesmo significa renunciar ao domínio sobre si mesmo. Neste caso, significa renunciar ao domínio sobre si mesmo em favor do domínio exercido por Jeová Deus.
Apanhar a estaca de tortura também tem um sentido forte. Embora não seja apanhada literalmente quando os discípulos seguem a Jesus, não obstante, indica claramente um proceder empreendido de modo voluntário, que traz consigo doloroso sofrimento, ignomínia, vergonha e morte. Apreciaremos isso mais plenamente ao considerá-lo em relação com outros termos do discipulado.
A última condição que Jesus mencionou era a de segui-lo continuamente. O discípulo é aluno, aprendiz. No entanto, as palavras de Jesus evidenciam que ele não só exigia a aceitação e a crença no que ele ensinava, mas que toda a vida da pessoa, continuamente e sem cessar, devia seguir o mesmo modelo estabelecido por Jesus. Conforme ele disse na sua última comissão dada aos seus seguidores: “Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas . . . ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei.” (Mat. 28:19, 20) A ênfase principal no modelo dado por Jesus foi dada na pregação e no ensino das boas novas do Reino. Os registros mostram que seus discípulos mais chegados, de fato, toda a primitiva congregação cristã, seguiram de perto este modelo. Foi isto, em adição a não fazerem parte do mundo, que trouxe sobre eles o ódio e a oposição do mundo, resultando em levarem a estaca de tortura. — João 15:19, 20; 17:14-18; Atos 8:4.
2007-06-20 04:02:15
·
answer #1
·
answered by ? 7
·
1⤊
1⤋
Eu endenti nesse versiculo q quem quiser realmente salvar a sua alma, tera, q largar as coisas mundanicas q vc faz ou seja negar a si mesmo.
E aquele q negar a si mesmo para seguir a Cristo esse sim terá a vida eterna...
2007-06-20 03:58:13
·
answer #2
·
answered by Keka 3
·
1⤊
0⤋
Bom o Senhor Jesus nesse versiculo quiz dizer o seguinte....
Que aquele que aceitar a ele como salvador tera compromisso de levar a palavra a outros,ou seja o tempo dele tera q ser do Senhor.....e ele nao podera colocar as coisa dele em primeiro lugar agora,nao podera aproveitar a vida como ele queria mas sim como Deus quer agora....tera de dar a sua vida por Jesus nessa terra.....
E a segunda Parte `e o seguinte.......
Que aquele q fizer isso por amor a ele ganhara uma nova vida ao lado dele e nao uma vida qualquer e sim uma vida eterna,e ai podera aproveitar a verdadeira vida pois vc vai encontrar Ela..! : )
abraco...Deus abencoe....
2007-06-20 03:51:48
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Esse "salvar a vida" utilizado no texto se refere a vida terrena, por exemplo:
Se alguém falar pra vc, ou nega Jesus ou eu te mato, se vc o negar, estará tentando salvar sua vida, não se importando com Deus, mas se vc não negá-lo, irá morrer, mas terá uma nova vida com Deus e nunca mais morrerá.
Espero que tenha te ajudado.
Fique na Paz do Senhor Jesus Cristo!
2007-06-20 03:51:37
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Fazer obras de caridade
2007-06-20 05:28:49
·
answer #5
·
answered by bolorys 3
·
0⤊
0⤋
Pomar, há duas maneiras de respondê-lo. Uma, destinada à maioria das pessoas, e a outra, a pouquíssimos capazes de absorvê-la. Por gentileza deixe-me apresentar as duas. Quem vive freneticamente para "salvar" sua vida lutando por mais e mais dinheiro, vai perder o que restar da sua existência num verdadeiro inferno de constante insatisfação. E quem "achar" sua vida pela simplicidade, contente com a satisfação de suas necessidades, tendo bastante tempo para as coisas de Deus, viverá tranqüilo, em paz , até o final dos seus dias. Todos concordam, não? Agora, vamos ao espírito do texto. Vivemos debaixo da Lei de Moisés ou debaixo da Graça de Cristo, que nos livra do inexorável destino de apenas viver debaixo da Lei. Viver sob a Graça develada por Cristo é dedicar o que resta de sua vida ao amor a Deus, por Cristo, e aos seus semelhantes. Nesse caso, embora humanamente continue debaixo da Lei e ela exerça poder sobre seu corpo fenecível, você deixou-a para trás, passa a viver o que resta de seus dias em novidade de Espírito e após a inevitável crise da morte, será absolvido pelo bom uso que fez do corpo e terá salvado sua vida por tempo indefinido, como a de um filho de Deus como Jesus e seus Ungidos. Mas se optar por viver apenas tentando observar formalmente a Lei, escravo do antigo Testamento, continuará transgredindo-a em pensamento e perderá a vida na morte comum aos animais inferiores, sobrevivendo em espírito apenas para ser julgado e repetidas vezes "vomitado"por Jeová, sem poder ficar para sempre como "Coluna do Templo de Deus". Que o Espírito Santo dentro e fora de vocês permita o conhecimento exato da Verdade. Amem! Ossola.
2007-06-20 05:00:57
·
answer #6
·
answered by carlosossola 7
·
0⤊
0⤋
VC TEM QUE NEGAR A SI MESMO E CAMINHAR COM JESUS
2007-06-20 04:23:38
·
answer #7
·
answered by JESUS TE AMA 7
·
0⤊
0⤋
Muito interessante esse texto e vou ajudá-lo.
Quem quiser salvar sua vida, pensar so em si, em sua vida carnal, so nas coisas desse mundo, irá perder a sua vida espiritual, mas quem perder sua vida por causa de Jesus, pra levar sua Palavra, para n o negar, fazer o que ele pede e colocá-lo em primeiro lugar, encontrará a vida eterna e n morrerá espiritualmente.
Espero ter ajudado.
Paz!
2007-06-20 04:16:21
·
answer #8
·
answered by Lázaro A 4
·
0⤊
0⤋
Bom dia.
Sou crente, pela Graça e Misericórdia de Deus.
Neste versículo o Senhor Jesus diz a respeito da atitude do cristão frente ás coisas deste mundo.
É a respeito da negação de Cristo frente ao mundo, e ás pessoas que nos cercam.
Muitos confrontados com a fé que professam, negam a Jesus Cristo, amando mais este mundo do que a Ele.
Mas o que persevera até o fim, lutando e sofrendo pela fé Nele acha a Vida Eterna.
2007-06-20 04:09:28
·
answer #9
·
answered by Vagner Otávio 6
·
0⤊
0⤋
Esta tem uma relação com outra:
"Quem ama as coisas do mundo, não ama a Deus, quem ama o mundo, não ama a Deus, pois as coisas do mundo provém do mundo e as coisas de Deus provém de Deus"
No caso do seu texto , trata-se de quase a mesma coisa. Quem realmente compreender nossa função na vida, perceberá que o mundo, conforme é, está no caminho errado...quem segue as opiniões do mundo, quem busca apenas a sobrevivência ou opulência, está no caminho errado. É necessário uma mudança drástica em nosso estilo de vida, em nossos conceitos ultra-capitalistas...não podemos nos render ao cotidiano da vida, no qual apenas "protegemos" a nós mesmos, quem segue a Cristo, protege o seu irmão, vive por seu irmão...Quando conseguirmos viver em função de nossos irmãos, acharemos a verdadeira vida.
Fazer o bem altera até mesmo a química de nosso cérebro, isso é provado pela parca ciência. Fazer o bem ativa a mesma área cerebral ativada pelo sexo, ou o prazer da alimentação, por exemplo.
"Quem quiser salvar"APENAS a sua vida, perderá a vida eterna, no sentido de que estará cada vez mais afastado espiritualmente de nosso real objetivo em vida: o reencontro com o Pai, com a sensação de proximidade com o Pai.
Abraços celestiais
2007-06-20 03:54:09
·
answer #10
·
answered by APÓSTOLO Krauzer 5
·
0⤊
0⤋