English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Na biblia a varias passagens que retratam os judeus junto aos rios babilonicos como ezequiel junto ao rio quebar (ez1.1) ou o samo 137.

2007-06-18 04:33:45 · 6 respostas · perguntado por auth c 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

6 respostas

Todas as civilizações se desenvolveram a beira de rios....
Talvez os judeus, levados à força, para a Babilônia utilizassem os rios e suas margens para praticar algum tipo de agricultura de subsistência, pescar ou praticar o comércio com os povos que se utilizavam dos rios como via de transporte.

2007-06-18 05:10:44 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Não se pode esquecer de que as grandes civilizações da época floresceram às margens dos rios.
O rio Quebar, por exemplo, citado por Ezequiel, era na realidade, um grande canal que tirava água do rio Eufrates, ao Norte da Babilônia, e voltava a ligar-se a ele ao sul da cidade de Urruque. O nome moderno do canal é Shatt en-Nil, no sul do Iraque. Ou seja ,"às margens dos rios da Babilônia", significa , vivendo nas cidades da Babilônia. Hoje em dia , ouvimos quase que diariamente a frase: " água é vida!". na época dos personagens bíblicos, era mais ainda!!!!

2007-06-18 12:37:51 · answer #2 · answered by carl.7 5 · 0 0

Às margens dos rios de Babilônia, nos assentávamos chorando, lembrando-nos de Sião.
2. Nos salgueiros daquela terra, pendurávamos, então, as nossas harpas,
3. porque aqueles que nos tinham deportado pediam-nos um cântico. Nossos opressores exigiam de nós um hino de alegria: Cantai-nos um dos cânticos de Sião.
4. Como poderíamos nós cantar um cântico do Senhor em terra estranha?
5. Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, que minha mão direita se paralise!
6. Que minha língua se me apegue ao paladar, se eu não me lembrar de ti, se não puser Jerusalém acima de todas as minhas alegrias.
7. Contra os filhos de Edom, lembrai-vos, Senhor, do dia da queda de Jerusalém, quando eles gritavam: Arrasai-a, arrasai-a até os seus alicerces!
8. Ó filha de Babilônia, a devastadora, feliz aquele que te retribuir o mal que nos fizeste!
9. Feliz aquele que se apoderar de teus filhinhos, para os esmagar contra o rochedo!

Salmo 136

2007-06-18 12:11:29 · answer #3 · answered by Frei Bento 7 · 0 0

A Babilônia ficava no atual Iraque e é uma região plana e desértica. Os povos daquele local aprenderam, assim como os egípcios a canalizar os rios. Em épocas de grande seca, os povos das montanhas onde ficavam as nascentes dos rios invadiam suas terras (Medos. Assírios...). Os judeus deportados viviam como os demais, perto dos rios e canais em seu trabalho diário de cultivo e manutenção do sitema produtivo. O cativeiro da Babilônia foi uma operação desmonte que era feita com todos os povos conquistados pelos Persas para evitar revoltas nos países invadidos por eles, não é escravatura... é deportação, imigração forçada e as pessoas eram "livres" e não escravas, desde que pagassem suas dividas ou seria vendido como escravo para pagar as dividas. Em Isrrael de tempos em tempos todos voltavam a ser livres, conforme a lei...

2007-06-18 11:43:20 · answer #4 · answered by solamericano 7 · 0 0

Passeavam pelas margens cobertas de árvores frutíferas, nadavam para se refrescar do calor, pescavam, oravam. liam escrituras de outras crenças, faziam ginástica e alguns recitavam salmos dedilhando seus instrumentos para quem quisesse ouvir. E havia os que ficavam num canto, chorando de saudades de Israel. Não era uma vida de todo desagradável, realmente. Sds. Carlos.

2007-06-18 11:41:53 · answer #5 · answered by carlosossola 7 · 0 0

SUAS NECESSIDADES FISIOLÓGICAS!


AINDA BEM QUE NÃO NOS FAMOSOS JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA!!! JÁ PENSOU???

CIAO !

2007-06-18 11:40:02 · answer #6 · answered by giovanni s 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers