O alcoolismo é uma doença crônica, caracterizada pela dependência da ingestão de álcool em várias formas de bebidas (cervejas, vinhos, destilados).
Iniciado socialmente, na adolescência, muitas vezes o hábito de beber faz com que a pessoa se torne cada vez mais resistente e tolerante ao álcool. Sem causar nenhum tipo de desconforto físico, no início, o processo de dependência pode durar de 5 a 25 anos e não ser motivo de preocupação, até que o usuário não consegue mais parar. Na falta do produto, sofre crise de abstinência, mal estar e impulso incontrolável de se manter alcoolizado.
Causa do alcoolismo
Hereditariedade: filhos de alcoólatras têm maior probabilidade de ser tornarem, também, dependentes de bebida.
Fatores psicológicos: conflitos emocionais, baixa auto-estima, problemas financeiros, depressão podem dar início ao vício de beber.
Fatores sociais: a facilidade de acesso à bebida, o estilo de vida estressante, a aceitação social do vício, o incentivo de grupos de amigos contribuem para o alcoolismo.
Consequências
Instabilidade emocional.
Perda da capacidade de julgamento e autocontrole.
Comprometimento da coordenação motora e da memória.
Tremores, coceira e inchaços.
Confusão mental e torpor.
Impotência sexual e interrupções dos ciclos menstruais.
Alterações cerebrais, neurológicas e cardiológicas.
Infecções do pulmão.
Diarréia.
Pancreatite.
Cirrose hepática.
Na gravidez, a "síndrome alcoólica fetal" pode causar sérios problemas ao desenvolvimento do feto.
Doenças provocadas pelo álcool
Azia e úlcera péptica
Azia, irritações e ulcerações do esôfago, duodeno e estômago, podem ser causados pelo álcool, que enfraquece o músculo da parte inferior do esôfago, permitindo o refluxo do conteúdo ácido do estômago. Quem tem úlcera péptica sofre graves prejuízos ao ingerir bebida alcoólica, pois ela impede ou retarda a recuperação dos tecidos.
Doença do fígado
Uma parte do álcool é absorvida pelo organismo através da parede do estômago. Outra parte é metabolizada pelas enzimas do fígado. Quando a pessoa bebe muito, o fígado começa a acumular gordura, tornando-se um "fígado gorduroso", cujo tecido se deteriora, levando à hepatite alcoólica ou cirrose, ascite (barriga d'água) e, até, à morte.
Câncer
O consumo do álcool pode aumentar o risco de câncer na boca, língua, faringe, laringe, estômago e bexiga. Cânceres do cólon e do reto podem estar associados ao alcoolismo.
Dependência
A pessoa é considerada dependente quando:
Bebe, diariamente, em grandes quantidades.
Bebe demais todos os fins de semana.
Perde o controle sobre a quantidade de bebida e/ou sobre seu comportamento.
Sente necessidade irresistível de manter-se alcoolizada.
Prevenção e dicas
Não consumir bebidas alcoólicas.
Beber apenas em ocasiões especiais, com moderação.
Não misturar bebidas alcoólicas.
Reavaliar o grupo de amigos que pode estar incentivando o vício.
Manter uma dieta alimentar equilibrada.
Procurar formas alternativas de lazer como prática de esporte, viagens, leituras, bons filmes, etc.
Recomendações
A família do alcoólatra deve ajudá-lo a procurar um profissional especializado, lembrando-se que alcoolismo é doença e, como tal, deve ser tratada.
ok
2007-06-17 02:10:25
·
answer #1
·
answered by M.M 7
·
7⤊
1⤋
A duas coisas. Um alcoólatra é um doente e precisa de cuidados de médicos de várias especialidades, entre os quais, psiquiatra, gastro-enterologista ou hepatologista, clínico. E é um vício que destrói a saúde físic, mental, social, afetiva, familiar e financeira da pessoa. É um terrível mal. Mas não devemos considerar o doente e viciado como uma pessoa de mau caráter. Essas pessoas devem ser tratadas como doentes e não como vagabundas.
2007-06-17 03:16:50
·
answer #2
·
answered by Falco 7
·
3⤊
0⤋
doença que causa dependência. Devastadora por sinal, pq destrói o que bebe e de quebra ainda leva o sofrimento pra toda familia.Só tratando e muita fé em Deus.
@abraços.
2007-06-17 02:29:57
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Eu penso, que o alcoolismo seja uma doença do espirito. Por isso é muito difícil, uma pessoa conseguir para de beber sozinha. Quem bebe, nunca está sozinho, tem sempre muitos espiritos que quando encarnados bebiam e agora indusem a pessoa a beber, para que eles possam sentir tambem os efeitos da bebida. Em um bar, existem mais desencarnados do que encarnados, tentando levar o vício as pessoas, e quando estas pessoas estão na mesma vibração que eles, eles conseguem o que querem, que é viciar para beberem juntos.
2007-06-17 02:26:40
·
answer #4
·
answered by Ana Cristina N 2
·
3⤊
1⤋
É um vício que se transforma em doença crônica.
2007-06-17 02:22:45
·
answer #5
·
answered by DISCÍPULO 7
·
2⤊
0⤋
Alcoolismo e uma doença, e uma doença muito perigosa.
2007-06-17 02:13:15
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o alcoolismo é uma doença. A medicina faz o tratamento de desintoxicação, mas não tem muito sucesso no tratamento do alcoolismo. O melhor tratamento que existe é aquele oferecido pelos Alcólicos Anônimos.
2007-06-17 02:39:28
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
e uma doença muito grave dificil de ser tratada
2007-06-17 02:21:55
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
é dificil separar. Geralmente classificamos como doênça quando já passou do vício simplesmente e a pessoa já está com a saude abalada. Pois se não fosse Vício a pessoa não sentiria necessidade de alcool fisica e psicologicamente.
Mas a medicina encara como doença, mas claro que existe vício também.
abraços
@
2007-06-17 02:15:59
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋