No trecho do Evangelho de hoje (Lucas 7,36-8,3) , Jesus vai jantar na casa de um fariseu e é surpreendido com o gesto de uma mulher que prostra-se a seus pés, banha-os com suas lágrimas, seca-os com os cabelos, beija-os e unge-os com perfume. O fariseu desaprova a atitude da mulher e de Jesus, que se deixou tocar por uma pecadora. Jesus percebe isso e aproveita para mostrar que quem alcança a misericórdia de Deus é aquele que se reconhece pequeno e fraco diante do Pai e que se deixa envolver por sua bondade. Os critérios de Jesus são diferentes do fariseu. Para Ele, a força do amor é maior que o peso do pecado. O perdão e o amor abrem um novo caminho para a mulher viver uma vida nova. Ninguém está livre de grandes erros, mas sempre é possível reencontrar o caminho da salvação. Para isso, é preciso, em primeiro lugar, reconhecer-se pecador, sujeito a falhar na fidelidade para com Deus. Brota desse reconhecimento a necessidade de confiar na misericórdia divina, sentindo-nos acolhidos e perdoados pelo Pai. É necessário, então, manifestar publicamente o agradecimento a Deus através do amor para com nossos irmãos, especialmente os mais pobres. A Palavra de Deus de hoje nos leva ainda a questionar como está a acolhida ao outro em nossa vida: como a do fariseu, que recebe Jesus sem lhe dispensar a devida atenção e apenas tolera a presença da mulher? Ou acolhemos como aquela mulher, que reconhece a importância de quem está aí e se desdobra em carinhos para com o outro?
2007-06-17
03:41:08
·
17 respostas
·
perguntado por
Frei Bento
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Cristina, gostei muito da sua resposta, entretanto queria só te lembrar o que o Senhor disse a ela : " Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. Ela mostra muito amor, e o amor e ela recebe muito perdão.
Isto é para mim a chave deste episodio. Amor de Jesus e o amor da pecadora por Ele. Não é o dialogo de um pecador com quem perdoa os pecados, atá porque se vc notar ela nao pediu perdão, apenas O amou .
E através dessa atitude de amor ela alcançou a Misericordia.
paz e bem
2007-06-17
14:03:34 ·
update #1
Amigo Frei, VEJA BEM:
No meu entendimento o amor NÃO É CONDIÇÃO para obtermos o perdão dos nossos pecados.
O que é condição para obtermos perdão do nosso pecado [no meu entendimento] é o ARREPENDIMENTO ou o CONHECIMENTO!
No meu ponto de vista Jesus quis ressaltar a importância da HUMILDADE!
O anfitrião não se prostrou diante de Jesus [de repente] por se achar bom demais e não querer se REBAIXAR diante dos convidados.Como se ainda não bastasse[ CENSUROU ] a mulher que se prostrou e que não se envergonhou da "humilhação"!
Jesus, na verdade, deu uma lição no mesmo. Mostrou que, apesar de ser uma pecadora, a mulher [DIANTE DOS OLHOS DIVINOS] era bem mais digna de se aproximar de DELE do que muitos que estavam ali que se achavam bom demais [DIANTE DOS OLHOS HUMANOS]!
Veja que o AMOR não tem poder de nos libertar dos pecados a não ser que deixamos de pecar por AMAR!
Exemplo disso é que PEDRO, mesmo AMANDO JESUS O negou três vezes e o que o libertou desse pecado foi quando o mesmo CHOROU e se ARREPENDEU do ato.
Quantos pais, filhos, maridos,esposas, amigos AMAM e mesmo assim PECAM? [MUITOS]
Como poderão ser perdoados?
Serão perdoados por meio da HUMILDADE, do reconhecimento dos seus erros e do ARREPENDIMENTO!
Sendo assim, concluo que mesmo amando, somos capazes de pecar e o nosso amor não nos isentará se não nos arrependermos e nos redimirmos do que fazemos com as pessoas amadas!
Abraços fraternos e que JESUS esteja sempre no seu coração!
Que vc o AME e lembre-se desse amor para que [assim] ele te seja de grande valia e NÃO TE DEIXE PECAR!
Caso contrário, não estará isento dos seus erros!
Assim como eu [é claro] e TODOS NÓS seres "humanos"!
Ah! Gostei muito da sua pergunta!
Quanto a isenção por meio do CONHECIMENTO, falarei numa próxima oportunidade!
@@@@@@@JESUS TE AMA! PAZ!@@@@@@@
2007-06-17 13:20:43
·
answer #1
·
answered by Cristina P 2
·
1⤊
0⤋
Prezado Fr. Bento
Excelente pergunta amigo Bento,
Penso que quando Jesus disse: Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, estabeleceu-se o que eu gosto de falar como "uma nova ordem mundial", a ordem da fraternidade perfeita, pois nessas poucas palavras está tudo bom que a Humanidade pode e deve fazer.
O fariseu deve ser acolhido, pois não foi capaz de sequer compreender e reconhecer a grandeza de Jesus. Mereceria o amor e a piedade também, pois no mandamento de Jesus é em termos universais. Lembremo-nos do ladrão absolvido pelo próprio Jesus.
A mulher que reverencia o Mestre de maneira tão espontânea e humilde já estaria salva, mesmo sem a reverência.
Na verdade eu penso que nas tragédias de hoje que ocorrem de modo avassalador no nosso mundo é "apenas" falta de amor ao próximo.
Fique com Deus!!!
2007-06-17 04:09:27
·
answer #2
·
answered by Lord McLoud 7
·
4⤊
0⤋
o tamanho do nosso amor é exatamente o tamanho do nosso auto perdão, o quanto já trabalhamos nossas culpas, pode vir Jesus em pessoa, todos os santos e todos os grandes iluminados juntos, ficando em nossa frente e nos perdoando, se não nos auto perdoarmos de nada adiantará.
Só nos perdoando conseguimos perdoar nossos irmãos, só nos amando conseguimos amar nossos irmãos.
2007-06-17 08:21:39
·
answer #3
·
answered by cristão 7
·
1⤊
0⤋
Amar o nosso próximo como a nós mesmo... é um amor, que está em falta...
mas ja se era de esperar..........
2007-06-17 06:39:18
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Bom colocar sempre , para que não esqueçamos.
Tenha um dia abençoado.
2007-06-17 06:29:12
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Ô Bento , eu nao to amando o suficiente, nao !
Tem dias que estou cheia de mágoas e rancores e ressentimentos. Assim, desse jeito, Deus nao me perdoa tao cedo.
Tomara que eu tenha tempo de ser uma pessoa melhor.
O tempo passa rápido demais !!!
2007-06-17 06:09:09
·
answer #6
·
answered by ROSANA 6
·
1⤊
0⤋
Frei Bento, nao sei se vc concorda, mas meu pastor um dia disse: " Se vc ficar esperando vontade de perdoar, nunca ira perdoar!! " E eu penso do mesmo jeito, perdao e uma decisao, e claro, junto com amor, o mais sublime dos sentimentos que move qualquer coracao!
2007-06-17 06:00:29
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Primeira mente temos que amar a Deus de todo nosso entendimento, e depois amar o nosso próximo como a ti mesmo, e a Jesus Cristo para perdão de nossos pecados e ter vida eterna.
Paz.
2007-06-17 04:03:02
·
answer #8
·
answered by Levi 6
·
1⤊
0⤋
Neste mundo em que vivemos, o ato de perdoar ainda está difícil, devido o coração da humanidade ainda está endorecido e apegado aos bens materiais, pensando só em destruição, guerras, assassinatos para alcançar o poder e tantos outros males que prejudica a humanidade. Ainda estamos muito longe de alcancarmos as palavras de Jesus sobre o Perdão. Se fizermos um grande esforço de nossa parte, perdoando as pequenas e grandes ofensas a nós, quem sabe as palavras de Jesus, seja praticadas na nossa vida. Estamos a caminho.
2007-06-17 04:01:19
·
answer #9
·
answered by Garoto 100% 2
·
1⤊
0⤋
Para haver perdão, deve haver o compromisso de não mais pecar - ou seja, deve haver arrependimento. E isso só é possível se houver amor . Logo, creio que é preciso amor, tanto de quem dá como de quem recebe o perdão. Espiritualmente falando , o amor de Deus - esse, incondicional.
2007-06-17 03:53:08
·
answer #10
·
answered by M.M.D.C. 7
·
1⤊
0⤋