Amiga, Mal de Alzheimer (é assim que se escreve) é uma doença da 3ª idade. Só pessoas idosas podem desenvolver a doença. Boa sorte.
2007-06-19 14:34:11
·
answer #1
·
answered by lilinha32 7
·
0⤊
0⤋
Hoje já se tem conhecimento de pessoas com 30 anos, sofrendo de Alzaimer, porém já existem drogas onde a doença não regride, mas não avança. Tudo dependerá do tipo de Alzaimer
2007-06-23 00:14:15
·
answer #2
·
answered by Tize 1
·
0⤊
0⤋
Uma, em cada 10 pessoas maiores de 80 anos será portadora da Doença de Alzheimer a cada ano que passa. A mesma probabilidade vale para 1 a cada 100 pessoas maiores de 70 e 1 a cada 1000 pessoas maiores de 60 anos. Esta é a avaliação de 1999, feita pela Federação Espanhola de Associações de Familiares de Enfermos de Alzheimer (AFAF) A Doença de Alzheimer acomete de 8 a 15% da população com mais de 65 anos (Ritchie & Kildea, 1995).
Existem atualmente em todo o mundo entre 17 e 25 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer, o que representa 70% do conjunto das doenças que afetam a população geriátrica. Assim, a Doença de Alzheimer é a terceira causa de morte nos países desenvolvidos, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares e para o câncer. Os pacientes de Alzheimer já são quatro milhões, nos Estados Unidos. No Brasil, não há dados precisos, mas estima-se que a confusão mental atinge por volta de meio milhão de idosos.
DCPneto
2007-06-22 16:25:43
·
answer #3
·
answered by Dcpneto 6
·
0⤊
0⤋
Kikinha,
Apenas idosos acima de 60 anos são atingidos por esta doença.
O nome correto é MAL ou DOENÇA DE ALZHEIMER, tb conhecida popularmente como: demência; esclerose e caduquice. Ela é uma doença que atinge o cérebro, degenerando (destruindo as células), isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais freqüente após os 65 anos. Isso produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento.
As causas da Doença de Alzheimer ainda não estão conhecidas, mas sabe-se que existem relações com certas mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções cognitivas. Alguns estudos apontam como fatores importantes para o desenvolvimento da doença:
Aspectos neuroquímicos: diminuição de substâncias através das quais se transmite o impulso nervoso entre os neurônios, tais como a acetilcolina e noradrenalina.
Aspectos ambientais: exposição/intoxicação por alumínio e manganês.
Aspectos infecciosos: como infecções cerebrais e da medula espinhal.
Pré-disposição genética em algumas famílias, não necessariamente hereditária.
Sintomas:
"Eu vivo me esquecendo..."
"Não me lembro onde deixei..."
"Doutor, facilmente esqueço dos números de telefone e de pagar contas."
"Doutor, minha mãe esqueceu meu aniversário...Doutor, meu pai se perdeu..."
São esses os tipos de queixas que se ouvem, às quais geralmente os amigos e familiares reportam como "coisas da idade". Entretanto, se alguma pessoa de suas relações esquecer o caminho de casa ou não se lembra de jeito algum, ou só com muito esforço, de um fato que aconteceu, procure um médico. Pode não ser algo importante, entretanto pode ser também um início da Doença de Alzheimer que não tem cura, mas cujo tratamento precoce atrasa o desenvolvimento da doença, produz alguma melhora na memória, torna mais compreensível as mudanças que vão ocorrer na pessoa e melhora a convivência com o doente.
Na fase inicial da doença, a pessoa afetada mostra-se um pouco confusa e esquecida e parece não encontrar palavras para se comunicar em determinados momentos; às vezes, apresenta descuido da aparência pessoal, perda da iniciativa e alguma perda da autonomia para as atividades da vida diária.
Na fase intermediária necessita de maior ajuda para executar as tarefas de rotina, pode passar a não reconhecer seus familiares, pode apresentar incontinência urinária e fecal; torna-se incapaz para julgamento e pensamento abstrato, precisa de auxílio direto para se vestir, comer, tomar banho, tomar suas medicações e todas as outras atividades de higiene. Pode apresentar comportamento inadequado, irritabilidade, desconfiança, impaciência e até agressividade; ou pode apresentar depressão, regressão e apatia.
No período final da doença, existe perda de peso mesmo com dieta adequada; dependência completa, torna-se incapaz de qualquer atividade de rotina da vida diária e fica restrita ao leito, com perda total de julgamento e concentração. Pode apresentar reações a medicamentos, infecções bacterianas e problemas renais. Na maioria das vezes, a causa da morte não tem relação com a doença e sim com fatores relacionados à idade avançada.
Leia mais: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?150
2007-06-19 21:36:34
·
answer #4
·
answered by Ana Carolina 5
·
0⤊
0⤋
Existem várias teorias que procuram explicar a causa da doença de Alzheimer, mas nenhuma delas está provada. Destacamos:
1- IDADE: quanto mais avançada a idade, maior a porcentagem de idosos com demência. Aos 65 anos, a cifra é de 2-3% dos idosos, chegando à 40%, quando se chega acima de 85-90 anos!
2- IDADE MATERNA: filhos que nasceram de mães com mais de 40 anos, podem ter mais tendência à problemas demenciais na terceira idade.
3- HERANÇA GENÉTICA: já se aceita, mais concretamente, que seja uma doença geneticamente determinada, não necessariamente hereditária (transmissão entre familiares).
4- TRAUMATISMO CRANIANO: nota-se que idosos que sofreram traumatismos cranianos mais sérios, podem futuramente desenvolver demência. Não está provado.
5- ESCOLARIDADE: talvez, uma das razões do grande crescimento das demências, nos países mais pobres. O nível de escolaridade pode influir na tendência a ter Alzheimer.
6- TEORIA TÓXICA: principalmente pela contaminação pelo alumínio. Nada provado. http://www.alzheimer.med.br/alz1.htm
2007-06-19 21:35:56
·
answer #5
·
answered by vera lucia b 6
·
0⤊
0⤋
Mal de Alzhaimer é uma doença que acomete idoso pela degeneraçao do tecido nervoso, não tenho conhecimento de que ela ja acometeu jovens ou adultos jovens.
2007-06-19 21:33:47
·
answer #6
·
answered by ph 1
·
0⤊
0⤋
Pelo que se sabe, acredito que ela só atinge os adultos, em idade avançada.
2007-06-19 21:30:05
·
answer #7
·
answered by STAN 7
·
0⤊
0⤋
Mal de Alzheimer é tanto mais freqüente quanto mais se avança na idade. Nunca acomete jovens. Quase sempre inicia depois dos 60, mas o mais comum é depois dos 70 ou 80 anos de idade.
2007-06-19 21:25:30
·
answer #8
·
answered by Falco 7
·
0⤊
0⤋